Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Correios lançam emissão comemorativa de selos de Natal com ilustrações de Ziraldo

Publicado

em

Correios lançam emissão comemorativa de selos de Natal com ilustrações de Ziraldo
Divulgação Correios

Série especial traz imagens garimpadas no Instituto Ziraldo e foi lançada no dia 24 de outubro, data de aniversário do multiartista

Os Correios lançaram uma série de quatro selos natalinos, no último dia 24, quando Ziraldo completaria 92 anos, em sua homenagem, destacando o seu legado como artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista. A coleção será lançada em cerimônia no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir das 19h.

O produtor Tarcísio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo, selecionaram no acervo da instituição quatro desenhos de diversas épocas para ilustrar a nova série. 

O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro “40-55, itinerário de um artista gráfico”, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do Bom Velhinho. O segundo selo reproduz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo apresenta a ideia, feita a lápis de cor, do Menino Maluquinho para um Natal do fim dos anos 1990. O quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.

A tiragem total será de 160 mil exemplares (40 mil para cada selo), com valor facial de R$ 2,55. Os selos medem 30 x 40mm, com impressão em papel cuchê gomado, a cargo da Casa da Moeda do Brasil. As técnicas usadas nas ilustrações são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, “é uma honra para a empresa ter os traços geniais e inconfundíveis de Ziraldo registrados nos selos postais. Com seu talento único, Ziraldo marcou gerações como escritor, ilustrador e cartunista. Criador de obras emblemáticas, ele trouxe à literatura infantil brasileira uma nova forma de contar histórias, repleta de humor, sensibilidade e identificação com o cotidiano das crianças. Seu trabalho também transcende o público infantil. Com suas tirinhas, cartuns e charges, Ziraldo abordou temas sociais e políticos de maneira crítica e criativa, dialogando com diferentes camadas da sociedade. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações de leitores, artistas e pensadores. Por isso, devemos celebrar e reconhecer sua contribuição inestimável à cultura nacional”, afirma o executivo.

“Mesmo numa era de comunicação veloz e digital, trazemos o acervo do Ziraldo nas mensagens afetuosas de fim de ano com os Selos de Natal 2024. Ziraldo para todas as idades, em todos os tempos! Essa homenagem dos Correios é motivo de grande alegria para nós”, afirma Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.

Ao longo de sua trajetória, o multiartista teve uma parceria marcante com a estatal, que simbolizou a valorização da arte e da cultura brasileira. Ziraldo contribuiu com ilustrações de seus personagens para campanhas comemorativas e edições especiais de selos, ajudando a aproximar a arte gráfica da comunicação postal no Brasil.

Em 1994, foi convidado para ilustrar os tradicionais selos de Natal e selecionou alguns de seus personagens icônicos. O Menino Maluquinho de braços abertos vestindo um casaco de Papai Noel bem maior que o seu tamanho, o Bichinho da Maçã com o gorro natalino, Pererê colocando uma cartinha em seu único pé de sapato e a sua Turma em um coro uníssono inspiraram o artista a retratar situações típicas da data. 

O próprio artista descreveu assim essa parceria com os Correios: “Eu acho que todo artista gráfico não pode passar pela vida sem fazer um selo. E eu fiquei muito feliz porque esses selos de Natal vão perpetuar os meus personagens, dando-lhes importância nacional”, disse Ziraldo na época à Revista dos Correios, que já havia utilizado um de seus desenhos – o Galo, símbolo do Festival Internacional da Canção Popular – em um selo comemorativo de 1967.

À época, Ziraldo destacou que sua maior preocupação ao criar a série era realizar um trabalho caprichado. “Por ser muito pequeno, o selo tem elementos baseados em detalhes. Eu quis fazer um que as pessoas olhassem e dissessem ‘Que maravilha!’, que quisessem guardá-lo”, esclareceu o artista, que, assim como outros tantos meninos, manteve na juventude uma coleção de selos. A sua abrangia 74 países. Agora, 30 anos depois, os personagens de Ziraldo ilustram uma nova série de selos natalinos, que também serão objeto de colecionadores.

SOBRE ZIRALDO

Ziraldo Alves Pinto dedicou-se por sete décadas à literatura e à ilustração. Foi artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista… um verdadeiro multiartista que marcou a cultura brasileira. Nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG). Publicou seu primeiro desenho aos 6 anos, no jornal “A Folha de Minas”.

Apaixonado por gibis, aos 12 anos começou a desenhar suas próprias histórias em quadrinhos. Em 1946, descobriu o traço caricatural quando viu um desenho retratando o presidente Gaspar Dutra. Ziraldo ficou intrigado e fascinado. Seu pai prontamente explicou: “Isso é caricatura, Ziraldo!” Naquele momento, aos 14 anos, ele encontrou todas as respostas para sua arte. Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro levando seu caderno de desenho, cheio de caricaturas e ilustrações, e, depois de muita persistência, conseguiu emprego como estagiário publicitário.

A paixão por gibis o levou a lançar, em 1960, a pioneira revista em quadrinhos Pererê, com temáticas socioambientais até hoje atuais e relevantes, que circulou nas mãos de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 1967, criou Os Zeróis, caricaturas irreverentes de personagens como Mulher Maravilha, Super Homem, Tarzan, Batman, Robin, Tocha Humana, etc. que viraram tiras de humor e foram publicadas em diversos jornais nacionais e internacionais. Em 1969, recebeu o Nobel Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas, em Bruxelas.

Durante a ditadura militar do Brasil, suas caricaturas tiveram grande destaque político. No mesmo ano do Nobel de Humor, lançou seu primeiro livro, Flicts, um divisor de águas na literatura infantojuvenil e confessou, publicamente, ter encontrado ali sua vocação. Em 1980, com o sucesso estrondoso de O Menino Maluquinho, Ziraldo mergulhou profundamente na literatura para crianças e jovens, tendo editado ao longo de sua carreira quase 200 títulos.

Em 70 anos de trabalho, sua produção atingiu uma relevância incomparável que pode ser vista em catálogos, coletâneas, antologias e depoimentos de fãs de todas as idades. Participou de inúmeros salões de humor, diversas exposições de arte a partir de suas criações e recebeu incontáveis homenagens e prêmios, com destaque para o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, em 2008, pela qualidade e importância de sua obra, seu compromisso social, sua difusão e grande repercussão internacional.

Ziraldo faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos, em 6 de abril deste ano, deixando um acervo relevante para a memória cultural do Brasil. Este acervo vem sendo digitalizado, catalogado e difundido pelo Instituto Ziraldo. Sua conservação, desde 2024, conta com o patrocínio da PRIO, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultural.

SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO

Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história. A instituição já digitalizou e inventou, até o momento, cerca de 18 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.

O acervo inclui inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e sobre os contextos social e político das suas obras.

Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional. Ler para ir além da leitura é a missão do Instituto Ziraldo.

Instagram: https://www.instagram.com/instituto_ziraldo/

SOBRE A PRIO

A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O & G: extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, busca envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da plataforma de patrocínios I Love PRIO.

Site: https://www.prio3.com.br/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3

Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/

I PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio

SOBRE OS CORREIOS

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos.

Site: https://www.correios.com.br LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/correios/ Instagram: https://www.instagram.com/correiosoficial/ Facebook: https://www.facebook.com/correios TikTok: https://www.tiktok.com/@correiosoficialbr

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Elenco de ‘O Auto da Compadecida 2’ marca presença no show de Tonho Matéria no Rio Vermelho

Publicado

em

Elenco de ‘O Auto da Compadecida 2’ marca presença no show de Tonho Matéria no Rio Vermelho
Foto divulgação

Bar temático, em Salvador, recebe artistas em noite cultural marcada pela música e cinema, após a pré-estreia do filme

Crédito das imagens: Gabriel Nascimento (@gabrielbjj7)

O elenco de ‘O Auto da Compadecida 2’ trouxe um pouco do universo de Ariano Suassuna para Salvador. Na última quinta-feira (19), após a pré-estreia do aguardado longa-metragem, parte do elenco e convidados se reuniram no Jubiabar, um espaço temático inspirado na obra de Jorge Amado, no Rio Vermelho. Tonho Matéria, mestre da música baiana, comandou o show da noite, que celebrou a música e o legado do cinema nacional.

Entre os presentes, estavam Matheus Nachtergaele, Tânia Tôko, Luis Miranda, Ludmillah Anjos, Samantha Jones, Luiza Périssé, Evaldo Macarrão, Edvana Carvalho, Lyu Arisson, o produtor Lucas Reis, e o neto mais velho do escritor Ariano Suassuna, João Suassuna.

Tonho Matéria apresentou o show “Axé Pra Todo Lado”, em homenagem aos 40 anos de Axé Music. Durante o evento, o mestre baiano apresentou composições e um repertório de clássicos que marcaram a história do gênero. Banda Sond’Samba fez a abertura, preparando o terreno, enquanto Samba Trator, convidado da noite, trouxe o samba raiz que se entrelaçaram com a atmosfera teatral e descontraída do local.

Jô Mendonça e Deo Carvalho, produtores do Jubiabar, destacaram a importância de eventos como o show de Tonho Matéria: “Ver a cultura baiana sendo valorizada aqui nos orgulha. Celebrar nossas raízes é essencial”, afirmou Jô. “Trabalhamos para criar momentos de resistência cultural”, completou Deo.

O projeto “Axé Pra Todo Lado” de Tonho Matéria terá continuidade em janeiro. Acompanhe o Instagram do bar para ficar por dentro da programação e das próximas ações que seguem celebrando e promovendo a rica cultura baiana.

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Continue Lendo

Cultura

Encontro de gigantes: Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas fazem show histórico na Casa com a Música, na Lapa

Publicado

em

NIVALDO ORNELAS E ROBERTINHO SILVA - CRÉDITO JORGE FERREIRA
NIVALDO ORNELAS E ROBERTINHO SILVA - CRÉDITO JORGE FERREIRA

Espetáculo “Robertinho & Nivaldo Convidam” acontece no dia 28 de dezembro, sábado, às 19h

Duas lendas da música mundial reunidas em uma apresentação inédita e antológica. Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas sobem ao palco da Casa com a Música, na Lapa, no dia 28 de dezembro, sábado, às 19h, no show “Robertinho & Nivaldo Convidam”. Os artistas percorrerão clássicos das seis décadas de carreira de cada um e receberão diversas participações especiais.  

Carioca de Realengo, Robertinho Silva é um dos maiores nomes da percussão no mundo e ajudou a definir a linguagem brasileira para a bateria. No início da década de 1970, fundou o grupo Som Imaginário com Wagner Tiso, Zé Rodrix, Tavito, entre outras figuras consagradas, e acompanhou por mais de três décadas Milton Nascimento. Entre os ícones da música com quem já tocou destacam-se Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Moacyr Santos, Sarah Vaughan, Wayne Shorter, George Duke e Ron Carter. 

Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Nivaldo Ornelas foi um dos fundadores do “Berimbau Jazz Clube”, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 1960. Logo depois, participou do “Clube da Esquina”, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara ou sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé, ganhou 16 prêmios e gravou 14 álbuns solo. Entre as participações com outros artistas, destacam-se aquelas com Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Flora Purin, Airto Moreira e Wagner Tiso.

A Casa com a Música fica na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa. Os ingressos custam R$ 50 e estão à venda pelo site Sympla.

A Casa com a Música

Localizada na rua onde viveram Carmen Miranda, Jacob do Bandolim e Moreira da Silva, a Casa com a Música consiste num espaço que reproduz a sala de uma casa onde ocorrem diversas apresentações. A ideia é transportar o público para o conforto do seu lar, o clima intimista e acolhedor, e promover a união tendo a música e a diversidade de estilos como ferramentas. Entre os nomes que já passaram pelo espaço, estão Azymuth, Geraldo Azevedo, Carlos Dafé, Toninho Horta, BK, Sandra Sá, Carlos Malta, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Mauro Senise, Farofa Carioca, Kiko Continentino, Reppolho, Muato, Luciane Dom, Theo Bial, Roberta Ribeiro, Nana Kozak, Soul Guanabara e Beraderos.

Serviço:

Show “Robertinho & Nivaldo Convidam”

Quando: sábado, dia 28 de dezembro de 2024, às 19h   

Local: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Ingresso: R$ 50, venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/robertinho-silva-e-nivaldo-ornelas/2770493

Classificação etária: livre

Rede social: https://www.instagram.com/casacomamusica/

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura

Continue Lendo

Cultura

Programação de lazer anima o RioMar Recife nos dias que antecedem o Natal

Publicado

em

Programação de lazer anima o RioMar Recife nos dias que antecedem o Natal
Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

O RioMar Recife traz uma programação que promete agradar toda a família no final de semana e dias que antecedem o Natal. Além dos últimos dias para aproveitar as atrações natalinas, também será possível curtir apresentações de corais, a exposição de Ariano Suassuna, shows clássico e de comédia no Teatro RioMar, além de outras opções de lazer. Confira a programação completa.

Natal do RioMar

Para quem deseja vivenciar o clima natalino, o RioMar Recife conta com atrações gratuitas de Natal para toda a família. Com o tema “Encontros Divertidos de Natal no RioMar Recife”, a diversão e a emoção tomam conta do público neste período em que o mall, de forma descentralizada com ilhas de animação em todos os seus pisos, convida para vivenciar toda a atmosfera natalina. O projeto exclusivo do Natal do RioMar Recife conta com games, personagens, mega-árvore, entre outras atrações, no cenário principal, que funciona até o dia 31 de dezembro no Piso L1. O espaço do Papai Noel, que vai funcionar até o dia 24 de dezembro, fica no Piso L2, próximo da C&A, e conta também com espaço instagramável para os pets. O tradicional presépio está no Piso L4. Ainda há guirlandas gigantes e espaços para tirar fotos com o esquilo.

Natal Musical

O Natal ainda será celebrado neste final de semana com a programação do Natal Musical. Nos dias 20, 21 e 23 haverá apresentações de corais no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. No dia 21, a partir das 18h, será a vez do Coro Canto Livre. No dia 21, terá Josemar às 15h, Coro Infantil Ibekids às 16h, Coro Messiânico – Igreja de Cavaleiro às 17h e Coro Resgate às 19h. No dia 23, será a apresemtação da Primeira igreja Presbiteriana do Recife – Boas Novas.

Exposição O Auto de Ariano

A maior exposição imersiva de um artista brasileiro, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, está em cartaz no RioMar Recife com uma experiência única que mergulha nos universos artístico e humano de Ariano Suassuna. O legado de um dos maiores ícones da literatura nacional pode ser revisitado em uma combinação de cenografia detalhada e tecnologia de ponta, levando a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra do escritor, filósofo, poeta e dramaturgo. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos através do site da Fever (http://bit.ly/4evXSJD) e do App do RioMar Recife.

Candlelight

O projeto Candlelight volta neste final de semana para o Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, para um concerto especial neste sábado, dia 21 de dezembro, às 19h. A apresentação será especial para a época do ano, com o espetáculo Candlelight Especial de Natal: O Quebra-Nozes e mais! Os ingressos podem ser adquiridos no site e na bilheteria do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) e no App RioMar Recife.

Jonathan Nemer

Jonathan Nemer traz para o Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, o seu novo especial de Natal. No show de stand up comedy, o humorista aborda tudo que acontece nesta época do ano e promete muitas risadas ao revelar algumas coisas que todos fazem e comentam e outras que todos pensam, mas ninguém tem coragem de falar. A apresentação acontece na segunda-feira, dia 23 de dezembro, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Lazer

O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.

App

Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura





Continue Lendo

Em Alta