Cultura
Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” chega ao Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca, em curtíssima temporada

Vista por mais de 100 mil pessoas pelo país, peça dirigida por Ernesto Piccolo entra em cartaz de 5 a 22 de setembro
Sucesso absoluto nos palcos pelo Brasil, “DUETOS”, peça do premiado dramaturgo britânico Peter Quilter, com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, chega à Barra da Tijuca pela primeira vez em curtíssima temporada. O palco será o Teatro Multiplan, no VillageMall, de 5 a 22 de setembro, com sessões nas quintas, sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 19h. Com direção de Ernesto Piccolo, o espetáculo já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e percorreu, com lotações esgotadas, as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Maceió (AL).
Encenado em mais de 20 países e traduzida para 10 idiomas, o texto de Quilter examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, através de quatro histórias de uma mulher e um homem – não necessariamente casais – às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. A sua primeira montagem no Brasil é apresentada e patrocinada pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção geral e realização da Inova Brand.
As quatro histórias

ENCONTRO ÀS CEGAS: Jonathan e Wanda marcam um encontro através de um aplicativo de relacionamento. Ambos se esmeram para agradar, mas nada sai como o esperado. Eles esperam desta vez acertar.

QUASE CASADOS: Jane prepara uma festa de aniversário para seu chefe, Ary. Ele não se interessa por mulheres, mas ela não vê isso como empecilho para um possível casamento. A esperança é a última que morre.

DIVÓRCIO AMIGÁVEL: Shirley e Beto decidiram passar férias na Espanha para finalizar seu divórcio. Enquanto se afogam nos drinques, vão entendendo que estão longe de ser o ex-casal bem resolvido que pensavam.

MAIS UMA VEZ NOIVA: Angela está se casando pela terceira vez, para desgosto de seu irmão Tobias. Pouco antes da cerimônia, uma sucessão de incidentes a leva a crer em mau presságio. Confusa, não sabe mais se quer casar.
Sucesso em números

“Duetos” esteve em cartaz durante oito meses no Rio de Janeiro e seis meses em São Paulo, percorreu cidades no país como Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, sempre com casa lotada. São mais de 100 mil espectadores em 235 sessões, mais de 5 milhões de pessoas impactadas com a mídia espontânea e mais de 2 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais. Mais de 20 mil ingressos foram vendidos com valor popular e mais de 10 mil ingressos distribuídos gratuitamente para ONGs e escolas. Em 05 de agosto de 2024, o espetáculo completará dois anos ininterruptos em cartaz, gerando mais de 50 empregos diretos e mais de 100 indiretos.

No “Festival de Teatro de Curitiba”, mais importante e prestigioso festival de teatro da América Latina, as duas apresentações, nos dias 3 e 4 de abril, aconteceram no Teatro Guaíra para mais de 4 mil espectadores. Os ingressos se esgotaram com mais de um mês de antecedência.
Reconhecimento no Brasil
O espetáculo foi indicado, em categoria especial, ao Prêmio Prio de Humor, criado por Fábio Porchat, pelos figurinos de Claudio Tovar. Além disso, ganhou o selo de qualidade “O Teatro Me Representa”, com quatro indicações do crítico teatral Gilberto Bartholo nas categorias “Melhor Comédia”, “Direção”, “Atriz” e “Figurino”.
“Fenômeno de público no teatro nacional. Em estado de graça, literal e metaforicamente, a dupla de atores está afinadíssima.” (Mauro Ferreira – Portal G1)
“Atuação e texto fazem de DUETOS uma comédia sofisticada.” (Jornal O Estado de São Paulo)
Reconhecimento internacional
“Esta comédia com mudanças rápidas é doce, repleta de emoção e charmosa sem fazer esforço, cada personagem é esboçado com inspiração e muita habilidade.”
(The Atlanta Journal Constitution)
“A compreensão de Quilter sobre os desejos e peculiaridades humanas está à mostra e é investigada de forma muito afetuosa… Uma exploração calorosa e divertida do amor e de outras confusões.”
(The Daily Telegraph)
“Cativante, denso, engraçado e variado… A linguagem é sempre lindamente representada, específica para cada personagem e emocionalmente satisfatória… Duets é uma peça para ser valorizada!”
(The Sydney Morning Herald)
Elenco e direção
Ernesto Piccolo é ator e diretor. Entre seus recentes trabalhos como diretor de teatro estão “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, A Peça”; “Divã”; “Doidas e Santas”; “A História de Nós Dois”; “Simples Assim”, de Martha Medeiros”; “O Ovo de Novo – Galinha Pintadinha”; “Andança – Beth Carvalho, o Musical”. Desde 2010 dirige o festival de diversidade cultural Tangolomango, que reúne grupos culturais populares, tradicionais e contemporâneos, de várias partes do Brasil e da América Latina.
– A peça, na sua essência, fala de solidão mesmo, e de uma forma muito divertida. Das relações mais diversas que o ser humano experimenta para tornar a solidão menos dolorosa. É uma lente de aumento, uma sátira dessas situações – conta o diretor.
Patricya Travassos é atriz, apresentadora, roteirista, escritora, diretora e compositora. Começou na década de 1970, no grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, ao lado de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Perfeito Fortuna e Evandro Mesquita, criando e atuando nas peças “Trate-me Leão” e “Aquela Coisa Toda”. Na década de 1980, compôs canções, criou figurinos e dirigiu os espetáculos das bandas “Blitz” e “Sempre Livre”. Entrou na Rede Globo em 1984 e, durante quatro anos, criou e escreveu “Armação Ilimitada”, além de ter sido roteirista de “TV Pirata”, “Delegacia de Mulheres”, “Vida ao Vivo Show”, da minissérie “Sex Appeal” e da novela “Olho no Olho”. Como atriz, participou de novelas de sucesso como “Brega e Chique”, “Bebê a Bordo”, “Vamp”, “A Próxima Vítima”, “Vira Lata”, “As Filhas da Mãe”, “A Lua me Disse”. E nos canais Globo, em seriados como “Lili, a ex” (GNT), “A Secretária do Presidente”, “A Vila” e “Dono do Lar” (Multishow). No teatro, atuou em “A Partilha”, de Miguel Falabella; “Capital Estrangeiro”, de Silvio de Abreu; “No Escurinho do Cinema”, de Luís Carlos Góes; “5 X Comédia”; “Monstra” e “Área” (estas duas de sua autoria), entre outras. No cinema, colaborou em roteiros de filmes como “Lua de Cristal” (1990), de Tizuka Yamasaki; e atuou em “Lili, a Estrela do crime”, de Lui Farias; “A Hora Mágica”, de Guilherme de Almeida Prado; “Minha mãe é uma peça 2”; “Mulheres Alteradas”; “Minha mãe é uma peça 3”; “Esposa de Aluguel (Netflix), entre outros. Escreveu os livros “Esse Sexo é Feminino”, “Alternativas de A a Z” e “Monstra e Outras Crônicas”. Entre 1997 e 2013 apresentou o programa “Alternativa Saúde”, no GNT.
– Eu amo comédia. Adoro assistir e adoro fazer comédia. E ter quatro histórias na mão é muito divertido. Quatro personagens, quatro pensamentos, quatro carências, quatro caracterizações. Está sendo muito rico para mim. Estamos chegando a lugares muito divertidos e ao mesmo tempo muito profundos – apesar de engraçados, os personagens falam de emoções muito humanas. Precisamos rir, mais do que nunca. Precisamos ir ao teatro – afirma Patricya.
Ator e produtor, Eduardo Moscovis transita livremente entre as várias linguagens das artes cênicas, com atuação em teatro, cinema, telenovelas e séries de TV. A sua trajetória artística se inicia em 1989, quando fez “Os XII Trabalhos de Hércules”, “1789 – A Revolução” e “O Ateneu”, todos dirigidos por Carlos Wilson, o Damião. Convidado a participar da Oficina de Atores da Globo, foi chamado para um teste para a novela “Pedra Sobre Pedra” e, aprovado, iniciou sua trajetória na televisão. Integrou o elenco de diversas telenovelas, entre as quais destacam-se “Por Amor”, “A Regra do Jogo”, “Pecado Capital” e “O Cravo e a Rosa”, entre muitas outras; nas duas últimas assumiu o personagem protagonista. A sua atuação no teatro inclui “Norma”, de Dora Castellar e Tonio Carvalho, em que contracenou com a atriz Ana Lúcia Torre, espetáculo que também produziu. Atuou também em “Corte Seco”, de Christiane Jatahy, entre outros espetáculos. No cinema, tem participação frequente: “Veneza” e “Ela e Eu” são alguns dos títulos que contam com Moscovis no elenco. Recentemente, sua participação no streaming lhe rendeu muitos elogios e prêmios em “Bom Dia, Verônica”. Atualmente, é contratado da TV Globo e está no ar na nova novela das 18h, “No Rancho Fundo”.
– Peter Quilter é um ótimo autor inglês. Sua peça “End of the Rainbow”, sobre a vida de Judy Garland, foi adaptada para o filme vencedor do Oscar de 2020, “Judy”. A qualidade dramatúrgica de Duetos é impressionante. Ele retrata 4 situações de relacionamentos absolutamente hilárias e próximas às nossas vidas – destaca Moscovis.
Peter Quilter
Peter Quilter, nascido em Colchester, Inglaterra, é dramaturgo do West End londrino e da Broadway. Suas peças foram traduzidas para 30 idiomas e apresentadas em mais de 40 países. Atualmente, Quilter tem mais de 14 produções ativas acontecendo pelo mundo, totalizando mais de 30 espetáculos realizados.
Uma das produções de grande destaque é o espetáculo “End of the Rainbow” que foi adaptado para o filme vencedor do Oscar “Judy” (2019), estrelado por Renée Zellweger. Ele também é autor da comédia “Glorious!”, de West End e Broadway, adaptada para o filme “Florence Foster Jenkins” (2016), dirigido por Stephen Frears e estrelado por Meryl Streep.
Sobre a Brasilcap: Desde 1995, a Brasilcap já distribuiu mais de R$ 2,4 bilhões em prêmios, que abrangem aproximadamente 690 mil títulos contemplados. Atualmente, a Companhia conta com mais de 3 milhões de clientes e um portfólio diferenciado de soluções de capitalização. Como referência de mercado, a Brasilcap entende que é seu papel transformar a realidade da sociedade. Por isso, a companhia incentiva projetos de desenvolvimento, divulgação e preservação da cultura brasileira, ao apoiar exposições, peças teatrais, musicais, filmes, entre outras manifestações artísticas, tanto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, como de forma direta.
Sobre a Inova Brand: é uma produtora de marketing, entretenimento e cultura que atua no mercado publicitário, teatral e eventos desde 2009. Dessa forma, gera reconhecimento e alta repercussão nacional das produções musicais e teatrais, produtos e serviços de grandes empresas. Com mais de 12 anos de atividade na economia criativa do país, foi responsável pela comunicação e marketing em mais de 70 produções teatrais, além da produção atual de “Duetos”, com patrocínio da Brasilcap – Uma Empresa BB Seguros, a produtora também realizou recentemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro o espetáculo de dança contemporânea “Entre Horizontes Móveis”, “Cartografia de Passagem” e o infantil “Os Contadores de Mil Histórias”, além de outros diversos projetos culturais. Em 2023, estreia “Era Uma Vez… A Turma do Faz de Conta, O Musical”, baseado no enredo da Rosa Magalhães. A empresa, seus sócios e colaboradores, além da comunicação publicitária, sempre prezam em construir e sustentar uma visão positiva, com qualidade e de destaque para com os patrocinadores e incentivadores dos seus projetos.
Sobre o Cristália: Fundado há 51 anos, o Laboratório Cristália é uma das maiores indústrias farmacêutica, farmoquímica e de biotecnologia do país. Fornece medicamentos essenciais para 95% dos hospitais brasileiros e está presente em mais de 65 mil farmácias. Com 10 plantas industriais, produz não apenas o medicamento final, mas é também o maior produtor de IFAs -Insumos Farmacêuticos Ativos- sediado no Brasil. Cristália acredita que a Cultura faz bem à saúde. Por isso o laboratório possui um calendário de apoio a eventos durante todo o ano, com atividades regionais culturais e esportivas, e para o grande público com espetáculos de alta qualidade, como Duetos.
Ficha técnica:
Autor: Peter Quilter
Direção: Ernesto Piccolo
Elenco: Patricya Travassos e Eduardo Moscovis
Cenário: J.C. Serroni
Figurino: Claudio Tovar e Helena Araújo
Iluminação: Aurélio de Simoni
Trilha Sonora: Rodrigo Penna
Preparação Corporal: Daniella Visco
Tradução: João Polessa Dantas
Adaptação do Texto: Patricya Travassos e Ernesto Piccolo
Direção de Arte Gráfica, Foto e Vídeo: Mauricio Tavares
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Registro Fotográfico: Barbarah Queiroz
Direção de Produção: Sérgio Lopes
Coordenador do Projeto: Mauricio Tavares
Coordenador de Produção: Filomena Mancuzo
Produção Administrativa: Marta Metzler
Produção Geral e Marketing: INOVA BRAND
Realização: INOVA BRAND, Ministério da Cultura, Governo Federal – BRASIL, União e Reconstrução.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Brasilcap
Patrocínio: Laboratório Cristália
Cia Aérea Oficial: Azul
Serviço:
TEATRO MULTIPLAN: de 5 a 22 de setembro
ONDE: VillageMall – Avenida das Américas, 3.900, piso SS1, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
HORÁRIOS: quinta, sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19h
Ingressos: de R$ 60 a R$ 280
Vendas e mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/95923/d/266295
DURAÇÃO: 80 minutos
CLASSIFICAÇÃO: livre
SITE OFICIAL DO ESPETÁCULO: www.duetosacomedia.com.br
Cultura
Léo Santana é a segunda atração confirmada na 8ª edição do The Music Beach que acontece em outubro

Festival acontece em Uberlândia no dia 5 de outubro com três atrações nacionais; antes disso, neste próximo domingo (13) a cidade recebe a 7ª edição com os shows de Thiaguinho, Belo e Péricles
O The Music Beach segue crescendo e surpreendendo o público a cada edição. A organização do evento acaba de anunciar Léo Santana como a segunda atração confirmada da 8ª edição, que será realizada em 5 de outubro deste ano, em Uberlândia-MG. O cantor se junta ao grupo Menos é Mais, primeiro nome revelado para esta nova edição.
Com hits como “Zona de Perigo”, “Posturado e Calmo” e “Áudio que te entrega”, Léo Santana promete trazer mais uma vez para Uberlândia um show eletrizante e recheado de sucessos que misturam o pagode baiano com pop, funk, piseiro, sertanejo e muita presença de palco – combinação que o tornou um dos artistas mais ouvidos do país.
Mas antes da edição de outubro, o público já tem um compromisso marcado com o festival: neste domingo, 13 de julho, acontece a tão aguardada 7ª edição do The Music Beach – Me Leva, com apresentações de três ícones do pagode brasileiro: Thiaguinho, Belo e Péricles. Os shows desses três grandes nomes acontecem no estacionamento da Unitri e prometem um dia histórico com muitos sucessos do pagode nacional.
A 7ª edição do The Music Beach – Me Leva é uma realização da Joeme Produções, GW Promoções e GR Shows, com apoio do Praia Clube. Os últimos ingressos para o The Music Beach – Me Leva podem ser adquiridos pela Bilheteria Digital (venda online), além de pontos físicos em Uberlândia: Tutu & Bibi (Centro e Terminal Central) e Atacadão Suplementos (Center Shopping e Centro). Também é possível comprar pelo Disk Ingressos: (34) 99183-4169.
Léo Santana: potência, presença de palco e energia contagiante
Com 18 anos de carreira, sendo nove em trajetória solo, Léo Santana ou o “GG” como é conhecido, por conta de sua presença de palco envolvente e energia contagiante, contabiliza milhões de plays nas plataformas digitais, hits entre os mais executados nas rádios e um currículo de apresentações nos maiores eventos do Brasil, como carnavais, festivais e micaretas. Entre os seus principais sucessos, destacam-se as faixas “Zona de Perigo”, “Áudio que te Entrega”, “Reserva”, “Revoada”, “Posturado e Calmo” e “Botada Valendo”.
Lançada em dezembro de 2022, “Zona de Perigo” elevou o cantor a um novo patamar: ele se tornou o primeiro artista brasileiro a alcançar 2 milhões de streamings em 24 horas com uma música solo, conquistando o topo do Spotify Brasil e entrando para o Top 25 Global da plataforma. O hit também lhe rendeu os prêmios de Melhor Cantor e Melhor Música do Carnaval de Salvador em 2023.
Com cinco DVDs, quatro EPs e parcerias de sucesso com grandes nomes da música nacional, Léo segue entre os artistas mais populares do país. Nas redes sociais, reúne milhões de seguidores e é presença constante em playlists de destaque nas plataformas de áudio. No palco do The Music Beach, o público de Uberlândia poderá viver de perto a energia contagiante e a versatilidade de um verdadeiro showman – do pagode baiano ao pop dançante, sem deixar ninguém parado.
No The Music Beach, o público pode esperar uma performance completa, com os maiores hits da carreira, coreografias envolventes e a energia única que tornou o cantor uma referência em festivais, micaretas e grandes eventos por todo o Brasil.
The Music Beach: um evento que já entrou para a história de Uberlândia
O The Music Beach já se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural e esportivo da cidade. Um evento que vai além do esporte. Criado para promover a socialização e a prática do beach tennis, o festival se destaca por sua atmosfera vibrante e pela combinação perfeita entre competição e entretenimento. Em cinco edições, mais de 60 mil pessoas já prestigiaram os shows e mais de 200 atletas participaram das competições esportivas.
Realizado no Praia Clube, o evento conta com 21 quadras de areia e uma megaestrutura que inclui praça de alimentação, lojas de produtos esportivos, estandes de patrocinadores, em um ambiente preparado para receber o público com o máximo de conforto e segurança. O evento movimenta a economia da cidade, gerando mais de 100 empregos diretos e 500 indiretos na indústria do entretenimento.
Nas edições anteriores, já passaram pelo palco do The Music Beach artistas consagrados como Péricles, Léo Santana, Turma do Pagode, Menos é Mais, Kamisa 10 e Samba de Cosme, além de talentos locais como Banda Venosa, Luciano Testa, Sempre Bom, Quinteto SA, All In Samba, DJ Larissa Law, DJ Larissa Rodrigues, entre outros. E neste ano não será diferente, pois a programação promete agitar Uberlândia com um line-up de peso, reforçando o papel do evento como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade.
Cultura
Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Após arrastar multidões na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e alcançar a impressionante marca de mais de 7 milhões de exemplares vendidos da série “Café com Deus Pai”, o autor best-seller Junior Rostirola se prepara para reencontrar os leitores em Macaé/RJ, em um momento especial que deve reunir cerca de 1.200 mulheres para uma noite de fé, inspiração
Neste sábado, dia 5 de julho, o autor best-seller Junior Rostirola será um dos nomes aguardados para a Conferência Mulheres do Céu na Terra, evento promovido pela Gileade Church, em Macaé (RJ). A conferência terá como tema “Para este tempo que te levantei” e deve reunir cerca de 1.200 mulheres, na Avenida Evaldo Costa, 1100, bairro Sol e Mar.
Conhecido por sua abordagem emocionalmente sensível e espiritualmente profunda, o autor da série Café com Deus Pai ministrará uma palavra voltada ao despertar de mulheres para sua identidade e missão em tempos proféticos. “Deus está levantando mulheres com coragem, sabedoria e maturidade para impactar sua casa, sua geração e os céus”, adianta Rostirola.
Nascido em Itajaí, Santa Catarina, Rostirola teve uma infância marcada por traumas profundos. Filho de um pai alcoólatra e agressivo, enfrentou uma rotina de abusos físicos e emocionais que o levou a abandonar os estudos ainda na adolescência. Durante anos, viveu no limite entre a desesperança e o silêncio. Foi na fé cristã que encontrou um caminho de cura, reencontro consigo mesmo e reconstrução. Sua trajetória, longe de ser idealizada, se tornou um retrato cru, porém transformador, de como o perdão pode reconfigurar a vida.
Esse percurso forma a espinha dorsal do livro “Café com Deus Pai”, um best-seller que já vendeu mais de 7 milhões de exemplares e que vem sendo traduzido para o mundo. A obra está publicada em sete idiomas — entre eles Português, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Francês — e hoje alcança leitores em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos.
A força de sua narrativa ultrapassou as páginas. O podcast Café com Deus Pai foi eleito o mais escutado do Brasil pelo Spotify Wrapped e entrou no Top 10 global entre todas as categorias, sendo o único programa brasileiro na lista. Com episódios diários de cerca de cinco minutos, o podcast entrega mensagens breves de espiritualidade, esperança e propósito — e tem tocado milhões de pessoas, diariamente, em diferentes partes do mundo.
Serviço
📍 Conferência Mulheres do Céu na Terra
📅 Sábado, 5 de julho de 2025
📌 Gileade Church – Avenida Evaldo Costa, 1100, Sol e Mar – Macaé/RJ
🎯 Público: feminino, todas as idades
👥 Expectativa de público: 1.200 pessoas
Cultura
Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Cursos gratuitos incluem áreas como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Farmácia, Recursos Humanos, Mecânica Automotiva, entre outras
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Qualifica SP, iniciou as aulas dos cursos de Tecnologia da Informação para todo o estado, além de cursos de outros segmentos exclusivos para o interior paulista. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), promove o acesso da sociedade a cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda.
Somente para a área de TI, foram cerca de 760 novos alunos matriculados nos cursos de Aplicação de Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos, Programação WEB e Sistemas Operacionais, divididos em 20 turmas. Cada curso tem duração de 120 horas, e as aulas vão até o dia 04 de agosto, abrindo novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos residentes em todo o Estado.
Para o interior paulista, o programa Qualifica SP também abriu novas turmas de cursos em outras áreas:
Assistente de Recursos Humanos (Cotia, Elias Fausto, Itapevi e Tremembé);
Assistente Administrativo com Inclusão Digital (Ilhabela);
Atendente de Farmácia (Barretos, Ipaussu e Santa Isabel);
Auxiliar Financeiro (Queluz);
Cuidador de Idosos com Inclusão Digital (Lagoinha);
Eletricista Instalador Residencial (Cotia);
Excel Para Empresas (Itatinga);
Inglês Para Recepção de Visitantes (Mongaguá);
Informática Básica com Inclusão Digital (Mongaguá);
Marketing Digital na Prática (Barretos, Cotia, Elias Fausto, Itapevi, Registro e Tremembé);
Mecânica Automotiva – Básico (Caraguatatuba, duas turmas);
Espanhol para Recepção de Visitantes (Ilhabela);
Técnicas de Vendas (Peruíbe);
“Trata-se de um mecanismo importante não apenas para os jovens que querem iniciar a carreira profissional, mas também às pessoas que precisam retornar para o mercado de trabalho ou para quem já é empreendedor”, afirma Cesar Silva, diretor presidente da Fundação FAT.
A FAT disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas presenciais e virtuais, desde os instrutores até todo o material técnico e didático, incluindo metodologia de gestão, diário de bordo entre outras ferramentas próprias da FAT para a realização dos cursos, incluindo as aulas práticas voltadas para Tecnologia da Informação, que serão realizadas no Laboratório na Nuvem, de forma prática e acessível, aplicando as boas práticas no ensino a distância de desenvolvimento de sistemas e de tecnologia da informação.
Para acompanhar os processos e novidades do Programa Qualifica SP, basta acessar os portais https://www.qualificasp.sp.gov.br/ e http://fundacaofat.org.br/