Esporte
Classe ILCA inicia série de competições válidas pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de 2025

Competição é um dos eventos que fazem parte da parceria firmada entre o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), CBVela e Clubes de Vela; confira os demais
Esta semana marca o início do Campeonato Brasileiro da Classe ILCA, com regatas de ILCA 6 até o próximo sábado (18). Já na próxima semana, a partir do dia 20/01, será a vez dos velejadores das classes ILCA 4 e ILCA 7 entrarem em ação. O evento ocorre no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, e é o primeiro a fazer parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Representantes do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai e Peru estarão na disputa, que será classificatória das classes ILCA 6 feminino e ILCA 7 para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em agosto, no Paraguai.
Logo na sequência, serão disputados mais três eventos que também fazem parte da parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o CBC e os Clubes de Vela. Confira abaixo as competições com as datas e os seus locais de disputa:
Campeonato Brasileiro da Classe ILCA: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, entre 13 e 25 de janeiro.
Campeonato Brasileiro da Classe 420: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, de 26/01 a 01/02.
Campeonato Brasileiro da Classe Snipe: Cabanga late Clube de Pernambuco, entre 26/01 e 01/02.
Copa da Juventude 2025: Veleiros do Sul, Porto Alegre, de 02/02 a 08/02. “Para a CBVela, estabelecer a parceria com o CBC e ter esses eventos dentro do Campeonato Brasileiro Interclubes reforça ainda mais a relevância dessas competições, que são extremamente importantes e tradicionais no cenário da vela nacional”, destacou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Entre as classes ILCA 4, 6 e 7, mais de 170 velejadores já estão inscritos para o Brasileiro, incluindo o bicampeão olímpico Robert Scheidt. Já na Copa da Juventude, são mais de 90 atletas já confirmados na competição que servirá de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ), que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, será uma etapa de seleção para ingresso no Programa de Vela Jovem da CBVela, que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade. Para realizar a inscrição para a Copa da Juventude, acesse o HUB de eventos da CBVela: eventos.velaid.com.br
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos. A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelalD
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas. Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br
Foto: Gabriel Heusi
Esporte
Libertadores: Palmeiras vence Cerro e garante classificação antecipada

O Palmeiras derrotou o Cerro Porteño (Paraguai) por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (7) no estádio Nueva Olla, em Assunção (Paraguai), para garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.
🟢⚪️ Verdão 100%! O @Palmeiras venceu mais uma na CONMEBOL #Libertadores e lidera o Grupo G. #GloriaEterna pic.twitter.com/A6Fc3jq5hQ
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2025
A vitória deixou o Verdão com 100% de aproveitamento no Grupo G da competição, com 12 pontos conquistados. O próximo compromisso do Palmeiras na competição será contra o Bolívar (Bolívia) na próxima quinta-feira (15) no Allianz Parque.
E o triunfo do Palmeiras foi construído com dois golaços. O primeiro saiu aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Estêvão recebeu de Lucas Evangelista e acertou um chute cheio de veneno de fora da área para superar o goleiro Martín Arias. E Vitor Roque deu números finais ao placar aos 47 da etapa final. O atacante arrancou do meio de campo em velocidade, driblou dois marcadores, um deles o goleiro adversário, e bateu para o fundo do gol.
Flamengo se complica
Quem está em situação complicada na competição é o Flamengo, que ficou no empate de 1 a 1 com o Central Córdoba (Argentina) em partida disputada no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero (Argentina). A Rádio Nacional transmitiu o confronto ao vivo.
🇦🇷⚽🇧🇷 Tudo igual na Argentina! @cacc_sde e @Flamengo ficaram no 1-1 pelo Grupo C.#GloriaEterna #Libertadores pic.twitter.com/f6WMuPezvp
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2025
Com este resultado o Rubro-Negro da Gávea chegou aos cinco pontos no Grupo C da competição continental, mas permanece na terceira posição. A liderança é da LDU (Equador), com oito pontos, e o Central Córdoba é o vice-líder, também com oito pontos.
Com a bola rolando o Flamengo chegou a abrir o placar com o uruguaio Arrascaeta aos 10 minutos do primeiro tempo. Porém, aos 15 da etapa final o atacante Gastón Verón igualou para o Central Córdoba.
Derrota em casa
Também nesta quarta, o Bahia foi superado por 3 a 1 pelo Nacional (Uruguai) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Apesar do revés em casa, o Tricolor permanece na liderança do Grupo F da competição com sete pontos, dois a mais que o vice-líder da chave, o Internacional, que mede forças com o Atlético Nacional (Colômbia) na próxima quinta-feira (8).
🇺🇾⚽️ O @Nacional bateu o @ecbahia de virada em jogo pelo Grupo F da CONMEBOL #Libertadores. #GloriaEterna pic.twitter.com/J1ij9IZpby
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 7, 2025
Jogando em casa, o Bahia chegou a abrir o marcador logo no primeiro minuto da etapa final do confronto graças ao faro de gol do volante Jean Lucas. Porém, o Nacional conseguiu a virada com gols de Morales, Nico López e Millán.
Esporte
Conheça as oito cidades da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (7) os oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027, que será disputada no Brasil:
- Maracanã (Rio de Janeiro),
- Arena Fonte Nova (Salvador),
- Arena Itaquera (São Paulo),
- Mineirão (Belo Horizonte),
- Estádio Nacional (Brasília),
- Arena Castelão (Fortaleza),
- Estádio Beira-Rio (Porto Alegre),
- Arena Pernambuco (Recife).
No total, 12 cidades brasileiras se candidataram a receber jogos do Mundial feminino. Uma delegação da Fifa iniciou a série de inspeções no dia 25 de setembro no estádio do Maracanã. As quatro localidades que acabaram ficando de fora foram Cuiabá, Manaus, Natal e Belém.
“Somos profundamente gratos a todas as 12 cidades que participaram de um minucioso e competitivo processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina. Foi uma decisão muito difícil”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
“Todas as candidaturas eram de um padrão excepcionalmente alto e demonstraram não apenas paixão, mas também grande capacidade e prontidão para realizar um torneio inesquecível. É com grande prazer e expectativa que parabenizo as oito cidades brasileiras selecionadas para sediar a Copa do Mundo Feminina”, completou,.
🌟 The stage is set! 🌟
The host cities for the #FIFAWWC Brazil 2027 have been confirmed, with the help of some special guests from each city! 🏆🇧🇷
— FIFA (@FIFAcom) May 7, 2025
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Em 2027, o maior evento esportivo feminino do planeta será realizado em oito cidades-sede espalhadas pelo Brasil […]. As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios modernos e centros de treinamentos para receber atletas e torcedores de todas as partes do mundo. Além disso, oferecem rede hoteleira qualificada e infraestrutura urbana eficiente, com sistema de mobilidade, segurança e serviços públicos preparados para fornecer o que um evento desta grandeza exige”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou o legado que a competição deixará para o Brasil: “O Brasil é uma potência não só do futebol, mas da inclusão, da diversidade, da transformação social, e queremos mostrar ao mundo que a paixão pelo futebol pode ser também uma ferramenta poderosa para promover igualdade, respeito e muita oportunidade. Vamos receber o mundo de braços abertos, com alegria, com organização e, principalmente, com a certeza que esta será a Copa do Mundo Feminina mais impactante da história”.
Calendário
A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Histórico
A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos EUA, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.
Esporte
Seleção feminina será convocada na terça para amistosos contra o Japão

O técnico Arthur Elias convocará a seleção brasileira feminina de futebol na próxima terça-feira (13) para dois amistosos contra o Japão, que farão parte da preparação da equipe para a Copa América, principal competição do ano. Os nomes das jogadoras serão revelados a partir de meio-dia (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na CBF TV. As duas partidas ocorrerão em São Paulo: a primeira em 30 de maio, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, na zona leste da capital; e a segunda, em 2 de junho, às 20h, no recém-reformado Estádio Cicero de Souza Marques, na cidade de Bragança Paulista.
A equipe japonesa subiu para a quinta posição no ranking mundial da Fifa, após conquistar o título da She Believes Cup em fevereiro, com vitória na final contra os Estados Unidos (2 a 1). A seleção (8ª) chegará com moral alto na partida: em abril, as brasileiras obtiveram uma vitória histórica (2 a 1) contra as norte-americanas, no estado da Califórnia (EUA).
Brasil e Japão já se enfrentaram em 16 oportunidades. As asiáticas somam sete vitórias contra seis das brasileiras. Três confrontos terminaram empatados.
A seleção finaliza a preparação para a Copa América em 27 de junho, em amistoso contra a França, atual número nove do mundo, no Estádio dos Alpes, na cidade de Grenoble. Será o primeiro embate entre as duas equipes desde a eliminação das francesas nas quartas de final da Olimpíada de Paris, em agosto do ano passado. Gabi Portilho marcou o único gol da vitória inédita da Amarelinha contra as Les Bleus.
A Copa América está programada para o período de 12 de julho a 2 de agosto, no Equador. O Brasil, atual campeão, caiu na Chave B, junto com Colômbia – rival derrotada na final na edição passada (2022) -, Paraguai, Venezuela e Bolívia.