Entretenimento
Cultura popular e ludicidade no centro: Brincando na Praça ocupa a Vila Buarque com espetáculos, intervenções e oficinas gratuitas

Nos dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, o Brincando na Praça desembarca no centro de São Paulo, na Praça Rotary, que sedia a Biblioteca Monteiro Lobato, com uma programação cultural gratuita repleta de atividades para a primeira infância e o público infantojuvenil. Realizado pela Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), o evento oferece, a partir das 10h, apresentações de teatro de rua, teatro de bonecos, dança popular, variedades circenses, pintura facial, música ao vivo e oficinas que estimulam a imaginação e o gosto e o fazer artístico.
A iniciativa, que já percorreu diversas cidades do estado, tem como propósito estimular a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio de uma programação que enaltece a cultura popular, a diversidade, a infância, as práticas antirracistas, o cuidado responsável de animais de estimação e do meio ambiente. Nesta edição, pais, mães e responsáveis poderão levar bebês, crianças e jovens da capital paulista para participar de espetáculos que convidam à reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado.
No sábado (28), os caminhos são abertos com o “Cortejo Voador”, apresentado pela Cia Passarinho Contou. A atração combina circo, música, dança e literatura. Em seguida, às 11h, acontece o “Tambolé”, espetáculo repleto de histórias, canções, brincadeiras e ritmos populares, como jongo, ijexá e xote, acompanhados de danças tradicionais.
A diversão continua com a artista Ana Lima, que oferece ao meio-dia pinturas faciais para o público presente. Especialmente para os bebês e crianças de até dois anos, a Cia Mar proporciona às 13h30 a oficina “Pandeirinho”, um embarque na descoberta musical com sons, instrumentos e canções para a experimentação e troca entre as crianças e seus cuidadores.
Às 14h30, a Cia Gravitá chega ao palco com a apresentação de dança acrobática “Sob o Mesmo Teto”, que reflete sobre o cuidado aos animais domésticos. Às 15h, o Coletivo Foca conduz a oficina lúdica “Vestir e Voar”, que instiga o público a explorar o mundo da imaginação e colocar a mão na massa para criar seu próprio “par de asas” na atividade. Para aqueles que querem voltar coloridos para casa, a pintura facial com Ana Lima tem nova sessão às 16h, encerrando o dia.
No domingo (29), a diversão reinicia com o “Circo de Gigantes” apresentado pela Cia. 2 e Meio. A performance explora o universo circense por meio de técnicas de malabarismo, palhaçaria e da brincadeira. Às 11h, a “Festa Umoja” entrega um espetáculo ao vivo que celebra a música, as danças populares e a cultura afro-brasileira a partir do maracatu de baque virado, o coco e o samba de roda.
Ana Lima comanda ao meio-dia uma segunda sessão de pintura facial, e para os pequenos aventureiros, às 12h30, o premiado espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas” na instalação lúdica “Esconderijos” pela Crialudis, que oferece um mundo de brincadeiras e explorações com foco na parentalidade e primeira infância
Iniciando a programação vespertina, às 13h, a Cia Realce apresenta espetáculo “Os Saltimbancos”, clássico de Chico Buarque que segue conquistando diferentes gerações. Às 15h30, o “Planeta Oca” entra em ação, conscientizando sobre a importância do meio ambiente por meio do teatro e da música. O grupo aborda temas como o planeta, a água, o lixo, os biomas do Brasil, os povos originários e muito mais.
Para encerrar o dia em grande estilo, às 16h, o projeto oferece a divertida “Caça ao Tesouro”.
A programação do fim de semana também conta com a Caravana Lúdica, que acontece das 11h às 16h e oferece “Jogos do Mundo”, uma série de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.
O projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O evento também é pet friendly e possui uma estação de hidratação dedicada especialmente aos cães e gatos.
O Brincando na Praça em São Paulo conta com o patrocínio de Royal Canin e Huggies; apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e realização da Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC.
SERVIÇO
Brincando na Praça
Datas: 28 e 29 de outubro, sábado e domingo.
Horário: a partir das 10h
Local: Praça Rotary
Endereço: Praça Rotary – Rua Major Sertório, 550 – Vila Buarque.
Classificação livre
Gratuito
Programação Completa
Sábado
10h30 Cortejo Voador | Cia Passarinho Contou
11h00 Tambolé | Kaique Falabella
12h00 Pintura Facial | Ana Lima
13h30 Oficina Pandeirinho | Cia Mar
14h30 Sob o Mesmo Teto | Cia Gravitá
15h00 Oficina Vestir e Voar | Coletivo Foca
16h00 Pintura Facial | Ana Lima
+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
Domingo
10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio
11h00 Festa Umoja
12h00 Pintura Facial | Ana Lima
12h30 Esconderijos | Crialudis
13h00 Os Saltimbancos | Cia Realce
14h00 Pintura Facial | Ana Lima
15h30 Planeta Oca
16h00 Caça ao Tesouro
+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
Entretenimento
Série “Os Chocolix” criada por Jacqueline Shor, comemora 1 milhão de inscritos no YouTube

Jacqueline Shor é só alegria! A série “Os Chocolix”, acaba de atingir um feito histórico. O canal oficial da turminha do reino da Chocolândia, acaba de atingir a impressionante marca de 1 milhão de inscritos. O canal trás episódios das 4 temporadas de sucesso da animação, além de clipes musicais, que alegram as crianças de todas as idades.
E para comemorar esse número, o canal acaba de estrear a “Chocolive”, que tem no comando o ator e influencer Igor Wehner, conhecido do grande público pelas redes sociais e por trabalhos no canal Nickelodeon.
A principio o formato que será ao vivo e terá a interação da criançada no chat, exibição de episódios, e convidados especiais será exibido a cada 15 dias.
Em tempo, Jacqueline Shor acaba de assinar contrato com a empresa Água na Boca Chocolates para lançar alfajores da turminha mais amada da TV e da internet.
Entretenimento
Coyote Valvulado se apresenta com nova formação em Botafogo

O cantor, compositor e gaitista Oswaldo Coyote, da banda Coyote Valvulado, vai mostrar seu novo show – que inclui músicas de seus dois primeiros álbuns e do EP Jumento Fardado – na próxima sexta feira (04), às 21 h no Musicorum (Rua Farani, 18, em Botafogo, Rio de Janeiro). O artista, natural de Londrina (Paraná), mas profundo conhecedor das quebradas de rock em Niterói e no Rio, lança suas músicas pelo selo independente Astronauta Discos, especializado em novos talentos da música brasileira desde 1999. Visite www.astronautadiscos.com.br
Na ocasião, Oswaldo Coyote vai apresentar a nova formação da banda Coyote Valvulado: além dele na gaita e na voz, Rod Wolf na guitarra, Rogerinho DL no baixo e Ramon Cirilio na bateria. Também anunciou uma novidade na sua discografia. “Estou preparando um álbum com 13 inéditas, intitulado Só o Sol Te Ama”, disse ele.
SERVIÇO:
Show: Coyote Valvulado
Data: 04.04.2025
Local: Musicorum
Endereço: Rua Farani, 18, Botafogo – Rio de Janeiro
Valor: Entre R$ 10 e R$ 25,00
Ingressos no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/musicorum-apresenta-banda-coyote-valvulado/2871292
Teatro
Antonio Tabet interpreta o célebre policial Peçanha neste sábado no Teatro RioMar Recife

Um dos pioneiros do humor na internet brasileira, empreendedor de sucesso e hoje com uma carreira sólida nas telas, Antonio Tabet começa a circulação pelo país com o espetáculo “Peçanha – Protocolo de Segurança”, após uma temporada de sessões esgotadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na peça, que marca a sua estreia no universo teatral, o ator interpreta o irreverente e famigerado policial Peçanha, personagem mais famoso de sua trajetória, com milhões de visualizações nas plataformas de streaming. A apresentação acontece neste sábado, dia 5 de abril, às 20h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.
O monólogo promete ser mais um divisor de águas para o carioca, conhecido por sua versatilidade e pelo humor afiado. Entre os destaques de seu currículo estão a criação do site Kibe Loco e do canal Porta dos Fundos, a conquista de um Emmy Internacional e atuações em diversos longa-metragens e especiais, incluindo “Peçanha Contra o Animal”. Atuar nos palcos era um desejo antigo que ficou em segundo plano devido a uma agenda sempre repleta, seja de compromissos profissionais ou familiares.
Com os incessantes pedidos de amigos – bem como de fãs em suas redes sociais – para que levasse o personagem aos palcos, Antonio finalmente conseguiu colocar a ideia em prática. O resultado é um espetáculo que une as linguagens do stand-up e do teatro, no qual o humorista satiriza a hipocrisia da sociedade brasileira através do olhar do controverso policial, abordando temas como inclusão de gênero, racismo, homofobia, machismo, autoajuda, família e futebol.
A narrativa parte das instruções de segurança apresentadas ao público antes das sessões em cinemas e teatros. Ao notar que tais determinações muitas vezes não são cumpridas, Peçanha resolve inovar e oferecer os serviços de quem tem “mais de vinte anos de corporação nas costas” para, do alto do palco e ao vivo, orientar a plateia quanto às normas para que todos aproveitem a peça “Hamlet”, estrelada pelo celebrado ator Mateus Solano.
A única questão é que Peçanha não esperava que o ator, sempre tão profissional, pontual e assíduo, desta vez se atrasasse, o que obriga o policial a enrolar a plateia falando do seu dia a dia do trabalho, do Rio de Janeiro, do Brasil e da realidade de um oficial de quarenta e tantos anos que tenta se adequar ao mundo contemporâneo.
O agente interage com a plateia, sempre tentando se desconstruir, algumas vezes por linhas tortas, mas nunca deixando de lado o humor mordaz autorizado pela sabedoria popular aliada a uma ignorância estratosférica. O espetáculo também aborda assuntos contemporâneos, como o desafio de navegar pelo humor politicamente correto.
Os ingressos custam a partir de R$ 60 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Sobre Antonio Tabet
Referência na internet brasileira, o publicitário, ator, apresentador e autor Antonio Tabet é fundador do Porta dos Fundos, canal de humor do YouTube mais influente do mundo; do Desimpedidos, canal de esportes mais popular da América Latina; do My News, canal independente de notícias; e do GOAT, canal de transmissão ao vivo de esportes – além de ser o criador do Kibe Loco, por anos o blog mais popular do país.
Tabet é considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do país pela revista IstoÉ, um dos 15 mais influentes da internet pela GQ Brasil e, junto com o Porta dos Fundos, ganhou um Emmy Internacional de Comédia pelo filme Especial de Natal, da Netflix.