Casa e Decoração
Como transformar home offices e ambientes compactos de trabalho de forma funcional e elegante
A reunião online começa e a primeira preocupação que muitas pessoas têm é se o fundo da própria imagem está bacana. Nem sempre o ambiente que se trabalha está de acordo com a imagem profissional que se quer passar.
Ainda com as jornadas híbridas de trabalho e o retorno dos turnos presenciais, segundo levantamento da FGV Ibre, em média, 32,7% das empresas no Brasil mantém seus colaboradores trabalhando em home offices, podendo chegar a 40,9%, dependendo do setor, como é o caso da construção.
Como o ambiente de trabalho possui um papel fundamental na performance e rendimento do profissional, a arquiteta de projetos corporativos, Fabiana Camanho, da Camanho Arquitetura, dá dicas do que fazer e as melhores referências em mobiliários para se apostar, garantindo que o “cantinho” de trabalho transmita, de fato, um aspecto de empresa, de forma funcional, elegante e harmônica.
1 – Uma das principais tendências é a escolha por mobiliários versáteis e compactos. Aquelas mesas enormes, volumosas, perderam espaço para mobiliários híbridos, que podem ser transportados facilmente para qualquer lugar;
2 – Privilegie e explore espaços inutilizados, para criar ambientes que decorem ou possam trazer soluções, como uma opção de estação de trabalho em pé, já que estudos vem mostrando os benefícios de variar o turno do trabalho sentado, com a postura ereta;
3 – Caso o cantinho seja estreito ou com paredes assimétricas, opte por mobiliários que acompanhem a forma do espaço;
4 – Invista em acessórios que sejam aliados na funcionalidade e organização; podem ser móveis pequenos de apoio ou organizadores internos ou aparentes.
Camanho Arquitetura
www.camanhoarquitetura.com.br
FK Grupo
www.fkgrupo.com
Inscreva-se para receber notícias sobre Casa e Decoração
Casa e Decoração
Ainda dá tempo: crie uma decoração de Natal incrível mesmo de última hora
O Natal está chegando, e mesmo com a data tão próxima, ainda é possível montar uma decoração que deixe sua casa repleta de magia e aconchego. Essa época do ano é marcada pela união e pela alegria, e nada melhor do que preparar o lar para receber familiares e amigos em um ambiente inundado pelo espírito natalino.
O brasileiro tem uma relação especial com o Natal. É o momento em que as casas ganham vida com luzes pisca-pisca, árvores decoradas e detalhes que vão das opções simples às mais elaboradas. Mais do que um toque estético, a decoração de Natal simboliza acolhimento e celebração. Cada item, desde a estrela no topo da árvore até as guirlandas na porta, contribui para criar um ambiente que transmite carinho e aconchego.
Transforme seu lar em um refúgio de celebração
A importância de decorar vai além do visual: é uma forma de criar uma atmosfera que une as pessoas e celebra os valores da época, como amor, generosidade e esperança. Preparar a casa para o Natal significa dar vida ao ambiente, tornando-o mais acolhedor e propício para os encontros que fortalecem os laços familiares e de amizade.
Um ritual de amor e cumplicidade
Preparar a casa para o Natal é, para muitas famílias, um verdadeiro ritual. É um momento de trabalho em equipe, onde todos participam: mãe, pai e filhos. Cada peça escolhida e cada luz acesa contribuem para criar um cenário único, que se torna palco de risadas, histórias e encontros cheios de significado.
Para Silvia Nobre, sócia da loja de decorações Casa Inglesa, poder proporcionar às famílias esse rito é especial: “Aqui na Casa Inglesa, nós sempre escolhemos a dedo as peças de Natal, afinal todas terão um significado para quem ali está comprando. A casa não ficará só enfeitada para a festa do dia 24 e 25, mas também vai refletir o espírito natalino, que é o mais importante.” Ela ainda completa dizendo que fazer parte da vida das pessoas dessa maneira, marcada pela decoração, não tem preço.
Dicas para decorar sua casa da melhor maneira
Para Nobre, a decoração da casa para o Natal tem que estar alinhada à família que ali vive. Com algumas dicas apontadas por ela, o lar pode ficar ainda mais harmonioso e bonito.
1. Escolha uma paleta de cores temática
Opte por cores clássicas como vermelho, verde e dourado, ou aposte em combinações modernas, como prata com azul ou dourado com branco. Usar uma paleta coerente dá um toque elegante e harmonioso à decoração.
2. Monte sua árvore com criatividade
A árvore de Natal é o coração da decoração. Invista em enfeites que representem memórias e histórias da sua família. Pisca-piscas, bolas coloridas, laços e até decorações feitas à mão são uma ótima pedida para personalizar sua árvore.
3. Adicione luzes para trazer aconchego
Pisca-piscas, velas e lanternas criam uma atmosfera mágica. Use luzes em janelas, prateleiras ou envolva plantas e móveis para destacar o clima festivo em toda a casa.
4. Crie um ponto de destaque na sala
Além da árvore, escolha um canto para montar um presépio ou uma mesa com velas, pinhas, guirlandas e arranjos florais. Esse espaço será o centro da atenção e pode ser um ótimo lugar para fotos em família.
5. Não esqueça da mesa de Natal
Para a ceia, prepare uma mesa temática com toalhas festivas, louças especiais e arranjos simples, como velas e pequenos enfeites. Marcar os lugares com cartões ou pequenos mimos é um detalhe que encanta os convidados.
6. Estenda a magia para outros cômodos
Decore também quartos, banheiros e até a cozinha com toques natalinos. Almofadas, toalhas ou pequenos enfeites em cada espaço tornam a casa toda envolvida no clima festivo.
7. Envolva toda a família na montagem
Fazer a decoração juntos torna o momento ainda mais especial. Desde pendurar os enfeites até ajustar as luzes, cada membro da família, incluindo as crianças e até os pets, pode participar e deixar sua marca.
Inscreva-se para receber notícias sobre Casa e Decoração
Casa e Decoração
Construção industrializada em aço assume protagonismo em obra de tradicional faculdade paulistana
Estruturas metálicas proporcionam grandes vãos e espaços abertos, que favorecem a flexibilidade e a versatilidade em projeto da nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner. Volume de Aço empregado ultrapassa 150 toneladas
A nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, no Alto da Boa Vista, em São Paulo, exemplifica o quanto o sistema construtivo em aço pode assumir o protagonismo de um projeto. As estruturas metálicas conferem ao edifício considerável leveza visual, proporcionando grandes vãos e espaços abertos que favorecem a flexibilidade e a versatilidade do ambiente. Projetada pelo escritório Biselli Katchborian, esta obra apresenta um detalhe peculiar em torno de uma mangueira centenária, preservada com reverência no centro do lote, com a árvore não apenas resguardada, mas elevada a um ponto focal que moldou todo o conceito arquitetônico. “A mangueira foi o ponto de partida do projeto, e é impossível ignorar o poder simbólico dessa árvore. Majestosa e imponente, ela define o traçado do edifício em U e sugere um centro de gravidade emocional, um ponto de encontro natural que comunica segurança e continuidade”, explica o arquiteto Mário Biselli.
O sistema construtivo em aço desempenha nesse projeto um papel surpreendente, e foi escolhido justamente por sua capacidade de vencer grandes vãos e também pela sua leveza estrutural, durabilidade e eficiência. “A estrutura metálica permite grandes aberturas e balanços”, destaca Biselli, acrescentando que a leveza do sistema permite que os espaços internos fluam de maneira contínua e sem interrupções visuais, garantindo ambientes de geometria aberta, prontos para serem adaptados de acordo com as necessidades dos estudantes e professores.
A ausência de pilares no térreo amplia a sensação de fluidez, de liberdade, algo que seria difícil de conseguir com outros materiais. O aço, então, com sua alta resistência à tração e flexibilidade, possibilita essa liberdade arquitetônica. “A velocidade de montagem proporcionada pelo uso de estruturas metálicas permitiu que a obra fosse executada com mais eficiência, reduzindo o impacto ambiental durante o processo construtivo”, afirma o arquiteto.
“O sistema construtivo em aço também se destaca por sua durabilidade e baixa manutenção, características que garantem a longevidade da construção e minimizam o desgaste ao longo dos anos”, reforça Biselli.
Na nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner, o aço atua de maneira quase silenciosa, discreta, criando uma moldura que permite que a verdadeira protagonista, a natureza, tenha o seu destaque. “Se o sistema construtivo em aço é o esqueleto que mantém o edifício em pé, a madeira é a pele que lhe dá calor”, destaca o arquiteto.
“O uso da construção em aço, além de oferecer liberdade estrutural, tem sua contribuição para a sustentabilidade, por conta da possibilidade das estruturas metálicas serem recicladas e reutilizadas, reduzindo o impacto ambiental”, conclui o arquiteto Mário Biselli, acrescentando ainda que a nova sede da Faculdade Rudolf Steiner é muito mais do que um simples edifício, sendo um verdadeiro símbolo de como é possível, através do design, criar espaços que não apenas servem às suas funções práticas, mas que também refletem e reforçam os ideais que abraçam.
Ficha Técnica:
> Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Biselli Katchborian Arquitetos / Mario Biselli
> Fabricante da Estrutura em Aço: Sulmetais
> Execução da Obra: Engemon
> Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Edatec
> Área Construída: 3.850m²
> Volume de Aço Empregado: 155,7 toneladas
> Conclusão da Obra: 2024
> Local: São Paulo, SP
Inscreva-se para receber notícias sobre Casa e Decoração
Casa e Decoração
Tendências para decorar para o Natal com beleza e sustentabilidade na Artesanato de Talentos
Elementos simples e versáteis, que podem ser encontrados na loja colaborativa Artesanato de Talentos, no RioMar Recife, ajudam a criar uma atmosfera elegante e acolhedora
A decoração de Natal é um dos momentos mais esperados do ano, trazendo o espírito festivo para dentro de casa. Com luzes, guirlandas e árvores decoradas, ela cria a magia que transforma o ambiente e marca a celebração. Além de enfeitar, é uma forma de renovar tradições e reunir pessoas em torno do encanto natalino.
O decorador e artesão Edvaldo Lopes da Silva, conhecido como Tito, compartilha dicas valiosas para quem deseja acompanhar as tendências deste Natal. Segundo ele, alguns elementos são indispensáveis para manter a tradição e criar uma atmosfera especial. “O presépio é essencial para preservar o significado religioso da data e não pode faltar na decoração”, destaca.
Além disso, Tito ressalta que a árvore de Natal continua sendo o grande destaque, com luzes internas e externas que ajudam a compor um clima mágico e acolhedor. Ele também aponta as cores que estão em alta neste ano. “Dourado, branco e lilás, com o dourado predominando como a escolha principal, trazendo sofisticação e brilho aos ambientes”, afirma o artesão.
O decorador defende que a simplicidade é a chave para uma decoração natalina elegante, prática e sustentável. Para ele, o segredo está em apostar em elementos que unem beleza e funcionalidade, sem exageros. “Menos é mais. Luzes de LED em fio de fada, por exemplo, criam um clima acolhedor e, ao mesmo tempo, são uma escolha consciente, por consumirem menos energia, ajudando a reduzir custos”, explica.
Tito também incentiva o reaproveitamento de itens já disponíveis em casa, evitando compras desnecessárias. “Você pode usar taças de vidro como castiçais para velas, o que traz sofisticação de forma simples e econômica. Uma guirlanda bem-feita na porta de entrada também é suficiente para transformar o ambiente e dar as boas-vindas ao espírito natalino, sem precisar gastar muito”.
Conhecida pela variedade de produtos artesanais, a loja Artesanato de Talentos, espaço colaborativo realizado por meio de uma parceria do RioMar Recife com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e o Instituto Fecomércio-PE, oferece várias opções que vão desde guirlandas até bolas de Natal, árvores decorativas e peças minimalistas de tecido, todas feitas com materiais de alta qualidade e acabamentos impecáveis. Com preços que variam de R$ 10 a R$ 350, a loja oferece opções acessíveis para todos os estilos. Cada peça é feita de forma ética e sustentável, contribuindo para a autonomia das comunidades locais.
As guirlandas são um clássico e, neste Natal, a loja apresenta modelos que agradam a todos os estilos, do mais tradicional ao contemporâneo, sempre com aquele toque artesanal. Confeccionadas com tecidos delicados e materiais naturais, essas guirlandas podem enfeitar não só a porta de entrada, mas também paredes ou até a mesa de jantar, dando um charme especial a qualquer ambiente. Uma dica é usar guirlandas menores combinadas com velas e arranjos florais para criar um centro de mesa sofisticado e aconchegante.
“A loja oferece mais de mil peças de decoração, desde guirlandas e árvores de Natal, acessórios para a mesa posta, como toalhas, guardanapos e sousplats. Cada item é produzido por artesãos e artesãs das comunidades do Pina e Brasília Teimosa, que utilizam técnicas manuais e materiais reciclados. As peças exclusivas e sustentáveis são perfeitas para quem deseja transformar a mesa de Natal em um ambiente acolhedor e único, trazendo à tona o charme do artesanato local e tornando a celebração ainda mais especial”, explica a secretária executiva do Instituto Fecomércio, Wilma Fonseca.
Serviço
Loja Artesanato de Talentos
Até 24 de dezembro
Piso L2 do RioMar Recife, próximo da C&A
Horário de Funcionamento:
Segunda a sábado: 9h às 22h.
Domingo: 12h às 21h.
Inscreva-se para receber notícias sobre Casa e Decoração
-
Cultura6 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Evento8 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde1 ano atrás
Mentoria de carreira
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras11 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música