Cultura
Correios lançam emissão comemorativa de selos de Natal com ilustrações de Ziraldo

Série especial traz imagens garimpadas no Instituto Ziraldo e foi lançada no dia 24 de outubro, data de aniversário do multiartista
Os Correios lançaram uma série de quatro selos natalinos, no último dia 24, quando Ziraldo completaria 92 anos, em sua homenagem, destacando o seu legado como artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista. A coleção será lançada em cerimônia no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir das 19h.
O produtor Tarcísio Vidigal, da Filmes de Minas, e a equipe do Instituto Ziraldo, selecionaram no acervo da instituição quatro desenhos de diversas épocas para ilustrar a nova série.
O primeiro selo traz um Papai Noel desenhado na década de 1970 que, segundo o relato do próprio Ziraldo no livro “40-55, itinerário de um artista gráfico”, é o desenho “mais solto e bem resolvido” que ele já fez do Bom Velhinho. O segundo selo reproduz a capa da revista “A Turma do Pererê” de 1975, adaptada para o Natal de 2024. O terceiro selo apresenta a ideia, feita a lápis de cor, do Menino Maluquinho para um Natal do fim dos anos 1990. O quarto selo exibe um desenho original criado para o cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001.
A tiragem total será de 160 mil exemplares (40 mil para cada selo), com valor facial de R$ 2,55. Os selos medem 30 x 40mm, com impressão em papel cuchê gomado, a cargo da Casa da Moeda do Brasil. As técnicas usadas nas ilustrações são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.
Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, “é uma honra para a empresa ter os traços geniais e inconfundíveis de Ziraldo registrados nos selos postais. Com seu talento único, Ziraldo marcou gerações como escritor, ilustrador e cartunista. Criador de obras emblemáticas, ele trouxe à literatura infantil brasileira uma nova forma de contar histórias, repleta de humor, sensibilidade e identificação com o cotidiano das crianças. Seu trabalho também transcende o público infantil. Com suas tirinhas, cartuns e charges, Ziraldo abordou temas sociais e políticos de maneira crítica e criativa, dialogando com diferentes camadas da sociedade. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações de leitores, artistas e pensadores. Por isso, devemos celebrar e reconhecer sua contribuição inestimável à cultura nacional”, afirma o executivo.
“Mesmo numa era de comunicação veloz e digital, trazemos o acervo do Ziraldo nas mensagens afetuosas de fim de ano com os Selos de Natal 2024. Ziraldo para todas as idades, em todos os tempos! Essa homenagem dos Correios é motivo de grande alegria para nós”, afirma Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.
Ao longo de sua trajetória, o multiartista teve uma parceria marcante com a estatal, que simbolizou a valorização da arte e da cultura brasileira. Ziraldo contribuiu com ilustrações de seus personagens para campanhas comemorativas e edições especiais de selos, ajudando a aproximar a arte gráfica da comunicação postal no Brasil.
Em 1994, foi convidado para ilustrar os tradicionais selos de Natal e selecionou alguns de seus personagens icônicos. O Menino Maluquinho de braços abertos vestindo um casaco de Papai Noel bem maior que o seu tamanho, o Bichinho da Maçã com o gorro natalino, Pererê colocando uma cartinha em seu único pé de sapato e a sua Turma em um coro uníssono inspiraram o artista a retratar situações típicas da data.
O próprio artista descreveu assim essa parceria com os Correios: “Eu acho que todo artista gráfico não pode passar pela vida sem fazer um selo. E eu fiquei muito feliz porque esses selos de Natal vão perpetuar os meus personagens, dando-lhes importância nacional”, disse Ziraldo na época à Revista dos Correios, que já havia utilizado um de seus desenhos – o Galo, símbolo do Festival Internacional da Canção Popular – em um selo comemorativo de 1967.
À época, Ziraldo destacou que sua maior preocupação ao criar a série era realizar um trabalho caprichado. “Por ser muito pequeno, o selo tem elementos baseados em detalhes. Eu quis fazer um que as pessoas olhassem e dissessem ‘Que maravilha!’, que quisessem guardá-lo”, esclareceu o artista, que, assim como outros tantos meninos, manteve na juventude uma coleção de selos. A sua abrangia 74 países. Agora, 30 anos depois, os personagens de Ziraldo ilustram uma nova série de selos natalinos, que também serão objeto de colecionadores.
SOBRE ZIRALDO
Ziraldo Alves Pinto dedicou-se por sete décadas à literatura e à ilustração. Foi artista gráfico, humorista, escritor, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista… um verdadeiro multiartista que marcou a cultura brasileira. Nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG). Publicou seu primeiro desenho aos 6 anos, no jornal “A Folha de Minas”.
Apaixonado por gibis, aos 12 anos começou a desenhar suas próprias histórias em quadrinhos. Em 1946, descobriu o traço caricatural quando viu um desenho retratando o presidente Gaspar Dutra. Ziraldo ficou intrigado e fascinado. Seu pai prontamente explicou: “Isso é caricatura, Ziraldo!” Naquele momento, aos 14 anos, ele encontrou todas as respostas para sua arte. Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro levando seu caderno de desenho, cheio de caricaturas e ilustrações, e, depois de muita persistência, conseguiu emprego como estagiário publicitário.
A paixão por gibis o levou a lançar, em 1960, a pioneira revista em quadrinhos Pererê, com temáticas socioambientais até hoje atuais e relevantes, que circulou nas mãos de crianças e jovens de todo o Brasil. Em 1967, criou Os Zeróis, caricaturas irreverentes de personagens como Mulher Maravilha, Super Homem, Tarzan, Batman, Robin, Tocha Humana, etc. que viraram tiras de humor e foram publicadas em diversos jornais nacionais e internacionais. Em 1969, recebeu o Nobel Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas, em Bruxelas.
Durante a ditadura militar do Brasil, suas caricaturas tiveram grande destaque político. No mesmo ano do Nobel de Humor, lançou seu primeiro livro, Flicts, um divisor de águas na literatura infantojuvenil e confessou, publicamente, ter encontrado ali sua vocação. Em 1980, com o sucesso estrondoso de O Menino Maluquinho, Ziraldo mergulhou profundamente na literatura para crianças e jovens, tendo editado ao longo de sua carreira quase 200 títulos.
Em 70 anos de trabalho, sua produção atingiu uma relevância incomparável que pode ser vista em catálogos, coletâneas, antologias e depoimentos de fãs de todas as idades. Participou de inúmeros salões de humor, diversas exposições de arte a partir de suas criações e recebeu incontáveis homenagens e prêmios, com destaque para o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, em 2008, pela qualidade e importância de sua obra, seu compromisso social, sua difusão e grande repercussão internacional.
Ziraldo faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos, em 6 de abril deste ano, deixando um acervo relevante para a memória cultural do Brasil. Este acervo vem sendo digitalizado, catalogado e difundido pelo Instituto Ziraldo. Sua conservação, desde 2024, conta com o patrocínio da PRIO, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultural.
SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO
Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história. A instituição já digitalizou e inventou, até o momento, cerca de 18 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.
O acervo inclui inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista, a biblioteca de suas obras, sendo ainda o organizador de um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e sobre os contextos social e político das suas obras.
Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional. Ler para ir além da leitura é a missão do Instituto Ziraldo.
Instagram: https://www.instagram.com/instituto_ziraldo/
SOBRE A PRIO
A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O & G: extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, busca envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte da plataforma de patrocínios I Love PRIO.
Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio
SOBRE OS CORREIOS
Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos.
Site: https://www.correios.com.br | LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/correios/ | Instagram: https://www.instagram.com/correiosoficial/ | Facebook: https://www.facebook.com/correios | TikTok: https://www.tiktok.com/@correiosoficialbr |
Cultura
Thiaguinho, Belo e Péricles comandam The Music Beach – Me Leva neste fim de semana em Uberlândia

O maior festival de pagode do interior de Minas Gerais reúne Thiaguinho, Belo e Péricles neste domingo (13), e ainda promove um dos maiores torneios de beach tennis do interior do país
Prepare-se para um fim de semana inesquecível em Uberlândia. De 10 a 13 de julho, a cidade se torna o ponto de encontro entre a música e o esporte com a realização do The Music Beach – Me Leva, um megafestival que une grandes nomes do pagode nacional e um campeonato de beach tennis de nível nacional. O ponto alto acontece neste domingo (13), com shows de Thiaguinho, Belo e Péricles no estacionamento da Unitri. O evento é organizado pela Joeme Produções, GW Promoções e GR Shows, com apoio do Praia Clube e patrocínio Guaraná Mineiro e Tendenci.
O The Music Beach já entrou para o calendário oficial da cidade, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes do interior de Minas Gerais. Com estrutura robusta, atmosfera vibrante e atrações de peso, o festival se firma como uma celebração cultural, esportiva e social imperdível para Uberlândia e região.
Os últimos ingressos podem ser adquiridos de forma prática e segura pela Bilheteria Digital (venda online), além de pontos físicos em Uberlândia: Tutu & Bibi (Centro e Terminal Central) e Atacadão Suplementos (Center Shopping e Centro). Também é possível comprar pelo Disk Ingressos: (34) 99183-4169.
Thiaguinho: energia, carisma e uma viagem pela história do pagode
Ícone da música brasileira, Thiaguinho traz para o palco do The Music Beach – Me Leva o melhor de sua carreira. Ex-vocalista do Exaltasamba, o cantor é referência quando se fala em inovação no pagode. Com estilo que mistura o tradicional com o pop e o R&B, ele arrasta multidões por onde passa, como nas mais de 160 edições do projeto Tardezinha, considerado a maior roda de pagode do país.
No repertório do show, o público pode esperar hits como “Tá Vendo Aquela Lua”, “Livre Pra Voar”, “Valeu”, “Só Vem”, “Energia Surreal” e “Acredito no Amor”. Thiaguinho promete um espetáculo pulsante, com emoção e animação do início ao fim.
Belo: o romantismo em sua forma mais clássica
Comemorando 25 anos de carreira solo com o projeto Belo In Concert, Belo chega a Uberlândia como um dos nomes mais aguardados da noite. Dono de uma voz inconfundível, o cantor traz ao palco sucessos que marcaram gerações, como “Perfume”, “Intriga da Oposição”, “Reinventar”, “Refém do Coração” e “Razão da Minha Vida”.
Ícone do pagode romântico desde os tempos de Soweto, Belo também prepara surpresas com seu novo projeto MPBelo, no qual homenageia grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos e Djavan. Uma apresentação para cantar junto e se emocionar.
Péricles: o “Rei da Voz” e a potência do samba no palco
Com 36 anos de carreira, Péricles é um dos maiores representantes do samba e do pagode nacional. Sua jornada começou no grupo Exaltasamba, do qual foi fundador e vocalista por mais de duas décadas. Em carreira solo, conquistou ainda mais admiradores com sua presença marcante e repertório consistente.
No The Music Beach, ele traz a turnê Calendário, baseada no álbum e DVD homônimos. O público vai conferir canções como “Daquele Jeitão”, “Ainda Me Iludo”, “Linguagem dos Olhos” e uma emocionante releitura de “Desculpe o Auê”, homenagem à inesquecível Rita Lee. Um show que promete ser ao mesmo tempo grandioso e intimista.
Uma estrutura inédita para celebrar esporte, música e alegria
O The Music Beach – Me Leva vai muito além dos palcos. O evento abriga também um dos maiores torneios de beach tennis do interior do Brasil, no Complexo Cícero Naves, no Praia Clube. Com 21 quadras de areia, o espaço receberá centenas de atletas e apaixonados pelo esporte em uma megaestrutura com praça de alimentação, lojas, estandes de patrocinadores e muita vibe positiva.
Desde sua criação, o festival já reuniu mais de 60 mil pessoas e movimentou a economia local, com geração de centenas de empregos diretos e indiretos. Em sua sexta edição, o evento já se consolidou como uma referência no calendário cultural e esportivo de Uberlândia.
Nas edições anteriores, já passaram pelo palco do The Music Beach artistas consagrados como Péricles, Léo Santana, Turma do Pagode, Menos é Mais, Kamisa 10 e Samba de Cosme, além de talentos locais como Banda Venosa, Luciano Testa, Sempre Bom, Quinteto SA, All In Samba, DJ Larissa Law, DJ Larissa Rodrigues, entre outros. E neste ano não será diferente, pois a programação promete agitar Uberlândia com um line-up de peso, reforçando o papel do evento como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade.
SERVIÇO
Venda de ingressos
📅 Data: 13 de julho de 2024
📍 Shows: Estacionamento da Unitri
📍 Torneio de Beach Tennis: Praia Clube – Complexo Cícero Naves (10 a 13 de julho)
🎤 Atrações: Thiaguinho, Belo e Péricles
📍 Pontos de venda físicos:
✅ Atacadão Suplementos (Center Shopping e Centro)
✅ Tutu & Bibi – Loja 1: Afonso Pena, 132 – Centro
✅ Tutu & Bibi – Loja 2: Terminal Central – Loja 28
📞 Disk Ingressos: (34) 99183-4169
🎟️ Venda online: Bilheteria Digital
Mais informações: @themusicbeach
Cultura
Conferência Gratidão reúne milhares de mulheres e chega à sua 4ª edição no Via Music Hall

A Conferência Gratidão nasceu com um propósito simples e poderoso: reunir mulheres em um culto de gratidão a Deus. O que começou como um evento com previsão de 300 participantes surpreendeu logo em sua primeira edição, que acolheu mais de 800 mulheres. O crescimento exponencial continuou nas edições seguintes, com 1.300 participantes na segunda edição (inicialmente planejada para 600) e impressionantes 1.600 na terceira, cujo público-alvo era de 1.000 mulheres.
Diante do sucesso e da crescente demanda, a organização decidiu dar um passo ainda maior. A 4ª edição da Conferência Gratidão será realizada pela primeira vez no Via Music Hall, antigo Via Show, no dia 12 de julho, às 18h, com expectativa de público entre 4.000 e 5.000 mulheres. A entrada é solidária: 3kg de alimento não perecível, que serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade.
Uma informação importante é que a troca dos 3kg de alimentos não perecíveis pela pulseira, que dará acesso ao evento, não será realizada na bilheteria do Via Music Hall. As trocas serão realizadas em qualquer uma das 5 lojas da Jackes Modas, no sábado, dia 12 de julho, até as 13:00. Após esse horário será encerrada a troca das pulseiras pelo kilo.
O evento é promovido pela loja Jackes Modas, que assume todo o investimento sem cobrar inscrições ou valores financeiros, mantendo o foco em fé, solidariedade e transformação de vidas.
A conferência contará com a participação de nomes expressivos do cenário cristão, como Jaqueline Andrade, Nathália Braga, Pra. Raquel Lima, Larissa Pires, Pra. Alessandra Machado, Pra. Adriana Pereira, Missionária Aline Carvalho, Bruno Almeida, Max do Corinho, Rafael Lima, Pra. Ana Luiza, Jéssica Curione, Allan Moares, Pra. Eline Souza, Pra. Ana Lúcia, Thayane Asafe e Pr. Douglas Max.
A Conferência Gratidão já se consolidou como um marco de fé, comunhão e propósito. E nesta edição, em um dos maiores palcos da música e da cultura do Rio de Janeiro, promete impactar ainda mais corações.
Serviço:
Via Music Hall – São João de Meriti – RJ
12 de julho de 2025
18h
Entrada: 3kg de alimento não perecível
Cultura
Festival de Esquetes de Fortaleza mantém tradição e chega à 23ª edição

Mesmo sem apoio financeiro, o tradicional Festival de Esquetes de Fortaleza será realizado entre os dias 14 e 18 de julho, no Teatro da Praia, com entrada acessível e uma intensa programação de esquetes, debates e homenagens
Fortaleza segue aplaudindo a força do teatro cearense. De 14 a 18 de julho de 2025, o FESFORT – Festival de Esquetes de Fortaleza – realiza sua 23ª edição no simbólico palco do Teatro da Praia, reafirmando sua vocação como espaço para a experimentação e formação de artistas. A programação começa sempre às 19h30, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), vendidos exclusivamente na bilheteria do teatro.
Criado em abril de 1997, o festival nasceu da necessidade de abrir espaço para trabalhos autorais e curtos de uma geração artística carente de visibilidade. Com o tempo, o FESFORT se tornou uma verdadeira vitrine do novo teatro cearense, contribuindo para o surgimento e a consolidação de centenas de atores, diretores e dramaturgos. Desde 2010, o festival integra oficialmente o Calendário Cultural do Estado do Ceará, por meio da Lei nº 14.796, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.
Um ato de resistência e amor ao teatro
Mesmo com sua longa trajetória e reconhecimento oficial, o FESFORT não foi contemplado no 3º Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará (PNABCE – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) em 2024. Em resposta a essa ausência de apoio, os organizadores decidiram manter o evento de forma independente, com o apoio institucional da Escola de Teatro do Teatro da Praia. Nesta edição especial, o festival acolherá oito esquetes criadas por alunos da escola, que subirão ao palco ao longo da semana.
Prêmios e homenagens
O FESFORT mantém a tradição do Troféu Gasparina Germano, entregue aos destaques do festival em categorias como Esquete, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Texto Original, Texto Adaptado, Figurino, Maquiagem, Cenário, Iluminação e Sonoplastia. A premiação leva o nome de uma das maiores artistas cearenses do século XX.
Nesta edição, a atriz Solange Teixeira será a grande homenageada, reconhecida por sua contribuição vital à cena teatral do Ceará. Solange, com sua trajetória sólida e inspiradora, representa o elo entre as gerações e reforça o papel do festival como espaço de valorização da história do teatro.
Quem foi Gasparina Germano?
Gasparina de Souza Germano nasceu em 1918, em Baturité (CE), e iniciou sua trajetória artística aos cinco anos de idade, no bailado O Camponês Apaixonado, em 1923, no Teatro José de Alencar. Diferente de muitos talentos infantis, Gasparina brilhou também na fase adulta, tornando-se uma das maiores atrizes do teatro cearense. Atuou em companhias itinerantes, passando por cidades como Natal, Recife, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Ganhou prêmios, elogios e reconhecimento por sua beleza, técnica e presença cênica. Foi chamada de “diva” e comparada a Sarah Bernhardt e Eleonora Duse. Seu legado inclui participações marcantes em montagens como Martin do Golgotá, Trinca de Damas, Zé Fidélis, Valsa Proibida e Ladrão, entre outros. Aos 37 anos, afastou-se dos palcos, mas seu nome permanece como símbolo de excelência artística nos palcos do Ceará.
Comenda Theatro Concórdia
Além do troféu, o festival entrega ainda a Comenda Theatro Concórdia, criada em 2006 para reconhecer trajetórias dedicadas à cultura. Em 2025, os agraciados são:
Grupo de Teatro: Grupo Arte de Viver
Instituição Teatral: Teatro Morro do Ouro
Produção Teatral: Kildare Pinho
Personalidade Cultural: Antônio Marcelo
Debates e reflexões
Além das apresentações, o festival promoverá rodas de conversa com a participação dos artistas e convidados como Sâmia Bitencourt e Aldo Eva, propondo reflexões sobre o teatro contemporâneo e os processos criativos dos grupos participantes.
PROGRAMAÇÃO
📅 Segunda-feira – 14/07
Solenidade de abertura
Equilíbrio (Adaptação de Carri Costa) – Agenor Saunders e Uelinton Camelo
Samsa é um Barato (Fernando Lira) – Klewerton Roger, Paulo Marinho e Renato Macchiatto
Debate com Sâmia Bitencourt e Aldo Eva
📅 Terça-feira – 15/07
Espelho, Espelho (Francinice Campos) – Cátia Cavalcante e Liana Barros
Fios (Rafael Martins) – Marina Freitas
Debate com Sâmia Bitencourt e Aldo Eva
📅 Quarta-feira – 16/07
Suicida (Fernando Lira) – Baber, Isabel Prado, João Paulo Azevedo e Letícia Cavalcante
Mais que Versar (Marcos Paulo e Carmem Lúcia) – Ruth Campos
Debate com Sâmia Bitencourt e Aldo Eva
📅 Quinta-feira – 17/07
A Igreja do Diabo – Ildomar Silveira e Raul Moura
Relações Perigosas (Adaptação: Carri Costa) – Agda Máximo e Mateus Silva
Debate com Sâmia Bitencourt e Aldo Eva
📅 Sexta-feira – 18/07
Apresentação da esquete ganhadora do voto popular
Festa de encerramento e cerimônia de premiação: Troféu Gasparina Germano e Comenda Theatro Concórdia
SERVIÇO
FESFORT – 23ª edição do Festival de Esquetes de Fortaleza
📍 Teatro da Praia – Avenida Monsenhor Tabosa, 177 – Fortaleza/CE
📅 De 14 a 18 de julho de 2025
🕢 A partir das 19h30
👤 Classificação indicativa: 10 anos
🎟️ Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia)
💳 Vendas: apenas na bilheteria do Teatro da Praia
Realização:
Coordenação Geral: Carri Costa
Produção: APTECE (Associação dos Produtores Teatrais do Ceará)
Coordenação de Produção: Dyego Stefann
Assessoria de Comunicação: Cristiane Carvalho/ Upgrade
Coordenação Técnica: Adriano Pessoa
Coordenação Teatro da Praia: Nildenir Campos e Beatriz Alves
Informações: (85) 99446-9493 / (85) 98517-2301
E-mail: carricosta@hotmail.com