Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Classe ILCA inicia série de competições válidas pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de 2025

Publicado

em

Classe ILCA inicia série de competições válidas pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de 2025
Gabriel Heusi

Competição é um dos eventos que fazem parte da parceria firmada entre o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), CBVela e Clubes de Vela; confira os demais

Esta semana marca o início do Campeonato Brasileiro da Classe ILCA, com regatas de ILCA 6 até o próximo sábado (18). Já na próxima semana, a partir do dia 20/01, será a vez dos velejadores das classes ILCA 4 e ILCA 7 entrarem em ação. O evento ocorre no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, e é o primeiro a fazer parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Representantes do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai e Peru estarão na disputa, que será classificatória das classes ILCA 6 feminino e ILCA 7 para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em agosto, no Paraguai.

Logo na sequência, serão disputados mais três eventos que também fazem parte da parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o CBC e os Clubes de Vela. Confira abaixo as competições com as datas e os seus locais de disputa:

Campeonato Brasileiro da Classe ILCA: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, entre 13 e 25 de janeiro.

Campeonato Brasileiro da Classe 420: Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, de 26/01 a 01/02.

Campeonato Brasileiro da Classe Snipe: Cabanga late Clube de Pernambuco, entre 26/01 e 01/02.

Copa da Juventude 2025: Veleiros do Sul, Porto Alegre, de 02/02 a 08/02. “Para a CBVela, estabelecer a parceria com o CBC e ter esses eventos dentro do Campeonato Brasileiro Interclubes reforça ainda mais a relevância dessas competições, que são extremamente importantes e tradicionais no cenário da vela nacional”, destacou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Entre as classes ILCA 4, 6 e 7, mais de 170 velejadores já estão inscritos para o Brasileiro, incluindo o bicampeão olímpico Robert Scheidt. Já na Copa da Juventude, são mais de 90 atletas já confirmados na competição que servirá de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ), que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, será uma etapa de seleção para ingresso no Programa de Vela Jovem da CBVela, que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade. Para realizar a inscrição para a Copa da Juventude, acesse o HUB de eventos da CBVela: eventos.velaid.com.br

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos. A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.

Sobre o VelalD

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas. Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br

Foto: Gabriel Heusi

Flávio Perez é jornalista formado pela UMESP e gestor em marketing esportivo na Trevisan Escola de Negócios. Com passagens pelas rádios Eldorado, ABC e Bandeirantes, o jornalista esteve na Rio 2016, Pan 2017 e outros me eventos internacionais. É CEO da Agência On Board.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Libertadores: Palmeiras vence Cerro e garante classificação antecipada

Publicado

em

© REUTERS/Cesar Olmedo/Direitos reservados

O Palmeiras derrotou o Cerro Porteño (Paraguai) por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (7) no estádio Nueva Olla, em Assunção (Paraguai), para garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.

🟢⚪️ Verdão 100%! O @Palmeiras venceu mais uma na CONMEBOL #Libertadores e lidera o Grupo G. #GloriaEterna pic.twitter.com/A6Fc3jq5hQ

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2025

A vitória deixou o Verdão com 100% de aproveitamento no Grupo G da competição, com 12 pontos conquistados. O próximo compromisso do Palmeiras na competição será contra o Bolívar (Bolívia) na próxima quinta-feira (15) no Allianz Parque.

E o triunfo do Palmeiras foi construído com dois golaços. O primeiro saiu aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Estêvão recebeu de Lucas Evangelista e acertou um chute cheio de veneno de fora da área para superar o goleiro Martín Arias. E Vitor Roque deu números finais ao placar aos 47 da etapa final. O atacante arrancou do meio de campo em velocidade, driblou dois marcadores, um deles o goleiro adversário, e bateu para o fundo do gol.

Flamengo se complica

Quem está em situação complicada na competição é o Flamengo, que ficou no empate de 1 a 1 com o Central Córdoba (Argentina) em partida disputada no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero (Argentina). A Rádio Nacional transmitiu o confronto ao vivo.

🇦🇷⚽🇧🇷 Tudo igual na Argentina! @cacc_sde e @Flamengo ficaram no 1-1 pelo Grupo C.#GloriaEterna #Libertadores pic.twitter.com/f6WMuPezvp

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2025

Com este resultado o Rubro-Negro da Gávea chegou aos cinco pontos no Grupo C da competição continental, mas permanece na terceira posição. A liderança é da LDU (Equador), com oito pontos, e o Central Córdoba é o vice-líder, também com oito pontos.

Com a bola rolando o Flamengo chegou a abrir o placar com o uruguaio Arrascaeta aos 10 minutos do primeiro tempo. Porém, aos 15 da etapa final o atacante Gastón Verón igualou para o Central Córdoba.

Derrota em casa

Também nesta quarta, o Bahia foi superado por 3 a 1 pelo Nacional (Uruguai) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Apesar do revés em casa, o Tricolor permanece na liderança do Grupo F da competição com sete pontos, dois a mais que o vice-líder da chave, o Internacional, que mede forças com o Atlético Nacional (Colômbia) na próxima quinta-feira (8).

🇺🇾⚽️ O @Nacional bateu o @ecbahia de virada em jogo pelo Grupo F da CONMEBOL #Libertadores. #GloriaEterna pic.twitter.com/J1ij9IZpby

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 7, 2025

Jogando em casa, o Bahia chegou a abrir o marcador logo no primeiro minuto da etapa final do confronto graças ao faro de gol do volante Jean Lucas. Porém, o Nacional conseguiu a virada com gols de Morales, Nico López e Millán.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Conheça as oito cidades da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

Publicado

em

© Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (7) os oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027, que será disputada no Brasil:

  • Maracanã (Rio de Janeiro),
  • Arena Fonte Nova (Salvador),
  • Arena Itaquera (São Paulo),
  • Mineirão (Belo Horizonte),
  • Estádio Nacional (Brasília),
  • Arena Castelão (Fortaleza),
  • Estádio Beira-Rio (Porto Alegre),
  • Arena Pernambuco (Recife).

No total, 12 cidades brasileiras se candidataram a receber jogos do Mundial feminino. Uma delegação da Fifa iniciou a série de inspeções no dia 25 de setembro no estádio do Maracanã. As quatro localidades que acabaram ficando de fora foram Cuiabá, Manaus, Natal e Belém.

“Somos profundamente gratos a todas as 12 cidades que participaram de um minucioso e competitivo processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina. Foi uma decisão muito difícil”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Todas as candidaturas eram de um padrão excepcionalmente alto e demonstraram não apenas paixão, mas também grande capacidade e prontidão para realizar um torneio inesquecível. É com grande prazer e expectativa que parabenizo as oito cidades brasileiras selecionadas para sediar a Copa do Mundo Feminina”, completou,.

🌟 The stage is set! 🌟

The host cities for the #FIFAWWC Brazil 2027 have been confirmed, with the help of some special guests from each city! 🏆🇧🇷

— FIFA (@FIFAcom) May 7, 2025

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

“Em 2027, o maior evento esportivo feminino do planeta será realizado em oito cidades-sede espalhadas pelo Brasil […]. As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios modernos e centros de treinamentos para receber atletas e torcedores de todas as partes do mundo. Além disso, oferecem rede hoteleira qualificada e infraestrutura urbana eficiente, com sistema de mobilidade, segurança e serviços públicos preparados para fornecer o que um evento desta grandeza exige”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou o legado que a competição deixará para o Brasil: “O Brasil é uma potência não só do futebol, mas da inclusão, da diversidade, da transformação social, e queremos mostrar ao mundo que a paixão pelo futebol pode ser também uma ferramenta poderosa para promover igualdade, respeito e muita oportunidade. Vamos receber o mundo de braços abertos, com alegria, com organização e, principalmente, com a certeza que esta será a Copa do Mundo Feminina mais impactante da história”.

Calendário

A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Histórico

A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos EUA, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Seleção feminina será convocada na terça para amistosos contra o Japão

Publicado

em

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

O técnico Arthur Elias convocará a seleção brasileira feminina de futebol na próxima terça-feira (13) para dois amistosos contra o Japão, que farão parte da preparação da equipe para a Copa América, principal competição do ano. Os nomes das jogadoras serão revelados a partir de meio-dia (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na CBF TV.  As duas partidas ocorrerão em São Paulo: a primeira em 30 de maio, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, na zona leste da capital; e a  segunda, em 2 de junho, às 20h, no recém-reformado Estádio Cicero de Souza Marques, na cidade de  Bragança Paulista.

A equipe japonesa subiu para a quinta posição no ranking mundial da Fifa, após conquistar o título da She Believes Cup em fevereiro, com vitória na final contra os Estados Unidos (2 a 1).  A seleção (8ª) chegará com moral alto na partida: em abril, as brasileiras obtiveram uma vitória histórica (2 a 1) contra as norte-americanas, no estado da Califórnia (EUA).

Brasil e Japão já se enfrentaram em 16 oportunidades. As asiáticas somam sete vitórias contra seis das brasileiras. Três confrontos terminaram empatados.

A seleção finaliza a preparação para a Copa América em 27 de junho, em amistoso contra a França, atual número nove do mundo, no Estádio dos Alpes, na cidade de Grenoble. Será o primeiro embate entre as duas equipes desde a eliminação das francesas nas quartas de final da Olimpíada de Paris, em agosto do ano passado. Gabi Portilho marcou o único gol da vitória inédita da Amarelinha contra as Les Bleus.

A Copa América está programada para o período de 12 de julho a 2 de agosto, no Equador. O Brasil, atual campeão, caiu na Chave B, junto com Colômbia – rival derrotada na final na edição passada (2022) -, Paraguai, Venezuela e Bolívia. 

Fonte

Continue Lendo