Gastronomia
Como equilibrar uma alimentação saudável com as tentações das ceias de fim de ano
Chegou o fim do ano e é tempo de celebrar junto aos familiares e amigos em torno de uma boa ceia com comidas e bebidas tradicionais do período natalino e do ano novo.
As celebrações nessa época do ano frequentemente envolvem refeições fartas, onde as famílias se reúnem em torno da mesa para compartilhar não apenas a comida, mas também os momentos especiais. No entanto, isso não significa que devemos abandonar totalmente nossos hábitos alimentares saudáveis.
As refeições envolvem alimentos que não estão presentes no nosso dia a dia e por isso devemos degustá-los com moderação para garantir que nossa saúde não seja comprometida.
Entre os alimentos mais tradicionais estão os assados como rosbife, cordeiro, lombinho, peru ou chester, além do bacalhau que pode ser preparado de diversas maneiras. E não podemos esquecer os acompanhamentos como batatas, arroz, farofa, vegetais e saladas, além das frutas de época, como cereja e ameixa, além das típicas do verão como uva, morango e abacaxi.
As sobremesas como tortas, o tradicional panetone e frutas secas como tâmaras, damascos, figos e as oleaginosas – nozes, avelãs e castanhas, completam a refeição.
Comer com moderação dando preferência às proteínas, vegetais e saladas, intercalar água com as bebidas alcoólicas e saborear pequenas porções de sobremesa, vai garantir que as pessoas aproveitem a festa sem prejudicar a saúde.
Veja as dicas que a nutricionista Ana Paula Cony, da Clinica NeuroVida, elaborou de como ter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano:
Dica 1: Não coma alimentos que você come o ano inteiro. Faça uma lista dos alimentos que você não abre mão de comer e foque neles. Para poder saborear a sobremesa, coma menos arroz ou outro carboidrato. Esse tipo de raciocínio vai te ajudar a fazer escolhas mais inteligentes que visam, não só a manutenção da sua forma, como especialmente do seu bem-estar.
Dica 2: Equilibre o que você vai comer nos dias de festa. Da lista que você fez com os alimentos que você mais gosta, coma uns no dia 24 ou 31 e os outros no dia seguinte. Assim você vai conseguir desfrutar melhor cada uma das receitas sem passar mal de tanto comer.
Dica 3: Alimente-se bem durante o dia. Não fique sem comer ou apenas beliscando, para comer de tudo durante a ceia. O ideal é inserir alimentos saudáveis na sua rotina, para que a qualidade deles deixe você saciada e nutrida por mais tempo, assim sentimos menos fome, menos vontade de comer doces e alimentos industrializados.
Isso vale para o dia de Natal e do Réveillon. Quando se servir, comece pegando os alimentos mais saudáveis como os assados, legumes e saladas. Assim irá sobrar menos espaço no seu prato para as comidas que são boas apenas para o paladar.
Dica 4: Aprenda a dizer não! Essa dica vale para o ano todo. Você não tem que aceitar tudo o que oferecem a você. Você precisa ser educada e generosa com você mesma, com o seu estômago, com o seu intestino, e não só com o seu paladar.
Dica 5: Evite refrigerantes de todas as formas. Refrigerante e estilo de vida saudável não combinam. Mesmo as versões light, diet e zero são péssimas pedidas, já que, embora não tenham açúcar, precisam de uma quantidade muito maior de componentes químicos para terem um sabor razoável. Os refrigerantes causam danos ao fígado, aumentando o risco de cirrose hepática; pedras nos rins; diabetes; acidez estomacal e refluxo; osteoporose e problemas gastrointestinais.
Boas opções de bebidas são: suco de uva integral, de preferência orgânico; água de coco natural; suco de fruta natural e chás gelados caseiros de limão, pêssego, hibisco com canela, hortelã, mate.
Dica 6: Fique atenta à hidratação. Beber água é fundamental em todos os dias do ano, mas em datas comemorativas e comida farta é preciso reforçar o consumo de água. Quem está mal hidratado costuma sentir mais fome.
Muitas vezes você pensa que está com fome e na verdade está com sede!
Além disso, é muito comum ingerir bebidas alcoólicas nessa época do ano e isso diminui a produção do hormônio antidiurético e, com isso, a pessoa urina mais. O álcool também aumenta a pressão, faz a pessoa suar e perder líquido do corpo. Por isso deve ser consumido com moderação.
Uma taça de vinho ou uma/duas taças de espumante não vão colocar tudo a perder, especialmente se você seguir as outras dicas e principalmente: beber água (e água de coco) – antes, durante e depois das bebidas alcoólicas.
Dica 7: Faça atividade física até o último segundo. Não deixe seus treinos entrarem no ritmo das férias e confraternizações de fim de ano. Mantenha-se fiel à atividade física o máximo possível. Além de fazer com que você queime calorias, os exercícios nos deixam mais focados na dieta.
Isso porque a prática de atividade física aumenta a liberação de endorfina, serotonina e dopamina, o que garante efeitos extremamente positivos no bem-estar psicológico.
Dica 8: Procure por versões mais saudáveis dos pratos tradicionais. Se você ficou responsável por algum prato ou se a ceia será na sua casa, procure fazer versões mais saudáveis dos pratos, ou até invente um novo, também saudável.
Dê preferência aos temperos naturais na hora de preparar as receitas, como gengibre, canela e pimenta. Esses ingredientes são termogênicos, aumentam a temperatura do corpo e fazem com que a gente gaste mais energia.
Outra dica é optar pelas ervas aromáticas: tomilho, orégano, hortelã, alecrim e coentro. Além de realçarem o sabor dos alimentos, elas fortalecem o sistema imunológico, ajudam na digestão e tem ação anti-inflamatória.
Use óleo vegetal (soja, canola, milho, girassol), ou ghee na preparação dos alimentos e troque a farinha de mandioca da farofa por farinha de amêndoas ou de castanha do Pará.
Dica 9: Separe um tempo somente para comer. O dia a dia da maioria das pessoas é tão corrido que o momento das refeições normalmente é algo rápido, apenas para encher a barriga ou matar uma vontade súbita de algo, tipo chocolate. Aproveite os momentos de confraternização e, ao se alimentar, vá com calma. Mastigue bem os alimentos, aprecie cada pedacinho daquilo que você esperou o ano inteiro para comer.
Para isso, evite fazer outras atividades ao comer, como assistir TV e ficar na frente do computador. Em geral, essas atividades tiram sua atenção e você acaba comendo além do necessário, especialmente se estiver sentada perto de alimentos que não precisem de garfo e faca.
Mas veja que é possível ter uma relação saudável com a comida, escolher os alimentos e as quantidades com consciência e não deixar de aproveitar as coisas boas dessa época do ano.
Dica 10: Lembre-se do verdadeiro motivo das festas de fim de ano. A maioria das pessoas esqueceu completamente o sentido da confraternização onde o mais importante deveria ser reunir a família, rever alguns amigos, confraternizar. A comida deveria ser apenas um complemento de tudo isso.
Estar com aqueles que se ama parece pouco para algumas pessoas e então a ceia, extremamente farta, preenche o vazio deixado por perdas emocionais, pela insegurança, carência, entre tantos outros problemas que deveríamos tentar resolver fora da mesa de jantar.
Para iniciar o novo ciclo de uma maneira melhor que o anterior é preciso equilibrar o prazer da comida com escolhas saudáveis para manter o espírito festivo e a saúde em dia. E após as comemorações volte para a rotina alimentar e não deixe de praticar atividades físicas.
Gastronomia
Grupo D&M aposta na alta gastronomia no Recife com a chegada dos restaurantes Lotti e Miss Kōh no RioMar
Do mar da Costa Amalfitana às cores e aromas da Ásia, o Recife se prepara para receber uma verdadeira imersão em experiências gastronômicas internacionais. O grupo D&M desembarca no RioMar Recife trazendo dois restaurantes consagrados da cena baiana: o Lotti, referência em alta gastronomia italiana contemporânea, e o Miss Kōh, cujo foco é na culinária asiática autoral. Juntas, as duas casas prometem movimentar a cena gastronômica local, oferecendo experiências sensoriais inéditas e sofisticadas, assim como já acontece em Salvador.
No Lotti, a tradição italiana encontra a contemporaneidade em pratos que são verdadeiras viagens de sabores. Sob o comando do chef Daniel Buzzi, natural da Lombardia e com passagens por cozinhas estreladas na Europa, o restaurante combina técnica, autenticidade e refinamento em uma cozinha que celebra a essência da Itália com olhar contemporâneo.
Inspirado na Costa Amalfitana, o Lotti convida a um passeio sensorial desde a entrada, com a Burrata al Pesto, até pratos principais como o Risotto ai Frutti di Mare, o Tagliatelle al Tartufo e o Saltimbocca alla Romana, além de sobremesas como Tiramisù e Panna Cotta, que encerram a experiência com leveza e sofisticação. O ambiente, elegante e convidativo, transporta o cliente para Positano, unindo o charme mediterrâneo ao frescor do mar, que agora chega ao Recife.
ÁSIÁTICO
Já o Miss Kōh chega com uma proposta diferente, mas igualmente envolvente e única de gastronômica asiática. A cozinha é assinada por quatro chefs de renome nacional e internacional: Tsuyoshi Murakami, estrela Michelin pelo restaurante Murakami (SP), conduzindo a cozinha japonesa; Paulo Shin, referência em culinária coreana; David Fonseca, uma das principais referências da culinária japonesa contemporânea no Brasil; e Maurício Santi, especialista em gastronomia tailandesa com experiência em casas da Tailândia e restaurantes estrelados. Juntos, eles criaram um cardápio que explora picância, aromas e contrastes, com pratos que passeiam justamente entre Japão, Coreia e Tailândia, proporcionando uma experiência multissensorial que vai muito além do paladar.
A chegada do Lotti e do Miss Kōh integra o plano de expansão do grupo D&M, que já reúne restaurantes de destaque e busca consolidar sua presença nas principais capitais do País. Com foco em chefs renomados, ambientes sofisticados e cardápios autorais, o grupo reafirma seu compromisso em levar excelência, autenticidade e experiências únicas a cada novo endereço, reforçando o Recife como palco de alta gastronomia e inovação.
RIOMAR RECIFE
Inauguração do Lotti: Dezembro de 2025
Inauguração do Miss Kōh: Janeiro de 2026
Gastronomia
Restaurante Tasca do Marquês abre pedidos para a Ceia de Natal com sabores tradicionais de Portugal
Com a chegada das festas de fim de ano, cresce a busca por ceias especiais e repletas de sabor, sem o trabalho da cozinha. Para quem deseja celebrar com tradição e requinte, o restaurante Tasca do Marquês, localizado no BarraShopping, no Rio de Janeiro, anuncia a abertura das encomendas para Natal e Réveillon, levando para a mesa dos clientes o autêntico sabor da gastronomia portuguesa.
O menu foi desenvolvido para proporcionar uma verdadeira viagem a Portugal, com Protagonismo absoluto para o clássico símbolo das festas lusitanas: Bacalhau Gadus Morhua Lombos. Cada receita carrega a essência da culinária portuguesa, com preparo cuidadoso, ingredientes selecionados e o toque afetivo que transforma a ceia em um momento Inesquecível.
Os pedidos para Ceia de Natal podem ser realizados até 22 de dezembro,
garantindo qualidade, frescor e pontualidade na entrega.
Os pratos principais: o bacalhau como estrela:
A Tasca do Marquês oferece lombos de Bacalhau Gadus Morhua, com aproximadamente 500g (porção para duas pessoas), ao valor de R$ 354,00, disponíveis em quatro versões tradicionais e sofisticadas:
Bacalhau à Portuguesa — com batata, grelos, grão de bico, ovo
cozido, cebola, azeitonas portuguesas e alho cru.
Bacalhau à Lagareiro — grelhado, com molho de cebola caramelizada,
alho laminado, batatas ao murro, louro, cheiro verde e azeitonas
portuguesas.
Bacalhau do Chef — assado, com cebola caramelizada, alho laminado,
cheiro verde, ovos cozidos, couve, batatas ao murro e azeitonas
portuguesas.
Bacalhau com Crosta de Broa — assado, com crosta de broa, cebola
caramelizada, migas, batatas ao murro e azeitonas portuguesas.
Entradas para abrir a celebração
Para iniciar a ceia com ainda mais sabor, o cardápio inclui clássicos
portugueses:
Pastel de Bacalhau (+/- 50g) – R$11,00
Pastel de Nata de Bacalhau e Pastel de Nata de Camarão – R$24,00
Coxinha à Portuguesa (recheada com bacalhau, azeitonas e queijo
amanteigado) – R$24,00
Massa crua de Pastel de Bacalhau — R$ 180,00/kg (ideal para fritar em
casa e servir na hora!)
Queijo Serra da Estrela (peça de aproximadamente 500g) – R$ 380,00
Sobremesas: tradição doce à mesa
Para finalizar a noite com aquele sabor afetivo que não pode faltar, o menu
inclui opções típicas portuguesas:
Rabanadas – R$ 12,00 a unidade
Bolo Rei (500g por R$ 150,00 / 1kg por R$ 290,00)
Bolo de Mel da Ilha da Madeira (250g por R$ 48,00 / 650g por R$
110,00)
Pastel de Belém – caixa com 4 unidades por R$ 48,00
Toucinho do Céu – R$ 240,00
Pudim Molotof – R$ 220,00
Entre outras delícias tradicionalmente lusitanas.
SERVIÇO:
Tasca do Marquês
�� BarraShopping — Nível Américas
Av. das Américas, 4.666 — Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
�� Encomendas (WhatsApp): 21 97199-9697
Gastronomia
3 receitas de papinha de frutas para variar o cardápio do seu filho
– Ideias práticas e nutritivas para tornar a introdução alimentar mais leve no dia a dia
As papinhas de frutas são mais do que uma opção prática e saudável: representam o primeiro passo da introdução alimentar. Com sabor naturalmente adocicado e textura suave, costumam agradar os pequenos desde as primeiras colheradas. Além disso, permitem combinações com outros ingredientes, criando lanches e sobremesas leves que ajudam a estimular o paladar infantil.
A linha de papinhas orgânicas Natuzinho, aparece como uma opção versátil para esse tipo de preparo. Por serem orgânicas e livres de conservantes, elas podem compor receitas nutritivas, ideais para o dia a dia dos seus filhos.
Confira três sugestões simples e saborosas:
Sorvete de fruta (a partir dos 6 meses de idade)
Ingredientes:
● 1 papinha Natuzinho do sabor escolhido (congelada)
● 100 ml de água mineral
Modo de preparo:
Congele a papinha por algumas horas. Após o congelamento, bata ela ainda congelada com a água no processador até atingir textura cremosa. Após o processo, o sorvete estará pronto e poderá ser servido imediatamente.
Bolinho de frutas (a partir dos 6 meses de idade)
Ingredientes:
● 1 papinha Natuzinho do sabor de sua preferência
● 2 colheres (sopa) de farinha de aveia
● 1 ovo
● 1 colher (chá) de canela
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Distribua em forminhas e leve ao forno ou airfryer por 15 minutos a 180 °C. Retire, deixe esfriar por alguns minutos e sirva.
Barrinha de cereal caseira (a partir dos 3 anos de idade)
Ingredientes:
● 1 papinha Natuzinho do sabor de sua escolha
● 2 colheres (chá) de aveia
● 2 colheres de granola ou linhaça
● 1/3 de xícara (chá) de mel
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela, incorporando o mel por último. Unte uma assadeira e espalhe a massa, pressionando bem até atingir cerca de 1 cm de altura. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos.
Deixe esfriar completamente antes de cortar em barrinhas. Armazene em pote de vidro bem fechado. Elas duram até sete dias fora da geladeira.
Sobre a Brasgroup
Com mais de 25 anos de experiência, a Brasgroup é referência no desenvolvimento de produtos voltados ao cuidado com bebês, crianças e pets. Detentora das marcas Clingo, Germanhart e da linha de alimentos infantis Natuzinho, a empresa une inovação, segurança e praticidade para proporcionar bem-estar em todas as fases da vida. Com sede em São Paulo e centro de distribuição próprio em Santa Catarina, a Brasgroup reforça seu compromisso com a qualidade, o afeto e o conforto no dia a dia das famílias.



