Siga-nos nas Redes Sociais

Social

Dia Mundial do Banheiro: Biosaneamento alerta para projetos de saneamento em comunidades do Brasil

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2023 11 17 à(s) 13.06.17 3146acbf
Foto: Divulgação

ONG implementa projetos de construção de sistema de saneamento para pessoas de baixa renda. Três estados já foram atendidos e parcerias público-privada ajudam a manter iniciativa

São Paulo – No Brasil, o número de residências sem acesso a banheiro são de 1,6 milhão, isto é, se considerarmos a média de 3,5 pessoas por residência no país, são mais de 5,5 milhões de pessoas que vivem em locais sem um banheiro. Os dados do Trata Brasil divulgados em 2022 revelam a desigualdade e falta de políticas públicas para diminuir os índices. Indo na contramão dos números alarmantes, a ONG Biosanamento executa projetos de saneamento básico gratuitos para famílias de baixa renda.

Os projetos são variados e consistem na instalação de saneamento básico em comunidades urbanas e indígenas. Em mais de um ano, a ONG já construiu redes de abastecimento de água, instalou banheiro coletivo separado com esgoto tratado e colocou biodigestores (usados para o tratamento de dejetos de esgotos residenciais em pequenas comunidades).

Em São Paulo, a comunidade indígena Tekoa Pindo Mirim, instalada no território de 532 hectares, o Pico do Jaraguá, recebeu um dos projetos. A ONG Biosaneamento, em parceria com a Mosaic Fertilizantes, construiu uma cozinha com banheiro e um biodigestor que produz gás a partir do esgoto e lixo orgânico, além de um banheiro coletivo separado com esgoto tratado com um vermifiltro.

De acordo com Luiz Fazio, Presidente da ONG Biosaneamento – organização que atua na universalização do saneamento básico – levar saneamento sustentável e criar estrutura para esta comunidade em crescimento é fundamental para mantê-los prestando os serviços ambientais e preservação da sua cultura, além de ser mais do que necessário e justo.

“Ocupar uma parte da área indígena que estava desocupada é fundamental para que não seja invadida. Ao salvaguardar as terras indígenas, o Brasil reforça sua responsabilidade ambiental e social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e respeitosa com a diversidade que constitui a riqueza única do país”, destaca Luiz.

Além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro e Acre também receberam projetos da Biosaneamento. Mais de 10 mil pessoas foram impactadas. Além da instalação do serviço, a ONG acompanha o pós-instalação por no máximo um ano, fazendo a manutenção e orientando os moradores a entenderem os processos. Em alguns casos, órgãos públicos assumem a operação.

“E pretendemos ir além desses estados. Estamos buscando a universalização do saneamento básico do Brasil. Para isso, contamos com a apoio de órgãos públicos e parcerias privadas para implementação dos projetos”, afirma o presidente da ONG, Luiz Fázio.

Os projetos contam com parcerias público-privada. Empresas como Unipar, Amazon, Scania, Tigre já embarcaram em algumas ações. “Também temos parceria com prefeituras, secretarias e órgãos públicos, como a Sabesp, que nos convida para projetos onde ela mesma não poderia solucionar o problema encontrado e busca nossa atuação”, destaca Luiz.

A Biosaneamento também registra parcerias com organizações do terceiro setor, como a Gerando Falcões, que busca o serviço para soluções de saneamento nos projetos do Favela 3D. Além deste, também já fizemos projetos com a TETO, levando saneamento para comunidades isoladas.

Conscientização

Visando promover educação ambiental para crianças e adolescentes, a ONG Biosanemeto elaborou um projeto gratuito contendo aulas teóricas e práticas sobre a importância do saneamento básico para alunos de escolas públicas do município de Cajamar, região metropolitana de São Paulo. O objetivo é criar futuras gerações mais preocupadas e conscientes em relação às consequências de ações individuais e coletivas com o meio ambiente.

São realizadas atividades prático-pedagógicas de educação ambiental, adaptadas à realidade de cada escola. O projeto incentiva a implantação de uma horta ou jardim sensorial, para que a escola tenha um espaço pedagógico de conscientização ambiental e aproximação das crianças e adolescentes com a natureza.

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Últimos dias para apoiar o Natal Solidário do Cartão de TODOS

Publicado

em

Últimos dias para apoiar o Natal Solidário do Cartão de TODOS
Divulgação Cartão de TODOS

Até 10 de dezembro, todas as unidades do Grupo receberão as doações; brinquedos serão entregues para crianças carentes de todo o país

O Natal pode ser uma data mais feliz para milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil. É com este propósito que o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do país, realiza há 10 anos a arrecadação de brinquedos para seu Natal Solidário. Este ano, a marca receberá doações até 10 de dezembro.

Segundo dados da Unicef, 63% das crianças e dos adolescentes no país vivem na pobreza, cenário que impacta, inclusive, no direito que os pequenos têm de brincar, que é reconhecido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Completando 23 anos em setembro, o Cartão de TODOS reforça seu compromisso com ações de impacto social, seguindo a filosofia que conduz seu modelo de gestão, a Administração Solidária.

Em 2023, a campanha atingiu o recorde de 130 mil brinquedos arrecadados em uma ação que mobilizou todos os colaboradores e clientes das Unidades de Negócio do Grupo TODOS Internacional, do qual o Cartão de TODOS faz parte. Realizado anualmente, o Natal Solidário destina todos os brinquedos para instituições de caridade, como orfanatos e ONGs. 

Este ano, quem puder contribuir com um Natal mais feliz para as crianças, poderá levar as doações a todas as unidades do Cartão de TODOS distribuídas pelo Brasil. Para conferir a unidade mais próxima, basta acessar: https://www.cartaodetodos.com.br/nossas-unidades/. As unidades do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, também receberão as doações de brinquedos.

De acordo com a Vice-Presidente Social do Cartão de TODOS e idealizadora das ações sociais do Grupo TODOS Internacional, Mara Vilar, a expectativa para a arrecadação é alta, principalmente pelo recorde do ano anterior. “Nosso propósito é ampliar uma corrente do bem que vem trazendo alegria para milhares de crianças nos últimos natais. Percebemos que a solidariedade tem crescido e se fortalecido a cada ano que passa, nesta edição, certamente, não será diferente”, aponta Mara. 

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 420 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.

Continue Lendo

Social

Moradores de comunidades do Pina e Brasília Teimosa têm sessão especial da exposição “O Auto de Ariano – O Realista Esperançoso”

Publicado

em

Moradores de comunidades do Pina e Brasília Teimosa têm sessão especial da exposição “O Auto de Ariano – O Realista Esperançoso”
Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

A popularidade de Ariano Suassuna perpassa gerações. Com o sucesso de adaptações de O Auto da Compadecida para o cinema e tv, um público de todas as idades se identifica, ri e se emociona com as histórias de João Grilo e Chicó. “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, a maior exposição imersiva já montada sobre um artista brasileiro, chega para apresentar mais sobre a vida e a obra do escritor, poeta, filósofo e dramaturgo paraibano.

Cerca de 200 jovens e idosos estiveram reunidos em uma sessão especial da mostra, nesta quinta-feira (05/12), no piso L3 do RioMar Recife. São moradores das comunidades do Pina e Brasília Teimosa, atendidos do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), que tiveram a oportunidade de embarcar em uma viagem pela cultura popular. A exposição é realizada pela Luzzco, com apoio do RioMar Recife, e curadoria com participação do neto mais velho do artista, João Suassuna.

Em uma área de 1,2 mil metros quadrados, são 13 salas que reúnem tecnologia, cenografia detalhada e acervo pessoal para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional de Suassuna.

São expostas obras que não tinham sido vistas pelo público até então, como manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos. A exposição está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

A coordenadora do IJCPM, Alexsandra Silva, fala da importância da experiência cultural dentro do trabalho multidisciplinar desenvolvido com o grupo durante as atividades oferecidas pelo Instituto. “Ampliar o acesso à informação para uma população socialmente mais vulnerável é um objetivo central das diferentes atividades que promovemos com públicos distintos, desde o jovem de 14 anos que participa de cursos de elevação de escolaridade até os idosos do Projeto Bem-Viver, de promoção de atividades físicas e bem-estar. O acesso à arte amplifica nossas experiências sensoriais, potencializa nossa criatividade”, destaca.

SOBRE O IJCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social atua para o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos, moradores de comunidades do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM, com seis unidades distribuídas em quatro capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador. Desde 2009, quando foi criado, já foram atendidas mais de 67 mil pessoas, com ações focadas em elevação de escolaridade, empregabilidade, inclusão e diversidade, formação cidadã, mundo digital e saúde e bem-estar. No Recife, a instituição funciona no RioMar, atendendo às comunidades do Pina e Brasília Teimosa, incluindo ações para pessoas 60+, com o Projeto Bem-Viver.

Continue Lendo

Social

Projeto ‘Estrelas do Bem’ presenteia mais de 300 crianças de instituições sociais

Publicado

em

Projeto ‘Estrelas do Bem’ presenteia mais de 300 crianças de instituições sociais
Crédito: Divulgação.

Que tal fazer uma criança feliz neste Natal? O projeto “Estrelas do Bem”, promovido pelo Salvador Shopping e pelo Salvador Norte, está na sua 12ª edição. Neste ano, mais de 300 crianças e jovens atendidas por oito instituições serão presenteados por clientes dos centros de compras. A escolha da criança pode ser feita até o dia 11 de dezembro, no stand do Salvador Shopping (Piso L2, próximo à Exclusivité Trousseau), no Salvador Norte (Espaço Cliente – Piso L2) ou através do site: https://estrelasdobem.com.br/.

O projeto vai presentear crianças das instituições Acervo da Laje, Creche Béu Machado, Grupo Cultural Arte Consciente, Hora da Criança, Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBCM, Lar da Criança, Lar Pérolas de Cristo e Organização de Auxílio Fraterno – OAF. Todas as informações sobre a dinâmica e o regulamento podem ser acessadas no site da campanha.

SERVIÇO

12ª edição do projeto social Estrelas do Bem

Onde: Salvador Shopping (piso L2, próximo à Exclusivité Trousseau) e Salvador Norte (Piso L2, Espaço Cliente);

Período: 11 de novembro a 11 de dezembro de 2024;

Horário: segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h;

Ação voluntária

Continue Lendo

Em Alta