Esporte
Definidos os vencedores do Brasileiro de ILCA 6 em Porto Alegre (RS)

Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões desta semana no Clube Jangadeiros
O Campeonato Brasileiro de ILCA 6, realizado no Clube Jangadeiros, em Porto Alegre (RS), consagrou dois grandes campeões gerais entre os 78 participantes: Ana Carolina Roth e Felipe Fraquelli, ambos representando o Veleiros do Sul. A competição foi marcada por ventos variados e alto nível técnico na classe, que era anteriormente conhecida como Laser.
Foram realizadas dez regatas ao todo no Guaíba e, durante o evento, especialistas na classe deram palestras aos jovens brasileiros, como o bicampeão olímpico Robert Scheidt.
Na disputa feminina, a jovem gaúcha Ana Roth se destacou e levou o título nacional após uma semana de regatas intensas. Apesar de a argentina Luciana Cardozo ter vencido a competição geral, o título nacional ficou com Ana. O pódio brasileiro teve Valendina Guimarães (CICP) em segundo e Antonella Dal Piaz (VDS), em terceiro.
“Foi uma semana bem intensa, com ventos de todos os tipos e atletas de alto nível na raia. A preparação que fiz no final de 2024, com minha equipe e técnicos, foi essencial para alcançar meu objetivo de classificar o Brasil para o Pan-Americano”, comemorou a atleta.
Entre os homens, Felipe Fraquelli brilhou ao vencer o campeonato masculino de ILCA 6. O pódio teve ainda Erick Carpes (VDS) e Davi Melati d’Eça Neves (ICSC).
“Foi um campeonato difícil, com várias condições de vento ao longo da semana. Consegui manter uma boa média e estou muito feliz com o resultado. O Veleiros do Sul foi muito bem representado, e toda a equipe velejou de forma excelente”, destacou Fraquelli.
Foi o primeiro a fazer parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Representantes do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai e Peru estavam na disputa, que será classificatória das classes ILCA 6 feminino e ILCA 7 para os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em agosto, no Paraguai.
Agora, a atenção se volta para os campeonatos de ILCA 7 e ILCA 4, que serão realizados nesta semana, prometendo mais emoções no Clube Jangadeiros.
Categorias Sub 17
- Masculino
- Davi Neves (ICSC/CBC)
- Felipe K. Strassburger (CDJ/CBC)
- Stefano S. Francavilla (YCSA/CBC)
- Feminino
- Eduarda “Duda” Serrão (PG/ICRJ)
- Lara Wandscheer Maia (VDS/CBC)
Categorias Sub 19
- Masculino
- Francisco Dal Ri (CDJ/CBC)
- Pedro Rosa (VDS/CBC)
- Renato Lunetta (ICB/CBC)
- Feminino
- Valentina Guimarães V. de Araújo (CICP/CBC)
- Antonella Dal Piaz (VDS/CBC)
- Bruna Koch (VDS/CBC)
Categoria Sub 21
- Feminino
- Ana Carolina Roth (VDS/CBC)
- Luana Kath Strassburger (CDJ/CBC)
- Eduarda Laitano Kuhn (VDS/CBC)
Outras Categorias
- Pré-Master Masculino: Henrique Dias
- Pré-Master Feminino: Marília Bassoa (VDS/CBC)
- Master Masculino:
- José Luiz Fraquelli (VDS/CBC)
- Paulo Braga Garcia Jr. (SIC)
- Grand Master:
- Carlos Eduardo Wanderley (YCSA/CBC)
- Carlos Frederico Caruso (CAN/BVC)
- Rodrigo Quevedo (VDS/CBC)
- Legend: Edvaldo Sobreira Barbosa (ICPB)
Classificação Geral
- Feminino:
- Ana Carolina Roth (VDS/CBC)
- Valentina Guimarães Victor de Araújo (CICP/CBC)
- Antonella Dal Piaz (VDS/CBC)
- Masculino:
- Felipe Fraquelli (VDS/CBC)
- Erick Carpes (VDS/CBC)
- Davi Melati Neves (ICSC/CBC)
Melhor Velejador Estrangeiro
- Feminino: Luciana Cardoso (YCO, ARG)
- Masculino: Sebastian Lery (YCY/IUNAR, PAR)
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.
Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br.
Foto:Clube Jangadeiros
Contato:
Flávio Perez
+55 11 99949-8035
Esporte
Polar reafirma compromisso com o mercado de saúde e bem-estar na Fitness Brasil Expo 2025

Pelo quarto ano consecutivo, a Polar, pioneira global em tecnologia wearable para esportes e fitness há quase 50 anos, confirma sua participação na Fitness Brasil Expo. Considerado o maior encontro deste mercado na América Latina, o evento que reúne as principais empresas do universo fitness B2B acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Na 26ª edição do evento, a Polar contará com um estande de exposição e vendas, trazendo tanto os produtos do seu catálogo B2C para o público em geral, com os diversos relógios fitness, multiesportivos e sensores de frequência cardíaca de última geração que compõem seu portfólio, quanto as soluções de sua linha B2B, que são voltados para as academias, centros de treinamento e pesquisa que desejam incorporar as tecnologias de monitoramento cardíaco para grupos às suas atividades. Os visitantes poderão conhecer os produtos e serviços, tirar as suas dúvidas com especialistas e acompanhar, ao longo dos três dias, demonstrações ao vivo da tecnologia de monitoramento cardíaco para grupos – o Polar Club – dentro de uma programação de aulas funcionais que acontecerão no próprio estande.
Atualmente, o Polar Club conta com aproximadamente 350 clientes ativos, espalhados por todas as regiões do país, auxiliando desde grandes redes, como a BodyTech e a GreenLife, de Fortaleza, até as metodologias de treinamento Gustavo Borges e Less Mills, além de diversos centros de treinamento, reabilitação e pesquisa. “Ao utilizar nossa solução de monitoramento cardíaco como parte de seus serviços e análise, estes estabelecimentos contam com o legado da Polar como chancela de altíssima qualidade e precisão nos dados monitorados, o que passa mais segurança a quem aplica e a quem realiza a aula, gera mais engajamento entre os participantes e acaba atraindo novos alunos através da gamificação da atividade física e acompanhamento em tempo real dos resultados de cada esforço”, afirma Guilherme Denger, executivo comercial da área de soluções B2B da Polar.
Confirmando seu propósito e compromisso com o mercado, a participação da Polar em mais uma edição da Fitness Brasil Expo reforça o posicionamento da marca de se aproximar deste segmento e ampliar a sua atuação com cada vez mais clientes, desde grandes redes até empreendimentos menores, com o compromisso de incentivar a atividade física, saúde e bem-estar através da tecnologia e monitoramento cardíaco.
Fitness Brasil Expo 2025
Quando: 28 a 30 de agosto
Quinta 28/8, feira das 10h às 21h
Sexta 29/8, feira das 10h às 21h
Sábado 30/8, feira das 10 às 20h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Esporte
Flamengo volta a derrotar o Internacional e avança na Libertadores

O Flamengo está nas quartas de final da Copa Libertadores. E a classificação veio com outra grande atuação diante do Internacional, desta vez uma vitória por 2 a 0 em pleno estádio do Beira Rio, em Porto Alegre. Com este resultado, o Rubro-Negro fechou o confronto brasileiro pelas oitavas da competição continental com um placar agregado de 3 a 0.
✈️ 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐢𝐮 𝐐𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥! 🏆
🔴⚫️ @Flamengo é mais um brasileiro na próxima fase da CONMEBOL #Libertadores. 🇧🇷 pic.twitter.com/uXI7dJ0Pur
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 21, 2025
Agora, na próxima etapa do torneio, o Rubro-Negro da Gávea medirá forças com o Estudiantes (Argentina), que passou pelo Cerro Porteño (Paraguai) nas oitavas de final.
Domínio Rubro-Negro
Mesmo diante de um Colorado que contou com grande apoio de sua torcida, o Flamengo foi superior desde os primeiros minutos do confronto. Para isto, a equipe comandada por Filipe Luís optou por tentar manter a posse de bola. Em alguns momentos a equipe da Gávea recuava as linhas para tentar atrair o Inter e abrir espaços para realizar lançamentos para um trio de ataque muito rápido formado por Samuel Lino, Plata e Bruno Henrique.
A aposta se mostrou acertada, pois o time de Roger Machado pouco tocou na bola antes do intervalo e nenhum perigo levou ao goleiro Rossi. E o principal sinal de que a postura do Rubro-Negro era correta foi o gol de Arrascaeta. Aos 26 minutos Samuel Lino se livrou da marcação e bateu com força para defesa parcial do goleiro Rochet, Plata aproveitou o rebote para tocar de cabeça para o meio-campista uruguaio, que bateu de primeira para abrir o marcador.
⚽️ 𝐆𝐢𝐨𝐫𝐠𝐢𝐚𝐧 𝐃𝐞 𝐀𝐫𝐫𝐚𝐬𝐜𝐚𝐞𝐭𝐚 ✨
🔴⚫️ @Flamengo
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/0g6watCFIK
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 21, 2025
Após o intervalo o técnico Roger Machado colocou mais jogadores de frente, mas esta opção fez com que o Internacional se perdesse de vez na partida, pois ficou sem capacidade de articular ações no meio de campo, onde o Flamengo sobrava.
E aos 42 minutos da etapa final o centroavante Pedro sacramentou a classificação, quando aproveitou bola cruzada na área para apenas desviar para o fundo do gol defendido pelo goleiro uruguaio Rochet.
🇧🇷🆚🇦🇷 Brasil contra Argentina por uma vaga na Semifinal da CONMEBOL #Libertadores!
🤔 Quem é o favorito?
🔜 @Flamengo ⚔️ @EdelpOficial pic.twitter.com/qJMmJ6UeqB
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 21, 2025
Esporte
CBF anuncia datas e horários da final do Brasileiro Feminino A2

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou as datas e horários dos jogos da decisão da Série A2 do Brasileirão Feminino entre Botafogo e Santos, que contarão com a transmissão ao vivo da TV Brasil.
𝐕𝐀𝐋𝐄 𝐎 𝐓𝐈́𝐓𝐔𝐋𝐎 𝐃𝐎 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐀𝟐! 🏆🌟
Confira as informações dos duelos de ida e volta contra o Santos, válidos pela grande final do Brasileirão A2! 𝐓𝐄𝐑𝐂̧𝐀 𝐉𝐀́ 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐂̧𝐀! 𝐏𝐄𝐋𝐎 𝐓𝐈́𝐓𝐔𝐋𝐎, #𝐆𝐋𝐎𝐑𝐈𝐎𝐒𝐀𝐒!🔥👊🏽 #VamosGLORIOSAS pic.twitter.com/qKvIK8XaBB
— Botafogo Futebol Feminino (@BotafogoFem) August 20, 2025
A final da decisão terá início na próxima terça-feira (26), a partir das 21h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O confronto de volta está programado para o dia 30 de agosto (um sábado), quando as equipes medem forças a partir das 15h na Vila Belmiro, em Santos.
As Sereias da Vila chegaram à decisão após superarem o Atlético-MG nas semifinais. Já as Gloriosas garantiram seu lugar na final depois de superarem o Fortaleza.