Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

De Peito Aberto celebra o Dia das Crianças com histórias de empoderamento feminino no esporte

Publicado

em

De Peito Aberto celebra o Dia das Crianças com histórias de empoderamento feminino no esporte
Divulgação

Com o objetivo de contribuir com a educação e incentivo ao esporte, a De Peito Aberto tem muitos motivos para celebrar o Dia das Crianças. A iniciativa, que já beneficiou mais de 60 mil crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil, coleciona histórias de empoderamento feminino em diferentes regiões do país.

Bahia, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados contemplados pelas iniciativas da instituição social, que já aplicou sua metodologia em mais de 40 iniciativas, em parceria com gestores públicos e privados. Vôlei, futsal, judô, skate e basquete estão entre as modalidades desenvolvidas para as crianças das regiões atendidas e que transformam a realidade de diversas meninas.

Incentivada pela mãe, Lorena, de apenas nove anos, começou a praticar aulas de judô no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CeepTic), localizado em Lauro Feitas, na Bahia. “Minha mãe falou sobre o projeto de judô e no início fiquei na dúvida, mas resolvi fazer e tenho certeza que fiz a melhor escolha. Além de me divertir, aprendemos sobre a importância da disciplina”, explica Lorena. 

A jovem é uma das mais de 250 meninas atendidas pelo projeto Oportunidade Através do Esporte Ano VII, que beneficia  crianças e adolescentes com aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas. O projeto ainda realiza outras atividades esportivas e educacionais, entre elas palestras sobre meio ambiente e saúde. 

Em Brumadinho (MG), a iniciativa é o Esporte na Cidade e existe há mais de dez anos. No total, cerca de 2.500 crianças e adolescentes foram atendidos desde sua implantação. O projeto é desenvolvido pela De Peito Aberto através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio da Vallourec e o apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho.

Na escola Municipal Lucas Marciano, localizada no bairro de Suzana, são desenvolvidas quatro modalidades coletivas: futsal, handebol, basquete e voleibol. Maria Clara, de 14 anos, participa das aulas e das brincadeiras técnicas oferecidas pelo projeto. “Sinceramente, é uma sensação inexplicável. É incrível poder se desenvolver no esporte e ainda ao lado dos amigos”.  

Para o fundador e diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira, além de contribuírem para que as crianças se descubram em determinadas modalidades, as atividades em equipe fortalecem laços e construírem um futuro mais promissor. “Cada sorriso, cada gol, cada cesta é uma vitória para nós e para toda a comunidade”, explica Wenceslau Madeira.

Em Terra Santa, no Pará, as aulas são realizadas duas vezes por semana no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, sempre no contraturno escolar. Júlia e Laysa são alunas do projeto e participam das aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol. “Aqui podemos aprender a jogar em equipe e aprimorar nossas habilidades”, conta Julia, que chegou ao projeto graças ao convite da amiga. 

No local, mais de 150 alunos, entre 7 e 17 anos, são beneficiados anualmente. “Eu me sinto muito feliz e gosto demais de participar dos treinos”, resume Laysa.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas. 

Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale entre outros.

A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro. 

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.  

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Energisa Búzios Sailing Week define campeões de 2025 neste domingo de Páscoa

Publicado

em

Triplo empate na classe ORC promete levar decisão no ICAB para último ato.

Os campeões da Energisa Búzios Sailing Week 2025 serão conhecidos neste domingo (20), no ICAB – Iate Clube Armação de Búzios, com a realização das duas regatas finais. A tradicional competição de vela oceânica conta com quase 30 barcos divididos entre as classes BRA-RGS e ORC.

Mais de 500 velejadores, vindos de diversos estados brasileiros e da Argentina, disputam o evento, que também é válido como Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano, sob organização da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. 

Campeões e medalhistas olímpicos como Torben Grael, Marcelo Ferreira, Kiko Pelicano e Ronaldo Senfft, além do organizar e comodoro Marcos Soares, campeão em Moscou 1980.

A previsão para o domingo (20) é de vento ainda mais forte — o clássico buziano! A mudança nas condições já começou neste sábado (19), após os primeiros dias marcados por ventos mais fracos. As rajadas sopraram com intensidade, e “Búzios mostrou que é Búzios” nas duas provas do dia, realizadas no formato barla-sota.

“Nossa intenção é fazer no último dia uma regata de percurso e uma de barla-sota. O vento, no começo do evento, demorou para entrar e foi acelar nas provas de hoje. Amanhã a previsão é uma frente forte chegando”, explicou Cuca Sodré, Diretor de Regata da Energisa Búzios Sailing Week.

O comodoro do ICAB, Marcos Soares, ressalta o equilíbrio técnico e a versatilidade da raia: “Em poucos dias, passamos por vento fraco, médio e forte. Isso exige ajustes contínuos das equipes e deixa o campeonato ainda mais emocionante.”

“Realmente, é difícil ter três barcos disputando de igual pra igual no final. O campeonato está muito bem disputado e o nível técnico está excelente. E as condições em Búzios, especificamente, são bem variadas. O RGS também está muito equilibrado. A quebra do Nativo 3 foi realmente lamentável, porque o Eduardo Harabedian vinha muito bem”. 

Empate triplo explicado

Os ventos no sábado (19) variaram de média a forte intensidade, na direção nordeste, com rajadas entre 12 e 16 nós. A raia foi montada entre o clube e a Ponta de João Fernandes, nas imediações da Ilha Feia. Foram quatro pernas, totalizando cerca de 10 milhas náuticas para a ORC e até 8 milhas para a BRA-RGS.

A tabela da ORC sofreu mudanças com a entrada do descarte do pior resultado e duas vitórias consecutivas do TP52 Crioula, apontado desde o início como um dos favoritos ao título. O evento conta com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da ABVO.

O cenário agora é de triplo empate na liderança da ORC geral, com Crioula 52, Magia IV (Torben Grael – ILC 30 – RYC) e +Bravissimo (Nacho Giamonna – Felci 315 – ICES), todos com 10 pontos após cinco regatas.

“Estávamos engasgados com os resultados dos primeiros dias, muito afetados pelos ventos fracos. Mas hoje foi um dia típico de Búzios. Fizemos duas boas regatas e voltamos à briga pelo título. Entramos determinados a virar o jogo, e deu tudo certo”, comemorou Samuel Albrecht, tático do Crioula TP52.

As regatas começaram na quinta-feira (17), com condições de vento fraco, o que favoreceu os barcos menores. Na BRA-RGS, o Nativo 3 (Eduardo Harabedian) teve uma quebra e foi forçado a abandonar a disputa enquanto liderava a tabela. Agora, o Kaluanã (Leonardo Soldon – Skipper 30 – Bracuhy – RGS A) lidera com 7 pontos, seguido pelo Sossegado (Marco Hidalgo – Delta 41 – GVI – RGS A), com 11 pontos.

“Foram duas regatas difíceis, com muito vento. Nosso barco tem 30 pés, e isso aumenta o desafio. Mesmo assim, assumimos a liderança. Tivemos o fato triste da quebra de um veleiro amigo, mas é assim: vento forte exige atenção. Amanhã promete ainda mais vento”, comentou Leonardo Soldon.

A Energisa Búzios Sailing Week 2025 também teve mais um dia de regatas Pro-Am, realizadas no ICAB. Líderes corporativos velejaram ao lado — e contra — grandes nomes da vela olímpica, em um empolgante duelo no formato match race.

De um lado, o veleiro Indigo Energisa, comandado por Ricardo Botelho, CEO da Energisa, teve como tático o bicampeão olímpico Torben Grael. Do outro, o Moreré OceanPact, liderado pelo CEO Flavio Andrade, contou com a experiência do velejador olímpico e pan-americano Maurício Santa Cruz.

A Energisa Búzios Sailing Week 2025 é organizada pelo ICAB, ABVO e CBVela. O evento conta com patrocínio do Grupo Energisa, que celebra 120 anos, e da OceanPact. Tem ainda o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Búzios e da própria ABVO.

ORC Geral Top 5
1º – Crioula 52 (Eduardo Plass – TP52 – VDS) – 10 pontos
2º – Magia IV (Torben Grael – ILC 30 – RYC) – 10 pontos 
3º – +Bravissimo (Nacho Giamonna – Felci 315 – ICES) – 10 pontos 
4º – Duma (Haakon Lorentzen – Farr 11S – ICRJ) – 16 pontos
5º – Inaê Soto (Bayard Umbuzeiro Neto – S40 OD – Pier 27) – 17,5 pontos  

ORC Cruising Racer
1º – +Bravissimo (Nacho Giamonna – Felci 315 – ICES) – 4 pontos 
2º – Dona Bola (Ricardo Tramujas – Oceanis 41 – ICRJ) – 11 pontos 
3º – Xamã (Sergio Klepacz – Grand Soleil 46 – ICS) – 13 pontos 
4º – Bravo (Renato Avelar – Skipper 30 – ICES) –  14 pontos 
5º – Ventaneiro 3 (Renato Cunha – Dufour 500 – ICRJ) – 19 pontos 
6º – Rudá (Mario Martinez – First 40 – Supmar) – 20 pontos 
7º – Maestrale IV (Adalberto Casaes – Felci 315 – ICRJ) – 21 pontos
8º – Steamboat (Peter Siemsen – Dehler 42 – ICRJ) – 29 pontos 
9º – Saravah (Pierre Joullie – Carabelli 54 – ICRJ) – 34 pontos 

ORC Performance 
1º – Crioula 52 (Eduardo Plass – TP52 – VDS) – 7 pontos 
2º – Magia IV (Torben Grael – ILC 30 – RYC) – 8 pontos 
3º – Duma (Haakon Lorentzen – Farr 11S – ICRJ) – 11 pontos 
4º – Inaê Soto (Bayard Umbuzeiro Neto – S40 OD – Pier 27) – 11 pontos 
5º – Eurus 30 (Ronaldo Senfft – ILC 30 – RYC) – 17 pontos 
6º – Vesper (João Marcos Mendes – S40 OD – ICRJ) – 23 pontos 
7º – Bicho Grilo (José Guilherme Souza – One Off – ICRJ) – 27 pontos 

BRA-RGS Geral
1º – Kaluanã (Leonardo Soldon – Skipper 30 – Bracuhy – RGS A) – 7 pontos
2º – Sossegado (Marco Hidalgo – Delta 41 – GVI – RGS A) – 11 pontos
3º – Beleza Pura II (Felipe Ferraz – Farr 38 – Ubalegria – RGS A) – 13 pontos
4º – Nativo 3 (Eduardo Harabedian – Delta 32 – BR Marinas – RGS A) – 14 pontos
5º – Tangará II La Borie (Delio Valdetaro Jr – Farr 40 – ICRJ – RGS A) – 18 pontos

RGS A
1º – Kaluanã (Leonardo Soldon – Skipper 30 – Bracuhy) – 7 pontos
2º – Nativo 3 (Eduardo Harabedian – Delta 32 – BR Marinas) – 11 pontos
3º – Sossegado (Marco Hidalgo – Delta 41 – GVI) – 11 pontos
4º – Beleza Pura II (Felipe Ferraz – Farr 38 – Ubalegria) – 13 pontos
5º – Tangará II La Borie (Delio Valdetaro Jr – Farr 40 – ICRJ) – 16 pontos
6º – O Agreste (Vitor Hugo Bernstorff – Farr 38 – RYC) – 18 pontos

RGS B
1º – Absoluto (Kaio Mendes – Fast 360 – ICES) – 5 pontos
2º – Bierkaai (Bart Brouwer – Peterson 34 – ICAB) – 8 pontos
3º – Santeria (Newton Rocha – Fast 260 – BarraVela) – 9 pontos

Programação esportiva para o último dia de Búzios Sailing Week:

Domingo – 20/04

  • 11h00 – Início das regatas
  • 16h30 – Cerimônia de premiação

Programação social para o último dia de Búzios Sailing Week:

Domingo – 20/04

  • 15h – Sunset com cervejada
  • 16h30 – Premiação oficial

Serviço:

Site oficial da BSW:
https://icab.esp.br/buzios-sailing-week/

E-mail de contato do ICAB:
contatoicab@gmail.com

E-mail para inscrições:
sede@icab.esp.br

Foto: Fred Hoffmann

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net

Continue Lendo

Esporte

Na abertura da Energisa Búzios Sailing Week, Torben Grael larga na frente

Publicado

em

Iate Clube Armação dos Búzios (ICAB) sedia evento até dia 20 de abril e reafirma cidade como polo da modalidade no país

A edição 2025 da Energisa Búzios Sailing Week começou oficialmente nesta quinta-feira (17), com as primeiras regatas disputadas em Armação dos Búzios (RJ). O evento também é válido como Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica nas classes ORC e BRA-RGS.

Após duas regatas, com ventos variando de 8 a 10 nós, a equipe do bicampeão olímpico Torben Grael, Magia IV, terminou o dia na liderança da ORC, enquanto o time Nativo 3, do timoneiro Eduardo Harabedian, está em primeiro na RGS.

Na raia de Búzios (RJ), o Magia IV conquistou o primeiro lugar na primeira prova e ficou em segundo na regata seguinte.

“O vento estava mais fraco hoje, então favoreceu a nossa equipe, que tem um barco menor, que anda bem nessas condições. Muito bom começar bem o campeonato, ficamos contentes com a performance, mas acredito que com os ventos mais fortes, nossos adversários vão impor mais dificuldades nas próximas regatas”, analisou Torben Grael.

Realizado no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), o evento é um dos mais tradicionais e prestigiados da vela oceânica brasileira. Cerca de 500 velejadores participam da competição, que segue até domingo (20), com quase 30 embarcações na disputa.

Com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), a Sailing Week reune embarcações das classes ORC Performance, ORC Cruzeiro Regata, BRA-RGS e BRA-RGS B.

“Aqui está reunida a nata da vela nacional, temos medalhistas olímpicos, campeões mundiais, então estamos fazendo uma disputa de alto nível técnico na Sailing Week”, celebrou Bayard Neto, Comodoro da ABVO e timoneiro do Inaê Soto 40, que terminou o dia em quarto lugar na classe ORC.

“Hoje tivemos duas regatas para começar o Campeonato Brasileiro de Oceano, em uma raia maravilhosa, com um ambiente acolhedor, o ICAB recebeu todos muito bem, estar aqui é sempre um prazer. Amanhã esperamos um pouco mais de vento, com um dia agradável e mais uma grande festa para os velejadores”, completou Bayard.

Com mais de 30 anos de tradição, a Energisa Búzios Sailing Week se consolidou como uma das principais provas do calendário nacional da modalidade. Seus diferenciais são a proximidade e a qualidade da raia, que já atraiu equipes olímpicas e internacionais em campanhas como a dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, tornando Búzios um ponto estratégico para a modalidade.

O evento reforça o papel do município como polo de esportes náuticos e turismo, atraindo velejadores e visitantes de várias regiões do país.

“Essa edição marca uma grande retomada da vela oceânica em Búzios, com uma receptividade incrível da comunidade náutica como um todo. Estamos recebendo o campeonato mais importante do ano na vela nacional, que é o Brasileiro, então isso valoriza a Sailing Week, com regatas de altíssimo nível. É um prazer, uma felicidade para o Iate Clube de Búzios, um clube que nasceu e até hoje é 100% dedicado à vela, receber esse evento”, declarou Marco Soares, Comodoro do ICAB.

Programação esportiva para os próximos dias:

Sexta-feira – 18/04

• 09h30 – Regata Pro Am
• 11h30 – Início das regatas

Sábado – 19/04

• 09h30 – Regata Pro Am
• 11h30 – Início das regatas

Domingo – 20/04

• 11h00 – Início das regatas
• 16h30 – Cerimônia de premiação

Programação social para os próximos dias:

Sexta-feira – 18/04

• 17h – Sunset com cervejada livre

Sábado – 19/04

• 16h – Churrasco + cervejada livre (incluso para competidores)
• 17h – Show ao vivo

Observação: convidados devem adquirir pulseira na secretaria do clube.

Domingo – 20/04

• 15h – Sunset com cervejada
• 16h30 – Premiação oficial

A Energisa Búzios Sailing Week 2025 é organizada pelo ICAB, ABVO e CBVela. O evento conta com patrocínio do Grupo Energisa, que celebra 120 anos, e da OceanPact. Tem ainda o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Búzios e da própria ABVO.

Serviço:

Site oficial da BSW:
https://icab.esp.br/buzios-sailing-week/

E-mail de contato do ICAB:
contatoicab@gmail.com

E-mail para inscrições:
sede@icab.esp.br

Foto: Fred Hoffmann

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net

Continue Lendo

Esporte

Kaio Jorge comanda Cruzeiro em vitória sobre o Bahia

Publicado

em

© Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Direitos Reservados

Comandado pelo atacante Kaio Jorge, que marcou dois gols, o Cruzeiro derrotou o Bahia por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (17) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na partida que fechou a 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

+𝟑 𝐏𝐎𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐎 𝐂𝐎𝐋𝐎𝐒𝐒𝐀𝐋 𝐂𝐑𝐔𝐙𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐄 𝐂𝐋𝐔𝐁𝐄! 🦊

⚽ Com dois gols de Kaio Jorge e um de Lucas Romero, o Cabuloso vence a segunda partida em casa no Brasileirão! VAMOOOOOOS!!! 💙#CRUxBAH #GrandeCampeão pic.twitter.com/iKlPlpHzwN

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 18, 2025

A vitória alcançada em casa levou a Raposa à 7ª posição, com sete pontos. Já o Bahia, que ainda não triunfou nesta edição do Brasileiro (com três empates e uma derrota), ocupa a 18ª colocação da classificação com apenas três pontos.

O Cruzeiro teve a oportunidade de alcançar uma vitória ainda maior, pois aos 11 minutos o juiz assinalou pênalti após o goleiro Ronaldo derrubar Kaio Jorge dentro da área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o camisa 96 defendeu o chute.

Mas a equipe mineira continuou no ataque e conseguiu ir para o intervalo em vantagem. Aos 51 minutos o volante Lucas Romero acertou um chute muito forte da intermediária para marcar um golaço.

Já a etapa final teve um grande nome, o atacante Kaio Jorge. O camisa 19 da Raposa começou a se redimir do pênalti perdido aos 20 minutos, quando fez grande jogada em velocidade para superar o goleiro Marcos Felipe, que substituiu o goleiro Ronaldo.

Dez minutos depois Kaio Jorge voltou a marcar na partida para dar números finais ao marcador.

Fonte

Continue Lendo