O cantor, compositor e produtor musical Dan Abranches apresenta uma nova etapa de sua trajetória com o lançamento de Agridoce, segundo álbum de estúdio. Com 13 faixas inéditas, o trabalho marca a transição do eletrônico para um som mais orgânico, combinando rap, MPB, blues e neo soul, em um processo que envolveu cinco meses de criação.
Produzido com recursos do Funcultura (SECULT-ES), o álbum foi construído a partir da dualidade expressa no próprio título: doce e amargo. As canções transitam por temas afetivos e solares, mas também abordam solidão, apagamento e crítica social. Entre os destaques estão “Trans-cendental”, parceria com o rapper Winnit (SP), vencedor do Red Bull FrancaMente, e “Maçã”, que conta com arranjo de cordas de Bruno Santos, conhecido por trabalhos com Jorge Aragão, Anitta e Ivete Sangalo.
“Tenho orientado minha carreira para uma música mais fluída e ‘Agridoce’ marca essa caminhada do eletrônico para o orgânico, sendo o meu primeiro trabalho a incluir baterias reais (que fiz os arranjos), além de beats, quarteto de cordas, coral e outros instrumentos”, afirma Dan.
Além do aspecto sonoro, o projeto conta com direção criativa visual de Flora Fiorio, responsável também pelos visualizers do álbum. O clipe da faixa “Pra te ver” foi dirigido pela dupla MAGU, e a fotografia ficou por conta de Marina Abranches.
Na carreira desde 2017, Dan Abranches estreou com o EP Ruby, seguido pelo álbum Titan (2021), que abordava o processo de transição de gênero e trazia colaborações de artistas trans. Ex-participante do programa The Voice Brasil (2019), o cantor soma passagens por palcos como o Circo Voador (RJ), Sesc Consolação (SP) e festivais do Espírito Santo, além de prêmios como “Melhor Artista” (2022) e “Melhor Compositor” (2024), no Prêmio da Música Capixaba.
O álbum Agridoce já está disponível em todas as plataformas de streaming.