Bahia
CRCBA empossa nova diretoria e conselheiros durante cerimônia em Salvador

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) realizou, na tarde desta segunda-feira (8), uma reunião plenária marcante para empossar os conselheiros eleitos para o quadriênio 2024-2027. A nova diretoria também foi escolhida na mesma ocasião para o biênio 2024-2025. Sob a presidência do conselheiro Ubiratã Batista Pereira, a cerimônia ocorreu no auditório da sede do CRCBA, no CEO Salvador Shopping.
O destaque do evento foi a eleição do contador Sérvio Túlio dos Santos Moura como o novo presidente do órgão. Com duas chapas concorrentes, a nova diretoria foi eleita por uma expressiva maioria de votos, marcando um novo capítulo na trajetória do Conselho.
A nova Diretoria do CRCBA para o biênio 2024-2025 estabeleceu a seguinte composição: presidente, Sérvio Túlio dos Santos Moura; vice-presidente de Administração e Finanças, Altino Do Nascimento Alves; vice-presidente de Controle Interno, Josana Mota Bispo Amaral; vice-presidente de Registro, Ana Lúcia Santos Barros da Silva; vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson de Jesus França; vice-presidente Técnico, André Luís Barbosa dos Santos; vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Antônio Carlos Ribeiro da Silva; ouvidor geral, Vivian Nunes de Jesus da Silva; e ouvidor assistente, Jaguaratan Souza Barbosa.
Além disso, Maria do Socorro Galdino Moreira assumiu como superintendente de delegacias, enquanto Alex Vieira de Oliveira ocupa o cargo de superintendente adjunto de delegacias.
O novo presidente, Sérvio Túlio dos Santos Moura, expressou sua gratidão e destacou a importância de sua nova incumbência. “Ao assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, agradeço a todos que me apoiaram, especialmente aos colegas, familiares e ex-presidentes. Reconheço as dificuldades enfrentadas pela classe contábil e me comprometo a buscar soluções para esses desafios, mantendo a continuidade do trabalho dos presidentes anteriores, especialmente dos ex-presidentes Antônio Carlos Ribeiro e André Luis Barbosa.”
Ao finalizar o seu discurso, o presidente reforçou seu compromisso com a classe contábil e enfatizou a importância do apoio coletivo. “Conto com todos os conselheiros e a classe contábil para continuarmos transformando o CRCBA. Com união e apoio mútuo, alcançaremos nossos objetivos. Que Deus nos dê sabedoria para conduzir nossa profissão da melhor maneira possível.” Com essa determinação, Sérvio Túlio dos Santos Moura encerrou sua fala, evidenciando a vontade de impulsionar mudanças positivas no âmbito da contabilidade na região.
Veja abaixo a relação dos conselheiros empossados para o mandato de um terço:
EFETIVOS:
Antônio Cláudio Silva de Vasconcelos
Cristiano Silva Borges
Lucy Geane Rios Evangelista
Maria Alice Guedes Porto
Maria do Socorro Galdino Moreira
Nelson Henrique de Carvalho
Renê Silva da Costa
SUPLENTES:
Baby Thyers Fernandes de Cerqueira
Gilmar Mendes Rodrigues
Gilvan Ribeiro de Assis
Jaguaratan Souza Barbosa
Michele de Oliveira Lordêlo
Sandoval Costa Neto
Vanessa Pereira França de Assis
Bahia
Bahia segue liderando geração de empregos na região Nordeste

Conforme dados do CAGED, em fevereiro de 2025, o saldo de empregos formais mais que dobrou na Bahia. No Brasil foi de 431.995 postos de
trabalho, resultado da diferença entre 2.579.192 admissões e 2.147.197 desligamentos. O resultado em fevereiro foi 199,8% maior do que o apresentado em janeiro de 2025 (144.086 empregos formais).
Na Bahia, o saldo de 20.132 empregos formais, registrado em fevereiro, foi resultado de 99.593 admissões e 79.461 desligamentos, o que coloca o estado na primeira posição do Nordeste, seguido de Pernambuco e Ceará.
“A Bahia tem aproveitado o bom momento da economia brasileira e estamos trabalhando para atrair novos investimentos para gerar mais empregos, além de fortalecer um amplo programa de qualificação profissional e intermediação de mão de obra através do Sine. Tem muita coisa boa ainda pra acontecer, com a chegada da BYD, o avanço das obras do VLT, a Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul, a retomada do estaleiro Enseada e oportunidades na área do Petróleo e gás. Na agricultura há expectativa de termos safra recorde e em setores como o turismo tivemos o melhor desempenho dos últimos anos”, afirmou Augusto Vasconcelos, Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.