Siga-nos nas Redes Sociais

Moda

Circolo Italiano e IED promovem palestra gratuita: “A genialidade da moda italiana”

Publicado

em

Circolo Italiano e IED promovem palestra gratuita: “A genialidade da moda italiana”

A lenda viva da moda internacional, Francesco Dessì, responsável por mais de 500 desfiles de marcas famosas vai mostrar sua visão arrojada, moderna e dicas de dress code para o dia a dia

Para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o Circolo Italiano e o Instituto Europeo di Design (IED) realizam a palestra “A genialidade da moda italiana”, no dia 17 de outubro, às 19h30, com Francesco Dessì, uma lenda viva da moda internacional.

Francesco organizou mais de 500 desfiles de marcas renomadas internacionalmente, como Saint Laurent, Chanel, Versace,Ferragamo, Valentino, Armani, entre outros.

Pela sua visão estratégica, moderna e arrojada, Francesco recebeu o convite das marcas de moda internacionais para expandi-las na China e abriu mais de 15 pontos de vendas privados.

Com a proposta de destacar o valor da memória, trajetória e experiência como instrumento de futuro para as novas gerações da moda, Francesco vai mostrar o passado e futuro da moda italiana, a importância de cuidar da imagem, entre outras dicas. “Sempre me ocupei da moda e da importância de ensinar o que é ser e não apenas parecer”, afirma ele.

COCO CHANEL

Nos anos 60, Francesco iniciou sua carreira em Paris, colaborando com a prestigiosa casa de moda Saint Laurent e tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente a lendária estilista Coco Chanel.

Sua experiência não se limita às passarelas: Francesco desempenhou o papel de diretor de imagem da La Rinascente em Milão, foi consultor para o grupo Coin, para a editora Mondadori e para a Universidade Bocconi. Ele também colaborou nos bastidores do programa de televisão “Domenica In” com Pippo Baudo.

Além da moda, Francesco também se dedica com paixão ao setor de casas e decoração, trazendo sua visão estética e seu gosto refinado para projetos de design de interiores e consultoria em mobiliário.

Entre os vários reconhecimentos, em 1992 ele recebeu o prestigiado prêmio “Caravella d’oro” pela melhor apresentação.

Para Giulia Lavínia Lupo, organizadora do evento, o principal objetivo é fortalecer a conexão cultural entre o Brasil e a Itália. “Atuo como mediadora de projetos culturais junto a instituições italianas no Brasil, como o Consulado Geral da Itália em São Paulo e o Instituto de Cultura Italiana, além de minha trajetória empresarial voltada para projetos artísticos”, afirma Giulia.

Com uma vasta experiência internacional, ela trabalhou em diversas produções cinematográficas, viajando pelo mundo entre 2013 e 2017, colaborando com marcas renomadas como Prada, Moncler e Tod’s, e com profissionais premiados como Spike Lee, Marina Abramovic, Vanessa Beecroft e Milena Canonero.

Desde sua mudança para São Paulo, Giulia também esteve à frente de projetos artísticos para grandes empresas globais, como Decolar, Netflix, Spotify e LinkedIn.

Gianfranco Pisaneschi, Diretor do IED Brasil, comentou sobre a importância desse evento para a instituição: “Trazer o Francesco Dessì ao IED é um privilégio que reforça nossa missão de conectar os estudantes com grandes nomes do design e da moda global. A história e a experiência de Francesco proporcionam uma inspiração inestimável para as novas gerações de profissionais, que poderão aprender com alguém que viveu e transformou a moda ao longo das décadas.”

WORKSHOPS

Nos dias 22, 24 e 30 de outubro, Francesco Dessì realizará três workshops com vagas limitadas, para discutir com os participantes assuntos como: O que não pode faltr no seu guarda-roupa, como receber os convidados em casa e como criar a sua própria personalidade.

“Cada um de nós transmite parte da própria personalidade através do modo de se vestir. Qual impressão você acha que sua roupa de hoje está passando aos outros? A moda faz parte das nossas vidas, tanto de forma consciente quanto inconsciente. Por isso, convidamos você a participar dos workshops para aproveitar ao máximo o impacto que a moda tem na sua vida e na vida de quem te rodeia”, Giulia Lavínia Lupo, organizadora dos encontros.

SERVIÇO

A Genialidade da moda italiana

Palestra de Francesco Dessì, uma lenda viva da moda internacional, com mais de 500 desfiles de marcas renomadas internacionalmente, como Saint Laurent, Chanel, Versace, Ferragamo, Valentino, Armani

Quando: 17 de outubro

Horário: 19h30.

Inscrições gratuitas: https://abrir.link/Vbgxb

Inscrições Workshops:

Dia 22.10 – O que nunca pode faltar no seu guarda-roupa: https://abrir.link/CEoFG

Dia 24.10 – Melhores práticas para receber convidados com estilo: https://abrir.link/HmfLH

Dia 30.10 – Aprenda a expressar sua personalidade através da moda: https://abrir.link/lBvbv

Local: Instituto Europeo di Design (IED), na rua Maranhão, 617 – Higienópolis

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

Parceria entre Setre e marca de moda Meninos Rei leva artesanato de Maragogipinho para a passarela da SPFW 2025

Publicado

em

FOTOS: Ricardo Filho
FOTOS: Ricardo Filho

 

_Assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20 com a presença dos estilistas baianos da MR e o secretário Augusto Vasconcelos_

*FOTOS: Ricardo Filho*

A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é a proposta do curso que está ensinando 40 mulheres artesãs da localidade de Maragogipinho, na Bahia, a criar biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em conjunto com a marca baiana de moda autoral, Meninos Rei (MR), e incorporada ao desfile que fará durante a edição de 2025 da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda da América Latina, em outubro.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas, Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.

O objetivo da ação é promover a formação das artesãs ao mesmo tempo que impulsiona a geração de renda por meio da comercialização das biojoias durante e após o evento de moda. Serão brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que comporão os looks da MR, emprestando holofotes ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América latina, com mais de 150 olarias.

Para o secretário Augusto Vasconcelos, a ação movimenta a economia e é uma vitrine para a cultura da Bahia. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com as nossas ceramistas e também a cultura popular do nosso estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove a nossa cultura e fortalece a nossa ancestralidade”, disse.

*Imersão* – Entre os dias 12 e 29 de agosto as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, que contará com a consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção de acessórios. Céu e Junior realizam uma imersão na comunidade de Maragogipinho, nos próximos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais do território, como o barro e a piaçava, para a confecção dos objetos de moda.

As peças resultantes do trabalho das artesãs com os estilistas serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após um processo de curadoria, as peças passarão por avaliação e seleção para posterior encaminhamento aos centros de comercialização, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção das artesãs em mercados qualificados.

É a segunda vez que a Setre e a Meninos Rei trabalham em parceria. Em 2024, eles realizaram oficinas para artesãs no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) que resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas em desfile na SPFW daquele ano. As peças foram todas vendidas.

Além da Setre, também fazem parte da ação a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte – IBDE; Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA; Instituto Curupira da Bahia; Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.

*Serviço*

*Solenidade – Assinatura Termo de Colaboração da Setre com a marca Meninos Rei*

20/08, às 9h

Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM). Praça da Matriz, Maragogipinho (Aratuípe – BA)

*Ascom Setre*

Continue Lendo

Moda

Agência de Modelos comemora o Dia do Folclore com editorial inspirado em lendas brasileiras

Publicado

em

Produção lúdica une moda, tradição e imaginação para valorizar a cultura nacional

O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ganhou uma comemoração especial nas lentes da Haut Models. Para marcar a data, a agência de modelos produziu um editorial de moda cheio de cor, criatividade e identidade, inspirado em personagens icônicos das lendas nacionais.

Iara, Saci-Pererê, Curupira e Caipora serviram de inspiração para looks que misturam tradição e estilo, trazendo para o universo fashion o encanto e a magia do folclore. Cada produção foi pensada para traduzir a riqueza dessas histórias em imagens vibrantes, lúdicas e cheias de personalidade.

Mais do que um trabalho estético, o editorial busca reacender nas novas gerações o interesse por narrativas que fazem parte da cultura popular brasileira. Muitas dessas histórias, que durante décadas povoaram o imaginário infantil, hoje são pouco conhecidas pelas crianças, e a moda surge como uma forma criativa de resgatar esse patrimônio cultural.

A proposta também reforça a importância de valorizar tradições que atravessam gerações e que fazem parte da identidade coletiva do Brasil. Ao unir moda e folclore, o editorial demonstra como é possível manter viva a cultura popular, aproximando-a do público atual de uma maneira moderna e envolvente.

Com cores intensas, cenários divertidos e uma boa dose de fantasia, o editorial da Haut Models transforma o Dia do Folclore em uma celebração visual única. É um convite para celebrar o que é nosso com leveza, representatividade e orgulho das histórias que fazem parte da essência brasileira.

Créditos

Fotos Saci – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Caipora – Lorenna Rodrigues veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Curupira – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Fotos Iara – Heloísa Melo veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.

Ficha técnica

Realização: Haut Models (@hautmodelsbr)

Direção e Produção Criativa: Leonardo Lopes (@leolopes19)

Fotografia: Edson Souza (@edsonsouza_focografia)

Styling: Thiago Astolpho Leite (@thiagoalte)

Beleza: Joyce Gabriel (@joycegabrielmakeup)

Edição: João Paulo Lisboa (@jpliisboa)

Coordenadora de Pauta: Antônia de Biazzi (@antoniadebiazzi)

Modelos: Eliel de Jesus, Heloísa Melo e Lorenna Rodrigues

Figurino: Taioca (@taiocaroupas)

Assessoria de Imprensa: Claudia Zanoni (@clau_zanoni1)

Continue Lendo

Moda

Parceria entre Setre e marca de moda Meninos Rei leva artesanato de Maragogipinho para a passarela da SPFW 2025

Publicado

em

FOTOS: Ricardo Filho
FOTOS: Ricardo Filho

 

Assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20 com a presença dos estilistas baianos da MR e o secretário Augusto Vasconcelos

*FOTOS: Ricardo Filho*

A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é a proposta do curso que está ensinando 40 mulheres artesãs da localidade de Maragogipinho, na Bahia, a criar biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em conjunto com a marca baiana de moda autoral, Meninos Rei (MR), e incorporada ao desfile que fará durante a edição de 2025 da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda da América Latina, em outubro.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas, Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.

O objetivo da ação é promover a formação das artesãs ao mesmo tempo que impulsiona a geração de renda por meio da comercialização das biojoias durante e após o evento de moda. Serão brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que comporão os looks da MR, emprestando holofotes ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América latina, com mais de 150 olarias.

Para o secretário Augusto Vasconcelos, a ação movimenta a economia e é uma vitrine para a cultura da Bahia. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com as nossas ceramistas e também a cultura popular do nosso estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove a nossa cultura e fortalece a nossa ancestralidade”, disse.

*Imersão* – Entre os dias 12 e 29 de agosto as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, que contará com a consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção de acessórios. Céu e Junior realizam uma imersão na comunidade de Maragogipinho, nos próximos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais do território, como o barro e a piaçava, para a confecção dos objetos de moda.

As peças resultantes do trabalho das artesãs com os estilistas serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após um processo de curadoria, as peças passarão por avaliação e seleção para posterior encaminhamento aos centros de comercialização, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção das artesãs em mercados qualificados.

É a segunda vez que a Setre e a Meninos Rei trabalham em parceria. Em 2024, eles realizaram oficinas para artesãs no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) que resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas em desfile na SPFW daquele ano. As peças foram todas vendidas.

Além da Setre, também fazem parte da ação a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte – IBDE; Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA; Instituto Curupira da Bahia; Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.

*Serviço*

*Solenidade – Assinatura Termo de Colaboração da Setre com a marca Meninos Rei*

20/08, às 9h

Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM). Praça da Matriz, Maragogipinho (Aratuípe – BA)

 

Continue Lendo