Curtas produzidos em escolas públicas nas telas do cinema

Programa Imagens em Movimento realiza Mostra de Curtas aberta e gratuita, com filmes realizados em 2023 por estudantes da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro

Cada vez mais presente no cotidiano das novas gerações, a linguagem audiovisual vem se tornando objeto de estudo em algumas escolas públicas do país, através da ação do Programa Imagens em Movimento (PIM), uma iniciativa da ONG RAIAR. O projeto é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com a rede “Cinema, cem anos de Juventude”, fundada na França em 1995 por cineastas e educadores, que hoje envolve organizações independentes de 15 países. O resultado deste trabalho, realizado ao longo do ano em estados brasileiros, poderá ser visto no Rio de Janeiro no dia 6 de dezembro, das 10h às 13h, quando acontecerá a edição carioca da Mostra de Curtas do PIM, no Cine Estação NET Botafogo.

A cada ano, a rede “Cinema, cem anos de Juventude”concebe de forma colaborativa um recorte temático e diversas propostas pedagógicas para trabalhar o ensino de cinema em escolas de cada país participante. A rede conta também com encontros presenciais anuais entre os jovens destes diferentes países. Em junho deste ano, duas estudantes das oficinas de cinema do PIM participaram do encontro internacional ‘À nous le cinéma!’ em Frankfurt, Alemanha, que reuniu estudantes, educadores e cineastas que atuam como professores nas organizações parceiras, e até mesmo o renomado diretor alemão Wim Wenders, que participou como padrinho do evento e debateu sobre o processo de realização de alguns de seus filmes com a platéia.

- Publicidade -

A sessão do dia 6 de dezembro no Cine Estação NET Botafogo vai apresentar os trabalhos de jovens cineastas alunos do Colégio Estadual Souza Marques (Brás de Pina), Escola Municipal José Emygdio Oliveira (Oswaldo Cruz), Escola Municipal Brant Horta (Penha) e Escola Municipal Calouste Gulbenkian (Centro) do Rio de Janeiro, que participaram de cursos de cinema no contraturno escolar e desenvolveram obras autorais, executando todas as etapas de criação dos filmes, do roteiro à edição.

Temáticas diversas
Segundo Ana Dillon, professora e diretora do Programa Imagens em Movimento, a escolha dos assuntos a serem abordados pelos filmes também foi exercida pelos estudantes. “Recomendamos apenas que os roteiros dos filmes falem de alguma forma de experiências de vida de nossos alunos, através da liberdade oferecida pela ficção. O conjunto de curtas produzidos revela, assim, olhares da juventude contemporânea sobre situações que eles consideram importantes “, diz. Os curtas que serão exibidos no dia 6 abordam temas como a timidez e a introspecção provocadas por um transtorno de fala, o desejo de ser cantor de trap e as dificuldades encontradas neste percurso, ou ainda assuntos que concernem todas as gerações, como a amizade.

Além dos filmes produzidos no Rio, serão exibidos curtas realizados em escolas de outras localidades brasileiras contempladas pelo projeto, como por exemplo o curta-metragem ‘Gigantes’, elaborado por 15 adolescentes de uma escola indígena da Aldeia Kaí, no sul da Bahia, que aborda uma história real vivida por mulheres pataxó da região em 2016. As gravações, que aconteceram em setembro, coincidiram com o protesto contra o Projeto de Lei 490/2007, conhecido como Marco Temporal, quando indígenas bloquearam um trecho da BA-001. O registro documental deste acontecimento faz parte do filme de ficção desenvolvido pelos jovens, que reflete sobre a conexão entre o presente e o passado e a constante necessidade de luta.

Fundado em 2011, o Programa Imagens em Movimento já beneficiou cerca de três mil alunos e 200 educadores no Brasil, ao longo de seus 12 anos de história. Mais de 200 filmes já foram realizados nas oficinas.

Serviço:
Mostra de Curtas do Programa Imagens em Movimento: exibição de filmes produzidos por alunos de escolas públicas. Dia 6 de dezembro, das 10h às 13h, no Cine Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro). Entrada gratuita.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *