Tecnologia
Conheça a startup que usa IA e matemática para aumentar o faturamento das empresas

Deep tech Harumi chega ao mercado para otimizar processos complexos e de alto impacto em negócios de médio e grande porte
Diante da dificuldade de construir times altamente técnicos, muitas empresas acabam recorrendo a consultorias lentas e caras para ajudar na tomada de decisões. Pensando nisso, Miriam Koga (25) e Marcel Nicolay (37) criaram a Harumi, uma deep tech que atua na intersecção entre o mundo acadêmico e a otimização de negócios. A startup desenvolve agentes de IA que auxiliam em modelagens matemáticas para permitir que empresas e startups tomem decisões em tempo real que reduzam custos da operação e aumentem o lucro. Essas decisões incluem otimização de turnos de trabalho, de rotas logísticas, de programação de produção, de precificação, entre outros processos.
Fundada no final de 2024, a Harumi nasceu da necessidade de otimizar processos complexos e de alto impacto em empresas de médio e grande porte. Combinando modelagem matemática, geração de modelos em Python e uma interface simplificada, a Harumi possibilita que empresas reduzam de 5% a 15% de seus custos apenas com otimizações.
– A porcentagem pode não parecer tão relevante, mas quando olhamos para o valor absoluto economizado para empresas de grande porte, esse valor pode chegar facilmente à casa dos milhões – comenta Miriam.
Para atacar os problemas, os clientes documentam o contexto de negócios na plataforma, informando o que buscam otimizar, como custo, tempo ou mesmo ambos, e quais são as variáveis e restrições que precisam ser seguidas. Com essas informações, a plataforma acelera desde a modelagem até a disponibilização de interface para que usuários finais da operação dos clientes possam rodar os modelos em tempo real e tomar decisões, apoiando o trabalho de profissionais de ciência de dados e de pesquisa operacional.
Problema atual no mercado
Hoje a otimização de processos fica restrita a empresas que consigam pagar altos valores para estruturar a área, geralmente por meio de consultorias. Esse processo é demorado, pois exige toda uma contextualização da consultoria da operação interna da empresa, uma imersão que muitas vezes exige interações presenciais e que leva no mínimo um mês.
– Estamos aumentando a autonomia de equipes internas para que otimizem processos mais rapidamente e com mais assertividade, dando ferramentas e ajudando na qualificação delas – destaca Miriam.
Fundadores e investidores
Miriam Koga cursou engenharia de materiais na Georgia Institute of Technology e foi sócia e uma das primeiras funcionárias da TRACTIAN, startup de manutenção industrial hoje avaliada em R$ 4 bi. Marcel Nicolay foi diretor de produto na Wellhub e cofounder e CTO na Malga, startup de pagamentos acelerada pela Y Combinator, principal aceleradora do Vale do Silício.
A ideia da empresa já atraiu investidores-anjo de peso, entre eles o Michael Lehmann, ex-CAO da Volkswagen, Weber Porto, ex-presidente da Evonik (indústria química alemã), e Ernée Filho, do time de otimização de entregas do Mercado Livre e ex-professor universitário na UNESP de pesquisa operacional.
Para saber mais, acesse https://harumi.io/
Tecnologia
Baianos pode concorrer a 20 mil bolsas gratuitas para aprendizado em Excel com Inteligência Artificial

O público baiano pode concorrer a 20 mil bolsas gratuitas para capacitar profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na ferramenta mais usada do mercado. As vagas são do programa Excel para Dados com Inteligência Artificial, fruto de uma parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, e o Santander Universidades. A experiência proporcionará um aprendizado prático e teórico, cobrindo desde o básico do Excel até a criação de dashboards interativos, fórmulas avançadas, automação de processos e integração com Microsoft Copilot. Os interessados podem ser inscrever até 20 de abril deste ano pelo Santander Open Academy: https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/excel-com-inteligencia-artificial
O curso abrange 26 horas de aprendizado com desafios práticos, mentorias ao vivo e certificação oficial que poderá ser utilizada como horas complementares em cursos universitários e agregada ao portfólio profissional dos participantes. Não é necessário ter experiência prévia com as ferramentas ou ser correntista do Banco para participar. “O Santander acredita que investir em educação é investir no futuro. Estamos comprometidos em fornecer aos participantes os recursos necessários para impulsionar suas carreiras e contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um”, afirma Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.
A jornada oferece uma trilha completa que inclui manipulação e estruturação de tabelas no Excel, criação de tabelas dinâmicas para análise de grandes volumes de dados, uso de fórmulas essenciais para automação, introdução a dashboards interativos com aplicação prática em relatórios, utilização do Microsoft Copilot para otimização de consultas SQL e projetos práticos, como a construção de um organizador de declaração de imposto de renda e um dashboard de vendas do Xbox.
A parceria do Santander com a DIO já distribuiu mais de 200.000 bolsas de estudos gratuitas em todo país, sendo 45.348 direcionada para mulheres, 48.672 para pessoas pretas e pardas e 2.940 para PCDs ao longo de todos os programas oferecidos, além de 131.833 bolsas para outros estados fora da capital paulista. “Acreditamos que aprender Excel utilizando ferramentas de inteligência artificial de forma prática é essencial para quem deseja aprender como manipular dados e planilhas. Esse bootcamp entrega um conteúdo inédito e altamente aplicável ao dia a dia dos profissionais”, comenta Iglá Generoso, CEO da DIO.
Sobre a DIO
Fundada em 2018, a DIO é a maior plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech do mundo impulsionada por inteligência artificial e tem o propósito de democratizar o conhecimento de tecnologia e as oportunidades das empresas mais inovadoras do mundo, promovendo transformações sociais e empoderando mais de 300 milhões de pessoas até 2030. Junto com mais de 260 empresas e organizações, distribuiu 3 milhões de bolsas de estudo para 1.6 milhão de estudantes e profissionais de tecnologia, ultrapassando a marca de 50.000 talentos conectados com oportunidades em empresas no Brasil, USA, Europa e Oriente Médio.
Santander e seu apoio à Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,3 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação. Apenas em 2023, foram entregues no Brasil mais de 184 mil bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela Plataforma Global de Empreendedorismo Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedor, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais, cursos, descontos, benefícios e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.
Tecnologia
Boxware participa da FESPA Digital Printing 2025 no Expo Center Norte (SP)

A empresa Boxware, reconhecida no mercado brasileiro como uma das mais importantes distribuidoras de software para revendas corporativas do país, anuncia participação pelo quarto ano consecutivo da FESPA Digital Printing, que este ano acontece de 17 a 20 de março na cidade de São Paulo.
A companhia ocupará o estande 220 (entre as Avenidas C e D do Pavilhão Azul do Expo Center Norte), onde apresentará a edição 2025 do CorelDRAW Graphics Suíte e novidades da empresa global de tecnologia Alludo para empresas, profissionais e estudantes de criação, edição e design gráfico, além das avançadas tecnologias Switch, Review, Griffin, Phoenix e Pitstop da fornecedora líder mundial em softwares de validação de PDF e automação de processos Enfocus para aumento de produtividade e redução de erros em gráficas e instituições cujos negócios envolvem impressão de pequenos e grandes formatos.
Executivos da Boxware, parceiros de negócios e especialistas nas soluções Corel e Enfocus estarão presentes no estande da distribuidora para recepcionar o público da FESPA. Dois telões instalados no espaço apresentarão em tempo integral vídeos institucionais e tutoriais das ferramentas e profissionais experientes e altamente qualificados estarão à disposição durante todo o período da feira para demonstrações personalizadas aos clientes interessados em conhecer melhor as tecnologias Enfocus e Corel.
“Nossa participação na edição 2025 da FESPA, que é a maior feira de impressão digital e maior centro de geração de negócios do setor na América Latina, nos dá mais uma vez a oportunidade de apresentar os principais lançamentos e novidades do portfólio da Boxware para o mercado gráfico brasileiro, a exemplo das tecnologias CorelDRAW e Enfocus”, diz Carlos Godinho, CEO da Boxware. “Além disso, é um evento sem igual para networking e para estreitar relacionamento com fabricantes e parceiros de negócios, prospectar clientes finais e acelerar o fechamento de negócios já em andamento”, conclui o executivo.
A edição Brasil da FESPA Digital Print 2024 acontecerá de 17 a 20 de março, das 13h às 20 horas, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333), na capital paulista.
Hoje é o último dia da feira, mas ainda dá tempo de passar até as 20 horas no estande 220 da Boxware e conferir as mais inovadoras soluções CORELDRAW e Enfocus para o mercado de impressão digital.
Mais informações sobre o portfólio de produtos de tecnologia comercializados pela Boxware ou sobre como se tornar parte da rede de canais de vendas de uma das mais importantes distribuidoras de software para revendas corporativas do país podem ser obtidas via site www.boxware.com.br, Linkedin https://br.linkedin.com/company/boxware ou fone/WhatsApp 11. 3662-1110.
Tecnologia
Para impulsionar a evolução em ambientes de trabalho, TeamViewer lança primeiras soluções integradas após aquisição da 1E

Durante participação no Gartner Digital Workplace Summit 2005, a TeamViewer, fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, anunciou as primeiras integrações após aquisição da 1E, empresa britânica especializada em desenvolvimento de software Digital Employee Experience (DEX; em português, Experiência Digital do Funcionário).
A partir de agora, a solução de monitoramento de dispositivos TeamViewer inclui os insights de desempenho históricos e em tempo real do 1E. Adicionalmente, o TeamViewer Tensor, solução de conectividade empresarial baseada em nuvem, estará diretamente integrado à plataforma 1E DEX, fornecendo conectividade remota rápida e segura de nível empresarial para uma gestão de TI contínua e em conformidade com os mais altos padrões de eficiência. Além disso, a funcionalidade de suporte remoto do TeamViewer também está incorporada à integração do 1E DEX ServiceNow. A novidade permite que as equipes de TI tomem medidas imediatas em caso de problemas críticos em terminais. Juntas, essas integrações oferecem operações de TI aprimoradas e uma experiência de usuário perfeita por meio de visibilidade avançada dos terminais, detecção e correção automatizada e suporte remoto especializado.
Ao integrar as capacidades 1E DEX ao monitoramento de dispositivos TeamViewer, as pequenas e médias empresas poderão usufruir de uma abordagem mais proativa e inteligente em suas operações de TI. As equipes de técnicos poderão antecipar e resolver intercorrências antes que interrompam os fluxos de trabalho, melhorando a eficiência operacional, reduzindo os custos e promovendo uma melhor experiência de usuário. A solução aprimorada de monitoramento de dispositivos permite ainda monitorar dispositivos de forma dinâmica, analisar dados de desempenho históricos e em tempo real e automatizar a resolução de problemas, restringindo a dependência de intervenções manuais e minimizando as interrupções. A integração permite também que as PMEs passem de uma gestão de TI responsiva para uma gestão de TI proativa, assegurando operações mais leves e eficazes.
Ao mesmo tempo, o acesso à conectividade remota TeamViewer, agora perfeitamente integrado à plataforma 1E DEX e ao ServiceNow, proporciona uma experiência de suporte de ponta a ponta para as equipes de TI. Os usuários da 1E poderão acessar dados de terminais e em tempo real e iniciar sessões de suporte remoto seguras diretamente da interface existente, eliminando a necessidade de alternar entre plataformas. Os clientes empresariais que utilizam a plataforma TeamViewer Tensor dentro do 1E DEX terão acesso a funcionalidades avançadas de segurança, como acesso condicional, controles baseados em políticas definidas e suporte de dispositivos gerenciados, aprimorando a gestão de TI e mantendo em alta o nível de produtividade da força de trabalho. As integrações promovem resolução mais rápida de problemas, redução de atrasos em pedidos e melhoria da eficiência operacional com o mínimo de interrupções.
“Estamos orgulhosos em anunciar essas poderosas integrações apenas algumas semanas após a aquisição da 1E, demonstrando nossa capacidade de criar valor imediato para os nossos clientes”, comemora Mei Dent, Diretora de Produtos e Tecnologia da TeamViewer.
“É um marco em nossa história e reflete o compromisso da TeamViewer com a Transformação Digital, combinando a melhor conectividade remota do mercado global com o monitoramento em tempo real e a correção automatizada da 1E. Com esses recursos, as equipes de TI poderão resolver problemas rapidamente e adotar uma abordagem mais dinâmica e eficiente para manter as operações sem interrupções ou falhas, representando um passo significativo na formação de ambientes de trabalho digitais e na melhoria das experiências dos funcionários em empresas de todo o mundo. A inovação faz parte do DNA da TeamViewer e seguimos ávidos para fornecer ao mercado soluções cada vez mais integradas que impulsionem a produtividade e a eficiência”, conclui a executiva.
Enquanto a TeamViewer continua a ampliar suas soluções, as integrações estabelecem o alicerce para uma visão mais ampla que torna o trabalho mais gratificante, permite a automação e a evolução de processos, diminui atritos no local de trabalho e ajuda as organizações a se tornarem mais produtivas e rentáveis. Os desenvolvimentos futuros no campo da tecnologia para auxiliar as empresas a obter resultados ainda melhores e com poucas interrupções serão baseados em automação orientada por IA (Inteligência Artificial), em insights mais profundos e em conectividade expandida.
Na web, a TeamViewer está em www.teamviewer.com.