Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Curso de Dr. Jules White sobre IA generativa aprimora a tomada de decisões e a produtividade da força de trabalho

Publicado

em

Curso de Dr. Jules White sobre IA generativa aprimora a tomada de decisões e a produtividade da força de trabalho
Divulgação

O Coursera anuncia “IA generativa para líderes universitários”, um curso da Vanderbilt University projetado especificamente para ajudar as universidades a navegar pelos desafios e oportunidades apresentados pela IA generativa. O curso é ministrado por Dr. Jules White, professor de Ciência da Computação na Vanderbilt e contará com Jeff Maggioncalda, CEO do Coursera, e Andrew Ng, presidente do Coursera, e  Mayank Shrivastava, vice-presidente de IA generativa e modelos básicos da SAP, como convidados. especialistas.

A IA generativa irá afetar quase todos os setores, mas os educadores poderão ter 3x mais tarefas de trabalho impactadas por ela em comparação com outras profissões. Pesquisa da NYU, Princeton e UPenn que analisa mais de 800 empregos destaca que 11 dos 13 principais a serem impactados serão professores universitários. Entretanto, 77% dos docentes de instituições não sentem que sua universidade está preparada para as mudanças relacionadas com a IA. Os líderes universitários precisam adquirir competências relacionadas ao tema para serem mais eficazes nas suas próprias funções e capacitar os estudantes para terem sucesso num futuro digital.

“IA generativa para líderes universitários” ajudará professores e profissionais de educação a:

  1.   Compreender os fundamentos da IA generativa e seu impacto na educação: este curso ajudará os líderes universitários a construir uma compreensão básica de como a IA generativa funciona, incluindo suas capacidades, limitações e aplicações mais amplas. Explorará casos concretos de utilização no ensino superior e suas implicações.

  1. Alinhar os currículos com as necessidades dos empregadores e dos estudantes: à medida que a IA generativa remodela as empresas, o curso fornece informações sobre competências que estarão em alta demanda e como a tecnologia impacta o mercado de trabalho. Os alunos também participarão de atividades práticas usando IA generativa para explorar como seus programas de graduação exclusivos podem precisar ser atualizados para terem sucesso com empregadores e estudantes.

  1. Aprenda como a IA generativa melhorará o ambiente universitário: o curso ajudará líderes universitários a desenvolver um modelo de IA generativa para suas universidades. Abrange o apoio à inovação no campus, o potencial desta tecnologia para aumentar a acessibilidade e as implicações políticas relacionadas.

Para ajudar ainda mais os líderes universitários a manter a excelência acadêmica na era da trapaça assistida por IA, a Coursera anunciou hoje um conjunto de recursos de integridade acadêmica. Esses recursos, incluindo classificação assistida por IA, supervisão e navegador de bloqueio e exames Viva baseados em IA permitirão que os campi ajudem a detectar e impedir golpes e fornecer aprendizado autêntico aos alunos, ao mesmo tempo que aumentam o valor das avaliações, cursos e certificados on-line.

Após o recente sucesso de Prompt Engineering for ChatGPT (Vanderbilt) e Navigating Generative AI: A CEO Playbook (Coursera), o lançamento de um curso com a Vanderbilt, voltado especificamente para líderes universitários, é uma continuação natural da visão da Coursera de preparar alunos e instituições para um mundo em rápida transformação. A empresa está animada para ver como o curso irá auxiliar os líderes universitários com habilidades essenciais para navegar e liderar na era da IA generativa.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Pé-de-Meia: nascidos em maio e junho recebem quinta parcela

Publicado

em

© Antônio Cruz/Agência Brasil

Os participantes do programa Pé-de-Meia nascidos nos meses de maio e junho recebem nesta quarta-feira (30) o pagamento da quinta parcela, de R$ 200, ​​​correspondente ao incentivo-frequência às aulas. O valor é destinado a estudantes da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, nesta etapa, cerca de 3,3 milhões de alunos de escolas públicas receberão o benefício.

Pagamento escalonado

Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem até o dia 4 de agosto, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

– nascidos em janeiro e fevereiro receberam em 28 de julho;

– nascidos em março e abril, receberam em 29 de julho;

– nascidos em maio e junho, recebem em 30 de julho;

– nascidos em julho e agosto, recebem em 31 de julho;

– nascidos em setembro e outubro recebem 1º de agosto;

– nascidos em novembro e dezembro, recebem em 4 de agosto.

Depósitos

A quinta parcela do Pé-de-Meia está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.

No caso de menor de idade, o responsável legal precisa autorizar a movimentação da conta no banco. O consentimento poderá ser dado no próprio aplicativo ou, se preferir, em uma agência da Caixa.

É possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo próprio aplicativo. O cartão permite o uso dos recursos em compras e pagamentos.

Quem preferir pode sacar os valores nos terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão, mas deve usar a identificação biométrica previamente cadastrada.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitado ou aprovado), as informações escolares e regras do programa.

Prazos

Confira os prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:

Programa

O programa Pé-de-Meia é voltado para estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública. A iniciativa funciona como uma poupança com o objetivo de promover a permanência na escola e a conclusão desta etapa de ensino.

O Pé-de-Meia pretende democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de fomentar mais inclusão pela educação, estimulando a mobilidade social. 

>> Saiba aqui quais são os requisitos para ser inserido no programa

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição para inclusão. Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é inscrito automaticamente. 

 

Fonte

Continue Lendo

Educação

Prazo de inscrições do Enamed termina nesta quarta-feira

Publicado

em

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo de inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) termina às 23h59 desta quarta-feira (30), no horário de Brasília. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Enamed, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social para pessoas trans.

O Enamed substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para avaliar os cursos de medicina e, a partir de 2025, será aplicado anualmente.

A iniciativa do Ministério da (MEC) é conduzida pelo Inep, em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e tem o objetivo de melhorar a formação médica no Brasil.

Quem fará o exame

O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes de medicina no Brasil, sendo requisito para a colação de grau. O estudante deve estar habilitado como formando da graduação em medicina e inscrito no Enade 2025, pelo coordenador do curso na instituição de ensino onde estuda.

Para médicos já formados, a participação é opcional e restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de acesso direto pelo Exame Nacional de Residência (Enare).

Cronograma

De acordo com edital de retificação, o Enamed 2025 cumprirá o seguinte cronograma:

  • Inscrição: 7 a 30 de julho;
  • Solicitação de tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 7 a 30 de julho;
  • Resultado das solicitações: 11 de agosto;
  • Recurso: 11 a 15 de agosto;
  • Resultado do recurso: 20 de agosto;
  • Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro;
  • Aplicação das provas: 19 de outubro.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro. Serão cobrados os conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e saúde mental.

A avaliação será baseada nos critérios definidos para o Enade, observados os currículos, normas e as legislações de regulamentação do exercício da profissão de médico no Brasil.

O exame terá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com a mesma quantidade para cada uma das áreas da medicina abordadas. Os estudantes concluintes do curso de medicina inscritos no Enade também deverão responder obrigatoriamente a um questionário.

Enare

O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado nacional para ingresso em programas de residência médica e de residência multiprofissional e na área profissional da saúde.

As regras do Enare 2025 foram publicadas pelo MEC, em portaria.

Nesta edição, serão ofertadas 11.388 vagas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional, em 237 instituições participantes.

O total de vagas representa aproximadamente 28% a mais do que o número oferecido na última edição.

Fonte

Continue Lendo

Educação

Fies 2025: divulgada pré-seleção para o segundo semestre

Publicado

em

© Arquivo Agência Brasil

O resultado da chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi divulgado nesta terça-feira (29). Os estudantes podem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login pelo portal Gov.Br.

O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas participantes do Fies e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com a pasta, a classificação no processo seletivo do Fies é feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Próximas etapas

Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre a quarta-feira (30) e sexta-feira (1º).

Superada a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foi pré-selecionado.

Vagas

Ao todo, o programa recebeu 276.140 inscrições, com total de 111.402 inscritos — cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso de ensino superior.

Neste ano, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas para o Fies, somadas às oportunidades do primeiro e do segundo semestre. Para esta edição, são 74,5 mil vagas ofertadas. 

Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Lista de espera

Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 5 de agosto e 19 de setembro.  

O MEC fará novas convocações, por meio da lista de espera, para preenchimento de vagas que, eventualmente, não foram ocupadas pelos pré-selecionados na chamada regular.

As convocações mediante a lista de espera ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro. Na página do Fies, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera deverá ser feita em até três dias úteis após a data da convocação.   

Fonte

Continue Lendo