Evento
Congresso reúne especialistas renomados na capital paulista para debater saúde mental no trabalho

A saúde mental segue pautando debates importantes entre especialistas e diferentes setores da sociedade. Nos próximos dias 10 e 11 de novembro acontece em São Paulo a 3º edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional (CBPO) e a 1º edição do Congresso de Saúde Mental Ocupacional (COSMO). Ambos eventos debatem sobre a saúde mental e as efetivas práticas no trabalho que podem promover o bem-estar.
O evento conta com renomados profissionais nas áreas de filosofia, psicologia, psicanálise, neurociência e direito. É um dos mais completos encontros anuais sobre saúde mental que reúne diferentes especialidades. Entre os principais nomes confirmados no encontro estão Luiz Felipe Pondé, Marcos Mendanha, Carla Tieppo, Daniel Barros e Álvaro Machado Dias. Serão dois dias com uma programação completa para os profissionais que buscam conhecimentos e recentes apontamentos científicos sobre o tema.
Segundo Marcos Mendanha, diretor da Faculdade CENBRAP, organizadora do evento, a expectativa é receber mais de mil pessoas nos dois dias. Para o também médico do trabalho, a quantidade de pessoas presentes revela a importância desse debate no mundo atual. “O tema da saúde mental vem ganhando relevância. Esse encontro reforça como parte da sociedade está preocupada e comprometida em buscar soluções. Aqui estamos reunindo as principais personalidades do país para tentar encontrar alternativas práticas para um problema que, infelizmente, tem crescido nos últimos anos”, explica ele.
Confira a programação:
10/11/2023
08h30 – 09h40
Luiz Felipe Pondé Filósofo e Doutor em Filosofia pela USP
Conferência de abertura: “O que a geração Z e os Millennials esperam do trabalho? E o que o trabalho espera deles?”
09h40 – 10h20
Daniel Martins de Barros Psiquiatra, Doutor pela USP
Por que a saúde mental deve ser nossa maior prioridade?
10h20 – 11h00
Alberto Ogata Médico, Doutor pela USP, Mestre pela UNIFESP
“Investir em saúde mental nas empresas vale a pena, dá retorno e eu posso provar”
11h00 – 11h40
Pablo Bernardes Psiquiatra e Médico do Trabalho
Por que, num mesmo ambiente, uns adoecem e outros não? A partir de que momento o determinante da doença é a empresa e não o indivíduo; ou o indivíduo e não a empresa?
11h40 – 12h20
Lívia Schwab Médica, Gerente Sênior de Saúde do Grupo Boticário Grupo Boticário
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
12h20 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – 14h40
Décio Natrielli Psiquiatra, Professor e Coordenador na UNISA
“A sociedade aplaude os sociopatas de alto desempenho?” – Traços e transtornos de personalidade no trabalho: quando são disfuncionais? Quando são adaptativos?
14h40 – 15h20
Patrícia Almeida Ramos Juíza do TRT da 2ª Região
Conceituando e exemplificando: o que é assédio? E o que não é? 15h20 – 16h00 Tatau Hencsey Psicólogo Social e Criminologista Corporativo “Lucro ameaçado, respeito diminuído, assédio normalizado” – Por que isso é tão comum e como modificar essa cultura?
16h00 – 16h40
Cleber Izzo Advogado, Head de RH & Compliance Combatendo o assédio na prática – “Como implantar um bom canal para recebimento de denúncias de assédio na minha empresa? Como tratar essas denúncias de forma exemplar e efetiva?”
16h40 – 17h20
Marcos Mendanha Médico, Advogado e Diretor da Faculdade CENBRAP
O assédio e seus prejuízos (na saúde dos trabalhadores e na lucratividade/eficiência da organização)
17h20 – 18h00
Fernando Akio Diretor Médico LATAM da Procter & Gamble (P&G) P&G
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
18h00 – 19h00
Happy Hour Book: networking, “comes e bebes” para todos, boa música e lançamentos com autógrafos de obras literárias.
11/11/2023
08h30 – 09h10
Álvaro Machado Dias Neurocientista, Doutor e Pós-Doutor pela USP
“O excesso de metas pode fazer mal ao trabalhador; a falta de metas também” – Fato ou fake?
09h10 – 09h50
Carla Tieppo Doutora em Neurofarmacologia pela USP
O gerenciamento emocional como ferramenta de promoção de saúde (também no trabalho!)
09h50 – 10h30
Alessandra Diehl Psiquiatra, Mestre e Doutora pela UNIFESP
“Doping do bem?” – O abuso de substâncias lícitas (cafeína, psicoestimulantes, etc.) e seu impacto no trabalho
10h30 – 11h10
Sabrina Presman Psicóloga, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP
Dependência química e home office: uma combinação explosiva?
11h10 – 11h50
Fátima Macedo Psicóloga, Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela USP O que não te contaram sobre os workaholics
11h50 – 12h30
Roberta Torres Gerente de Desenvolvimento Organizacional no SIG Group SIG Group
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
12h30 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – 14h40
Pedro Shiozawa Doutor em Psiquiatria e Professor da Santa Casa-SP
“Direto ao ponto”: o que é o Burnout e o que a organização deve fazer para não “burnoutar” ou adoecer mentalmente seus trabalhadores?
14h40 – 15h20
Estevam Vaz Médico, Psiquiatra e Psicanalista
“Até 80% dos trabalhadores estão com Burnout segundo alguns estudos” – As pesquisas sobre Burnout estão mesmo corretas?
15h20 – 16h00
Jacqueline Segre Médica, Psiquiatra Forense pela USP
Um trabalhador pode ter Depressão e Burnout simultaneamente? Psiquiatras podem atestar Burnout sem conhecer o local e/ou a organização do trabalho?
16h00 – 16h40
Eduardo Sá Médico, Mestre e Doutor pela USP
“O que afasta e o que não afasta?” – Quais os parâmetros seguidos pelos “peritos do INSS” na concessão ou indeferimento de benefícios previdenciários relacionados aos transtornos mentais?
16h40 – 17h20
Lenz Alberto Cabral Médico do Trabalho, Perito e Especialista em Ergonomia, e Thatiane Fernandes Psiquiatra, Especialista em Psiquiatria Forense pela USP
“Esse transtorno mental tem relação com o trabalho?” – Um estudo sobre o nexo (con)causal a partir de 2 casos controversos
17h20 – 18h00
Gustavo Geraldo Médico, Gerente Geral de SSTMA e Riscos Operacionais na VALE Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
18h00 – 18h10 – Encerramento
Marcos Mendanha Médico, Advogado e Diretor da Faculdade CENBRAP
Confira mais detalhes do evento no site oficial do congresso.
III CBPO & I COSMO
Dias 10 e 11 de novembro de 2023
Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, n. 600 – Pinheiros – São Paulo/SP
Mais informações: www.congressopsiquiatria.com.br
Evento
Como engajar os Millennials? Secovi-SP promove palestra sobre Desenvolvimento e Gestão de Pessoas

A Geração Y, também conhecida como Millennials, já representa mais de 35% da força de trabalho no Brasil. Nascidos entre 1981 e 1996, eles se destacam por seu perfil digital, alto grau de escolaridade e uma busca constante por propósito e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mas, afinal, como liderar e motivar uma geração com expectativas tão distintas das anteriores?
É para responder a essa pergunta que a Regional Secovi-SP em São José dos Campos promove, no dia 15 de maio de 2025, uma nova edição do seu Ciclo de Palestras para síndicos e administradores de condomínios. O evento tem como tema “Desenvolvimento e Gestão de Pessoas: como engajar a Geração Y – os Millennials”, e será realizado das 18h às 20h30, no auditório da entidade (Rua Euclides Miragaia, 660 – Sala 74 – Centro).
A palestra será conduzida por Heverton Santos, engenheiro químico com MBA pela USP e mais de três décadas de experiência em multinacionais e empresas familiares. O objetivo é oferecer aos participantes uma compreensão mais profunda sobre as características, motivações e desafios enfrentados por esses profissionais — que, cada vez mais, ocupam cargos de liderança nas empresas e tomam decisões estratégicas.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever com antecedência por meio do link:
Evento
Pesquisa aponta que brasileiros se sentiram seguros em show da Lady Gaga em Copacabana

O show da cantora Lady Gaga, na Praia de Copacabana (RJ), arrebatou o Brasil no último sábado e reuniu, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, cerca de 2,1 milhões de pessoas nas areias da praia. A apresentação da diva do pop, maior público da carreira da artista, repercutiu positivamente no mundo.
Um dos pontos mais sensíveis e que demandou uma atenção especial do poder público era a questão da segurança do público durante o evento. Todas as ações e iniciativas surtiram efeito e o show transcorreu sem problemas. Essa sensação de maior segurança foi confirmada pelo levantamento realizado pela Zoox Smart Data – uma das mais completas empresas de solução de Dados e A.I da América Latina. Segundo o estudo, 78,9% dos entrevistados que assistiram ao show se sentiram seguros ou muito seguros no evento.
A satisfação pela qualidade do show também não passou despercebida, para 87,3% dos brasileiros, o show foi ótimo ou excelente. Entre outros pontos positivos apontados pelos fãs estão a organização do evento, a escolha da artista, o público presente, o policiamento, a área vip, entre outros. Os entrevistados citaram como pontos negativos e devem melhorar: a entrada e saída do show, os telões e o transporte público.
“A pesquisa contribuirá para que os organizadores e patrocinadores possam trazer cada vez mais melhorias ao evento. Entender o comportamento e as necessidades do público em grandes eventos, como o show da cantora Lady Gaga, é fundamental para trazer possíveis ajustes nas próximas edições, evoluindo a experiência de todos”, afirma Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.
O levantamento foi realizado no dia 4 de maio e ouviu 7.957 pessoas.
Sobre a Zoox Smart Data
Presente em 4 continentes e com 1600 clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido – a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados. Com quinze anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Site: https://zooxsmart.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/
Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata
Rafael de Albuquerque, CEO e CRO
Rafael de Albuquerque é fundador e CEO da Zoox Smart Data, empresa de Data Analytics presente em 22 países, e em mais de 1.600 clientes. Com passagem pela Babson College Entrepreneur School e pela ATDC Georgia Tech, atualmente é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rafael-de-albuquerque-b3a5504/
Evento
‘Vibra Fest Music’ estreia em São Paulo com grandes artistas da música eletrônica

Festival acontece no dia 17 de maio no ‘Rooftop do Edifício Formosa’, promovendo uma experiência musical única no centro antigo da capital paulista
São Paulo será a primeira capital brasileira a receber o Vibra Fest Music, festival que promete agitar o cenário da música eletrônica no dia 17 de maio. O evento acontecerá em um dos cartões postais do centro antigo da cidade: o Rooftop do Edifício Formosa, no Anhangabaú, proporcionando aos participantes uma vista privilegiada da metrópole paulistana.
Os organizadores Rodolfo Bravat e Eli Danttas, profissionais experientes no cenário das artes e música nacional e internacional, reuniram um time de estrelas das principais gravadoras para criar uma noite de música, diversão e vibração em alta potência. A data escolhida para a estreia, 17 de maio, é emblemática por celebrar a liberdade de ser e estar.
“Desde 2006, venho trilhando uma jornada intensa e apaixonada como DJ e pesquisador, levando minha energia e identidade musical para pistas ao redor do mundo. A música sempre foi meu canal de conexão mais verdadeiro com as pessoas — uma troca vibrante, profunda, que transforma”, explica Rodolfo Bravat sobre o novo projeto.
Bravat complementa sobre o significado do festival: “Agora, em 2025, essa trajetória me leva a um novo capítulo: o lançamento da VIBRA, minha festa junto do meu sócio Eli Danttas, no dia 17 de maio: ela é emoção, frequência, libertação e presença, ou seja, minha essência. Mais do que música, é uma experiência sensorial que eleva, conecta e desperta. Um convite pra você sentir e vibrar o seu melhor.”
A curadoria artística foi realizada com foco na pluralidade, reunindo artistas que mesclam a brasilidade com elementos da música contemporânea. O festival promete não apenas música de qualidade, mas também uma experiência sensorial completa, com elementos visuais, luzes e outras surpresas.
Line-up:
– Trepanado – Label Selvagem
– Valentina Luz
– Corvina
– DUO ‘Balerands’
SERVIÇO
Vibra Fest Music
Data: 17 de maio de 2025
Horário: a partir das 23h
Local: Rooftop do Edifício Formosa – Centro Antigo – Anhangabaú, São Paulo
Ingressos: www.clubedoingresso.com
Já está aberto o cadastramento para imprensa!
Para mais informações e cadastramento entre em contato com:
Renan Francisco (Relações Públicas Brasil, EUA e Europa e Relacionamento com a Imprensa)
Telefone: +5511 99747-8322
E-mail: renanzineo1234@gmail.com