Fique bem informado com as principais notícias no Brasil e no Mundo Clique aqui
Casa Economia CEASP faz parceria com a UFRJ para beneficiar produtores de São Pedro da Aldeia e Região dos Lagos
Economia

CEASP faz parceria com a UFRJ para beneficiar produtores de São Pedro da Aldeia e Região dos Lagos

Compartilhar
CEASP faz parceria com a UFRJ para beneficiar produtores de São Pedro da Aldeia e Região dos Lagos
O CEASP fica na Região dos Lagos, em São Pedro da Aldeia. Foto: Gustavo Scarambone
Compartilhar

Agricultores familiares da região de São Pedro e adjacências serão contemplados gratuitamente com a primeira análise da fertilidade do solo de suas áreas de plantio, com o objetivo de contribuir para o aumento da produção. Isso porque o CEASP – o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil, localizado em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos, realizou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A coleta se iniciará a partir de uma oficina, no dia 8 de outubro, e será destinada ao laboratório de Saúde e Ambiente da UFRJ. Para de inscrever, os interessados devem procurar a Administração do CEASP.

O termo de parceria, assinado nesta semana, contribui para fortalecer a produção dos agricultores da Região dos Lagos, possibilitando, por exemplo, acesso a programas do Governo, como o Pronaf, e também a ocupação de espaços comerciais, como os do formato de “pedras”, disponíveis no Centro de Abastecimento, para que possam comercializar produtos diretamente para os consumidores, com melhores preços.

De acordo com o agrônomo do CEASP, Márcio Piratello, a análise do solo das propriedades vai possibilitar medir o valor nutricional do solo e corrigir a acidez. “O objetivo é melhorar e diversificar a produção para que os agricultores tenham mais possibilidades de ampliar a comercialização”.

A UFRJ, por intermédio da professora Mônica Vianna, de Agroecologia, e João Paulo Torres, chefe do Laboratório do Departamento de Saúde e Ambiente, dará a oficina de capacitação de coleta de amostras, no dia 8, e a partir disso, o CEASP receberá o material da primeira coleta, para sequencialmente entregar os resultados aos agricultores.

Segundo Gustavo Scarambone, sócio-empreendedor do Centro de Abastecimento de Alimentos de São Pedro, outros serviços serão ofertados, visando treinar os agricultores da região para qualificar a produção e fortalecer o desenvolvimento econômico. “Este é um primeiro passo para a ampliação do CEASP de central de abastecimento para um hub de serviço e transformação”, ressaltou, destacando que o CEASP conta com a expertise da professora da UFRJ, Mônica Vianna, como presidente da Associação das Startups do Rio de Janeiro, para contribuir nessa ampliação.

Mais informações pelo whatsapp 22 99887-6665.

Compartilhar