Tecnologia
Coursera e Google traduzem 4 mil cursos para o português e abrem inscrições para bolsas de estudos em tecnologia e Inteligência Artificial

- O Brasil aparece como o quarto maior mercado global, com 5,2 milhões de alunos
- -Também expande para mais de 110 clientes empresariais
- Google distribuiu mais de 150 mil bolsas de estudos para Google Career Certificates no Brasil
A Coursera, plataforma líder em aprendizagem online, anunciou novas iniciativas para melhorar o acesso à educação de alta qualidade no Brasil e atender melhor às necessidades locais de alunos e instituições. Esses esforços incluem o lançamento de um grande catálogo de conteúdo em português e recursos de inteligência artificial para tornar o aprendizado on-line mais personalizado e interativo. Cursos importantes como The Science of Well-Being da Universidade de Yale, AI for Everyone da DeepLearning.AI e Programming for Everybody da Universidade de Michigan, que até recentemente estavam disponíveis apenas em inglês, agora estão acessíveis a qualquer pessoa que fale português. A Coursera também expande sua presença no país para atender mais de 110 clientes empresariais, à medida que instituições em todo o Brasil adotam o aprendizado online para equipar sua força de trabalho e alunos com habilidades digitais. Com mais de 7 milhões de inscrições na plataforma, o Brasil é o 2º maior mercado para a Coursera na região LATAM.
“A ascensão do Brasil como um dos principais destinos de TI ressalta a necessidade de expandir as oportunidades educacionais e alavancar uma grande força de trabalho digitalmente qualificada”, diz o CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda. “Nossa missão é criar acesso igualitário à aprendizagem de classe mundial à medida que utilizamos o poder da IA para preencher a lacuna linguística para milhões de pessoas em todo o país. Com mais de 4 mil cursos traduzidos por IA, agora disponíveis em português, os alunos no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital.”
O país está testemunhando uma demanda significativa por conhecimento que prepare para empregos digitais de alta demanda, e é por isso que o Google, parceiro da Coursera, lançou uma importante iniciativa. Na plataforma, o Google oferece certificados de carreira projetados para preparar alunos com habilidades práticas para o trabalho. Este programa ajuda a impulsionar a mobilidade econômica inclusiva e equitativa, permitindo que os alunos obtenham empregos iniciais bem remunerados, levando a carreiras de sucesso. Também contribui para os esforços locais para combater o desemprego.
Desde junho de 2022, o Google já disponibilizou mais de 150 mil bolsas de estudo no Brasil. Das bolsas anunciadas no início deste ano, a empresa ainda aceita inscrições por meio de seu parceiro distribuidor, Bettha. Cerca de 10 mil bolsas ainda estão abertas e os futuros alunos podem se inscrever no link goo.gle/bolsasbettha. Essas bolsas oferecem acesso gratuito ao certificados Google Career, em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados Analytics, Gerenciamento de Projetos, User Design de Experiência do Usuário, e Marketing Digital e E-commerce , ampliando as oportunidades para alunos brasileiros na economia digital. No país, 91% dos alunos que concluem a certificação conseguem alguma forma de progressão na carreira (aumento, promoção, novo emprego) em até seis meses após a formatura.
“O programa de bolsas Google Career Certificates faz parte do conjunto de ações e compromissos da Google para colaborar com empresas, governos e sociedade no enfrentamento de desafios críticos para seu desenvolvimento social e econômico. A Coursera é fundamental nisso e nos ajuda a democratizar o acesso a esses cursos e a impactar positivamente diversos grupos da nossa população”, diz Maia Mau, Diretora de Marketing do Google Brasil.
Aqui estão as novas iniciativas e recursos que a Coursera está lançando no Brasil:
- Mais de 4 mil cursos, agora disponíveis em português, incluindo alguns dos cursos mais populares no Brasil, como Learning How to Learn from Deep Teaching Solutions, Job Success: Get Hired or Promoted in 3 Steps from The State University of New York, and Decision Making and Reinforcement Learning from Columbia University. Agora os alunos podem acessar leituras, legendas de vídeos de palestras, questionários, avaliações, instruções de revisão por pares e sugestões de discussão – tudo no idioma local. O conteúdo traduzido estará disponível para todos os alunos, incluindo clientes da Coursera for Business, Campus e Government.
- Coursera Coach (beta) Coursera Plus subscribers:: o assistente de aprendizagem virtual generativo alimentado por IA que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras e recursos em vídeo. O coach também apoiará os alunos com interação no idioma local.
- Plug-in Coursera ChatGPT: fornece descoberta personalizada aprimorada em todo o catálogo da Coursera, permitindo que os usuários do GPT-4 obtenham rapidamente recomendações de conteúdo e credenciais para ajudá-los a desenvolver habilidades em um determinado assunto ou área de carreira.
- Course Builder doaCoursera: com base em instruções em linguagem natural de autores humanos, a ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA gerará conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários. Empresas e universidades também podem usar esse recurso, usando seus especialistas internos para produzir cursos personalizados e combiná-los com conteúdo recomendado de parceiros participantes da Coursera. Atualmente está sendo testado com clientes selecionados.
- Inovações de plataforma para combater a exclusão digital e criar experiências de aprendizagem acessíveis — hoje 48% dos alunos no Brasil usam dispositivos móveis para acessar a Coursera. A plataforma permite que os alunos baixem cursos, sincronizem o progresso e os questionários, façam anotações com destaques e sincronizem o calendário – otimizado para baixo consumo de dados.
- A Coursera ampliou significativamente sua presença no país, atendendo hoje mais de 110 clientes empresariais, incluindo instituições como Porto Seguro, LWART, BRF, CPQD, ESEG Faculdade do Grupo Etapa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidades Federais de São Paulo, O Governo Do Estado Do Espírito Santo e muitos outros.
Como as tecnologias digitais podem gerar um aumento de até $1.3 trilhão de aumento no impacto anual até 2030 na América Latina, a Coursera pretende preencher a lacuna de habilidades digitais no Brasil e equipar os alunos de todo o país com as habilidades exigidas. De acordo com o Relatório de Resultados do Estudante 2023 , 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios profissionais e 96% relataram benefícios pessoais ao aprender na Coursera. Como parte do anúncio de hoje, a Coursera também oferece acesso gratuito aos 5 cursos mais populares do Brasil para que qualquer aluno possa experimentar o catálogo do idioma local.
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com mais de 129 milhões de alunos registrados em 30 de junho de 2023. A Coursera faz parceria com mais de 300 universidades e industriais líderes para oferecer um amplo catálogo de conteúdo, incluindo cursos, Especializações, Certificados Profissionais, Projetos Orientado, Bacharelado e Mestrado. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera tornou-se uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.
Sobre os Certificados Profissionais do Google
Os Certificados Profissionais do Google fazem parte do Programa Grow with Google e oferecem cursos de treinamento online flexíveis projetados para colocar os alunos no melhor caminho para empregos em campos de alto crescimento. Nenhuma experiência anterior é necessária. Criados pelo Google e disponibilizados por meio da Coursera, atualmente existem cinco certificados disponíveis em português: Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design de Experiência do Usuário (UX) e Marketing Digital e Comércio Eletrônico, tendo sido este último lançado em junho de 2023.
Tecnologia
De olho na Geração Alfa

Como as redes estão se preparando para os consumidores do futuro
Nascidos a partir de 2010, os integrantes da Geração Alfa cresceram em um mundo hiperconectado, onde telas, redes sociais e interações digitais fazem parte da rotina desde os primeiros anos de vida. Para o mercado de franquias, essa nova geração representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de negócio. Mas como as redes estão se adaptando para conquistar esses futuros consumidores?
O setor de franchising, que cresceu 13,5% em 2024 e faturou mais de R$ 273 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), já percebe que a Geração Alfa tem hábitos de consumo bastante diferentes das gerações anteriores. Mais do que produtos ou serviços, esses jovens valorizam experiências imersivas, gamificação, aprendizado interativo e marcas que se conectem com seus valores.
Franquias que atuam nos segmentos de educação e tecnologia já vêm adotando estratégias voltadas para esse público. A SuperGeeks, por exemplo, ensina crianças e adolescentes a programar desde cedo, preparando-os para carreiras do futuro. Já o Instituto Gourmet Brasil aposta em cursos de gastronomia para o público infantojuvenil, transformando a culinária em uma experiência divertida e educativa.
Outra rede que vem se destacando é a Love Gifts, que trabalha com produtos personalizados e licenciados de personagens famosos, atendendo diretamente ao desejo de crianças e jovens por itens exclusivos e alinhados às tendências digitais e geeks.
Um fator determinante para conquistar a Geração Alfa é o marketing digital. Diferente dos Millennials e da Geração Z, esses consumidores já nascem conectados e são altamente influenciados por conteúdos no YouTube, TikTok e Instagram. “As franquias que souberem integrar sua comunicação com influenciadores infantis e criar experiências digitais interativas terão uma grande vantagem competitiva”, explica Rodrigo Moreira, especialista em franchising com mais de 18 anos de experiência.
A rede Unhas Cariocas, por exemplo, aposta em um Instagram forte para engajar seu público e fortalecer a marca no digital, assim como a rede de lojas de roupas masculinas Skyler, que utiliza a plataforma para estreitar o relacionamento com seus clientes.
Para atender a esse público marcado pelo imediatismo, a rede de mini salgados Loucos por Coxinha oferece uma opção de refeição prática, saborosa e perfeita para o consumo em movimento. Já a Escova Express se destaca pela agilidade ao lavar e escovar os cabelos em tempo recorde.
Além da tecnologia, a Geração Alfa se preocupa com valores como sustentabilidade e responsabilidade social. Isso significa que franquias que adotam práticas sustentáveis e possuem um propósito claro tendem a se destacar. “As novas gerações não querem apenas consumir, elas querem se identificar com a marca. Redes que investem em ESG e impacto social conquistam não apenas os consumidores, mas também os pais, que tomam as decisões de compra”, complementa Moreira.
Franquias como a Tem Jeito, especializada em consertos e customização de roupas, que através de consertos e reparos evita o descarte exagerado de roupas, e Sonhagro, voltada para soluções financeiras no agronegócio, são exemplos de redes que já integram esses valores ao modelo de negócio.
O mercado de franquias está atento às mudanças no comportamento do consumidor. A tendência é que mais redes invistam em inovações para atender essa nova geração, que em breve será responsável por um grande volume de consumo.
A era dos consumidores Alfa já começou, e as franquias que entenderem suas necessidades e aspirações sairão na frente na corrida pelo futuro do mercado.
Tecnologia
Na dúvida, pergunte ao robô! Entenda o papel da IA na cobrança

Setor investe na implementação de chatbots e automatizações de atendimentos
A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no atendimento ao cliente, transformando desde o primeiro contato até a resolução de problemas. Conforme dados do site Gazeta do Povo, 58% das empresas brasileiras utilizam essa tecnologia. No setor de cobrança, essas ferramentas vêm se mostrando especialmente eficazes, automatizando processos e oferecendo respostas mais rápidas e personalizadas.
Na KSL Associados, empresa especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, a inteligência artificial é uma aliada estratégica para melhorar a experiência do cliente. Um exemplo é o ChatBot KSL, que é uma ferramenta criada a partir da cultura da empresa de oferecer um atendimento completo e especializado, sempre com foco na satisfação do consumidor final.
Podendo ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o chatbot é programado para resolver questões de primeiro nível (situações rotineiras que não envolvem negociações mais complexas). “Com mais de 60% de precisão nesse tipo de atendimento, a solução tem contribuído significativamente para aumentar a agilidade, objetividade e eficiência na cobrança”, comenta Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL.
Para a implementação de tecnologias cada vez mais atualizadas, é necessário que as próximas gerações estejam preparadas desde cedo. Isso é o que a SuperGeeks promove, sendo a rede pioneira em cursos de competências para o futuro como programação, robótica e desenvolvimento de games, a grade curricular inclui ensino de IA para os alunos em todas as faixas etárias. “Cada dia mais o mercado exige qualificação em tecnologia para lidar com as frequentes inovações. Formar jovens é garantir que eles estarão prontos para atuar nas mais diversas áreas e segmentos”, afirma Marco Giroto, fundador da SprintHub e SuperGeeks, especialista em Tecnologia e IA.
Marco ainda complementa explicando que esse conhecimento de Inteligência Artificial pode ser utilizado em empresas dos mais diversos segmentos, como o de cobrança.Os agentes de IA criados pelos alunos podem ser de grande importância para a maior automatização e precisão de sistemas como chatbots e URA’s eletrônicas, fazendo com que sejam mais naturais e personalizadas ao tom do cliente.
Para ambas as empresas, a IA deve ser uma aliada e não uma substituta do atendimento humano. “A tecnologia pode agilizar processos, mas é a empatia e a escuta ativa que resolvem situações mais delicadas”, destaca Edemilson. Já na SuperGeeks, esse equilíbrio também é ensinado desde cedo: “Preparamos nossos alunos para desenvolverem soluções tecnológicas com propósito, pensando sempre no impacto humano por trás da inovação”, complementa Marco.
Diante desse cenário, fica evidente que a inteligência artificial está deixando de ser apenas uma tendência para se consolidar como uma ferramenta essencial na construção de experiências mais eficientes, ágeis e humanizadas. Tanto na atuação da KSL Associados quanto no trabalho formativo da SuperGeeks, o uso consciente e estratégico da tecnologia mostra que é possível unir inovação e sensibilidade, garantindo resultados mais eficazes sem perder de vista o valor das relações humanas.
Tecnologia
SuperGeeks transforma atendimento e gestão de franquias com uso de IA desenvolvida “em casa”

A rede pioneira no ensino de programação e robótica no Brasil já colhe resultados concretos com o uso da plataforma SprintHub
A SuperGeeks, primeira rede de escolas de programação, robótica e inovação do Brasil, está na vanguarda da transformação digital dentro e fora da sala de aula. Desde o ano passado, a rede adotou Agentes de Inteligência Artificial para automatizar atendimentos, qualificar leads e oferecer suporte à sua rede de mais de 50 franquias espalhadas pelo país. O resultado? O tempo médio de atendimento ao cliente caiu de 8 horas para menos de 1 minuto, enquanto o suporte ao franqueado foi reduzido de até 3 dias para menos de 24 horas.
Essa revolução só foi possível graças ao uso do SprintHub, um dos CRMs AI-FIRST mais completos do mercado — e que, curiosamente, nasceu dentro da própria SuperGeeks. Após anos enfrentando os desafios típicos de redes franqueadas — como sistemas desconectados, baixa padronização e lentidão nos atendimentos —, Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, decidiu criar uma solução sob medida.
A ideia era simples: reunir marketing, atendimento, vendas e automações em um único sistema, realmente inteligente e integrado. Assim surgiu a SprintHub, uma plataforma All-in-One com Agentes de IA nativos, que hoje já atende centenas de empresas em todo o Brasil.
“O SprintHub nasceu da necessidade real que tínhamos dentro da SuperGeeks. Testamos todos os CRMs e ferramentas do mercado e percebemos que nada atendia à complexidade de uma rede de franquias educacionais como a nossa. Então, decidimos criar o nosso próprio sistema, e ele acabou se tornando um produto com vida própria”, explica Giroto.
A sinergia entre educação e tecnologia é tão forte que a SuperGeeks também ensina Inteligência Artificial em sala de aula, preparando crianças e adolescentes para um futuro onde o domínio dessas ferramentas será essencial.
Sobre
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.