Como a abordagem multidisciplinar ajuda no desenvolvimento de crianças com deficiência?

Com a chegada do mês da pessoa com deficiência, a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids Jamaica Araújo reforça a importância da abordagem integrada

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) e ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (09/12), destaca-se a importância da abordagem multidisciplinar no desenvolvimento de crianças que enfrentam desafios físicos, cognitivos ou sensoriais. Com base na avaliação multidisciplinar, é possível criar um plano de intervenção personalizado que aborde as necessidades únicas de cada pequeno. Isso pode incluir terapias físicas, ocupacionais, fonoaudiológicas, psicológicas e educacionais, adaptadas às características individuais da criança.

Ao adotar essa abordagem integrada, a Clínica Espaço Kids busca revolucionar o cuidado infantil, garantindo uma atenção abrangente e específica para as demandas individuais de cada criança. “Ter profissionais especializados atuando de forma conjunta para criar estímulos é fundamental para o desenvolvimento de crianças com deficiência. Para isso, também é necessário estabelecer ambientes inclusivos e adaptados às necessidades específicas de cada criança, garantindo que ela tenha acesso a oportunidades adequadas ao seu ritmo e estilo de aprendizado”, explica a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo.

- Publicidade -

Ela também enfatiza o papel significativo da família ao longo da vida das crianças com deficiência. “Parte do acolhimento consiste em entender que a família é impactada pela condição, tanto de forma direta quanto indireta, e precisa de apoio e preparo para lidar com os desafios de forma consciente. Portanto, é fundamental que todos recebam suporte e cuidados específicos durante as intervenções”, diz.
Embasada na teoria ecológica do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner, a Clínica Espaço Kids enxerga as crianças e adolescentes em sua totalidade, considerando também os principais elementos envolvidos em seu entorno imediato. Essa perspectiva ampla e integrada reforça o compromisso da clínica com uma abordagem holística para promover o desenvolvimento saudável e pleno das crianças atendidas.

Para alcançar esse objetivo, além das abordagens terapêuticas Therasuit, Cuevas, Mig e Treini, a clínica utiliza diversos outros recursos, como o método Prompt, pilates adaptado, Sena, Conceito Neuroevolutivo Bobath, Eletroterapia Funcional (Tens, FES, Tases e Laser), Bandagem funcional, integração sensorial, método multigestos, treinamento locomotor, comunicação alternativa, estimulação visual, e treinamento neuromuscular em gaiola de habilidades.

Clínica Espaço Kids
Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308. Ed. Empresarial San Juan, Pituba.
Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machado, n. 1459, térreo. Ed. Internacional Trade Center, Stiep.
Telefone: (71) 9.9960-6006
Mais informações: @clinicaespacokids

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *