Evento
Congresso reúne especialistas renomados na capital paulista para debater saúde mental no trabalho

A saúde mental segue pautando debates importantes entre especialistas e diferentes setores da sociedade. Nos próximos dias 10 e 11 de novembro acontece em São Paulo a 3º edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional (CBPO) e a 1º edição do Congresso de Saúde Mental Ocupacional (COSMO). Ambos eventos debatem sobre a saúde mental e as efetivas práticas no trabalho que podem promover o bem-estar.
O evento conta com renomados profissionais nas áreas de filosofia, psicologia, psicanálise, neurociência e direito. É um dos mais completos encontros anuais sobre saúde mental que reúne diferentes especialidades. Entre os principais nomes confirmados no encontro estão Luiz Felipe Pondé, Marcos Mendanha, Carla Tieppo, Daniel Barros e Álvaro Machado Dias. Serão dois dias com uma programação completa para os profissionais que buscam conhecimentos e recentes apontamentos científicos sobre o tema.
Segundo Marcos Mendanha, diretor da Faculdade CENBRAP, organizadora do evento, a expectativa é receber mais de mil pessoas nos dois dias. Para o também médico do trabalho, a quantidade de pessoas presentes revela a importância desse debate no mundo atual. “O tema da saúde mental vem ganhando relevância. Esse encontro reforça como parte da sociedade está preocupada e comprometida em buscar soluções. Aqui estamos reunindo as principais personalidades do país para tentar encontrar alternativas práticas para um problema que, infelizmente, tem crescido nos últimos anos”, explica ele.
Confira a programação:
10/11/2023
08h30 – 09h40
Luiz Felipe Pondé Filósofo e Doutor em Filosofia pela USP
Conferência de abertura: “O que a geração Z e os Millennials esperam do trabalho? E o que o trabalho espera deles?”
09h40 – 10h20
Daniel Martins de Barros Psiquiatra, Doutor pela USP
Por que a saúde mental deve ser nossa maior prioridade?
10h20 – 11h00
Alberto Ogata Médico, Doutor pela USP, Mestre pela UNIFESP
“Investir em saúde mental nas empresas vale a pena, dá retorno e eu posso provar”
11h00 – 11h40
Pablo Bernardes Psiquiatra e Médico do Trabalho
Por que, num mesmo ambiente, uns adoecem e outros não? A partir de que momento o determinante da doença é a empresa e não o indivíduo; ou o indivíduo e não a empresa?
11h40 – 12h20
Lívia Schwab Médica, Gerente Sênior de Saúde do Grupo Boticário Grupo Boticário
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
12h20 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – 14h40
Décio Natrielli Psiquiatra, Professor e Coordenador na UNISA
“A sociedade aplaude os sociopatas de alto desempenho?” – Traços e transtornos de personalidade no trabalho: quando são disfuncionais? Quando são adaptativos?
14h40 – 15h20
Patrícia Almeida Ramos Juíza do TRT da 2ª Região
Conceituando e exemplificando: o que é assédio? E o que não é? 15h20 – 16h00 Tatau Hencsey Psicólogo Social e Criminologista Corporativo “Lucro ameaçado, respeito diminuído, assédio normalizado” – Por que isso é tão comum e como modificar essa cultura?
16h00 – 16h40
Cleber Izzo Advogado, Head de RH & Compliance Combatendo o assédio na prática – “Como implantar um bom canal para recebimento de denúncias de assédio na minha empresa? Como tratar essas denúncias de forma exemplar e efetiva?”
16h40 – 17h20
Marcos Mendanha Médico, Advogado e Diretor da Faculdade CENBRAP
O assédio e seus prejuízos (na saúde dos trabalhadores e na lucratividade/eficiência da organização)
17h20 – 18h00
Fernando Akio Diretor Médico LATAM da Procter & Gamble (P&G) P&G
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
18h00 – 19h00
Happy Hour Book: networking, “comes e bebes” para todos, boa música e lançamentos com autógrafos de obras literárias.
11/11/2023
08h30 – 09h10
Álvaro Machado Dias Neurocientista, Doutor e Pós-Doutor pela USP
“O excesso de metas pode fazer mal ao trabalhador; a falta de metas também” – Fato ou fake?
09h10 – 09h50
Carla Tieppo Doutora em Neurofarmacologia pela USP
O gerenciamento emocional como ferramenta de promoção de saúde (também no trabalho!)
09h50 – 10h30
Alessandra Diehl Psiquiatra, Mestre e Doutora pela UNIFESP
“Doping do bem?” – O abuso de substâncias lícitas (cafeína, psicoestimulantes, etc.) e seu impacto no trabalho
10h30 – 11h10
Sabrina Presman Psicóloga, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP
Dependência química e home office: uma combinação explosiva?
11h10 – 11h50
Fátima Macedo Psicóloga, Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela USP O que não te contaram sobre os workaholics
11h50 – 12h30
Roberta Torres Gerente de Desenvolvimento Organizacional no SIG Group SIG Group
Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
12h30 – 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – 14h40
Pedro Shiozawa Doutor em Psiquiatria e Professor da Santa Casa-SP
“Direto ao ponto”: o que é o Burnout e o que a organização deve fazer para não “burnoutar” ou adoecer mentalmente seus trabalhadores?
14h40 – 15h20
Estevam Vaz Médico, Psiquiatra e Psicanalista
“Até 80% dos trabalhadores estão com Burnout segundo alguns estudos” – As pesquisas sobre Burnout estão mesmo corretas?
15h20 – 16h00
Jacqueline Segre Médica, Psiquiatra Forense pela USP
Um trabalhador pode ter Depressão e Burnout simultaneamente? Psiquiatras podem atestar Burnout sem conhecer o local e/ou a organização do trabalho?
16h00 – 16h40
Eduardo Sá Médico, Mestre e Doutor pela USP
“O que afasta e o que não afasta?” – Quais os parâmetros seguidos pelos “peritos do INSS” na concessão ou indeferimento de benefícios previdenciários relacionados aos transtornos mentais?
16h40 – 17h20
Lenz Alberto Cabral Médico do Trabalho, Perito e Especialista em Ergonomia, e Thatiane Fernandes Psiquiatra, Especialista em Psiquiatria Forense pela USP
“Esse transtorno mental tem relação com o trabalho?” – Um estudo sobre o nexo (con)causal a partir de 2 casos controversos
17h20 – 18h00
Gustavo Geraldo Médico, Gerente Geral de SSTMA e Riscos Operacionais na VALE Case report – “Como nosso programa de saúde mental funciona na prática e quais são seus resultados?”
18h00 – 18h10 – Encerramento
Marcos Mendanha Médico, Advogado e Diretor da Faculdade CENBRAP
Confira mais detalhes do evento no site oficial do congresso.
III CBPO & I COSMO
Dias 10 e 11 de novembro de 2023
Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, n. 600 – Pinheiros – São Paulo/SP
Mais informações: www.congressopsiquiatria.com.br
Evento
Conexão Rio traz três dias de música, esporte, gastronomia e cultura com entrada gratuita na Barra da Tijuca

O Conexão Rio transforma o Parque Rita Lee, na Cidade do Rock (Barra da Tijuca), em um grande ponto de encontro cultural entre os dias 22, 23 e 24 de agosto. Serão três dias de programação gratuita reunindo música, esporte, gastronomia, empreendedorismo e inclusão social, com atividades para todas as idades.
Além das oficinas de basquete, skate, boxe, jiu-jitsu e MMA Drill, o festival contará com área kids para a diversão das crianças e o aguardado sorteio de uma guitarra autografada pelos Detonautas. O público também poderá visitar a Feira de Empreendedorismo, com expositores de artesanato, moda autoral, perfumaria, bijuterias, acessórios, roupas pet e muito mais.
Na parte gastronômica, serão 26 espaços com pratos típicos da culinária nordestina, oriental, mineira, brasileira, mediterrânea e outras montados próximos ao palco principal.
A programação musical reúne artistas consagrados e novos talentos da cena independente, com apresentações confirmadas de Detonautas, Tiago Millores, intérprete do Fred Mercury, Guilherme Lemos, Intérprete do Renato Russo , VA’A Surf Band, Banda Notturnia, Salnaveia, Ultra Hertz, Gleison Túlio, BPU, entre outros nomes que vão embalar o festival com muito som e energia.
Mais do que um evento, o Conexão Rio é um manifesto pelo acesso democrático à arte, ao lazer e à convivência comunitária. O festival reforça a potência da cultura carioca e convida todos a viver o Rio em sua versão mais inclusiva, afetiva e transformadora.
—
SERVIÇO
Local: Parque Rita Lee – Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Funcionamento:
- Sexta-feira (22/08): 16h às 23h
- Sábado (23/08)
- domingo (24/08): 12h às 23h
Contato para imprensa: count.eventos@gmail.com
Evento
João Pessoa recebe Caravana Judiciária

Com edições já realizadas em Belém/PA, Recife/PE, Curitiba/PR, Maceió/AL e Goiânia/GO, a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em João Pessoa/PB, no dia 22 de agosto, às 15h, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB).
O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.
O evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Leandro Santos; o coordenador do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do TJPB, juiz de Direito Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a diretora de governança, compliance e estratégia corporativa da Conexis Brasil, Danielle Crema; e a advogada especialista em fraudes, Viviane Ferreira.
Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “sem dúvida, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária se mostra exitosa desde o início. Precisamos replicar as boas práticas que devem nortear nossa atuação nesse tema. Refiro-me às chamadas demandas sem lastro, ou, como costumo denominar, à litigância predatória. O objetivo é garantir uma sintonia fina com a magistratura de ponta, preparando juízas e juízes em início de carreira para lidarem com esse tipo de prática”.
Segundo o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a Caravana tem como principal objetivo promover o compartilhamento de diretrizes eficazes para combater a litigância abusiva e, assim, melhorar a prestação jurisdicional no país. “Nossa expectativa é conscientizar os magistrados, suas equipes e os advogados na compreensão de que a litigância abusiva prejudica não só o funcionamento do sistema de Justiça como um todo mas também a sociedade. Ao incentivar boas práticas e qualificar o debate, contribuímos para o fortalecimento do Judiciário e para uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirmou Salles.
A litigância abusiva desvia recursos públicos que deveriam ser destinados ao processamento e à decisão de casos legítimos, provocando aumento considerável do tempo médio de tramitação processual.
Com agenda nacional paralela à da correição realizada pelo CNJ, a Caravana pretende realizar outras quatro edições por todo o país, no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios crescentes relacionados ao uso indevido da máquina judiciária.
Serviço:
⚖ 6ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
📍 Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, (Praça João Pessoa, s/n, João Pessoa)
📆 22 de agosto, às 15h
Serão concedidas 3 horas de atividades complementares
🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/caravana_22agosto
☎ Para mais informações ou dúvidas entre em contato (61) 99119-5391
Evento
Advogada Karla Karina Lemos embarca para Goiânia para receber homenagem ao lado de grandes nomes do país

Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi palco de um embarque que promete marcar história. A advogada Karla Karina Lemos, referência nacional em Direito Tributário e Desenvolvimento Empresarial, seguiu rumo a Goiânia ao lado do empresário Max Cherman, para participar do evento do ano, que acontecerá amanhã, 20 de agosto, na capital goiana.
Karla será uma das grandes homenageadas da noite, em uma celebração que reunirá celebridades, empresários de destaque e líderes que têm transformado o cenário brasileiro. O reconhecimento vem por sua atuação incansável na defesa das empresas e no fortalecimento da economia do país através da estratégia tributária, área em que se consolidou como uma das maiores especialistas do Brasil.
“Desenvolver empresas por meio de uma gestão tributária inteligente é investir diretamente no crescimento do país. Meu propósito sempre foi mostrar que o Direito não é um obstáculo, mas sim um aliado para prosperidade dos negócios”, afirma a advogada, que será entrevistada ainda hoje pela Rede Bandeirantes de Goiânia e pela BandNews FM 90.7.
A homenagem de amanhã promete ser marcante: autoridades, personalidades da mídia e grandes nomes do empresariado brasileiro estarão presentes em uma noite de reconhecimento ao talento e à dedicação de quem transforma vidas e empresas com conhecimento e visão estratégica.
Não é à toa que Karla Karina Lemos vem sendo chamada de “a advogada das empresas do Brasil”. Seu nome, associado à inovação, coragem e resultados, transcende o meio jurídico e inspira mulheres e homens que sonham em crescer, empreender e liderar.
Amanhã, em Goiânia, o país verá mais uma vez a consagração de uma trajetória construída com ética, inteligência e paixão pelo que faz.