Os Correios divulgaram nesta quarta-feira (11) que o Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) será o responsável pela organização de seu próximo concurso público. Dois editais serão publicados: um para o cargo de agente de Correios, voltado para nível médio, e outro para analista de Correios, destinado ao nível superior.
Ao todo, serão 3.469 vagas, das quais 3.099 são para nível médio e 369 para nível superior. Os salários começam em R$ 2.429,26 para o cargo de agente de Correios, e chegam a R$ 6.872,48 para o cargo de analista de Correios. O edital completo com mais informações será divulgado ainda neste mês de setembro, detalhando também os locais de prova.
A previsão é que as contratações comecem ainda este ano. Além disso, a empresa reservou 20% das vagas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.
As provas para o cargo de agente de Correios terão questões objetivas, com foco em conhecimentos gerais e específicos, sendo de caráter eliminatório e classificatório. Para os analistas de Correios, além da prova objetiva, haverá uma etapa discursiva, que consistirá em uma redação.
Reforço na estrutura O concurso é resultado de uma parceria entre os Correios e as federações de empregados, fruto das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. A ação também visa ao fortalecimento da empresa, que foi excluída da lista de privatizações no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com mais de 360 anos de operações, a estatal possui uma vasta infraestrutura logística, com 10 mil agências espalhadas por todos os municípios brasileiros, além de contar com mais de 87 mil funcionários.