Como desinchar o corpo após as festas de fim de ano?

A nutricionista Carolina Dias compartilha receitas de chás que ajudam a purificar o corpo e evitar a retenção de líquidos; confira

Com a chegada das festas de fim de ano, abre-se a temporada em que as mesas são preenchidas com uma variedade irresistível de comidas. Desde os pratos tradicionais às sobremesas tentadoras, essa época do ano é um verdadeiro convite para saborear à vontade as delícias características desta celebração. Entretanto, após tantas festividades regadas a iguarias saborosas, é comum sentir os efeitos dos excessos alimentares no corpo. O exagero alimentar pode resultar em desconfortos, sensação de inchaço e diversos desequilíbrios gastrointestinais, além de outras complicações para pessoas com intolerâncias e restrições alimentares.

- Publicidade -

“Começar com uma hidratação adequada é essencial para purificar o corpo de substâncias nocivas. Além disso, bebidas diuréticas como chás são aliadas nesse processo, pois ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Diversas plantas possuem propriedades diuréticas e desintoxicantes, contribuindo para esse efeito”, explica Carolina Dias, especialista em nutrição e sócia da Clínica Carolina Dias.

“Para potencializar esse processo de eliminar toxinas do organismo, é essencial manter uma alimentação cuidadosa. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e açúcar para não prolongar a sensação de inchaço e aposte em alimentos funcionais. Momentaneamente, é recomendado evitar laticínios, carne vermelha, cafeína e álcool, além de passar 3 dias com uma dieta com carboidrato abaixo de 100g por dia. Em contrapartida, busque incluir mais vegetais, legumes e frutas em suas refeições”, recomenda Carolina.

A profissional reuniu receitas de chás que ajudam a desinchar o corpo. Confira cada uma delas:

Manhã (sempre tomar os termogênicos.)
Combinações de termogênicos:
Chá verde com hibisco
Hortelã com limão
Canela com cravo
Limão com gengibre
Gengibre com chá verde
Gengibre com hibisco
Hibisco com canela
*hipertensos não devem ingerir

Tarde (sempre tomar os diuréticos)
Combinações diuréticos:
Carqueja com dente de leão
Amora com salsinha
Cavalinha com salsinha
Dente de leão com amora
Carqueja com cavalinha

- Publicidade -

Noite – usar 30 min antes de dormir
Camomila com mulungu
Melissa com mulungu
Dente de leão com mulungu

Para ansiedade:
1 xícara de chá de casca de cacau ou nibs de cacau.

Obs: independente do chá escolhido, use sempre 1 colher de sopa de cada erva para 300ml de água. Após ferver a água, desligue o fogo, jogue as ervas, espere 10 min e coe. Prontinho. Seu chá está pronto.

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *