Educação
Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico reforça a importância da formação para a economia brasileira
O Brasil celebra, na próxima terça-feira (23), o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, data que ressalta a relevância desses trabalhadores para o desenvolvimento do país e chama atenção para um desafio que impacta diretamente a economia: a escassez de mão de obra qualificada.
Uma pesquisa da ManpowerGroup revelou que 81% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas de nível técnico devido à falta de profissionais preparados. O cenário acende um alerta sobre a necessidade de investir na formação técnica, considerada uma das principais respostas ao apagão de mão de obra que ameaça a competitividade nacional.
O ensino técnico desempenha papel estratégico na economia, fornecendo profissionais altamente capacitados, fortalecendo a indústria, estimulando a inovação e ampliando a geração de empregos. É o que confirma o estudo “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho. De acordo com a pesquisa, caso o Brasil aumentasse a oferta dessa modalidade de ensino, o PIB nacional poderia subir 2%, além de contribuir para a redução da desigualdade social.
“Investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico resultam em benefícios para toda a sociedade, com impactos positivos em produtividade, renda e bem-estar”, aponta um dos trechos do estudo.
Grau Técnico: ampliando oportunidades
O Grau Técnico, maior rede de ensino técnico particular do Brasil, tem se consolidado como um dos protagonistas na formação de profissionais para o mercado de trabalho e está preparado para ajudar ainda mais nesse cenário de alta demanda por mão de obra qualificada. Presente nas cinco regiões do país, a instituição oferece cursos acessíveis, metodologia exclusiva e conta com uma agência de empregos própria, que conecta os alunos diretamente às oportunidades disponíveis.
“O Grau Técnico tem como missão transformar vidas por meio da educação. Nossa proposta vai além da sala de aula: buscamos formar profissionais preparados para os desafios do mercado, conectando-os diretamente às oportunidades disponíveis. Em um cenário de tantas vagas abertas e carência de mão de obra qualificada, investir na formação técnica é investir no crescimento da economia e no futuro do Brasil”, explica Ruy Maurício Porto Carreiro Filho, diretor do Grau Educacional.
Com o cenário atual de milhares de vagas abertas em todo o país e a dificuldade das empresas em preenchê-las, a educação técnica se confirma como um caminho essencial para impulsionar a economia e garantir o futuro profissional de milhões de brasileiros.
Sobre o Grau Técnico
O Grau Técnico é o carro-chefe do Grau Educacional, uma das maiores redes de ensino técnico do Brasil. Com mais de 140 unidades em todas as regiões do país, a instituição oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios, formando milhares de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.
Educação
Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quinta-feira (13), os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, conforme os cadernos de provas dos candidatos.

Na Seção Provas e Gabaritos, o candidato deve clicar em 2025 para ter acesso aos cadernos de provas (azul, amarelo, branco, verde) e aos gabaritos de cada um deles. Também estão disponíveis os cadernos de provas com recursos de acessibilidade, como braile, Libras, com a fonte e imagens ampliadas e superampliadas.
Estão disponíveis as respostas das 90 questões objetivas do exame, sendo 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Acertos
O número de respostas certas não corresponde à nota final do candidato. Para o cálculo do desempenho do estudante, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que considera a coerência das respostas corretas do participante.
Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.
>> Saiba como é calculada a nota do Enem
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo (9) em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.
No próximo domingo (16), segundo dia de provas do Enem 2025, os candidatos vão testar os conhecimentos nas seguintes áreas: matemática, biologia, química e física, com foco total em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.
Reaplicação do Enem
Os candidatos que perderem um dos dias de prova do Enem por motivos de doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos podem pedir para fazer as provas nos dias 16 e 17 de dezembro.
A reaplicação da prova só será possível para casos previstos no edital e a solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante no site do Inep.
O prazo para solicitar a reaplicação das provas vai de 17 de novembro até as 12h (horário de Brasília) do dia 21 de novembro.
>> Enem 2025: veja quem pode solicitar a reaplicação das provas
Educação
UFSCar encerra amanhã inscrições para pessoas trans e travestis
Terminam nesta sexta-feira (14) as inscrições para ingresso na graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2026 para pessoas transexuais e travestis. Estão sendo ofertadas vagas nos 66 cursos da instituição.

Para concorrer é preciso ter concluído o ensino médio e apresentar uma autodeclaração informando sua identidade de gênero – se se considera uma pessoa transexual, transgênero, travesti ou não-binária. Os candidatos ainda precisam enviar um memorial descritivo, documento em que resumem sua trajetória de afirmação de gênero.
Os interessados devem preencher um formulário online no site da UFSCar e indicar qual nota deve ser considerada, entre as edições de 2021 a 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aquela em que apresentaram melhor desempenho.
A verificação das autodeclarações será feita pela Comissão Institucional de Verificação da Autodeclaração Trans (Civat), sob responsabilidade da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade). A UFSCar garante a participação no processo da comunidade trans e de pessoas com atuação nas políticas de diversidade.
Todas as informações sobre a seleção, incluindo requisitos, etapas e prioridades de convocação, constam do edital do processo seletivo, disponível no Portal do Ingresso da UFSCar.
As convocações e demais etapas do processo serão publicadas no endereço ingresso.ufscar.br. Dúvidas e solicitações de esclarecimentos devem ser encaminhadas à Central de Atendimento ao Ingresso na Graduação.
Educação
Gabarito do Enem 2025 sai nesta quinta-feira
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta quinta-feira (13) o gabarito oficial do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas objetivas foram aplicadas no último domingo (9).

A data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva de balanço do primeiro dia de aplicação das provas.
O Inep não informou o horário da liberação do gabarito. Os candidatos poderão conferir como foram na prova na seção Provas e Gabaritos, disponibilizada pelo instituto.
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Primeiro dia
Cerca de 3,51 milhões de estudantes resolveram 90 questões objetivas, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação para desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.


