Carnaval
Cortejo do CCBB Bloco, organizado pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, continua nessa semana

Nos dias 15 e 16/02 o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realiza os últimos cortejos do CCBB Bloco. Com muito samba, maracatu, afoxé e frevo o bloco, organizados e produzido inteiramente pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, acontece sempre às 13h. A atividade gratuita acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).
Além do carnaval, segue a programação regular. No sábado, dia 24/02, às 13 horas, o destaque é a atividade a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, que apresenta histórias da cultura popular e da literatura universal. Os educadores que as apresentam, por vezes, são acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.
As visitas mediadas à exposição Década dos Oceanos — I Mostra Nacional de Criptoarte acontecem às segundas e quintas às 11h, 16h e 18h; às quarta e sextas, às 11h e 16h; nos sábados e domingos às 10h e 18h. O evento propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresenta a primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção.
De acordo com os organizadores, a experiência imersiva reúne criatividade, sustentabilidade e inovação. É uma atividade que se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade.
Já a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960, o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.
Carnaval
Mestre Bujão assume representação da capoeira no Conselho de Política Cultural de Niterói

O niteroiense David Bassous, conhecido como Mestre Bujão, toma posse nessa terça-feira (16/09), representando a cadeira de capoeira Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói (CMPC), na sede da instituição, no Centro da cidade.
O Conselho é um órgão colegiado, de natureza deliberativa e normativa, que funciona como o principal espaço permanente de participação social no âmbito institucional. Integra a estrutura básica do Sistema Municipal de Cultura e tem como atribuições centrais a elaboração, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura no município.
Mestre Bujão é fundador do Instituto Gingas, que trabalha a capoeira e a acessibilidade em Niterói, além de outras cidades na Região Metropolitana II. “Assumir como conselheiro municipal de cultura de Niterói, na área da capoeira, é reafirmar que essa arte é um patrimônio cultural imaterial do Brasil e uma força viva da nossa democracia. Estou disposto a levar, em diálogo com todos os setores da sociedade, os anseios das mestras, mestres e profissionais de capoeira para a pauta da cultura do município, que tem se mostrado com uma gestão forte, democrática e fortalecedora da cultura”, frisou.
Além da Capoeira o CMPC tem várias outras representações como por exemplo, Arte e Culturas Urbanas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Bibliotecas, Literatura, Livro, Leitura e Arquivo; Cadeia Criativa, Produção Cultural, Mercado Cultural e Moda; além de Carnaval e Festas Populares; Culturas e Religiões Afro-indígenas, Grupos Étnicos, Comunidades Tradicionais entre outros.
O Instituto Gingas é uma organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos na promoção da cultura afro-brasileira e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Através do método Din Down Down, o Instituto oferece aulas de capoeira e outras atividades para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano.
O Instituto trabalha o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família, que visa fortalecer os laços familiares e promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência matriculados nas redes públicas de ensino de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu. O projeto oferece oficinas integradas de capoeira e música, reuniões de formação, rodas de conversa e outras atividades para pais, responsáveis e estudantes, com o objetivo de construir uma comunidade mais justa e inclusiva.
Carnaval
Liga-SP e Radar Records lançam álbum “O Som da Avenida – Grupo Especial” do Carnaval 2025

O maior espetáculo da Terra está eternizado em som com o lançamento de “O Som da Avenida – Grupo Especial”, um álbum da Liga-SP em parceria com a Radar Records que reúne o registro ao vivo dos desfiles das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo durante o Carnaval 2025, direto do Sambódromo do Anhembi.
Com captação profissional de áudio e toda a emoção da noite de desfile, o álbum traz as apresentações completas das agremiações que compõem o Grupo Especial: Colorado do Brás, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Camisa Verde e Branco, Águia de Ouro, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, Estrela do Terceiro Milênio e a sempre icônica Vai-Vai.
Mais que um simples registro, o álbum é um documento cultural que celebra a força da comunidade, a riqueza dos enredos, a excelência das baterias e a beleza dos sambas que embalaram a avenida neste ano inesquecível.
O álbum “O Som da Avenida – Grupo Especial”, já está disponível nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e muitas outras.
Ouça em: https://found.ee/ligacarnavalsp_somdaavenida_grupoespecial
Carnaval
Liga-SP e Radar Records apresentam o álbum “O Som da Avenida” do Grupo de Acesso II

A emoção dos desfiles do Grupo de Acesso II do Carnaval de São Paulo em 2025 agora pode ser revivida a qualquer momento com o lançamento do álbum “O Som da Avenida”. A coletânea especial lançada pela Liga-SP em parceria com a Radar Records capta, em áudio ao vivo, toda a energia das arquibancadas e a força do samba-enredo que tomou conta do Sambódromo do Anhembi.
Gravado diretamente durante os desfiles oficiais, o álbum reúne as apresentações completas das dez escolas que desfilaram pelo Grupo de Acesso II: Raízes do Samba, Imperatriz da Pauliceia, Unidos do Peruche, Torcida Jovem, Pérola Negra, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Primeira da Cidade Líder, Brinco da Marquesa e Camisa 12.
Com qualidade de captação profissional e a vibração autêntica do Carnaval paulista, “O Som da Avenida” é mais que um registro – é uma celebração da cultura, da paixão e da luta de cada agremiação para brilhar na avenida e conquistar o coração do público.
Disponível nas principais plataformas de streaming como Spotify e Deezer, o álbum é um convite para reviver os momentos mais marcantes do Carnaval 2025 e para sentir de perto a força da batida, o canto da comunidade e a emoção que só o samba pode proporcionar.
Ouça em:
https://found.ee/ligacarnaval_somdaavenida_grupodeacesso