Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Decisão da Suprema Corte italiana abre precedente que pode facilitar cidadania para brasileiros

Publicado

em

Imprensabr.com 4146 Copy 22.jpg

Entendimento é alerta para os interessados, pois um projeto de lei que segue em tramitação no Senado italiano, pode pôr fim ao sonho de requerer a cidadania

Conseguir cidadania italiana pode trazer diversos benefícios, como a possibilidade de acesso à moradia e estudos na União Europeia, por exemplo. De olho nisso, cada vez mais brasileiros buscam a dupla cidadania. Para se ter uma ideia, o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de habitantes com dupla cidadania e a italiana é uma das mais procuradas. O processo, reconhecidamente burocrático, possivelmente será facilitado a partir de uma decisão da Suprema Corte Italiana, que abre um precedente e beneficiará os requerentes à cidadania.

Para pleitear a cidadania, é preciso comprovar a ascendência italiana por “direito de sangue”. A mencionada decisão da Suprema Corte Italiana terá um impacto significativo nos processos de requerimento de cidadania, por refutar a prática administrativa restritiva atualmente em vigor, abrindo caminho para que descendentes de italianos em todo o mundo, especialmente em países como o Brasil, possam utilizar uma variedade de documentos e provas para comprovar a linha de ascendência e assim obter o reconhecimento de sua cidadania italiana.

A razão se dá porque, em decisão da Corte de Cassação, ficou estabelecido que outros documentos e provas, como atos de estado civil (nascimento, casamento ou morte) ou provas testemunhais, podem ser usados para demonstrar a filiação e, consequentemente, a transmissão da cidadania italiana.

“Esses poderão ser utilizados para demonstrar a filiação e, consequentemente, a transmissão da cidadania italiana. Essa decisão é favorável a todos os que estão na corrida para ter seu direito reconhecido. É um ponto a favor do interessado já que, na prática, facilita as etapas iniciais do procedimento burocrático: a busca das certidões quando descobrimos que essas foram extraviadas, exigindo muitas vezes que façamos pedidos de restauração de registro civil”, diz Nátali Lazzari, especialista em genealogia e cidadania italiana, líder da equipe da Avanti Cidadania, um escritório de consultoria jurídica especializado em cidadania italiana.

Nátali explica que “a decisão da Suprema Corte não vai mudar o processo, porque para todos aqueles que atualmente enfrentam o problema de documentação incompleta, no meu escritório, por exemplo, sempre encontrei um modo de restaurar documentos extraviados, através da apresentação de provas idôneas. O que muda é que essas provas usadas para restauração de documentos passarão a ser aceitas como prova de filiação e descendência diretamente no processo de cidadania”.

Entretanto, essa decisão, muito embora seja favorável a todos que tem interesse em requerer a cidadania, em nada altera a situação dos descendentes que poderão ter seu direito à cidadania restringido, caso o Projeto de Lei nº 752 seja aprovado. O referido projeto pretende modificar e conceder a cidadania italiana somente para aqueles que possuem conhecimento do idioma italiano em nível intermediário, além de terem parentesco até a terceira geração. “Não adianta facilitar o procedimento se o projeto de lei for aprovado, pois altera a condição, isto é, a premissa, de uma grande parte da população brasileira de origem italiana que já é trineta ou tetraneta. O que recomendo é que quem tem interesse, deve ir atrás da cidadania agora”, finaliza a especialista.

Avanti Cidadania

Escritório internacional de consultoria legal, especializado em cidadania. Com sedes no Brasil e Itália, a equipe de profissionais tem uma vasta experiência no campo da imigração, cidadania e residência. Eleito recentemente como o melhor escritório da Região Sul, a Avanti já auxiliou mais de 400 famílias a conseguirem a cidadania italiana.

Cultura

Programação do final de semana com música clássica e atrações natalinas no RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

O final de semana será de muito encanto e magia no RioMar Recife. A programação conta com show do tenor brasileiro Thiago Arancam no Teatro RioMar, com sucessos da música italiana. Além disso, as atrações de Natal seguem com apresentação de coral, encontro com o mascote biscoito, além de demais interações para todas as idades nas praças de eventos do Piso L1. Confira a agenda completa.

Thiago Arancam

Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

Encantos de Natal RioMar Recife

O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, às 19h, no palco do PisoL3, acontecerá a apresentação do Coral Equipe, com acesso gratuito. Além disso, haverá encontro com o mascote do biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.

Natal do RioMar Recife

O Natal do RioMar Recife já está funcionando com uma nova dimensão, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina. Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, o Natal conta com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.

Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.

App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Continue Lendo

Cultura

Thiago Arancam traz sucessos da música italiana ao Teatro RioMar neste sábado

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

O menino de oito anos que descobriu o poder da sua voz em um coral na cidade de São Paulo, cresceu e ingressou na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão. Pouco tempo depois venceu o “Operalia”, maior competição anual de canto lírico no mundo, fundada por Plácido Domingo. Nasceu daí uma parceria com o tenor espanhol que levou Arancam para importantes apresentações de ópera por toda Europa e Estados Unidos. Para cada história uma canção.

A alegria de se tornar o primeiro brasileiro a se formar no Alla Scala, primeiro também a vencer a competição criada por Placido Domingo e a amizade formada entre os dois. A música tem o poder de fazer reviver emoções e relembrar histórias. É essa emoção que será levada para o palco em “Uma Viagem Pela Itália”.

“O idioma italiano e as músicas italianas fazem parte da minha vida. Os meus bisavós eram italianos, desde criança eu ouvia o idioma em casa e o meu bisavô assobiava melodias de conhecidas canções italianas. Esse show me faz recordar esses momentos e me reconectar com o país que me acolheu, onde nasceu meu primeiro filho e que faz parte da construção da minha carreira”, revela Thiago Arancam.

Foram 13 anos vivendo na Europa, executando ópera lírica italiana com mais de 700 apresentações em 40 países. O novo show, apresentado em voz e piano, carrega toda a expressividade dessa arte em canções clássicas e também nos sucessos contemporâneos. Os ingressos custam a partir de R$ 80, e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.

 

Continue Lendo

Cultura

Cia da Hebe celebra a arte híbrida com escrita e clown

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Mostra em Espírito Santo do Pinhal convida o público a viver a arte em duas linguagens

Diferentes formas de expressão chegam ao público da 2ª Mostra de Arte Híbrida da Cia da Hebe, em Espírito Santo do Pinhal, em novembro. Neste sábado, dia 8, acontece a oficina de escrita de ficção “Tecendo o Sensível”, com a escritora premiada Monique Malcher, ganhadora do Prêmio Jabuti, com vagas limitadas. Já no dia 16, o espetáculo “Adiante: Clown Sem Palavras” (foto) ganha o calçadão da Cia da Hebe, com quatro palhaças que embarcam numa viagem pelo sonho e poesia, convidando o público a rir e refletir. Ambos são gratuitos.

A escritora, jornalista e artista plástica Monique Malcher afirma que, para escrever ficção, “é preciso estar sensível ao mundo e saber que não há hora marcada para encontrar o que nos comove ou nos causa assombro de alguma maneira. É uma atividade para pessoas que gostam de escrever e desejam abolir o medo da página em branco, utilizando cadernos de campo, conversas, desenhos, fotografias e observação participativa, tal qual um antropólogo faz”, explica. Monique ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com seu primeiro livro “Flor de Gume” (editora Moinhos) em 2021, na categoria contos, e acaba de lançar eu primeiro romance – “Degola” – pela Companhia das Letras.

Já o espetáculo “Adiante: Clown Sem Palavras” traz ao calçadão da Cia da Hebe o grupo português com quatro mulheres clowns que mostram de forma cômica, grotesca e absurda suas realidades distintas e o contexto frágil e vulnerável a que mulheres têm se submetido nas últimas décadas. Dirigida por Ricardo Puccetti, do grupo Lume, de Campinas, a iniciativa conta com Eva Ribeiro, Miriam Freitas, Rafa Santos e Rosi Ferh e explora a simbologia de uma escada, unindo clown, teatro físico e música. A co-produção do espetáculo é de Eva Ribeiro Clown, Lua Cheia Teatro e Lume Teatro.

“A Mostra de Arte Híbrida apresenta uma programação que se desdobra em diferentes direções. Com isso, a Cia da Hebe transforma-se em um espaço onde a arte entrelaça apresentações, oficinas, trocas e experiências que atravessam fronteiras estéticas e geográficas”, explica Mônica Sucupira, coordenadora da Cia da Hebe.  “A Mostra é mais do que um evento anual: é o reflexo de tudo o que desenvolvemos, reunido com coerência e potência. E a população de Pinhal e região tem participado ativamente deste e de outros eventos gratuitos que promovemos”, diz.

Síntese da trajetória construída ao longo de 10 anos da Cia da Hebe – comemorados em setembro último – a Mostra traduz o pensamento artístico da associação. “Durante uma década, nossas ações aconteceram em diferentes formatos e momentos. Agora, elas convergem em uma proposta que celebra essa fusão, onde o híbrido não é exceção, mas essência”, explica Mônica.

Cia da Hebe

Associação de arte e cultura sem fins lucrativos que ocupa um casarão com 122 anos no centro de Espírito Santo do Pinhal, a Cia da Hebe oferece gratuitamente oficinas, encontros, conversas e outras atividades, promovendo a formação, informação, criação e convivência por meio da arte. Ao longo do tempo, a iniciativa conquistou o público. “Tanto o CineHebeClube quanto a Mostra contam com uma comunidade diversa e vibrante. A cada atividade, novos rostos aparecem, especialmente entre os jovens, e a pluralidade se revela, pois temos um espaço aberto e acolhedor, onde diferentes práticas e pessoas se encontram”, diz Mônica.

Serviço:

2a. Mostra de Arte Híbrida da Cia da Hebe

Reservas, inscrições gratuitas e programação completa: https://ciadahebe.com.br/

 

IMERSÃO:  TECENDO O SENSÍVEL (LITERATURA) 

Quando: 08/11/2025, a partir das 10h

Vagas limitadas – Idade: a partir de 18 anos

ESPETÁCULO: ADIANTE: CLOWN SEM PALAVRAS

Quando: 16/11/2025, às 18h

Local: Cia da Hebe – Rua: Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal / SP

Continue Lendo