Esporte
Curso S.I.M. para Inclusão tem primeiro encontro em Francisco Morato (SP) com mais de 50 profissionais
Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes
Agosto, 2025 – Nesta quarta-feira (6), mais de 50 educadores e educadoras de Francisco Morato, município da Grande São Paulo, participarão do primeiro encontro de formação continuada do curso S.I.M. para Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se. A formação é organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe.
O curso tem como objetivo qualificar a prática pedagógica de profissionais da educação para que suas aulas de educação física, esporte educacional e atividades físicas sejam mais inclusivas e desafiadoras para crianças e adolescentes neurodivergentes, com foco especial em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse primeiro encontro será realizado no Teatro Laura Bressane (Rua Virgílio Martins de Oliveira, 798 – Centro), das 8h às 17h30.
A formação, que tem início neste mês agosto, se estenderá até novembro, com um total de quatro módulos, composta por encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE. Ao longo do curso, serão aprofundados temas como os desafios da inclusão, diferentes tipos de deficiência, neurodiversidade, neurodivergência e boas práticas e estratégias pedagógicas.
“A proposta é utilizar o esporte, os jogos e as brincadeiras como ferramentas para promover o envolvimento e o desenvolvimento de habilidades e competências em crianças e adolescentes neurodivergentes”, destaca Alexandre Dezen Arena, coordenador pedagógico do IEE e um dos formadores do curso, ao lado da também coordenadora pedagógica, Celiane de Oliveira.
“Ficamos muito felizes em estar junto ao Instituto Esporte e Educação. Sabemos da importância do esporte para o desenvolvimento de crianças e jovens, não apenas no aspecto físico, mas também nos campos social e educacional. Quando conseguimos unir essas duas potentes ferramentas de transformação social, como a educação e o esporte, os resultados são claros. Qualificar profissionais e oferecer as ferramentas essenciais são formas de potencializar o desenvolvimento dessas pessoas e formar grandes cidadãos”, afirma Débora Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Sobre o Instituto Cyrela – Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados do Grupo Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias. Mais informações em www.institutocyrela.org.br.
Quem é a CashMe – Somos a fintech de crédito com garantia imobiliária, do Grupo Cyrela, que nasceu para revolucionar o segmento no Brasil. Com mais de 7 mil pessoas impulsionadas em todo país, ultrapassamos a marca de R$ 4,4 bilhões de crédito já concedidos. Existimos para impulsionar sonhos, planos e pessoas de forma ágil, segura e descomplicada. Incentivamos suas conquistas, unindo a eficiência de processos 100% digitais à essência do atendimento humanizado.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Foto: IEE / Divulgação
Esporte
Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (21) que o Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series, competição que tem como objetivo oferecer oportunidades de crescimento para seleções nacionais que têm poucas oportunidades de enfrentar adversários diferentes daqueles que tradicionalmente medem forças.

Em março de 2024 foi realizada uma versão piloto do torneio, apenas com seleções masculinas. Agora, durante as Datas Fifas de março e de abril de 2026, tanto times masculinos como femininos terão a oportunidade de participar da iniciativa.
“A Fifa Series feminina estreará com eventos no Brasil, na Costa do Marfim e na Tailândia”, informou a entidade máxima do futebol mundial em comunicado à imprensa.
“A Fifa Series visa desbloquear o potencial de desenvolvimento de jogadores, treinadores e torcedores, promovendo a universalidade e a diversidade do futebol por meio de partidas significativas. A edição 2026 ampliará ainda mais esse impacto, tanto para o futebol masculino quanto para o feminino”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Já a edição masculina da competição terá como sedes Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão.
Esporte
Brasileiras avançam para semifinal do Mundial de vôlei de praia
O Brasil garantiu a presença nas semifinais do Mundial de vôlei de praia com duas equipes. A primeira vaga foi conquistada nesta sexta-feira (21) em Adelaide (Austrália) por Thamela e Vic. As atuais líderes do ranking mundial derrotaram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/19).

Horas depois Carol Solberg e Rebecca avançaram na competição após eliminarem as atuais vice-campeãs olímpicas, as canadenses Melissa e Brandie, por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 18/21 e 15/9).
#BVWC2025 WOMEN’S SEMIFINALS LOCKED IN! ✨
Just four remain in the race for the world title.
It’s all or nothing from here — who will reach the final?
📺 Watch every match on VBTV
☀️ #BeachVolleyball #Adelaide2025 pic.twitter.com/t7kQmaOlJH
— Beach Volleyball World (@BeachVBWorld) November 21, 2025
Thamela e Vic voltam a entrar em ação no próximo sábado (22), a partir das 2h30 (horário de Brasília), para medirem forças com as representantes da Letônia, Tina Graudina e Anastasija Samoilova. Depois, a partir das 6h30, será a vez de Carol e Rebecca jogarem com as nortes-americanas Kristen Nuss e Taryn Brasher.
Esporte
Brasil marca no último minuto e garante vaga na semi do Mundial Sub-17
Graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo, a seleção brasileira derrotou o Marrocos pelo placar de 2 a 1, na tarde desta sexta-feira (21) no estádio Aspire Zone em Doha (Catar), e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Mundo Sub-17 de futebol masculino.

Brazil defeat Morocco to advance to the Semi-finals 🇧🇷#U17WC pic.twitter.com/n6lUGAGjAX
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 21, 2025
Na próxima etapa da competição, o Brasil medirá forças com Portugal, que superou a Suíça por 2 a 0 nesta sexta. O confronto entre brasileiros e lusitanos será disputado na próxima segunda-feira (24). No mesmo dia Áustria e Itália jogam em busca da outra vaga para a decisão.
O confronto entre Brasil e Marrocos foi muito disputado, com oportunidades claras de lado a lado. Porém, a partida teve um protagonista, o atacante Dell, que, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, aproveitou cruzamento de Ruan Pablo para finalizar de primeira e superar o goleiro Bellaarouch.
Tudo caminhava para a seleção brasileira fechar a etapa inicial em vantagem. Mas, aos 46 minutos, o juiz marcou pênalti após Angelo cometer falta em El Aoud dentro da área. Baha foi para a cobrança e não falhou para igualar o marcador.
>> Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Após o intervalo o Brasil assumiu o comando das ações e, já nos minutos finais, conseguiu arrancar a vitória e a classificação. Aos 49, Tiaguinho escorou a bola de cabeça na direção da área, onde Dell tocou de peito para se livrar do goleiro Bellaarouch antes de bater para o gol vazio e garantir a vaga na semifinal.



