Corpo de Bombeiros de Fortaleza reduz os fortes impactos da maresia com Gradil Morlan

Atualmente a mais avançada tecnologia para revestimento de cercamentos disponível no mercado mundial, o Gradil Morlan foi instalado há mais de 5 anos e não apresenta qualquer sinal de desgaste como erosão ou ferrugem

À esquerda, gradil pintado com pintura eletrostática com sinais de desgaste e ferrugem devido aos efeitos da maresia. À direita, Gradil Morlan desenvolvido com PVC de alta aderência e durabilidade, instalado há mais de cinco anos no Corpo de Bombeiros em Fortaleza, Ceará.

Com o objetivo de realizar o cercamento do quartel e garantir a máxima proteção contra os impactos causados pela maresia, o Corpo de Bombeiros de Fortaleza, localizado na orla da praia, em Santa Luíza, recorreu à tecnologia do Gradil da Morlan, empresa 100% brasileira e especializada na fabricação de produtos de aço. Ao redor da unidade, foram instalados 71 painéis por 2m5, o equivalente a cerca de 177,5 metros de Gradil Morlan 4.3.1. Como resultado, a instalação completou cinco anos em 2023 e não apresenta qualquer sinal de desgaste como erosão ou ferrugem.

- Publicidade -

O início do projeto de implementação do cercamento aconteceu em março 2018, a partir da solicitação da empresa ATHOS Construções, responsável pela obra. O gradil foi disponibilizado pela Platinum Metais, que desde 2013, atua na comercialização de perfis, chapas e barras de alumínio por todo o estado do Ceará, com apoio da Morlan.

De acordo com o Subtenente do Corpo de Bombeiros de Fortaleza, Brito, o novo gradil foi uma aquisição de grande valor agregado para a unidade, já que o cercamento anteriormente instalado sofria bastante com os impactos decorrentes da maresia. “O gradil Morlan nunca demandou qualquer tipo de manutenção. A maresia em Fortaleza é muito forte e o cercamento da Morlan continua sem apresentar nenhum problema”, ressalta.

Brito esclarece que a proteção do quartel, tornando-o mais privativo e seguro, foi o que motivou a instalação do gradil. “Este tipo de instalação promove uma proteção de qualidade e rapidamente pudemos perceber que o Gradil Morlan se tratava de um produto de primeira linha. E pela nossa experiência anterior, a durabilidade tornou-se ainda mais importante para nós”, comenta.

Reconhecido por oferecer máxima proteção contra a corrosão, inclusive em áreas litorâneas, o gradil escolhido pelo Corpo de Bombeiros foi desenvolvido com arame de aço galvanizado por imersão a quente, eletrossoldado e revestido com 250µ (micra) de PVC de alta aderência, sendo, atualmente, a mais avançada tecnologia para revestimento de cercamentos disponível no mercado mundial.

Gradil foi submetido a testes de qualidade antes da implementação
A maresia do mar é responsável pela deterioração de muitos materiais, sendo um ambiente delicado para a implementação de determinados cercamentos. Para a instalação no Corpo de Bombeiros, a Morlan precisou testar a qualidade de seu produto e desta forma, desenvolveu testes que simulavam um ambiente agressivo, similar ao que o produto seria inserido, para que os técnicos pudessem observar como o gradil se comportaria.

- Publicidade -

Segundo o Gerente de Marketing da Morlan, Christian Speyer, os testes foram extremamente positivos e a obra avançou rapidamente. “Foi um projeto muito gratificante para nós. No início, ficamos receosos devido às condições agressivas da maresia na região, mas conforme passaram-se os meses, vimos que estava evoluindo de maneira positiva. Depois, completou um, dois, três, quatro anos, e ao quinto, ficamos ainda mais orgulhosos em saber que o produto ainda estava lá, intacto”.

O Diretor Comercial da Platinum Metais, Gleyson Lemos, destaca que o produto tem resistido ao tempo e faz jus aquilo que se propõe, sendo o Gradil da Morlan o único exemplo de cercamento que resiste em regiões de praia. “Não estamos falando apenas de teste em laboratório técnico, mas também de prática. A instalação completou 5 anos e segue intacta, sem nenhum ônus para os clientes. Nunca foi necessário um único reparo, e apenas há a necessidade de, no máximo, uma limpeza simples”.

A implementação do gradil no Corpo de Bombeiros de Fortaleza é mais um projeto de sucesso fruto da parceria entre a Morlan e a Platinum, que completou 10 anos em 2023 e possui importante atuação mercado cearense. “Até mesmo empresas que estão aqui e pretendem montar novas unidades em outros estados, já entraram em contato conosco para adquirir os produtos da Morlan. Além disso, estabelecemos alianças com construtoras de peso que prezam pela qualidade de suas instalações. Hoje somos referência no Ceará com a Morlan”, finaliza Gleyson.

Sobre a Morlan
Fundada em 1954, a indústria metalúrgica brasileira Morlan, possui forte atuação nos mercados de agropecuária, construção civil e industrial. Aliando tradição e modernidade, a companhia prioriza a inovação por meio de tecnologias disruptivas para garantir excelência em seu processo de produção e controle de qualidade, oferecendo produtos com qualidade diferenciada.

Além de atender todo o território nacional, a Morlan exporta seus produtos desde a década de 80, com foco na América Latina e Mercosul. Atualmente, a companhia conta com sede em Orlândia e escritório na capital de São Paulo. Com mais de 1.000 funcionários, a Morlan processa mais de 10 mil toneladas de aço em produtos mensalmente.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *