Educação
Como a inteligência artificial está revolucionando o mercado de criptomoedas?

A IA e o mundo das criptomoedas estão agindo de forma cada vez mais interativa
Hoje em dia, o meio digital está sendo cada vez mais tomado pelas inteligências artificiais que têm tomado cada vez mais força. E com isso, a influência no mercado de criptomoedas se torna ainda mais frequente.
Este setor abrange as mais variadas formas. Por exemplo, hoje as IA´s são capazes de processar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e tendências de mercado. Além disso, também existem “BOTS de trading” que permitem executar transações automaticamente com base em condições de mercado predefinidas. Mas não só isso.
Com estas plataformas, também se torna possível compreender e interpretar melhor algumas tendências ascendentes no mercado de criptomoedas.
Matheus Medeiros, CEO da Futokens, explica o impacto que a inteligência artificial está tendo no mercado das criptomoedas.
“A inteligência artificial está redefinindo o mercado de criptomoedas ao trazer eficiência, segurança e análises preditivas que transformam a forma como investidores e traders interagem com esse ambiente dinâmico”, destacou Matheus.
Mas além de tudo isso, também surgem no mercado moedas de IA. Isto é, criptos que conseguem combinar a inteligência artificial com a descentralização das tecnologias blockchain. Neste contexto, entram algumas questões como os projetos Fetch.ai, Agix e Ocean Protocol.
IA aplicada à segurança em criptomoedas
A inteligência artificial também pode ser aplicada ao falar do fator de segurança das criptomoedas. Isso porque são bastante capazes de otimizar uma rede de processos de blockchain. Estes algoritmos conseguem executar transações de forma eficiente e rápida, trazendo bastante segurança durante o processo.
“A inteligência artificial pode realmente ajudar a deixar as transações em blockchain mais seguras. Com algoritmos que identificam atividades suspeitas em tempo real, podemos agir rapidamente para enfrentar qualquer ameaça à segurança”, detalha Matheus Medeiros, da Futokens.
Os algoritmos da IA se tornam capazes de aprender e analisar de forma rápida e ligeira todas as mudanças na qual o mercado se submete.
Exemplos de criptomoedas de IA´s
No mercado, existem várias criptomoedas inovadoras que estão integrando inteligência artificial. Um exemplo notável é a ASI, que é a colaboração entre Fetch.ai, Ocean Protocol e AGIX (SingularityNET). Essa união busca criar uma infraestrutura descentralizada para a troca e utilização de dados e serviços de IA.
A Fetch.ai conecta agentes autônomos para realizar transações inteligentes por meio de aprendizado de máquina e algoritmos de consenso descentralizados. O Ocean Protocol oferece um espaço seguro para o compartilhamento de dados, permitindo que modelos de IA acessem informações de forma descentralizada. Por sua vez, a AGIX busca democratizar o mercado de IA, facilitando a monetização e o compartilhamento de algoritmos por desenvolvedores, tornando essas tecnologias mais acessíveis e colaborativas. Juntas, elas representam uma nova era na aplicação de IA em blockchain.
Outra criptomoeda que está fazendo sucesso no mercado é o Render. O Render Token (RNDR) é o utility token da Render Network, uma plataforma descentralizada voltada para a troca de poder computacional, especialmente para renderização gráfica em nuvem. Ele conecta usuários que precisam de poder computacional para projetos gráficos com aqueles que possuem GPUs ociosas, permitindo que artistas e criadores de conteúdo paguem pelos serviços com o token RNDR.
A Render Network tem uma parceria com a NVIDIA, o que aumenta ainda mais a credibilidade do projeto. Embora os resultados trimestrais da NVIDIA não influenciem diretamente o valor do Render Token (RNDR), o uso das GPUs da NVIDIA pela plataforma pode atrair maior atenção e confiança dos investidores, especialmente em momentos de inovação tecnológica
Matheus Medeiros, CEO da Futokens, trouxe as vantagens de mergulhar neste mundo que encontra as IA´s com as criptomoedas.
“Explorar o mercado de IA e criptomoedas é essencial para quem busca estar à frente das inovações tecnológicas; essa combinação não só abre portas para novas oportunidades de investimento, mas também redefine a maneira como interagimos com dados e serviços no mundo digital”, exalta Matheus Medeiros.
A união entre inteligência artificial e criptomoedas está moldando um novo cenário. Nesse contexto, a NVIDIA se destaca como líder mundial no fornecimento de GPUs, que são essenciais para o treinamento de modelos de IA. Essas tecnologias impulsionam plataformas como Fetch.ai , Ocean Protocol,Agix e Render que utilizam IA e blockchain para criar soluções inovadoras, visando melhorar a automação e a segurança nas transações descentralizadas.
Educação
Leo Chaves lota auditório em palestra ministrada na cidade de Monte Alto (SP)

Em homenagem ao Dia dos Professores, cantor e empresário compartilhou conhecimento e diversas experiências com o público
Um dia emocionante e de muito conhecimento. Foi assim que a maioria dos professores e gestores escolares da rede pública e privada de Monte Alto (SP), definiram a palestra ministrada pelo cantor e empresário Leo Chaves na noite de ontem (14).
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, lotou o Pavilhão de Festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com um público estimado de mais de mil pessoas.
Como o tema de sua palestra intitulado “A Grande Arte de Se Reinventar”, Leo dividiu com todos os que estavam presentes, experiências da carreira e muito conhecimento, compartilhando cases e soluções educacionais que vem adquirindo ao longo dos anos por meio de sua atuação no Instituto Hortense e na EAI Educa.
“Foi excelente, uma noite memorável para todos os professores, cheia de emoções e conhecimento. Geralmente quando falamos em palestras, parece maçante, mas a dele foi impactante, super agradável e produtiva. Nos levou a pensamentos e indagações de nós mesmos”, expressou Suzete Coghi, supervisora de ensino no município.
Educação
Aluno da Escola Canadense de Brasília conquista vice-campeonato brasileiro de judô

Legenda: Entre quedas e levantadas no tatame, Gabriel confirma que o aprendizado vai além das medalhas: é sobre crescer, aprender e seguir em frente com propósito.
Gabriel Kitamura, aluno da Escola Canadense de Brasília, conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Judô 2025, realizado entre os dias 1º e 3 de outubro, em João Pessoa (PB). Aos 11 anos, o estudante representou o Distrito Federal na competição e celebrou o vice-campeonato com o apoio da família, dos professores e dos senseis. A escola viabilizou a ida do treinador, Mr. Guilherme, e da família, para que acompanhassem o atleta durante o torneio.
Mais do que um resultado esportivo, a conquista reflete um modelo pedagógico que valoriza o desenvolvimento integral do aluno — unindo excelência acadêmica, equilíbrio emocional e valores humanos. Aluno da instituição desde o “Nursery”, Gabriel cresceu em um ambiente que enxerga o esporte como extensão da sala de aula.
“Ser vice-campeão no Campeonato Brasileiro foi muito especial. Eu senti que todo o esforço valeu a pena e que estou no caminho certo. Treinei muito, e deu certo. Mas eu sei que é só o começo. Quero continuar treinando, melhorando e buscando o primeiro lugar”, conta Gabriel.
O jovem atleta treina desde os três anos e mantém uma rotina de cerca de 12 horas semanais de prática no tatame da escola, além de sessões complementares fora dela, totalizando aproximadamente 18 horas de treinamento. Segundo o sensei Guilherme, o preparo para o campeonato envolveu planejamento técnico, tático e emocional.
“O Gabriel evoluiu muito em maturidade competitiva e controle emocional. Ele representa o espírito do nosso programa de judô, que busca formar campeões na vida, não apenas no esporte”, explica o treinador.
Além de Gabriel, o também aluno Lucas Oya participou da competição, reforçando o nível técnico da equipe da Escola Canadense. A instituição mantém, em sua grade extracurricular, modalidades como judô, , futsal, basquete, xadrez, ballet e teatro, com foco na formação integral e na convivência ética.
A mãe de Gabriel, Talitha Kitamura, acompanhou de perto toda a trajetória do filho. Para ela, o esporte foi fundamental na construção de disciplina, responsabilidade e humildade.
“O judô moldou o caráter do Gabriel. Ele aprendeu que cada gesto tem propósito e respeito. No campeonato, foi o único no pódio que aplaudiu o primeiro colocado — isso mostra que o aprendizado vai muito além da luta”, afirma.
Crédito: Escola Canadense de Brasília
Legenda: Gabriel Kitamura foi o único no pódio que aplaudiu o primeiro colocado, o aprendizado vai muito além da luta.
Na escola, o judô é ministrado sob a coordenação dos senseis André Maia, Thamilis Queiroz e André (ne-waza). Com orientação próxima e planejamento técnico detalhado, o programa desenvolve não apenas o desempenho físico, mas também o equilíbrio mental e emocional dos alunos.
“O esporte é uma extensão da sala de aula. Nossos alunos aprendem a competir com coragem, a perder com dignidade e a vencer com humildade”, afirma Ana Flávia Brandão, diretora da Escola Canadense de Brasília.
A trajetória de Gabriel evidencia o impacto do esporte na formação de crianças e adolescentes. Ao conciliar treinos e estudos com excelência, ele se prepara para representar o Brasil no Panamericano de Judô, em dezembro, no Peru — levando consigo uma filosofia que valoriza respeito, empatia e superação.
Entre quedas e levantadas no tatame, Gabriel confirma que o aprendizado vai além das medalhas: é sobre crescer, aprender e seguir em frente com propósito.
Sobre a Escola Canadense de Brasília:
A Escola Canadense de Brasília é uma instituição educacional que oferece um currículo bilíngue, que utiliza uma metodologia internacional de excelência, com uma mentalidade global e uma abordagem pedagógica voltada para a formação integral dos alunos. Com foco no desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, a escola prepara seus alunos para serem cidadãos globais. https://www.escolacanadensedebrasilia.com.br/.
Unidade SIG
SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F • Brasília – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957
Unidade Águas Claras
QS 05 Av. Areal, Lote 04 • Águas Claras – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957
Educação
Em celebração ao Dia dos Professores, Leo Chaves ministra palestra em Monte Alto nesta terça (14)

Evento pretende reunir um público aproximado de mil pessoas entre professores e gestores escolares da rede pública
Para celebrar o Dia dos Professores, o cantor e empresário Leo Chaves participa nesta terça, dia 14 de outubro, de uma palestra especial em Monte Alto (SP), no Pavilhão de Festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a partir das 18h30, uma organização da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Educação.
Com o tema “A Grande Arte de Se Reinventar”, Leo traz uma abordagem reflexiva sobre o futuro da educação através de práticas assertivas, buscando como objetivo a proposta de uma metodologia acolhedora, criativa e inspiradora, baseando-se em sólidos fundamentos pedagógicos.
O evento, que estima receber um público de mais de mil pessoas, entre professores e gestores escolares da rede pública e privada, é um presente da prefeita da cidade, Maria Helena Aguiar Rettondini, que também é professora, e vem para enfatizar a importância dos profissionais da educação e valorizar a profissão que tanto agrega na sociedade.
Vale enfatizar que Leo Chaves tem visitado diversas cidades do país para implementar a Educação Socioemocional em Redes Municipais de Ensino, por meio do Instituto Hortense, além de sua atuação com a EAI Educa.
“Será mais uma oportunidade para conversar com profissionais que são a base da educação, trazendo uma troca de experiências que certamente farão a diferença. Tenho orgulho em poder enaltecer o trabalho de professores e gestores da educação, pois são eles que possuem na mão as chaves para um futuro melhor”, conclui Leo Chaves.
Serviço
Palestra “A Grande Arte de Se Reinventar” em Monte Alto (SP)
Quando: 14 de outubro
Onde: Pavilhão de Festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Avenida Bartolomeu Bueno, 62, Conjunto Habitacional Bandeirantes/Monte Alto-SP
Início do evento: 18h30
Início palestra: 19h