Desafio Bebras Brasil: Estimulando o Pensamento Computacional em estudantes brasileiros

Escolas públicas e particulares podem inscrever seus alunos para colocar seus conhecimentos em prática de forma divertida e dinâmica

O Desafio Bebras Brasil está de volta para sua terceira edição e é um convite às escolas públicas e privadas a inscreverem seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª ano do Ensino Médio. Este evento internacional tem como objetivo principal estimular os estudantes a explorarem e aprimorarem suas habilidades de Pensamento Computacional de maneira divertida e desafiadora.

Desde sua estreia em 2022, o Desafio Bebras Brasil tem registrado um aumento significativo no número de participantes. Com mais de 7 mil alunos na primeira edição e o dobro em 2023, o evento continua a crescer em popularidade e impacto na educação brasileira. Para 2024, são esperados 83 mil  alunos participantes, refletindo o crescente interesse e reconhecimento da importância do pensamento computacional nas habilidades dos alunos.

Matheus Lacerda Arraes, Brasília (DF), participante do Desafio Bebras

As inscrições para a terceira edição do Desafio Bebras Brasil estão abertas até o dia 16 de setembro de 2024, pelo site oficial do evento. As escolas podem inscrever um ou mais alunos para participar da prova, aplicada de 24 a 30 de setembro de 2024, em todo o país. Para participar não é exigido conhecimento prévio em ciência da computação, programação ou robótica, as Tasks (questões) são focadas em raciocínio lógico e resolução de problemas com facilidade de entendimento e diversão.

Quem organiza o desafio é a Edutech UpMat Educacional, reconhecida por sua expertise em educação básica e produção de conteúdos de Matemática, Raciocínio Lógico e Pensamento Computacional, e também responsável pelo Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil.

Isabella Fernanda, Belém do Pará (PA)

O Desafio Bebras Brasil é parte de uma iniciativa global que começou na Lituânia há 20 anos. Agora, presente em mais de 80 países, o desafio visa desenvolver o Pensamento Computacional em estudantes de diferentes faixas etárias. O evento estimula o Pensamento Computacional, presente em diversas áreas da vida, é uma habilidade fundamental que propõe a resolução de problemas de forma eficiente.

“Incentivar o Pensamento Computacional em estudantes é promover habilidades cognitivas essenciais que serão usadas em diferentes áreas da vida. Atividades que incentivam o uso dessas habilidades são essenciais para que os alunos tenham sucesso em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia”, destaca Cristina Diaz, CEO da UPMat Educacional.

Serviço:
Desafio Bebras Brasil
Inscrições pelo site do Bebras Brasil
Provas: 24 a 30 de Setembro de 2024
Valores: sob consulta, de acordo com diferentes pacotes
*cada escola é responsável pelas inscrições de seus alunos

Sobre o Desafio Bebras Brasil

O Desafio Bebras Brasil é um evento educacional projetado para estimular e desenvolver o Pensamento Computacional em estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª ano  do Ensino Médio. Originado na Lituânia, o desafio comemora seu 20º ano e está em sua terceira edição no Brasil. Organizado e difundido pela EduTech UpMat Educacional, que também é responsável pelo Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil, o Bebras Brasil tem registrado um crescimento significativo desde sua introdução. Em 2022, mais de 7 mil estudantes brasileiros participaram da primeira edição, e esse número dobrou em 2023, evidenciando o impacto positivo do desafio na educação do país. Iniciado em 2004 com a participação de 779 estudantes na Lituânia, o Bebras rapidamente se expandiu para outros países, incluindo Estônia, Alemanha, Países Baixos e Polônia. Atualmente, mais de 80 nações ao redor do mundo incentivam seus alunos a participar deste evento educacional.

Sobre a UPMat Educacional
A UpMat Educacional é uma Edutech que atua com o objetivo de tornar a matemática, o raciocínio lógico e o pensamento computacional acessíveis para crianças e jovens. Desde 2018, é a responsável por aplicar o Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil, formando uma pioneiro em promover o Pensamento Computacional no Mundo; e assina a Coleção Conte com a Matemática – conteúdos que tornam a prática da Matemática mais divertida, desafiadora e diferente. comunidade crescente a cada ano. A UpMat também está à frente do Desafio Bebras Brasil.

Compartilhe este artigo