Educação
Cia Athletica promove aulas especiais em apoio ao Outubro Rosa com arrecadação de lenços para pacientes do Hospital Pio XII

Em apoio à campanha Outubro Rosa, a CIA Athletica de São José dos Campos realiza ao longo do mês de outubro uma série de aulas especiais com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e promover a solidariedade com as pacientes em tratamento. A iniciativa convida os alunos a participarem das atividades especiais mediante a doação de lenços, que serão destinados às pacientes em tratamento no Hospital Pio XII.
A ação une saúde, bem-estar e empatia, reforçando o compromisso da academia com causas sociais e com a promoção de hábitos saudáveis, bem como, reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. A participação nas aulas é aberta aos alunos e está condicionada à doação de pelo menos um lenço.
“Mais do que uma programação especial, queremos que cada aula seja um momento de conexão, conscientização e solidariedade. Os lenços representam carinho, autoestima e apoio às mulheres que estão enfrentando uma fase delicada”, afirma a diretora técnica e proprietária da Companhia Athletica, Mônica Marques.
Confira a programação das aulas especiais do Outubro Rosa
10/10 – 15h: Desafio nas Alturas – com Thaís
13/10 – 8h10: HidroRosa – Mexa-se pela vida – com Lualina
14/10 – 9h30: Prana Balls Rosa – com Mariana Zaitune
14/10 – 10h15: Ritmos Rosa – com Mariana Zaitune
15/10: Hidro Jump Rosa – com Cinthia
15/10 – 17h: Double Pink Pilates – com Ana e Dani
17/10 – 9h45 e 17h: Yoga e Saúde – com Giselle
22/10 – 6h15: Yoga e Cuidados Diários – com Danubia
24/10 – 9h: Sh’Bam Rosa – com Marcelo Vinicyus
Cultura
Governo do Estado e Sesc RJ celebram o Dia do Professor com grande encontro cultural e formativo no Teatro da Ilha

Ação da Secretaria de Cultura contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita
Em mais uma iniciativa que reforça seu compromisso conjunto com a valorização da educação e da cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) e o Sesc RJ realizam, no dia 9 de outubro, às 19h, no Teatro da Ilha, o encontro Cultura do Saber. O evento marca as comemorações do Dia do Professor e homenageia educadores de todo o estado, reunindo grandes nomes do pensamento brasileiro em uma noite de reflexão, troca de ideias e reconhecimento à importância do magistério. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente na página do Teatro da Ilha no Instagram: https://instagram.com/teatrodailha
A programação contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita, dois expoentes do cenário intelectual e educacional brasileiro. A expectativa é reunir cerca de 700 professores de diferentes municípios fluminenses, que participarão gratuitamente da atividade, com transporte assegurado pelo programa Passaporte Cultural RJ, iniciativa da SececRJ voltada à democratização do acesso à cultura em todas as regiões do estado.
“Ao promover este encontro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Essa ação conjunta com o Sesc RJ fortalece a visão de que cultura e ensino são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e transformadora”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A ação é resultado de uma parceria sólida entre a SececRJ e o Sesc RJ, que chega ao segundo ano com foco na formação continuada e na valorização dos educadores. Professores de diversas unidades do Sesc RJ também participarão do evento, fortalecendo o intercâmbio entre educação formal e ações culturais de impacto social.
“O professor é o elo fundamental entre o conhecimento e a vida em sociedade. Valorizar esse profissional é investir no futuro do país. Para o Sesc RJ, que tem na educação uma de suas vocações centrais, participar dessa homenagem é reafirmar nossa convicção de que cultura e ensino caminham juntos na construção de uma sociedade mais consciente e plural”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.
Sobre os palestrantes
Gabriel Chalita – Escritor e educador, é doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito, com mestrado em Sociologia Política e Filosofia do Direito. Foi Secretário da Educação no Estado e no Município de São Paulo, além de ter exercido mandatos como vereador e deputado federal. É autor de mais de 90 livros e membro de importantes academias culturais e educacionais do país.
Mario Sergio Cortella – Filósofo e educador, com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor por mais de três décadas. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, é autor de 54 livros e um dos pensadores mais influentes do país, com forte presença em mídias tradicionais e digitais.
Serviço:
Data: 9/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro da Ilha – Estrada do Galeão – Galeão, Ilha do Governador – RJ (ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha)
Entrada: gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente no link: https://www.instagram.com/teatrodailha/p/DPj5XMXEYII/
Educação
Grupo NC, dono da farmacêutica EMS, abre inscrições para Programa de Estágio 2026

Iniciativa aposta na formação prática e no desenvolvimento de talentos em diferentes áreas da empresa
O Grupo NC, conglomerado com mais de 25 empresas e detentor da EMS, líder do setor farmacêutico no Brasil há 19 anos consecutivos, anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Estágio 2026, que seguem até 22 de outubro. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação de todos os cursos e busca talentos dispostos a crescer em um ambiente dinâmico, inovador e de alta performance.
Com duração de 12 meses, o programa pode ser prorrogado por mais 12 meses, dependendo da data de formação do estudante. A trilha estruturada de desenvolvimento combina aprendizado prático e teórico, participação em projetos relevantes para o negócio e acompanhamento contínuo por meio de checkpoints e avaliações de desempenho. Além disso, os estagiários terão acesso a workshops de capacitação, treinamentos voltados a habilidades comportamentais e imersão em diferentes áreas de atuação da empresa, sempre com a perspectiva de crescimento e possibilidade de efetivação.
No total, são 55 vagas distribuídas entre as unidades de Hortolândia/SP, Campinas/SP, Jaguariúna/SP, Brasília/DF, São Jerônimo/RS e Manaus/AM, abrangendo áreas como Pesquisa & Desenvolvimento, Engenharias, Administrativo, Comercial, Marketing, Operações, Melhoria Contínua, entre outras.
“Procuramos talentos com muita ação e mão na massa, vontade e proatividade para inovar, aprender e crescer junto com o nosso negócio”, afirma Vanderly Silva, diretora executiva de Gente da empresa.
Podem se candidatar estudantes que estejam cursando o penúltimo ou último ano da graduação em janeiro de 2026, com disponibilidade para contrato de estágio de 12 meses e atuação presencial em uma das localidades contempladas pelo programa. O processo seletivo será composto por etapas de inscrição, questionário de perfil, testes online, dinâmica de grupo, entrevista com gestores e fase admissional.
O Programa de Estágio Grupo NC reforça o compromisso da companhia em atrair e desenvolver jovens profissionais alinhados à sua cultura, preparando-os para assumir posições de entrada, como assistentes e analistas, e contribuir para a inovação e transformação da saúde no Brasil e no mundo.
As inscrições podem ser feitas pelos links:
São Paulo – Hortolândia, Campinas e Jaguariúna: https://gruponc.izirh.io/visualizar-vaga/f836b4c9-b616-4dcb-8e73-f4df3f8a8058
Amazonas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul: https://gruponc.izirh.io/visualizar-vaga/c20419cc-1237-435a-b8ae-e2797fa2efc3
Educação
Primeira Olimpíada Brasileira de Geoinformação conecta estudantes a soluções para problemas socioambientais

Iniciativa executada pela UFRJ dará 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior por 12 meses
Alagamentos, poluição de rios, descarte irregular de lixo, desmatamento e áreas de risco de deslizamento. Esses são alguns dos problemas socioambientais que estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil poderão analisar e propor soluções na I Olimpíada Brasileira de Geoinformação. A competição convida alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a utilizar ferramentas de geoinformação que já fazem parte do nosso cotidiano, como aplicativos de mapas digitais, imagens de satélite, sistemas de informação geográfica (SIG), drones e até inteligência artificial para análise espacial. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas pelo site www.olimpiadadegeoinformacao.com.br/ e estão abertas até 16 de outubro.
A Olimpíada será realizada em duas etapas. Na primeira, os participantes devem identificar e registrar problemas locais com fotos, croquis ou mapas. Na segunda, aprofundam a análise utilizando geotecnologias para propor soluções e criar cenários futuros que possam transformar a realidade das comunidades.
A competição é executada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e conta com colaboração internacional da Universidade do Porto (Portugal).
Os recursos para a realização do evento são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Pop Ciência; do Ministério da Educação (MEC), por meio dos Programas Escola em Tempo Integral e Escola das Adolescências; e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Além de certificados de desempenho (Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa), estudantes de escolas públicas premiados concorrem a 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), com critérios de inclusão para meninas, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Professores e escolas também receberão um reconhecimento oficial.
O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2025.