Esporte
Cria da De Peito Aberto, Henrique realiza sonho nas categorias de base do Itabirito FC
 
																								
												
												
											Como tantos brasileiros, Henrique Gabriel Pereira Maia sempre elegeu a bola de futebol como o presente preferido em qualquer ocasião. Mas para o mineiro de 10 anos, nascido em Piedade do Paraopeba, distrito na zona rural de Brumadinho, o objeto simboliza mais do que uma brincadeira. Representa disciplina e responsabilidade.
Foi com esse valores que o jovem se destacou nas aulas do Projeto Esporte na Cidade, realizado pela organização social De Peito Aberto, e “furou” uma bolha tão sonhada. Em janeiro de 2025, comemorou a aprovação para as categorias de base do Itabirito FC, um dos clubes que mais crescem no estado e que atualmente disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.
Para além do talento demonstrado desde as primeiras brincadeiras, ainda com uma bola de papel, o canhoto Henrique vem chamando a atenção por onde passa. A cada dia, se orgulha do caminho já trilhado e se apega ao sonho de brilhar nos gramados pelo Brasil e o mundo.
“Quero ser jogador profissional um dia. A experiência está sendo muito boa no Itabirito, tanto nos treinos quanto nos jogos. A cada dia aprendo mais e vou me esforçar ao máximo para fazer uma carreira. Sou muito grato à De Peito Aberto, porque o projeto me ensinou não só o esporte, mas também a ter disciplina, e com isso posso hoje fazer parte de um time”, conta Henrique, que joga como meia ou atacante.
Em 2019, os pais o colocaram nas aulas da De Peito Aberto, após tomarem conhecimento do projeto. A presença dos amigos foi um incentivo para Henrique.
“Desde o primeiro dia, o Henrique se destacou pelo comprometimento e pela disciplina exemplar. Tanto nos treinos quanto nos jogos, ele demonstra foco, respeito às orientações e espírito de equipe, qualidades que refletem seu caráter. Tecnicamente, sempre foi um dos melhores: dribles, passes e finalizações precisas fazem dele um atleta completo, capaz de se adaptar às diversas modalidades esportivas propostas pelo projeto”, conta Iles Gomes, professor do Henrique no Projeto Esporte na Cidade, em Brumadinho, desde 2021.
Com o decorrer das atividades, os pais, Wenmerson e Josiane, consideraram a experiência incrível, uma vez que o projeto desenvolveu não somente as habilidades de Henrique no futebol, mas também sua formação pessoal.
“Ele sempre foi muito responsável, dedicado e nunca precisou ser chamado para treinar ou estudar. Ele mesmo tem o compromisso. No projeto, se destacou nos jogos, sempre muito elogiado pelos professores, que são excelentes. É uma equipe muito comprometida, que além de ensinar o esporte, também orienta fora de campo, com conselhos que ajudam pra vida”, conta o pai.
A grande oportunidade até hoje veio no momento mais oportuno, de acordo com a família. Em janeiro deste ano, Henrique participou de uma seletiva no Itabirito FC. Dois dias depois, recebeu a notícia da aprovação para integrar o elenco sub-11.
“Foi uma emoção muito grande ver o sonho dele começando a se concretizar, todo o esforço dando frutos. É uma alegria que não dá para explicar. A gente só tem gratidão. Isso tudo é só o começo, e a gente está aqui pra apoiar ele em cada passo”, afirma Wenmerson.
O Projeto Esporte na Cidade oferece, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Vallourec, aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas. As atividades são realizadas duas vezes por semana (às segundas e às quartas-feiras), sempre no contraturno escolar. Com viés educacional, a iniciativa propõe que o esporte seja uma ferramenta de transformação social. Para participar das aulas, as alunas precisam estar matriculadas e frequentes na rede escolar de ensino.
“Quando recebi a notícia de que o Henrique havia sido aprovado nos testes das categorias de base do Itabirito FC, senti uma imensa alegria e orgulho. Foi um reconhecimento justo por seu esforço diário ao esporte. Tenho certeza de que essa conquista marca apenas o início de uma trajetória brilhante no futebol”, comemora o professor Iles.
Além do Projeto Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outras iniciativas espalhadas pelo Brasil. Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio de Janeiro são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. Com 19 anos de atuação, a De Peito Aberto já impactou positivamente 65 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Brasil.
As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: www.depeitoaberto.org.br
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 19 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 65 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.
A DPA também se destaca pelo conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Esporte
Handebol: Brasil disputa final do Torneio Quatro Nações no sábado
 
														A seleção brasileira masculina de handebol vai lutar pelo título do Torneio Quatro Nações em Buenos Aires (Argentina), neste sábado (1º de novembro), às 22h (horário de Brasília). O jogo terá transmissão ao vivo no YouTube da Federação Argentina de Handebool. A Amarelinha se classificou após vitória sobre os anfitriões argentinos (30 a 29). Foi o segundo triunfo na competição – o  primeiro foi sobre o Chile (38 a 28).

O adversário na decisão do título será definido na noite desta sexta (31), com o término da primeira fase. Mesmo classificado, o Brasil entra em quadra contra o México, às 19h30. Na sequência, às 21h30, os argentinos encaram os chilenos. A final reunirá as duas melhores seleções na fase inicial.
La otra cara del clásico 🇦🇷🤝🏽🇧🇷 pic.twitter.com/nn7rvnDmWM
— Sel. Argentina Handball 🇦🇷 (@CAHandball) October 31, 2025
O Torneio Quatro Nações serve de preparação do Brasil para o Campeonato Sul-Centro-Americano em janeiro de 2026. A equipe não se reunia há cinco meses, quando fez dois amistosos contra o Egito. O time passa por renovação sob comandado do técnico Marcus Tatá. Em janeiro deste ano, a Amarelinha surpreendeu no Mundial em Oslo (Noruega) ao avançar pela primeira vez na história às quartas de final da competição, superando potências como Noruega, Espanha e Suécia. No jogo das quartas, a seleção encerrou a boa campanha ao ser superada pela tricampeã mundial Dinamarca, por 33 a 21.
Esporte
Tudo sobre o Park Challenge apresentado pela BB Seguros: duelo histórico agita o Bowl da Costeira em Florianópolis
 
														No dia 2 de novembro, a capital catarinense será palco de um confronto inédito e eletrizante entre os grandes nomes do skate nacional e internacional: é o Park Challenge, apresentado pela BB Seguros, evento exclusivo do Circuito Banco do Brasil de Skate. O icônico Bowl da Costeira do Pirajubaé, vai receber Team Braza x Team Mundo em uma competição que promete elevar o nível do skate park no Brasil.
A disputa traz uma dinâmica inovadora e colaborativa, com dois times compostos por dez skatistas cada, além de um técnico por equipe. O evento vai muito além da competição: é uma celebração da cultura do skate, reunindo técnica, criatividade e atitude em um formato inédito no cenário brasileiro.
Team Braza, representando o Brasil, chega com nomes consagrados e talentos da nova geração. Entre os destaques estão o medalhista olímpico e lenda do park Pedro Barros, a catarinense Isadora Pacheco, ícone do skate feminino, e o potente Augusto Akio. O time ainda conta com Raicca Ventura, João Bito, Gui Khury, Yndiara Asp, Murilo Peres, Kalani Konig e Luigi Cini.
“Fiquei muito honrado com o convite para integrar o Team Braza no Park Challenge. Será muito divertido participar e estar ao lado de tantos amigos nessa competição que promete elevar ainda mais o nível do skate park”, disse Luigi Cini.
Do outro lado, o Team Mundo reúne uma seleção de estrelas internacionais. O Japão marca presença com Yuro Nagahara, Shota Mizote e Taiyo Amano. Completam o time nomes de peso como o holandês Jason Lijnzaat, o norte-americano Taylor Nye, o porto-riquenho Steven Pinero, a espanhola Naia Laso, a francesa Indiá Chabbert e o californiano Chris Russell.
Formato inédito de competição
O Park Challenge vai além da tradicional competição, o formato da disputa entre os times envolvem as fases: a primeira será uma volta de apresentação, onde os skatistas mostram seu estilo e criatividade; depois duelos mano a mano, definidos por sorteio; e, por fim, batalhas estratégicas, nas quais os técnicos escolhem seus skatistas para confrontos decisivos, somando pontos por vitórias individuais. Em caso de empate, o campeão será decidido no Combo Challenge, um desafio extra onde os skatistas precisam executar uma sequência de manobras escolhidas na hora.
Além da competição entre equipes, o evento também contará com desafios especiais, como o Best Trick e o Double Trouble, além de prêmios individuais como Melhor Volta, MVP (atleta mais valioso), Aéreo Mais Alto e Grind Mais Longo. As premiações valorizam a performance dos atletas em diferentes aspectos e oferecem ainda mais emoção ao público presente.
Ativações no evento
O público que for ao evento poderá aproveitar uma série de ativações promovidas pelos patrocinadores e parceiros. O Banco do Brasil terá um lounge especial com área de descanso, carregadores de celular, bebedouros e distribuição de brindes. Já a BB Seguros marcará presença com uma tenda exclusiva, onde apresentará alguns de seus produtos e realizará sorteios com brindes para os visitantes.
A Dr. Peanut assumiu o naming rights da área do atleta, batizada de Dr. Peanut Zone, e promove experiências de degustação com foco na Doctor Bar aquecida e nas tradicionais pastas de amendoim gourmet, além de sampling e um inflável temático da Doctor Bar. A marca também leva diversão e energia com uma cesta de basquete interativa, ativações exclusivas na área VIP e kits especiais para os atletas. Já a Probiótica vai presentear o público presente com degustações do 100% Whey, uma Roleta da Sorte repleta de prêmios, sampling e um imponente inflável Big Whey. As ativações incluem ainda a popular bazuca de brindes voltada ao público, além de experiências premium e kits personalizados para os atletas participantes.
Onde Assistir?
O público poderá acompanhar o evento de perto e de forma gratuita, mediante retirada de ingressos pela Sympla. No momento, as entradas estão esgotadas, mas novas liberações poderão ocorrer conforme disponibilidade.
Quem não estiver presente poderá acompanhar por transmissão oficial, na CazéTV, a partir das 11h30.
O Park Challenge apresentado pela BB Seguros tem como meio de pagamento oficial a bandeira VISA e como patrocinadores o Banco do Brasil, Heineken 0.0%, Dr Peanut e Probiótica. O evento conta com o apoio da Evoke, Red Bull, Approve, Mamba Water, Layback, Tanabata Skateboards e Hi Adventure. O apoio institucional é da Prefeitura de Florianópolis, do Governo Federal e a CazéTV é parceira oficial.
O credenciamento de imprensa já está aberto e vai até dia 30/10: https://forms.gle/74rfjEvSnwZSv9zQ8
Saiba mais do evento: https://www.instagram.com/park.challenge/
CRONOGRAMA DO EVENTO
Domingo, 02 de novembro
- 11:00 – Abertura dos Portões
- 11:30 – 12:00 – Aquecimento dos Times
- 12:00 – 12:10 – Apresentação dos Times
1ª Fase – Duelos Mano a Mano (Sorte)
- 12:10 – 13:00 – Team Braza x Team Mundo
2ª Fase – Duelos Mano a Mano (Estratégia)
- 13:00 – 13:45 – Team Braza x Team Mundo
Desafios Individuais/Duplas
- 15:10 – 15:40 – Best Trick
- 15:40 – 15:50 – Double Trouble
- 16:30 – 16:50 – Premiação
Serviço:
Evento: Park Challenge 2025 Apresentado pela BB Seguros
Local: Costeira do Pirajubaé, Florianópolis – SC – Avenida Jorge Lacerda,1244.
Datas: 02 de novembro às das 11h
Esporte
Depois de sete anos, Uberlândia volta a receber o Circuito Caixa para uma corrida noturna no dia 29 de novembro
 
														Inscrições para a prova mineira já estão abertas e devem ser feitas on-line, pelo site oficial da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil
Outubro, 2025 – Única prova noturna do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, a etapa de Uberlândia está marcada para o dia 29 novembro, com largada a partir das 19h, no Parque do Sabiá. As inscrições já estão abertas para as provas de 5km e 10km e caminhada de 5km. A etapa da cidade mineira será a décima da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do País.
Para participar, basta entrar no site do evento e fazer a inscrição on-line: https://circuitocaixa.com/2025-uberlandia/. A página oficial da corrida traz as informações gerais, incluindo o regulamento geral e percurso, entre outros detalhes importantes de interesse dos atletas, especialmente os amadores, que tradicionalmente têm grande presença em Uberlândia.
O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series retorna a Uberlândia após a interrupção em função da pandemia. A última vez que a cidade mineira recebeu a prova, em 2018, também em uma disputa noturna e os campeões foram Damião Ancelmo de Souza e Simone Ponte Ferraz.
O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series conta com duas opções no momento da inscrição. O kit CAIXA custa R$ 89,00 (mais R$ 8,90 taxa de serviço) e conta com número de peito, chip de cronometragem, camiseta, sacola e medalha de participação (pós-prova). O kit Popular tem preço de R$ 59,00 (mais R$ 5,90 taxa de serviço) e é composto por número de peito, chip de cronometragem e medalha de participação (pós-prova).
Benefícios CAIXA – Quem utilizar o cartão de crédito CAIXA como forma de pagamento terá 20% de desconto ao confirmar sua participação na prova. Já os corredores acima de 60 anos pagarão 50% do valor da inscrição (esse desconto não é acumulativo com o desconto do Cartão de Crédito CAIXA e tem vagas limitadas).
Pegada do Bem – Além do incentivo à corrida, uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é o Pegada do Bem, uma ação social criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos.
Para as etapas da temporada 2025, os atletas têm um incentivo a mais. Quem doar um par de tênis em bom estado durante a entrega de kits ou na arena do evento, ganha uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Mas é preciso correr, porque somente os 150 primeiros doadores recebem o brinde.
Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceio/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE)
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
*As demais etapas serão divulgadas em breve
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL         
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723         
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108         
Site: www.zdl.com.br         
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports         
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
 
                         
								 
																	
																															 
														