Agronegócio
Circuito Nelore de Qualidade 2023 avalia mais de 500 animais em Pedra Preta (MT)
O frigorífico local da Friboi em Pedra Preta (MT), avaliou 360 machos não castrados e 197 fêmeas durante o Circuito Nelore de Qualidade 2023 sediado na cidade. A 15ª etapa nacional aconteceu em 3 de outubro e foi conduzida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em colaboração com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). Juntamente com a Friboi, a Matsuda Sementes e Nutrição Animal forneceu apoio para a realização.
“No total, 557 animais provenientes de cinco pecuaristas participantes foram avaliados. Ficou evidente o compromisso dos neloristas com aprimoramento genético, garantindo que a raça mantenha liderança em eficiência produtiva e qualidade de carne. Os exemplares apresentados no Circuito são um fiel reflexo dos esforços desses criadores na busca por padrões de excelência”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Os animais avaliados se destacaram por apresentarem uma notável cobertura de gordura em suas carcaças, o que é uma característica desejável, devido ao seu impacto positivo na qualidade da carne.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Dentre os machos avaliados, 94%, possuía até 2 dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de aproximadamente 2 anos. Além disso, 53% dos animais ainda apresentavam dentição de leite completa, o que indica uma faixa etária inferior a 2 anos.
No que se refere ao peso, 76% dos exemplares apresentaram mais 21 arrobas, com uma média de 23 arrobas. Além disso, 70,5% dos animais apresentaram uma cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Amaggi Pecuária Ltda., da Fazenda SM 02 em Rondonópolis (MT), foi agraciado com a Medalha de Ouro, Maristella Flávia Audra Cutolo, da Fazenda Santa Maria em Itiquira (MT), recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi entregue a Luiz Alves da Silva, responsável da Fazenda Laranjal, em Nossa Senhora do Livramento (MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Cerca de 96,5% das fêmeas avaliadas, apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade de 2 anos. Dentro desse grupo, 79% dos animais mantiveram a dentição de leite completa, indicando uma faixa etária inferior a 2 anos.
Referente ao peso, 80% das fêmeas possuíam mais de 14 arrobas, com uma média de 15 arrobas. Além disso, 92% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
As premiações foram distribuídas da seguinte maneira: Maristella Flávia Audra Cutolo, da Fazenda Santa Maria em Itiquira (MT), conquistou tanto a Medalha de Ouro, quanto a Medalha Ouro Branco, devido à qualidade e uniformidade dos animais no lote. A Medalha de Prata foi concedida a Vitelio Furlan, da Fazenda São Luiz em Primavera do Leste (MT), enquanto a Medalha de Bronze premiou Rodrigo da Silva dos Reis, da Fazenda Estância Bahia II, localizada em Água Boa (MT).
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
• 24/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
• 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
• 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
• 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
• 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
• 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
• 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
• 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
• 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
• 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
• 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
• 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
• 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Agronegócio
Tío Nacho e UBEES capacitam mulheres na América Latina por meio da apicultura regenerativa
A parceria da marca de xampus e condicionadores Tío Nacho com a UBEES, empresa líder em práticas apícolas sustentáveis, continua a fortalecer as comunidades da América Latina. Com um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar social, especialmente para as mulheres da região, as organizações apresentaram a iniciativa “Colmeias das Oportunidades”, na Finca El Oasis, localizada em Antioquia (Colômbia), para promover o desenvolvimento sustentável por meio da apicultura.
O projeto visa formar mulheres em técnicas de apicultura regenerativa, possibilitando a geração de rendimentos adicionais e a melhora na qualidade de vida. Com workshops e práticas de campo, as participantes aprendem sobre apicultura, produção de mel e outros produtos apícolas, bem como sobre marketing e empreendedorismo. A iniciativa não contribui apenas para a conservação das abelhas, polinizadores essenciais para a produção de alimentos, mas também promove uma agricultura mais sustentável na região.
Em tal contexto, foi consolidado um laboratório de apicultura, o Bee Lab, que até a data de hoje protegeu mais de um milhão de abelhas em 20 colmeias distribuídas por 600 hectares de terreno. É uma ação que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, promovendo a sustentabilidade ambiental e a equidade social.
Impacto positivo no ambiente e na economia local
Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab, pontua que o projeto permitiu a proteção de mais de 2 milhões de abelhas, contribuindo para a polinização de mais de 300 hectares e o aumento da produtividade agrícola em 25%, especialmente em culturas como o abacate, além de reduzir o impacto ambiental com a captura de CO2.
A nível económico, a produção e venda de produtos apícolas foi impulsionada, gerando rendimentos para as comunidades rurais. Graças ao laboratório de apicultura, o número de colmeias aumentou de 20 para 26, e espera-se chegar a 30 colmeias em um curto prazo. No ano de 2022, a produção de mel na Colômbia cresceu de 15 a 20%, o que consolidou o país como um importante produtor regional.
Benefícios da apicultura para as comunidades rurais
Para além dos benefícios ambientais, a apicultura regenerativa nas zonas rurais melhora a produtividade agrícola e diversifica as fontes de rendimento das comunidades. O projeto contribui para a sustentabilidade e o fortalecimento económico não só da Colômbia, mas também dos países latino-americanos que se beneficiam do mel produzido.
Para as mulheres participantes, as “Colmeias das Oportunidades” representam a aquisição de conhecimentos e competências que melhoram a situação económica e as capacitam como líderes em práticas agrícolas sustentáveis e como pilares da economia local.
“Tío Nacho e a UBEES estão convencidos de que a apicultura regenerativa é uma ferramenta fundamental para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Com essa inciativa, procuramos inspirar outras organizações e comunidades a se juntarem ao nosso esforço de construir um mundo melhor e mais sustentável”, conclui Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab.
Agronegócio
Broto Agro Show acontece até dezembro
Feira virtual já alcançou mais de 12 milhões de pessoas em 2024
Até o dia 3 de dezembro, o Broto, plataforma digital de agro do Banco do Brasil, promoverá a 2ª edição do Broto Agro Show em 2024. Com apoio do Banco do Brasil e da BB Seguros, o evento focará na oferta de produtos e serviços com condições especiais para produtores de todo o país.
Durante quatro semanas, os clientes terão acesso a ofertas exclusivas, bem como a possibilidade de simular financiamentos, solicitar crédito, contratar crédito, pagar pelas compras usando Cédula de Produto Rural (CPR) e outras facilidades que só o Broto oferece no digital.
“Os eventos digitais chegam para facilitar ainda mais a vida do produtor rural, que pode, na palma da sua mão, escolher produtos e soluções para ajudar na sua produção. Está é a 4ª edição do Broto Agro Show, que chega nesta reta final de 2024 como uma oportunidade para o produtor rural aproveitar recursos ainda disponíveis do plano safra para investir na sua propriedade”, explica Alexsandro Claudino, superintendente-executivo das áreas Comercial, Marketing e Sucesso do Cliente do Broto.
Por meio do evento, o Broto fortalece seu posicionamento como um ambiente que aproxima compradores e vendedores, gerando oportunidades de negócio que beneficiem as duas partes: o anunciante, que destaca seus produtos em uma vitrine de grande alcance e integrada com as soluções financeiras do BB; e o produtor, que nem precisa se deslocar para adquirir itens importantes para o desenvolvimento da propriedade.
O Broto vem se consolidando como uma ferramenta essencial para o setor agro. Com quatro anos de operação, o ecossistema, que tem no marketplace uma de suas soluções principais e facilita o acesso a financiamentos com o Banco do Brasil, já recebeu mais de 7,5 milhões de visitas e conta com uma base de mais de 200 mil clientes cadastrados.
“Esses números destacam o nosso crescimento como um dos principais ecossistemas digitais do agronegócio, conectando o produtor rural com as as principais empresas e soluções do mercado, tudo isso em um só lugar, e o produtor rural ainda conta com as soluções de crédito do Banco do Brasil integradas em nossa jornada, impulsionando a transformação do agronegócio brasileiro”, encerra o superintendente-executivo.
Sobre o evento
Período: 4/11 a 3/12
Local: www.broto.com.br
Agronegócio
Startup fundada por mulheres está transformando a vida de produtores rurais
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a ManejeBem, startup de Florianópolis, de assistência técnica e extensão rural, celebra seu papel de destaque e transformação no campo, impactando diretamente mais de 400 mil pequenos produtores em mais de 240 municípios. Fundada por Caroline Luiz Pimenta e Juliane Lemos Blainski, a ManejeBem é exemplo de como o empreendedorismo feminino pode revolucionar o agronegócio brasileiro, oferecendo soluções tecnológicas de impacto social e sustentabilidade.
Com reconhecimento em importantes premiações nacionais, a ManejeBem conquistou o 7º lugar na categoria Agtech do ranking 100 Open Startups, um dos mais renomados do país, e foi listada entre as “100 Startups to Watch 2024” da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com instituições como EloGroup, Innovc, Valor Econômico e Época Negócios. Esses prêmios ressaltam o impacto e a relevância da startup no ecossistema de inovação, destacando o protagonismo de Caroline e Juliane como lideranças femininas no setor de agritech.
Com presença em mais de 240 municípios brasileiros, a ManejeBem tem impactado diretamente cerca de 400 mil produtores rurais, oferecendo soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e sustentabilidade das pequenas propriedades. O pacote tecnológico Impactools – que inclui ferramentas como diagnóstico socioambiental, software para emissão de relatórios de sustentabilidade e gestão de indicadores – tem gerado resultados notáveis, como um aumento de 80% na produtividade e uma melhora de 27% nos níveis de sustentabilidade.
“Esses reconhecimentos são uma grande conquista para toda a equipe da ManejeBem e refletem o trabalho árduo que temos feito para levar inovação e soluções sustentáveis ao campo. Estamos felizes em ver o impacto que estamos criando para os pequenos produtores e reafirmamos nosso compromisso em continuar inovando para um futuro mais sustentável e próspero para o Brasil rural”, afirmou Caroline Luiz Pimenta, co-fundadora e COO da ManejeBem.
Juliane Lemos Blainski, cofundadora e CEO, acrescenta: “No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, ficamos especialmente honradas em ver o impacto que nosso trabalho tem gerado. Para nós, essa é uma prova de que mulheres podem e devem ocupar espaços de liderança e inovação no agro. Seguiremos dedicadas a ampliar nosso alcance, garantindo que nossos projetos impactem cada vez mais produtores e promovam mudanças reais na agricultura familiar.”
A ManejeBem segue ampliando seu alcance e consolidando-se como um modelo de inovação e liderança feminina no setor rural, transformando o cenário da agricultura familiar e promovendo um futuro mais sustentável para milhares de produtores em todo o Brasil.
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música