Esporte
Conheça as oito cidades da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (7) os oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027, que será disputada no Brasil:
- Maracanã (Rio de Janeiro),
- Arena Fonte Nova (Salvador),
- Arena Itaquera (São Paulo),
- Mineirão (Belo Horizonte),
- Estádio Nacional (Brasília),
- Arena Castelão (Fortaleza),
- Estádio Beira-Rio (Porto Alegre),
- Arena Pernambuco (Recife).
No total, 12 cidades brasileiras se candidataram a receber jogos do Mundial feminino. Uma delegação da Fifa iniciou a série de inspeções no dia 25 de setembro no estádio do Maracanã. As quatro localidades que acabaram ficando de fora foram Cuiabá, Manaus, Natal e Belém.
“Somos profundamente gratos a todas as 12 cidades que participaram de um minucioso e competitivo processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina. Foi uma decisão muito difícil”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
“Todas as candidaturas eram de um padrão excepcionalmente alto e demonstraram não apenas paixão, mas também grande capacidade e prontidão para realizar um torneio inesquecível. É com grande prazer e expectativa que parabenizo as oito cidades brasileiras selecionadas para sediar a Copa do Mundo Feminina”, completou,.
🌟 The stage is set! 🌟
The host cities for the #FIFAWWC Brazil 2027 have been confirmed, with the help of some special guests from each city! 🏆🇧🇷
— FIFA (@FIFAcom) May 7, 2025
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Em 2027, o maior evento esportivo feminino do planeta será realizado em oito cidades-sede espalhadas pelo Brasil […]. As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios modernos e centros de treinamentos para receber atletas e torcedores de todas as partes do mundo. Além disso, oferecem rede hoteleira qualificada e infraestrutura urbana eficiente, com sistema de mobilidade, segurança e serviços públicos preparados para fornecer o que um evento desta grandeza exige”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou o legado que a competição deixará para o Brasil: “O Brasil é uma potência não só do futebol, mas da inclusão, da diversidade, da transformação social, e queremos mostrar ao mundo que a paixão pelo futebol pode ser também uma ferramenta poderosa para promover igualdade, respeito e muita oportunidade. Vamos receber o mundo de braços abertos, com alegria, com organização e, principalmente, com a certeza que esta será a Copa do Mundo Feminina mais impactante da história”.
Calendário
A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Histórico
A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos EUA, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.
Esporte
Seleção feminina será convocada na terça para amistosos contra o Japão

O técnico Arthur Elias convocará a seleção brasileira feminina de futebol na próxima terça-feira (13) para dois amistosos contra o Japão, que farão parte da preparação da equipe para a Copa América, principal competição do ano. Os nomes das jogadoras serão revelados a partir de meio-dia (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na CBF TV. As duas partidas ocorrerão em São Paulo: a primeira em 30 de maio, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, na zona leste da capital; e a segunda, em 2 de junho, às 20h, no recém-reformado Estádio Cicero de Souza Marques, na cidade de Bragança Paulista.
A equipe japonesa subiu para a quinta posição no ranking mundial da Fifa, após conquistar o título da She Believes Cup em fevereiro, com vitória na final contra os Estados Unidos (2 a 1). A seleção (8ª) chegará com moral alto na partida: em abril, as brasileiras obtiveram uma vitória histórica (2 a 1) contra as norte-americanas, no estado da Califórnia (EUA).
Brasil e Japão já se enfrentaram em 16 oportunidades. As asiáticas somam sete vitórias contra seis das brasileiras. Três confrontos terminaram empatados.
A seleção finaliza a preparação para a Copa América em 27 de junho, em amistoso contra a França, atual número nove do mundo, no Estádio dos Alpes, na cidade de Grenoble. Será o primeiro embate entre as duas equipes desde a eliminação das francesas nas quartas de final da Olimpíada de Paris, em agosto do ano passado. Gabi Portilho marcou o único gol da vitória inédita da Amarelinha contra as Les Bleus.
A Copa América está programada para o período de 12 de julho a 2 de agosto, no Equador. O Brasil, atual campeão, caiu na Chave B, junto com Colômbia – rival derrotada na final na edição passada (2022) -, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
Esporte
Capixabas confirmados para defesa do título da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Barco +Bravíssimo do Iate Clube do Espírito Santo estará nas raias do Yacht Club de Ilhabela (YCI) de 19 a 26 de julho.
O atual campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, o +Bravíssimo, está confirmado para defender o título na edição de 2025, que será realizada de 19 a 26 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), litoral norte de São Paulo.
Representando o Iate Clube Espírito Santo, o veleiro comandado por Luciano Secchin é um dos destaques da flotilha de ORC e chega à oitava participação consecutiva na competição, tendo sido campeão geral nas edições de 2021 e 2024.
Em 2024 também levou o título do Campeonato Brasileiro de Oceano promovido pela ABVO. A equipe capixaba superou os favoritos Crioula 52 (Eduardo Plass) e o Phoenix 44 (Mauro Dottori / Fabio Cotrim), segundo e terceiro lugares, respectivamente. ”Esperamos continuar incomodando os barcos grandes, como temos feito nos últimos anos”, comentou Luciano Secchin.
No ano passado, os ventos fracos no início da SIVI Daycoval favoreceram o barco modelo Felci 315, além do entrosamento da equipe, que teve na regata inicial, a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil o campeão mundial e pan-americano Alexandre Paradeda.
”Essa edição de 2025 marca o 25º ano que eu corro a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Comecei lá em 2000, no Stingray, um Schäfer 31 de Florianópolis (SC). Desde então, passei por várias classes e, desde 2017, estamos no +Bravíssimo. A gente teve a felicidade de ser campeão geral duas vezes, e com a equipe desse ano, com o reforço de peso do Gabriel Borges” disse Luciano Secchin.
Desde 2019, o time compete com o +Bravíssimo e o barco vai ao YCI sem modificações para esta temporada, com foco em reparos e manutenção após as disputas do último ano.
A tripulação terá reforço de peso na 52ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval com a chegada de Gabriel Borges, atleta olímpico da classe 49er, campeão mundial de Snipe e campeão Pan-Americano, além de integrante do time no J70.
A equipe será formada por uma mescla de profissionais e amadores, com destaque para Alfredo Rovere, Júlio Falcão e do atleta olímpico Gabriel Borges, além de quatro velejadores amadores de Vitória (ES).
As regatas ocorrem em áreas tradicionais como o Canal de São Sebastião, Ponta das Canas, Alcatrazes, Farol dos Moleques e Ponta das Selas. As competições incluem diversas classes, como ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS-Cruiser e C-30.
Campeões de 2024
ORC GERAL – 9 regatas
1º Lugar: +Bravissimo | Luciano Secchin – 134,50 pontos
2º Lugar: Crioula 52 | Eduardo Plass – 127,50 pontos
3º Lugar: Phoenix 44 | Mauro Dottori / Fabio Cotrim – 117 pontos
ORC CRUISER – 9 regatas
1º Lugar: +Bravissimo | Luciano Secchin – 75 pontos
2º Lugar: Mago (ARG) | José Nicolas Bartolucci – 64 pontos
3º Lugar: Xamã Andbank | Sergio Klepacz – 56 pontos
4º Lugar: America Del Sur (ARG) | Pablo Maffei – 51 pontos
5º Lugar: Albariño (URU) | Marcelo Cipolina – 50,50 pontos
ORC RACER – 9 regatas
1º Lugar: Crioula 52 | Eduardo Plass – 66 pontos
2º Lugar: Phoenix 44 | Mauro Dottori / Fabio Cotrim – 61 pontos
3º Lugar: Sandokan (ARG) | Carlos Belchior Costa – 60,50 pontos
Super 40 – 7 regatas
1º Lugar: Phytoervas | Marcelo Bellotti – 12 pontos
2º Lugar: Argos | André Sobral – 17 pontos
3º Lugar: King BMW Autostar | Fábio Faccio – 20 pontos
4ª Lugar: Inaê Transbrasa | Bayard Neto- 22 pontos
5ª Lugar Vesper IV | João Marcos Mendes – 35 pontos
C-30 – 12 regatas
1º Lugar: Tonka | Demian Pons – 67,50 pontos
2º Lugar: Relaxa | Thomas Mangabeira – 66 pontos
3º Lugar: Loyalt 06 | Alex Leal – 63,50 pontos
RGS CRUISER GERAL
1º Lugar: Nautico II (ARG) | Club Nautico San Izidro – 166 pontos
2º Lugar: Bl3 Urca | Clauberto Andrade – 155 pontos
3º Lugar: Pegasus | Lucas Silva Azambuja – 153 pontos
RGS CRUISER A – 9 regatas
1º Lugar: Nautico II (ARG) | Club Nautico San Izidro – 41 pontos
2º Lugar: Nautilus | Aziz Constantino – 33 pontos
3º Lugar: Inaê 50 | Bayard Freitas Filho – 27 pontos
RGS CRUISER B – 9 regatas
1º Lugar: Pegasus | Lucas Silva Azambuja – 42 pontos
2º Lugar: Bl3 Mangalô | Pedro Luiz Rodrigues – 35 pontos
3º Lugar: Bossa Nova | Valéria Ravani – 31 pontos
RGS CRUISER C – 9 regatas
1º Lugar: Bl3 Urca | Clauberto Andrade – 83 pontos
2º Lugar: Cambada 1 | Luis Fernando Giovanini – 70 pontos
3º Lugar: Helios | Marcos Gama Lobo – 68 pontos
RGS CLÁSSICOS GERAL – 8 regatas
1º Lugar: Kameha Meha | Alberto Henrique Kunath – 107 pontos
2º Lugar: Vendetta | André Gick – 104,50 pontos
3º Lugar: Pepa Xix | Manfred Kaufmann – 98 pontos
RGS CLÁSSICOS A – 8 regatas
1º Lugar: Kameha Meha | Alberto Henrique Kunath – 37,50 pontos
2º Lugar: Morgazek | Michele D’Ippolito – 30 pontos
3º Lugar: Aquarius | Jean Roger Peter – 23,50 pontos
RGS CLÁSSICOS B – 8 regatas
1º Lugar: Vendetta | André Gick – 33,50 pontos
2º Lugar: Pepa XIX | Manfred Kaufmann – 32 pontos
3º Lugar: Asteriscus | Luiz Rosenfeld – 26 pontos
RGS CLÁSSICOS C – 8 regatas
1º Lugar: Angatu | André Torrent – 36,50 pontos
2º Lugar: Brazuca | José Rubens Rancho – 32 pontos
3º Lugar: Jão Sereno | Fabiana De Souza – 20,50 pontos
BRA RGS GERAL – 9 regatas
1º Lugar: Pangea | Jorge Caneiro – 209 pontos
2º Lugar: Orion | Victor Fonseca – 191 pontos
3º Lugar: Kaluanã | Leonardo Soldon – 188 pontos
BRA-RGS A – 9 regatas
1º Lugar: Pangea | Jorge Caneiro – 41 pontos
2º Lugar: Zeus | Paulo Fernando Moura – 36,50 pontos
3º Lugar: Sossegado | Marco Hidalgo – 23 pontos
BRA-RGS B – 9 regatas
1º Lugar: Kaluanã | Leonardo Soldon – 108 pontos
2º Lugar: Orion | Victor Fonseca – 106 pontos
3º Lugar: Tanuki | Rafael Terentin – 90 pontos
BRA-RGS C – 9 regatas
1º Lugar: Rainha | Leonardo Pacheco – 89,50 pontos
2º Lugar: Kraken | Rogerio Arccioli – 81 pontos
3º Lugar: Comanda | Sebastian Menendez – 70 pontos
Regata por Equipes
1º Lugar: Internacional: Mago (ARG), Nautico II (ARG), Kamehameha – 43 pontos
2º Lugar: Conexão: Sandokan (ARG), Pangea, Armonia (ARG) – 56 pontos
3º Lugar: MykingMorgazek: King BMW Autostar, Morgazek, My Boy – 59 pontos
O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela, apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Foto: Fotop
—
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Esporte
Neymara Carvalho enfrenta desafio de bodyboarding nos corais em alto mar, em Vila Velha (ES)

Nesta quarta-feira (7), a pentacampeã mundial estará na Praia da Costa, onde será realizado o Slab Bodyboarding Contest 2025, evento inédito, com previsão de altas ondas para os participantes, tanto no feminino como no masculino
Foram dias de espera, aguardando as melhores condições. Agora, chegou o dia do desafio nas pedras do Pico D2, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Nesta quarta-feira (7), será realizado o Slab Bodyboarding Contest 2025, um evento inédito no Brasil, reunindo alguns dos melhores bodyboarders brasileiros para enfrentar uma das ondas mais desafiadoras e respeitadas do País. O início está previsto para bem cedo, na primeira luz do dia, e a capixaba Neymara Carvalho, pentacampeã mundial, estará lá.
A previsão é de altas ondas, que quebram em cima de uma bancada de corais bem rasos, exigindo um grau de dificuldade muito grande para os atletas, com disputas tanto no feminino, como no masculino.
O pico está a 1,2 km da Praia da Costa. Lá, as ondas são famosas por suas condições de alto risco, poderosas e perigosas. O evento contou com uma janela de espera, com os organizadores de olho nas previsões, em busca do melhor dia para a disputa. Haverá, também, uma bateria de surfe.
Neymara, 48 anos, que além dos cinco títulos mundiais, soma dez brasileiros, estará competindo ao lado das também capixabas Maíra Viana, campeã mundial em 2024, e de Bianca Simões, atleta da nova geração, com títulos estaduais e nacionais, que integra o Instituto Neymara Carvalho.
‘É um evento diferenciado em relação a todos que já participei, de campeonatos, circuitos. É uma apresentação, um desafio, em que estarei ao lado da Maíra e da Bianca, atletas capixabas campeãs. Vamos até lá em uma embarcação, aguardando as baterias para cair na água. O pico é um fundo de pedra e chama D2 porque é preciso ter disposição dobrada para remar até ele e dropar as ondas, em cima de uma bancada de pedras”, afirma Neymara, patrocinada pela ArcelorMittal e apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho, pela Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba) e pela Prefeitura de Vila Velha – Programa Bolsa Atleta.
A cidade de Vila Velha é conhecida no esporte por proporcionar diversos fundos de corais em nível mundial, onde atletas de todo o Brasil chegam para um show de tubos e manobras radicais. “É a segunda vez que vou competir lá. E também já surfei várias vezes no D2. A expectativa é boa. Gosto desse tipo de onda. E quero dar o meu melhor, em busca da vitória”, completa Neymara, nona colocada no ranking mundial.
Foto: Vanessa Cordeiro / ArcelorMittal Pecém
Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: @zdlsports