Esporte
Copa Brasil de Vela promove ações sustentáveis em Ilhabela (SP)

12ª edição da Copa Brasil de Vela foi realizada de 14 a 19 de outubro na Escola de Vela Lars Grael
A Copa Brasil de Vela, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela (SP), é um exemplo de que esporte e meio ambiente andam lado a lado. Além de possuir certificação de evento neutro de carbono, a competição promove ações sustentáveis durante a sua realização.
Na última quinta-feira (17), ocorreu um mutirão de coleta de lixo nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D’Água, removendo mais de 20kg de lixo. Os resíduos coletados consistiram principalmente em plásticos, pequenos fragmentos de vidro, metais e bitucas de cigarro, que foram devidamente encaminhados ao Centro de Triagem Municipal “Nega Malu”, para destinação ambientalmente correta.
Além da coleta, houve também a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica para plantio e reflorestamento. As ações sustentáveis são fruto da parceria entre a Confederação, organizadora da Copa Brasil de Vela, e a Prefeitura de Ilhabela (SP), representada pelas Secretarias de Esportes e de Meio Ambiente.
“Fizemos uma ação de limpeza, mais uma vez uma ação de muito sucesso, que teve participação de esportistas, velejadores e a comunidade de Ilhabela. Fizemos uma coleta em um período curto de tempo, mas a gente percebe o descaso de algumas pessoas, e a falta de preocupação também com relação ao meio ambiente. Por isso essa conscientização é tão importante”, declarou Kátia Freire, Secretária de Meio Ambiente do município.
“Essa é mais uma edição da Copa Brasil que realizamos ações de sustentabilidade, que já estão no DNA da CBVela e são fundamentais para a conscientização de todos os atletas, técnicos e demais pessoas envolvidas no evento”, destacou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.
A coleta contou com apoio da marca de dermocosméticos Avène, uma das patrocinadoras do evento. Além de promover a iniciativa sustentável, a empresa marca presença na competição com seus produtos para a proteção contra o sol, conscientizando atletas sobre os perigos da exposição aos raios UV.
“No Brasil, onde os níveis de radiação ultravioleta estão entre os mais altos do mundo, o uso diário de protetor solar é indispensável, especialmente para quem prática esportes ao ar livre. A escolha de um produto que respeite os oceanos, tenha alto fator de proteção solar e ofereça conforto e segurança é essencial para garantir uma proteção eficaz”, compartilha a dermatologista e Diretora Médica dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil, Doutora Ana Coutinho.
Além disso, a OceanPact, mais uma patrocinadora oficial da CBVela e que renovou a parceria com a entidade nesta sexta-feira (18), também apoia as ações sustentáveis, sobretudo aquelas voltadas para preservação dos oceanos.
Emissões de carbono neutralizadas
A 12ª edição da Copa Brasil de Vela marca a terceira vez que o evento esportivo neutraliza suas emissões de carbono. A iniciativa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), fortalece o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, na Capital paulista.
A iniciativa já conta com mais de 600 árvores nativas da Mata Atlântica plantadas a partir de ações de neutralização de carbono realizadas pelo esporte da vela.
Além disso, a competição reforça o compromisso com a sustentabilidade por meio de ações de conscientização ambiental e limpeza de praias durante as provas. Nesta edição, a iniciativa teve também a participação do Instituto Verde e Azul, que esteve presente no mutirão e colaborou com palestras sobre a vida marinha.
”Este ano, a Confederação segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, alinhada às práticas de redução e neutralização de emissões de gases do efeito estufa. É uma prioridade que as nossas competições sigam esse caminho, minimizando o impacto ambiental e colaborando para colocar na pauta do esporte da vela os temas das mudanças climáticas e da preservação da vida terrestre e dos oceanos”, afirmou Sandra Di Croce Patrício, diretora de sustentabilidade da CBVela.
O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância dessa medida para o futuro da modalidade:
“A vela tem uma conexão natural com o meio ambiente. Assumir a responsabilidade de neutralizar nossas emissões é parte de um esforço maior em prol da sustentabilidade e do legado que queremos deixar para o esporte e para as futuras gerações.”
Outro ponto relevante é o aviso de regata, que reforça a conscientização sobre o descarte de lixo. O item 19 especifica que nenhum barco deve jogar lixo no mar, devendo os resíduos ser colocados nos barcos de apoio ou oficiais.
Copa Brasil de Vela 2024
A competição foi a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), válida para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.
O evento reuniu classes tradicionais da vela, como Snipe, ILCA (4, 6 e 7), Kitefoil, 49er, 49er FX, iQFOIL, 470 Misto, Dingue e Finn. Simultaneamente, ocorre a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem, com velejadores sub-19 nas classes iQFOIL, ILCA 6, 420 Aberto e Feminino, 29er Aberto e Feminino, e Optimist.
Para acompanhar os resultados da Copa Brasil de Vela, acesse: https://www.cbvela.org.br/
Esporte
Seleção embarca para o Equador, sede da Copa América Feminina

A seleção brasileira feminina de futebol embarcou nesta quinta-feira (10) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro rumo a Quito (Equador), onde participará da Copa América a partir do próximo domingo (13). A estreia será contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na TV Brasil.
Antes da primeira partida pelo Grupo B (que tem ainda Bolívia, Paraguai e Colômbia), a amarelinha terá dois dias de preparação em Quito: sexta (11) e sábado (12), a partir das 18h, no no Centro de Treinamento (CT) da LDU. A seleção passou os últimos seis dias treinando na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Prevista inicialmente para sábado (12), a abertura da Copa América foi antecipada para a noite desta sexta (11) por decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O primeiro jogo do torneio será entre Equador e Uruguai, pelo Grupo A, às 21h desta sexta (11).
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por TV Brasil (@tvbrasil)
As brasileiras vão lutar pelo nono título da Copa América. O torneio reunirá 10 seleções, divididas em duas chaves de cinco equipes. O Grupo A conta com o anfitrião Equador, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Apenas os dois primeiros colocados em cada grupo avançarão às semifinais (dias 28 e 29 de julho). A final do torneio está programada para 2 de agosto.
Quem se classificar à decisão do título garantirá vaga na próxima edição da Olimpíada, em Los Angeles (Estados Unidos), em 2028. O torneio também distribuirá vagas aos cinco melhores para os Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), em 2027.
Até a última edição em 2022, na Colômbia, a Copa América classificava para a Copa do Mundo. Agora, pela primeira vez na história, as seleções terão de disputar as eliminatórias o Mundial Feminino de 2027, no Brasil. Serão oferecidas duas vagas diretas e outras duas na repescagem.
Esporte
Cia Athletica é eleita a academia número um do Brasil no ranking Estadão Melhores Serviços 2025
Mônica Marques, sócia e diretora técnica da Companhia Athlética em São José dos Campos, comenta sobre o feito

Graças ao serviço personalizado, ampla gama de modalidades ofertadas e ao ambiente acolhedor, a Cia Athletica conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar como a melhor academia do Brasil no ranking Estadão Melhores Serviços. O levantamento, considerado a maior pesquisa nacional de experiência do consumidor multicategoria, ouviu mais de 60 mil consumidores em todo o país e destacou a rede de academias como referência em atendimento, qualidade e experiência de treino.
A pesquisa é realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a consultoria Blend New Research, especializada em análises de NPS e experiência do cliente. A edição de 2025, 10ª do ranking, contou com 60 mil entrevistas e um milhão de avaliações ao longo do ano de 2024, abrangendo 33 categorias de serviços. O estudo é longitudinal, ou seja, a aferição foi contínua e monitorada ao longo de todo o ano anterior, sem interrupções.
“Estamos muito orgulhosos de receber, pelo segundo ano consecutivo, este reconhecimento, que reflete nosso compromisso em oferecer um serviço de excelência, com profissionais altamente capacitados, um ambiente acolhedor e infraestrutura que incentiva nossos alunos a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar”, afirma a sócia e diretora técnica da Companhia Athlética, Mônica Marques.
A Cia Athletica se diferencia por proporcionar treinos personalizados, infraestrutura de ponta e um ambiente que valoriza o acolhimento e a motivação. Esse resultado reforça o propósito da marca de transformar a vida das pessoas por meio da atividade física, oferecendo muito mais do que apenas uma academia: uma verdadeira comunidade de saúde e bem-estar.
Esporte
Aeroporto de Palmas recebe corrida Santander Track&Field Run Series

Competição acontece na noite de sábado, dia 19 de julho, e conta com percursos de 4km e 8km
A TFSports, plataforma que promove e integra todo o ecossistema de eventos e experiências de bem-estar da Track&Field, chega a Palmas no sábado, 19 de julho, com o Santander Track&Field Run Series – maior circuito de corridas da América Latina em número de provas. A etapa Motiva Aeroportos – Palmas contará com percursos de 4km e 8km, em área restrita do aeroporto, com largada a partir das 20h no Aeroporto de Palmas, à avenida Joaquim Teotônio Segurado, S/n, Plano Diretor Expansão Sul – Palmas/TO.
As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. Quem completa as provas também ganha medalha e camiseta finisher. A retirada dos kits será realizada nos dias 18 e 19 de julho, na Loja Track&Field Capim Dourado Shopping.
“O Santander Track&Field Run Series reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da qualidade de vida em todo o Brasil. Com público recorde e dezenas de etapas espalhadas pelo país, o circuito mostra a popularidade da modalidade e a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. Com a comunidade #SRUN, o Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Por isso, temos grande orgulho de apoiar essa jornada esportiva ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.
“Comemoramos 20 anos de Run Series em 2024 com público recorde. Foram mais de 200 mil atletas em nossas etapas por todo o país e acreditamos que em 2025 podemos atrair ainda mais pessoas. Fomos eleitos a melhor produtora de corridas do estado de São Paulo, não só pela nossa preocupação em entregar um circuito seguro, mas também em promover experiências que vão além das pistas como estações de recovery, shows e muitas outras ativações de bem-estar”, conta Fred Wagner, CEO da TFSports.
Serviço Etapa Motiva Aeroportos – Palmas
Data: 19 de julho
Percurso: 4km e 8km
Horário: 20h
Largada: Área restrita do Aeroporto de Palmas, à avenida Joaquim Teotônio Segurado, S/n, Plano Diretor Expansão Sul Palmas/TO.
Entrega de kits: 18 e 19/07 (sexta e sábado)
Horários: 18/07 (sexta-feira), 10h às 22h, e 19/07 (sábado) 10h às 15h
Local: Capim Dourado Shopping Piso Térreo, loja 103 – Plano Diretor Norte, Palmas – TO, 77001-080
Inscrições: https://www.tfsports.com.br/
Cronograma Evento:
17h30 – Acesso ao Estacionamento
18h – Início Operação | Guarda Volumes e Triagem Externa
18h – Abertura da Arena
18h – Acesso a área restrita – atletas 4KM E 8KM
18h às 19h30 – Apresentação DJ
19h30 – Encerramento do acesso à área restrita – ATLETAS 4KM E 8KM
19h45 – Aquecimento 4km e 8km
20h – Largada 4km e 8km
20h50 às 22h05h – Apresentação Musical
22h15 – Premiação
*Data, percurso e horários sujeitos a alteração.