Esporte
Ciclistas experientes dão dicas para bom desempenho no L’Étape Campos do Jordão
Prova de ciclismo de estrada será realizada neste domingo (29), com expectativa para 3.200 atletas
A poucos dias para a largada do L’Étape Campos do Jordão by Tour de France, alguns ciclistas intensificam a preparação. Já outros preferem descansar. De acordo com atletas mais experientes, também conhecidos como “Fidèles”, um bom caminho para fazer bonito é buscar treinar de forma equilibrada, sem exageros para mais ou para menos.
O L’Étape Campos do Jordão by Tour de France será neste domingo (29) e receberá cerca de 3.200 atletas, sendo a franca maioria amadora. Há duas opções de percurso: curto e longo, com 66km e 107 km, respectivamente.
O trajeto menor terá 1.300 metros de altimetria, enquanto o longo conta com 2.300 metros. O pelotão do longo larga primeiro, às 6h, enquanto o segundo grupo largará às 7h30.
Os ciclistas irão pedalar pela Serra da Mantiqueira, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Para melhorar o ambiente, a previsão do tempo para o horário da prova é de 18 graus e sem chuva, proporcionando uma pedalada de alta intensidade e qualidade.
“Não deixe de pedalar nesta semana. É importante para parte fisiológica do seu corpo, mas evite longas horas sobre o selim. As pedaladas mais curtas e com alguns estímulos são as mais recomendadas. Além disso, o tempo de recuperação também é menor”, comenta Fernando Zara, que é natural de Campos do Jordão e vai para a sua quinta vez no L’Étape.
Atenção com o trajeto
Bete Villalobos, natural de São Paulo, é atleta Fidèle. Ela vai para seu décimo ano de L’Étape (ou seja, todos, portanto).
“É sempre uma experiência incrível pedalar em Campos do Jordão. Também revejo amigos e fico por dentro das novidades e dos lançamentos do ciclismo, através do Village. Me preparo para a prova ao longo do ano e mais intensamente nos últimos meses, pois as subidas e descidas, necessitam treino. Mesmo já tendo passado inúmeras vezes pelo percurso e ter Campos do Jordão como o quintal de casa, é necessário atenção e responsabilidade com cuidados físicos, treinos, alimentação, descanso”, comenta Bete.
“Mas também é muito importante ter cuidados com a bicicleta, como fazer uma boa revisão dias antes da prova e rodar para ver se está tudo certo. Ficar à direita, tanto nas descidas quanto nas subidas, facilitará quem quer passar por você, e não te colocará em risco”, concluiu Villalobos.
Fique de olho no pacer
Além dos atletas Fidèle, a prova do L´Étape Campos do Jordão by Tour de France contará ainda com uma equipe de PACERS. Ao todo, serão 4 pacers na prova, incluindo Henrique Damasco.
O pacer é um ciclista que está pedalando junto com os demais, mas não disputa nada. Ele impõe o ritmo mínimo necessário para que os ciclistas não sejam eliminados. Quem estiver à sua frente (geralmente, a maioria esmagadora), está brigando pela vitória. Já quem estiver atrás, corre risco de ser eliminado na próxima desclassificatória.
“Eu sou uma referência para os ciclistas, principalmente para os novatos. Como o percurso de Campos do Jordão não mudou em relação ao ano passado, eu conheço bem o percurso e o que ele exigirá de mim e dos demais ciclistas. Sou professor de educação física e uma coisa que recomendo é que os atletas estejam acostumados a pedalar pelo menos o dobro do que a prova exige. Eu costumo fazer 200 km numa semana”, comenta Damasco.
Além disso, também recomendo um vestuário adequado porque costuma estar muito frio nas largadas do L’Étape e terminam com muito calor. Também é necessário estar bem alimentando, evitar coisas que não está acostumado a comer. E hidrate-se. Mas a dica mais importante é assistir o briefing técnico, disponível no youtube, e revisar sua bike antes da prova.
Village
O Village do L’Étape Campos do Jordão By Tour de France reúne grandes marcas e empresas com as últimas novidades para o público de milhares de pessoas que circulam por ali nos 3 dias de evento.
O Village já é conhecido por ser o ponto de encontro dos atletas e ser onde a festa do ciclismo começa, além de retirarem seu kit atleta, poderão experimentar as novas tecnologias e inovações do mercado de bike apresentadas pelos stands de patrocinadores e marcas parceiras.
O Village é o local perfeito para encontrar os amigos do pedal, reunir a família e, claro, curtir a festa da premiação e pódio da prova. No domingo, em um ambiente gostoso, com comida, bebida e muita informação.
A entrada é aberta e gratuita a todos.
Campos do Jordão Convention Center
Endereço: Av. Macedo Soares, 499 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000
Sobre o L’Étape Brasil
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Esporte
Documentário sobre a temporada histórica do Bayer 04 Leverkusen chega ao Brasil
A série de eventos do Tour da Taça – batizado de 2024 Trophy Tour Brazil – do Bayer 04 Leverkusen foi concluída nesta quinta-feira (14) com a exibição inédita do documentário A Dream Comes True – Um sonho se torna realidade – no auditório do Goethe-Institut, em São Paulo (SP).
A premiére do filme, que narra as conquistas da Meisterschale Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, recebeu diversos fãs da equipe rubro-negra e de ídolos do Bayer 04 Leverkusen como Paulo Sérgio, Zé Roberto e Henrique. O documentário tem ao todo quatro partes e é produzido pela Prime Video e Warner Brothers. O filme será disponibilizado pelo Globo Play ainda em 2024 aqui no país.
O Brasil será o segundo país a receber o documentário, que estreou na Alemanha em 15 de setembro. A produção inclui entrevistas com figuras importantes da histórica campanha, como Xabi Alonso, Florian Wirtz e Granit Xhaka, além de dirigentes e ex-jogadores do clube, incluindo Paulo Sérgio e Simon Rolfes.
”Eu creio que o futebol alemão cresceu muito com o passar dos anos. Não podemos deixar de fora o Xabi (Alonso), que trouxe uma mentalidade vitoriosa para essa equipe e eu pude estar acompanhando de perto esse trabalho. Ele recuperou jogadores que não estavam entregando tudo o que podiam ou que eram desconhecidos e agora o mundo inteiro sabe quem são”, comentou Paulo Sérgio, ex-jogador e lenda do Bayer Leverkusen.
Esporte
Delegação do Bayer Leverkusen visita Câmara Brasil-Alemanha
O Trophy Tour Brazil – batizado em português como Tour das Taças do Bayer Leverkusen – foi apresentado nesta quarta-feira (13) na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), na capital paulista.
O tetracampeão Paulo Sérgio e Simon Rolfes, diretor de esportes do Bayer 04 Leverkusen, levaram os troféus da Meisterschale da Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, conquistados pelo time rubro-negro na temporada 2023/24.
Empresários de vários setores foram até a sede da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo para saber mais sobre os segredos que levaram o clube alemão a vencer todos os principais campeonatos do país.
Além dos títulos, o Bayer 04 Leverkusen literalmente furou a bolha da Europa, conquistando fãs no mundo inteiro, impulsionado pelo sucesso nas quatro linhas.
”A imagem internacional do clube mudou significativamente, impulsionada pelos títulos conquistados, pela campanha de campeão invicto e pelos gols decisivos marcados nos minutos finais das partidas. A presença de Xabi Alonso foi, sem dúvida, um fator importante para o nosso sucesso. Saímos do círculo restrito da Europa e expandimos nosso alcance, como mostram nossos seguidores nas redes sociais, que agora ultrapassam os 4 milhões”, contou Simon Rolfes.
Esporte
Tetracampeão apresenta as taças do Bayer Leverkusen na sede da multinacional
O tetracampeão Paulo Sérgio e Simon Rolfes, diretor de esportes do Bayer 04 Leverkusen, visitaram a sede da multinacional Bayer, nesta terça-feira (12), na zona sul de São Paulo (SP), para apresentar os troféus da equipe conquistados na temporada 2023/24 do futebol alemão.
Os ex-jogadores do atual campeão da Meisterschale Bundesliga, Supercopa e DFB Pokal, conhecida como Copa da Alemanha, foram recebidos na empresa por Arturo Sanchez, presidente da Bayer Consumer Health para América Latina e Ásia/Pacífico.
Foi a primeira ação no Brasil do chamado Tour da Taça – batizado de 2024 Trophy Tour Brazil. Trata-se da segunda viagem intercontinental oficial do clube neste ano. O grupo de funcionários da Bayer recebeu kits oficiais do clube e foram recepcionados pelo mascote Brian, um leão vestido com as cores rubro-negras.
Paulo Sérgio, que foi criado na região da Santa Cecília, em São Paulo (SP), falou sobre sua história de vida e mudança de cultura até chegar no clube alemão onde atuou de 1993 a 1997, fez 150 e marcou 64. Ele saiu do Corinthians depois de conquistar o primeiro título brasileiro do clube em 1990.
”Minha carreira foi definida pela superação de obstáculos. Os títulos que conquistei ao longo da minha vida foram conquistas significativas marcadas por uma determinação incrível. Hoje, ser um ícone do Bayer Leverkusen e aproximar o clube do Bayer e do povo brasileiro é muito significativo para mim, pois é para isso que tenho trabalhado”.
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Cultura4 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Agronegócio12 meses atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel12 meses atrás
Unidos pela música