Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Claudia Ferrari, primeira campeã do Circuito Mundial, disputa o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, em Serra

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Paulista, que mora no Havaí, estará em setembro no Espírito Santo como convidada do evento na categoria Máster. Competição reunirá as melhores atletas do mundo na praia de Jacaraípe
Agosto, 2025 – Em 1995, ela foi a primeira campeã do Circuito Mundial de Bodyboarding. Desde a década de 90, mora no Havaí. E será um dos destaques do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro. A paulista Claudia Ferrari estará presente pela primeira vez no evento, que movimentará o Espírito Santo, em setembro. Última etapa feminina do Circuito Mundial em 2025, as disputas serão realizadas entre os dias 11 e 21, reunindo as melhores atletas do mundo, na praia de Jacaraípe, em Serra. Claudia competirá como convidada na categoria Máster.

“Este ano estarei no Wahine a convite da Neymara. O bodyboarding é o amor da minha vida. Não vejo a hora de poder compartilhar esse amor tão grande com todas as pessoas desse evento, que eu venho acompanhando desde a primeira edição. Estou muito contente em poder agora estar junto”, afirma Claudia. “Não vou ao Brasil desde 2018 e, para competir, a última vez foi em 2010, em um campeonato internacional que convidaram todos os campeões mundiais brasileiros para participar”.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro foi idealizado e é organizado pela capixaba Neymara Carvalho, 49 anos, pentacampeã mundial. “A Neymara, é uma das melhores atletas que o bodyboarding já viu no Brasil e hoje, com o patrocínio da ArcelorMittal, ela está podendo continuar correndo o Circuito Mundial e elaborar e colocar em prática todos esses projetos maravilhosos dela, escolinha, Mundial, ajudando com o progresso do esporte de uma maneira impressionante”, observa Claudia.

Antes de 1995, as campeãs mundiais eram definidas em uma única etapa, em Pipeline, no Havaí. Nesse ano, foi criado o Circuito Mundial, com sete etapas pelo mundo e Cláudia campeã. “Fui a primeira a vencer o Circuito e foi muito legal. Eu era super competitiva e com disciplina, determinação e muito treino, comemorei o título. Isso incentivou várias meninas, porque antes da minha vitória, tinham ali duas ou três que eram tão boas, que a gente achava que nunca íamos conseguir ganhar delas. E eu provei que tudo é possível”, explica.

Claudia destaca o domínio que as brasileiras passaram a ter no Circuito a partir de então. “Na época em que fui campeã mundial e durante muitos anos do Circuito, décadas, as brasileiras eram as melhores do mundo disparadas, as dez melhores. Tinha uma australiana, uma japonesa, que chegava junto. Faziam de vez em quando semifinal, mas todos os anos as campeãs mundiais eram brasileiras. O nível do bodyboarding feminino do Brasil na década de 90 era impressionante”.

“Viemos para o Havaí para competir o primeiro campeonato em Pipeline, em 1990, e foi uma surpresa para as pessoas aqui. As ondas grandes que pegamos, as performances que a gente teve. Depois que as brasileiras começaram a vir, o mundo olhou para o bodyboarding feminino com outros olhos. Essa geração, na verdade, de 1990 até 2000 e tanto, foi uma geração que o bodyboarding nunca viu. Que época, essa. Eu me sinto muito honrada de poder ter feito parte disso”, garante.

A paixão pelo Havaí – Claudia foi para o Havaí pela primeira vez em 1988. “Era verão aqui, vim competir em um campeonato feminino que chamava Wahine, por sinal. Fui vice-campeã da minha categoria. Mas, era meio amador. Em 1990, foi meu primeiro inverno havaiano, que ia ter o primeiro campeonato feminino de bodyboarding em Pipeline. Fui vice-campeã mundial. E aí, depois que cheguei no Havaí no inverno, nossa, adoro fazenda, adoro praia. Aqui no North Shore de Oahu, era uma fazenda, com as melhores ondas do mundo. Eu quis ficar, vir para cá todo ano, queria poder estar o maior tempo possível e, aos pouquinhos, fui conquistando de vir, ficar de vez”.

Em 1996, depois que foi campeã mundial, Claudia recebeu o Green Card. “Os Estados Unidos não tinham uma atleta top no ranking do bodyboarding e eu pedi para defender o país. E eles me deram o Green Card como atleta com habilidade extraordinária no esporte. Foi muito legal. E, depois de quatro ou cinco anos, recebi a cidadania americana. Tudo em função do esporte”, comenta a bodyboarder, que soma ainda títulos como pentacampeã paulista, campeã em Pipeline e americana em 2006 e no Op Pro, em 1988, em Florianópolis.

“Fiz 60 anos em março. Meu dia a dia é trabalhar e surfar. E jogar boliche, minha nova paixão, meu esporte de idosa. Adoro andar na praia, ver o pôr do sol, nadar em Waimea, uma praia que aqui no verão é a piscina natural mais linda do mundo. É isso, contato com a natureza. Amo muito”, diz Claudia, que tem uma loja de souvenir havaiano, a Aloha Gifts from Hawaii.

Inscrições no site IBC – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour: www.ibcworldtour.com. Lá é possível conferir, também, informações sobre a etapa.

O evento – O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio da ArcelorMittal e do Extrabom, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, com apoio da Prefeitura de Serra, Coroa e Jaklayne Joias e realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation).

Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho

No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246

Flávio Perez é jornalista formado pela UMESP e gestor em marketing esportivo na Trevisan Escola de Negócios. Com passagens pelas rádios Eldorado, ABC e Bandeirantes, o jornalista esteve na Rio 2016, Pan 2017 e outros me eventos internacionais. É CEO da Agência On Board.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Novo Cais Estelita recebe corrida do Santander Track&Field Run Series neste domingo

Publicado

em

TFSports/divulgação
TFSports/divulgação

A TFSports, plataforma que promove e integra todo o ecossistema de eventos e experiências de bem-estar da Track&Field, chega para mais uma etapa no Recife da Santander Track&Field Run Series – maior circuito de corridas da América Latina em número de provas. A etapa Novo Cais Estelita vai ocorrer neste domingo, dia 19 de outubro, com percursos de 5km, 10km e 15km. A primeira largada está prevista para as 5h na Av. Eng. José Estelita, nº 862, bairro de São José.

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. Quem completa as provas também ganha medalha. A retirada dos kits pode ser feita na Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.

“Comemoramos 20 anos de Run Series em 2024 com público recorde. Foram mais de 200 mil atletas em nossas etapas por todo o país e acreditamos que em 2025 podemos atrair ainda mais pessoas. Fomos eleitos a melhor produtora de corridas do estado de São Paulo, não só pela nossa preocupação em entregar um circuito seguro, mas também em promover experiências que vão além das pistas como estações de recovery, shows e muitas outras ativações de bem-estar”, conta Fred Wagner, CEO da TFSports.

“Este novo ano de Santander Track&Field Run Series reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da qualidade de vida em todo o Brasil. Com público recorde e dezenas de etapas espalhadas pelo país, o circuito mostra a popularidade da modalidade e a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. Entre os momentos mais aguardados está a etapa vertical no icônico Farol Santander, que traz uma experiência única. Com a comunidade #SRUN, o Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Por isso, temos grande orgulho em apoiar essa jornada esportiva ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.

Serviço

Etapa Santander Track&Field Run Series Novo Cais Estelita

Data: 19 de outubro

Horário da largada e percurso: 

5h – prova dos 15km

5h30 – 10km

6h20 – 5km

Entrega de kits: Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, Pina, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.

Inscrições: https://www.tfsports.com.br/

Sobre Santander Track&Field Run Series

O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 20 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 200 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de Moura Dubeux. A iniciativa é realizada pela TFSports – plataforma que integra eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.

Santander Brasil e Esportes

O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2024, mais de 221 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.

Sobre a TFSports

A TFSports é a plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. Em 2024, foram mais de 3,6 mil eventos, reunindo uma base de 870 mil usuários e cerca de 8 mil treinadores em 80 modalidades diferentes.

Sobre a Track&Field

A Track&Field é uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, com a missão de conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável por meio de seus produtos e serviços. Ao final de 2024, a companhia contava com 398 lojas, sendo 53 próprias (incluindo 13 outlets e o e-commerce) e 345 franquias, sendo uma em Portugal. Está presente em 165 cidades e 25 Estados, com mais de 1.600 colaboradores diretos e cerca de 2.000 colaboradores dos franqueados.

Inscrições: App TFSports (http://www.tfsports.com.br/)

SAC TFSports

Site: https://trackandfield.zendesk.com/hc/pt-br/categories/360004273234-TFSPORTS

Tel.: (11) 4130-8355

Horário atendimento: seg a qui das 9h às 18h e às sex das 9h às 17h.

 
 

Continue Lendo

Esporte

Etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA será no dia 2 de novembro

Publicado

em

Fernanda Paradizo / HT Sports
Fernanda Paradizo / HT Sports

Inscrições para a prova de 5km e 10km na capital cearense já estão abertas e devem ser feitas no site da corrida

Outubro, 2025 – Fortaleza vai receber o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series no dia 2 de novembro, com largada no Aterro da Praia de Iracema. As inscrições já estão abertas para as provas de 5km e 10km e caminhada de 5km. A etapa na capital do Ceará será a sétima da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do País.

Para participar, basta entrar no site do evento e fazer a inscrição on-line: https://circuitocaixa.com/2025-fortaleza/. Especialmente para os corredores amadores, a página oficial da corrida traz as informações gerais, incluindo o regulamento geral e detalhes do percurso.

Escolha o seu kit – No momento da inscrição, os corredores e corredoras contarão com duas opções de kit. O kit CAIXA custa R$ 89,00 (mais R$ 8,90 taxa de serviço) e conta com número de peito, chip de cronometragem, camiseta, sacola e medalha de participação (pós-prova). O kit Popular tem preço de R$ 59,00 (mais R$ 5,90 taxa de serviço) e é composto por número de peito, chip de cronometragem e medalha de participação (pós-prova).

Benefícios CAIXA – Quem utilizar o cartão de crédito CAIXA como forma de pagamento terá 20% de desconto ao confirmar sua participação na prova. Já os corredores acima de 60 anos pagarão 50% do valor da inscrição (esse desconto não é acumulativo com o desconto do Cartão de Crédito CAIXA e tem vagas limitadas).

Pegada do Bem – Além do incentivo à corrida, uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é o Pegada do Bem, uma ação social criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos. 

Para as etapas da temporada 2025, os atletas têm um incentivo a mais. Quem doar um par de tênis em bom estado durante a entrega de kits ou na arena do evento, ganha uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Mas é preciso correr, porque somente os 150 primeiros doadores recebem o brinde.

Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceio/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.

Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia).

Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.

CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) –  realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN)
02/11 – Fortaleza (CE)
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna

*As demais etapas serão divulgadas em breve

Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL         
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723         
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108         
Site: www.zdl.com.br         
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports         
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Continue Lendo

Esporte

Zurich Seguros patrocina Rio Open pelo segundo ano consecutivo e reforça compromisso com o futuro do esporte

Publicado

em

Divulgação
Divulgação
A Zurich Seguros anuncia a renovação do patrocínio ao Rio Open, evento da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e maior torneio de tênis da América do Sul, realizado no Brasil. Esta será a segunda participação consecutiva da seguradora como patrocinadora oficial do campeonato, que em sua 12ª edição acontece entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Rio de Janeiro.
 
Mais do que uma plataforma de visibilidade institucional, o patrocínio consolida o esporte como um dos pilares estratégicos da marca Zurich. Em 2026, a atuação da companhia nesse território estará estruturada em quatro frentes complementares: apoio a grandes eventos esportivos, incentivo a projetos de base, investimento em ações sociais com foco na democratização do esporte e campanhas de mídia que reforçam os valores da seguradora junto ao público brasileiro. 
 
“Estamos muito felizes em renovar nossa parceria com o Rio Open, um evento que carrega a essência do tênis e conecta o público brasileiro à elite mundial do esporte. Essa iniciativa reflete o compromisso da Zurich em investir no futuro do esporte no Brasil, seja por meio de grandes competições, seja por projetos que promovem inclusão e impacto social”, afirma Lucía Sarraceno, diretora de Marketing e Clientes da Zurich Seguros. 
 
Além do patrocínio ao torneio, a Zurich mantém um histórico consistente de incentivo ao tênis como instrumento de transformação. Um dos principais exemplos é o apoio às Irmãs do Tênis, Agatha e Tabatha Carvalho, jovens atletas que são um exemplo da inclusão de meninas no esporte. A seguradora também atua em parceria com o Instituto Próxima Geração (IPG), em Belo Horizonte, por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de novos talentos e ampliam o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva. No campo da comunicação e engajamento com os fãs da modalidade, a Zurich também patrocina o New Balls Please!, podcast especializado em tênis apresentado por Fernando Meligeni e Fernando Nardini. 
 
A presença da Zurich no Rio Open integra uma estratégia mais ampla de posicionamento de marca, que busca alinhar inovação, empatia e responsabilidade social. O esporte, nesse contexto, é visto como uma poderosa ferramenta de inclusão, construção de valores e fortalecimento do vínculo com a sociedade. Ao apoiar iniciativas que promovem diversidade, educação e mobilidade social por meio do esporte, a seguradora reafirma sua ambição de ir além da proteção financeira e contribuir ativamente para um futuro mais justo e sustentável.  

Continue Lendo