Dentista dá dicas de como manter o sorriso saudável na estação mais quente do ano

De Peterson Carvalho - Editor

Verão é sempre um momento de diversão, mas também pode favorecer os excessos e a negligência com a saúde, inclusive a bucal. A dentista Leandra Barros, sócia da Clínica Carvalho, conta que alimentos açucarados, álcool e fumo são alguns dos consumos que podem ser prejudiciais para os dentes. Por isso, confira algumas recomendações para você agregar ao seu dia a dia, lembrando que é fundamental fazer um check-up odontológico anualmente.

Mantenha-se hidratado

Além de amenizar o calor e o mormaço, típicos da época, consumir água hidrata os tecidos bucais e também auxilia na prevenção do acúmulo de bactérias e placas na cavidade oral, que são causadoras do mau hálito.

Não exagere no álcool

O álcool, muito consumido no calor, desidrata os tecidos bucais e auxilia na formação da placa bacteriana, que adere na superfície da língua, fazendo com que fique com a famosa saburra e, possivelmente, com halitose. A dica para essa situação é não exagerar no consumo de qualquer bebida com álcool e escovar sempre a língua e os dentes após ingestão.

Evite alimentos açucarados

Refrigerantes, doces e sorvetes devem ser consumidos com moderação. O açúcar presente nesses alimentos torna nossa saliva mais ácida, causando uma desmineralização nos dentes, podendo causar cáries com maior facilidade. A escovação, após o consumo de doce, é fundamental.

Cuidado alimentos escuros

Açaí e sucos escuros também podem ser bastante consumidos nesta época. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar escurecendo os dentes, conforme a frequência da ingestão. A orientação é a escovação correta e uso de fio dental após o consumo desses alimentos.

Atenção aos alimentos cítricos

Mesmo sendo saudáveis, alimentos cítricos são mais ácidos e podem deixar os dentes mais sensíveis à escovação. Então, a dica é, após a ingestão desse tipo de alimento, o ideal é esperar 30 minutos antes da escovação, evitando assim a erosão e abrasão dos dentes, que podem gerar cáries ou sensibilidade.

Tem sensibilidade? Atenção às dicas!

O picolé e o sorvete são duas opções saborosas para o Verão, mas muita gente tem sensibilidade quando o dente tem contato com alimentos gelados. O problema, provocado pela erosão do esmalte ou retração da gengiva, deve ser orientado por um dentista. Ainda assim, algumas medidas genéricas de redução de alívio são manter a higiene impecável, usar creme dental contra sensibilidade sem bicarbonato na composição (que é muito abrasivo nesses casos), além optar por uma escova macia e não escovar com força.

Tenha um kit de higiene bucal na bolsa

Lembre-se sempre de levar com você escova de cerdas macias, creme dental e fio dental, lembrando que, diariamente, o ideal é escovar o dente após as refeições.

Compartilhe este artigo
Segue:
Web designer e entusiasta da internet desde 1998, apaixonado por criar soluções inovadoras e eficientes para a web.
Deixe um comentário