Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” retoma turnê pelos palcos do Brasil

Publicado

em

“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” retoma turnê pelos palcos do Brasil

Vistos por mais de 100 mil pessoas no teatro, os detetives queridinhos da criançada farão maratona de apresentações por 12 cidades até dezembro

Grande sucesso na TV, no cinema e no teatro, os Detetives do Prédio Azul estão de volta aos palcos com a turnê nacional de sua nova aventura: “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”. Essa emocionante e divertida produção está com vendas abertas para uma verdadeira maratona de apresentações por 12 cidades até dezembro. Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES) e Nova Iguaçu (RJ) receberão um programa imperdível para toda a família. 

A peça teatral é inspirada na série “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, grande sucesso do Gloob, que segue há mais de dez anos no ar, e está indo para sua 20ª temporada. O famoso e destemido trio de detetives segue conquistando uma legião de fãs com suas histórias cheias de magia, mistérios e aventuras. Além da TV, os pequenos já puderam conferir o universo D.P.A. nos cinemas, com três filmes lançados, e no teatro com a peça “D.P.A. A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”.

Muitas novidades

“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério em Magowood” está recheada de novidades. Os detetives Max (Samuel Minervino) e Zeca (Stéfano Agostini) ganham a companhia da nova detetive da capa vermelha, Mel, interpretada por Emilly Puppim. A investigadora estreante chegou à série na segunda parte da 18ª temporada e já está convocada para sua primeira missão no teatro.

As irmãs feiticeiras Berenice (Nicole Orsini) e Brisa (Cleo Faria) também fazem sua primeira participação no espetáculo. E, é claro, não poderiam faltar as presenças do mago Theobaldo (Charles Myara), de Leocádia (Cláudia Netto) e do porteiro mais querido, Severino Capim (Ronaldo Reis). As apresentações contarão ainda com as participações especiais de Dadá Coelho, que vive a bruxa Cassandra Brum, e Gabi Amaral, como a bruxa Anabel.

Escrita por Flávia Lins e Silva e Pedro Henrique Lopes, com direção de Ernesto Piccolo, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério em Magowood” é uma realização da Ziss Produções, com direção de produção da Elisa Padilha, coprodução e marketing da Inova Brand, coprodução e apoio da Gloss Produções, e curadoria de conteúdo do Gloob. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev.

Um novo mistério a desvendar

Em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério em Magowood”, Max, Zeca e Mel tentam ir ao cinema, mas estão todos estranhamente fechados. No Prédio Azul, Theobaldo recebe um convite para dirigir um filme na cinematográfica Magowood. Ao mexer no envelope, Severino fica alterado, agindo como um ator de cinema antigo. Cassandra e sua filha, Anabel Brum, que serão as estrelas do filme, convidam Severino para atuar também. Enciumada, Leocádia cisma de ir e prepara uma mala-baú. Enquanto isso, os detetives, preocupados com Severino, resolvem ir e se escondem no baú de Leocádia. Theobaldo, com seu magular, leva todos para os estúdios no reino de Ondion. 

Em Magowood, todos participam das filmagens, inclusive Berenice e Brisa, que ficam amigas de Anabel. Até que, no meio de uma cena, Cassandra toma um banho de concreto e fica petrificada. Quem terá sabotado o concreto cênico? Theobaldo tenta reverter aquilo e descobre que seu magular foi roubado. Mas por quem? Os detetives precisam entrar em ação para salvar a famosa atriz de Magowood e encontrar o celular desaparecido do mago Theobaldo. 

Sucesso em expansão

Além da série no Gloob, as histórias de D.P.A. ultrapassaram a TV e chegaram aos cinemas com três longas lançados – em 2017, 2018 e 2022 – todos sendo sucesso de bilheteria, com mais de 5 milhões de espectadores. Nos palcos, as aventuras e diversões dos detetives rodaram o país com “D.P.A. – A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”, entre 2019 e 2020, assistida por mais de 50 mil pessoas.

Na sua segunda adaptação para o teatro, em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”, o público ganha novamente a oportunidade de vivenciar uma experiência ainda mais interativa e imersiva com o universo da série. Garantia de diversão para toda família. O espetáculo estreou em outubro de 2023 e realizou, até o início de fevereiro de 2024, duas temporadas: uma no Teatro Multiplan, na cidade do Rio de Janeiro, e outra no Teatro Villa Lobos, na cidade de São Paulo – ambas temporadas recordes de públicos dos respectivos teatros – e uma turnê pelas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, atingindo um público de mais de 50 mil pessoas.

– D.P.A. se posiciona como uma marca forte e influente que conversa com as gerações de crianças que se identificam com as histórias de aventura e magia dos personagens. Esta forte conexão construída ao longo dos anos com o público infantil se desdobra em diversas frentes e expande sua narrativa para outros meios. Nos palcos, nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva e aproximar ainda mais os espectadores de seus personagens queridos – comenta Viviane Banharo, Gerente de Marketing de Relacionamento e Licenciamento da Globo.

Sobre a BRASILPREV

Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 404,5 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Desconto BRASILPREV

Clientes Brasilprev têm agora a incrível oportunidade de obter um desconto de 50% na compra de ingressos em nosso site de vendas. 

Para garantir o seu cupom de desconto, basta entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento da Brasilprev, disponível das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Se você está nas capitais ou regiões metropolitanas, ligue para o número 4004-7170. Já para as demais localidades, utilize o número 0800 729 7170. 

Cada pessoa poderá adquirir no máximo quatro ingressos com desconto. Além disso, é importante mencionar que esse desconto não pode ser acumulado com outras promoções ou benefícios de meia entrada. Ele é válido para todas as sessões disponíveis. Aproveite essa oportunidade imperdível e garanta agora mesmo os seus ingressos com desconto!

Importante: caso encontre dificuldades em obter o desconto, entre em contato com a Central de Relacionamento da Brasilprev, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriado. Capitais e regiões metropolitanas: 4004-7170. Demais localidades: 0800 729 7170

Sobre o Gloob

Um mundo de diversão para crianças, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse é o Gloob, uma marca de entretenimento que oferece conteúdo infantil de alta qualidade nas mais diversas plataformas – TV, VOD, redes sociais, games, aplicativos, streamings de música, eventos e produtos licenciados. Disponível também no Globoplay + Canais, a marca infantil tem DNA 100% brasileiro, investe e acredita em boas histórias e em produções nacionais e internacionais de alta qualidade, nas quais a criança se reconheça como protagonista. O Gloob e seu irmão caçula, o Gloobinho, compõem a oferta de canais infantis pagos da Globo.

Para conferir a agenda completa e adquirir ingressos, acesse o site: https://www.dpaapeca.com/ 

Carlos Pinho é jornalista com mais de uma década de atuação abordando diversos temas, de cultura a economia. É diretor do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e ocupa cargos em diversos projetos de impacto social pelo país, como o Instituto LAR e a Tropa da Solidariedade.

Cultura

Festa Literária da Mantiqueira tem público recorde de 15 mil pessoas em programação 100% gratuita

Publicado

em

Ana Melo
Ana Melo

Com Milton Hatoum como homenageado, evento recebeu também Jamil Chade, Milly Lacombe, Kaká Werá e movimentou Santo Antônio do Pinhal com shows musicais diversos 

Com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”,o evento que aconteceu em Santo Antônio do Pinhal (SP) atingiu, segundo a organização, mais de 15 mil participantes com mais de 70 atividades gratuitas e intensa participação da comunidade. 

A Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA) encerrou sua sétima edição neste domingo (18) consagrada como um dos eventos mais pulsantes do calendário literário nacional. Realizada pela primeira vez no mês de maio, durante o outono, o encontro reuniu milhares de pessoas, que acompanharam uma programação gratuita e diversa com mais de 70 atividades ao longo de quatro dias.

Com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”, a curadoria formada por Cristiane Tavares, Maria Carolina Casati e Roberto Guimarães propôs diálogos potentes sobre literatura, migração, memória, identidade e ancestralidade. O público lotou todas as mesas, oficinas e shows — entre eles os de Juliana Linhares, Dj Luis Simonetti, Paulo Tatit, Quimbará e Zé Pitoco, que transformaram o centro da cidade em palco para encontros entre arte, palavra e música.

O evento contou com a participação de autores como Jamil Chade, que falou sobre exílio e distopia a partir de seu novo livro (ainda não publicado) que traz Crônicas de uma viagem pela distopia americana, Luciany Aparecida, Kaká Werá, Bianca Santana, Milly Lacombe, Dia Nobre, entre outros. Em um dos momentos mais marcantes, Luciany destacou: “A literatura é esse lugar onde a gente não desaparece. É onde a gente existe de novo.”

Além das mesas literárias, a FLIMA promoveu ações de acessibilidade, como LIBRAS, audiodescrição e legendas nas transmissões do auditório, permitindo maior inclusão do público. As mesas foram transmitidas pelo YouTube e instagram, em tempo real e alcançaram ao menos cinco mil espectadores.  Os vídeos seguem salvos e podem ser vistos no canal da FLIMA. 

Outros destaques foram a Feira de Livros e a Feira de Produtores Mantiqueira, que reuniram mais de 50 expositores entre editoras independentes, coletivos editoriais, livrarias, designers e produtores artesanais da região, que movimentaram a economia local e fortaleceram os vínculos com a comunidade.

A festa também se expandiu para além dos espaços tradicionais, ocupando praças, escolas e bares da cidade. “A FLIMA é uma travessia entre afetos e palavras. A Mantiqueira se torna, durante o festival, um território onde as histórias se cruzam, resistem e florescem”, comentou o diretor e curador, Roberto Guimarães. 

A data para o próximo ano deve ser divulgada nos próximos dias, bem como o tema e homenagem.

FLIMINHA

Além da programação intensa e cuidadosamente elaborada para promover debates ricos em conteúdo para o público adulto, a FLIMA 2025 trouxe também a Fliminha. 

Voltada especialmente para o público infantil, a Fliminha encantou com uma programação repleta de atividades como contação de histórias, oficinas criativas, apresentações teatrais, shows e muito mais.

Entre os destaques, estiveram a oficina de origami conduzida com delicadeza por Maria do Carmo e a oficina de argila ministrada pela indígena Chirley Pankará, que emocionou ao proporcionar às crianças um contato direto com a natureza.

“O contato das crianças com a natureza em sua forma primária é emocionante! Ver elas moldando a argila, criando esculturas e brincando é um momento de muito aprendizado e respeito com nosso bem mais precioso”, ressaltou Chirley.

Os shows infantis também foram momentos de muita interação e alegria para os pequenos.

“Com certeza, no próximo ano, teremos uma Fliminha ainda mais recheada de atividades! As crianças são nossos futuros leitores, e esse contato precoce com o universo da cultura faz toda a diferença”, destacou a curadora Cristiane Tavares. 


Vendas 

O balanço parcial de vendas de livros no festival aponta que foram comercializados cinco mil exemplares nos quatro dias de evento. 

Segundo a Livraria Mantiqueira, livraria oficial da Flima, foram vendidos cerca de dois livros por minuto. Os autores mais procurados foram Milton Hatoum, Milly Lacombe, Jamil Chade, Luciany Aparecida e Marcelo Leite.

 

Sobre a FLIMA

Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira celebra a literatura viva e promove encontros para refletir sobre as questões contemporâneas por meio da literatura, da arte e da educação, contemplando múltiplas vozes e sempre homenageando um autor brasileiro – e vivo.

Desde a primeira edição, em 2018, a curadoria privilegia uma programação democrática, diversa e inclusiva, sem abrir mão da relevância artística. Para ampliar as possibilidades de participação, como acontece desde 2022, parte das atividades da FLIMA 2025 foi definida a partir de dois editais, selecionando propostas de atividades literárias e/ou artísticas para o público adulto e infantojuvenil.

Nas seis primeiras edições do festival, quatro presenciais e duas online, foram realizadas mais de 400 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 60 mil participantes e convidados como Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti e Sidarta Ribeiro.

A FLIMA 2025 conta com o apoio do Governo do estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CULTSP.

Serviço – mais informações sobre a FLIMA pode ser acessadas no site oficial: https://flima.net.br, YOUTUBE da FLIMA e Instagram

Continue Lendo

Cultura

Humorista Emerson Ceará apresenta seu novo show solo no Teatro RioMar neste domingo

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

O humorista Emerson Ceará apresenta seu novo show solo Para-Raio de Maluco”, que mergulha no caos das situações mais inusitadas que já viveu. De encontros esquisitos a histórias inacreditáveis, ele prova que tem um talento especial para atrair gente maluca – e transformar tudo em piada. A apresentação acontece neste domingo (25/05), às 20h, no Teatro RioMar.

Esse é o oitavo show solo do comediante, que se consolida como um dos principais nomes da comédia brasileira, conquistando um público que é fã do seu estilo único
de contar histórias e suas piadas apenas para maiores.

Os ingressos custam a partir de R$ 50 e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Sobre Emerson Ceará

Emerson Ceará saiu do interior cearense para conquistar o Brasil com seu estilo único e carismático de fazer comédia. Depois de tentar a vida de diversas formas, a mais famosa como garçom, descobriu no palco que o seu jeito descontraído e sua forma sem igual de contar histórias o tornariam um dos comediantes mais populares do país. Com participações em programas de televisão e temporadas de shows solo por todo o Brasil, ele conquistou milhões de seguidores em suas redes sociais e fãs que enchem as principais casas para rir de suas piadas.

 

Continue Lendo

Cultura

Mariana Aydar e Mestrinho trazem show de álbum premiado para o Teatro RioMar nesta sexta

Publicado

em

Crédito: Autumm Sonnichsen/Divulgação.
Crédito: Autumm Sonnichsen/Divulgação.

Ganhador do Grammy Latino 2024 na categoria de ‘Melhor álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’, e indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2025, na categoria ‘Raízes’, o álbum “Mariana e Mestrinho” leva para os palcos um show que revisita clássicos do forró, e traz também novas canções. Destacando um olhar mais livre e menos sofrido sobre o amor, o álbum atualiza discursos machistas e conservadores tão presentes no forró. A apresentação acontece nesta sexta-feira, dia 23 de maio, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

Entre as canções que estão presentes no repertório do show, que faz grande sucesso e está com os ingressos esgotados, destaque para Preciso do Seu Sorriso, as inéditas e autorais Boy Lixo e Até o Fim (com participação no disco de Gilberto Gil) e Te Faço um Cafuné, que faz parte da trilha sonora da novela “Renascer”. 

Além das faixas do álbum, o setlist do show inclui outros clássicos brasileiros como Lamento Sertanejo e Pedras que Cantam, e um pot-pourri em homenagem a Luiz Gonzaga. O show conta com surpresas em cena, que tornam ainda mais emocionante o encontro de Mariana Aydar e Mestrinho com o público. 

A banda tem direção musical de Fejuca e conta com Magno Vito (baixo), Feeh Silva (zabumbatera), Ian Cardoso (guitarra) e Léo Rodrigues (percussão). A direção do show é de Marcus Preto, que já cuidou de espetáculos de Gal Costa, Nando Reis, Simone e Adriana Calcanhotto. O cenário é assinado por Omar Salomão. O projeto conta com o patrocínio da Emgea, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e terá intérprete em Libras.

 

Continue Lendo