Cuidados Paliativos para pets: entenda o que é e quando o método é indicado

A médica veterinária do Veros Hospital Veterinário, Dra. Bruna Bianchini, ressalta a importância da família quando os pets entram em paliativos

O cuidado paliativo é uma especialidade cada vez mais comum para os pets, que tem como objetivo cuidar de animais com doenças crônicas ou graves que podem ameaçar a vida, entre elas: doença oncológica, renal, disfunção cognitiva, dores crônicas, insuficiência cardíaca, entre outras.

- Publicidade -

A Dra. Bruna Bianchini, médica veterinária do Veros Hospital Veterinário explica que assim que a família recebe o diagnóstico, um médico da área já deve ser procurado. “É uma especialidade em que animal e família estão no centro do cuidado, então é possível procurar esse serviço quando os sintomas do animal precisam ser mais controlados, quando há necessidade de melhorar a qualidade de vida ou quando a família está com dúvidas para tomar alguma decisão em relação à saúde do seu pet”.

O cuidado não adia ou antecipa a vida dos animais, mas promove o conforto do paciente sanando os principais sintomas das doenças como cansaço, náusea, dificuldade de se alimentar, dores em geral e mais. “Dependendo do grau da doença, o cuidado pode ocorrer tanto em casa quando no hospital. Existem médicos veterinários que realizam o trabalho na casa dos pacientes para que o animal tenha mais conforto até o fim da sua vida”, explica Dra. Bruna Bianchini.

A decisão de tratar o paciente com cuidados paliativos é da família, que é parte fundamental deste processo, porque são eles que convivem e cuidam do pet no dia a dia. Os familiares são os responsáveis por comunicar aos especialistas como o animal se comportou em casa após o tratamento, essas informações são essenciais para os médicos tomarem decisões sobre a continuidade do procedimento.

Eutanásia


A eutanásia é o ato intencional de proporcionar a morte indolor para aliviar o sofrimento causado por uma doença incurável ou dolorosa. Dentro da medicina veterinária, a eutanásia é um procedimento legalmente autorizado e regido por algumas diretrizes éticas. “Procuramos entender a fase de doença daquele paciente, o que, dentro dos sinais que ele apresenta, faz parte do processo natural da morte, se estamos prolongando a vida com medidas artificiais e quais as possibilidades de cuidado do animal”, explica Bianchini.

O principal intuito dos métodos paliativos é trazer o máximo de conforto possível ao animal. Por isso, a Dra. Bruna Bianchini ressalta a importância dos exames e consultas em hospitais veterinários. “Manter uma rotina de exames e visitas ao veterinário é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças graves, evitando assim o sofrimento do animal e aumentando a chance de cura”, conclui.

- Publicidade -

O Veros Hospital Veterinário conta com uma equipe ampla e especializada nas principais áreas da medicina veterinária, entre elas, o cuidado paliativo para todas as raças e espécies de animais.

Sobre o Veros
O Veros Hospital Veterinário é o maior complexo hospitalar de saúde animal do país. Com um investimento de R$ 50 milhões, a unidade tem capacidade de realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês, além de manter pacientes graves sob ventilação mecânica. O centro de diagnóstico por imagem é o mais completo do país, com as últimas versões de equipamentos de RX, eco e ultrassonografia, aparelho de tomografia de 16 canais e arco cirúrgico além disso é o único hospital que conta com uma ressonância magnética de 1,5 Tesla.

Serviço:
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.
Site: https://veros.vet/
Instagram: https://www.instagram.com/veros.vet/

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *