Cultura
Discípulos de Hermeto Pascoal, Carol Panesi e Fábio Leal celebram a riqueza e a diversidade da MPB no EP Duo Repicado

Em encontro virtuoso do violino com a guitarra, músicos lançam parceria que entrelaça improvisação e criatividade
Ancorado no violino brasileiro de Carol Panesi e na guitarra percussiva de Fábio Leal, o Duo Repicado chega às plataformas digitais no primeiro EP da parceria. O novo trabalho mergulha na riqueza da música popular brasileira entrelaçada de improvisação e criatividade. O lançamento oficial será no dia 30 de maio, sexta-feira, e está disponível para pré-save no link http://tratore.ffm.to/duorepicado.
Artistas de trajetórias sólidas, Carol Panesi e Fábio Leal repaginaram o duo em 2024 com apresentações em espaços culturais e uma turnê pela América Latina pelo programa Ibermúsicas e FUNARTE. Essa turnê passou pelas cidades de Córdoba, na Argentina, Lima, Arequipa e Cusco, no Peru. Além de shows, o duo fez workshops e aulas nessas cidades. Símbolo dessa parceria, o EP conta com três músicas autorais: Sol da Castanha (Carol Panesi), Repicado do Norte (Fábio Leal) e Zélig (Fábio Leal).




O Duo Repicado proporciona ao público uma experiência vibrante e criativa, impulsionada pela interação espontânea entre Carol e Fábio, discípulos da escola de Hermeto Pascoal e do seu conceito de música universal. Com sensibilidade e energia, no show, o duo conduz um verdadeiro passeio pela diversidade dos ritmos brasileiros, transitando pelo jongo, carimbó, forró, choro, maracatu e muitos outros. A fusão desses elementos musicais dá vida a uma apresentação autêntica, que celebra a riqueza cultural do Brasil com originalidade e emoção.
Carol Panesi
Carol Panesi é uma multi-instrumentista carioca de destaque na música instrumental brasileira, vencedora do Prêmio Toca Compositoras 2023, do Prêmio Profissionais da Música (PPM) 2019 como Autora e Instrumentista Feminina, e do Prêmio MIMO Instrumental 2018. A sua formação tem raízes na música universal difundida por Hermeto Pascoal, refletindo sua especificidade e originalidade. Durante 13 anos, integrou o Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com o qual percorreu o Brasil e o exterior, gravando três álbuns e um DVD como trompetista, violinista e pianista.
Em sua trajetória solo, lançou cinco álbuns autorais. O primeiro, “Primeiras Impressões” (2018), foi seguido por “Em Expansão” (2019), ambos com Carol Panesi & Grupo. Em 2021, vieram dois novos trabalhos: o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band” (Córdoba – Argentina), contemplado pelos projetos Ibermúsicas e FUNARTE, e “Arte é Oração”, em duo com o guitarrista Fabio Leal.
O seu álbum mais recente, “Natureza é Casa”, foi lançado em agosto de 2023. Carol Panesi se destaca pela habilidade de transitar entre diferentes estilos musicais, explorando nuances e texturas sonoras com sensibilidade e profundidade. A sua música reflete a riqueza da diversidade brasileira, trazendo inovação e novidades à cena instrumental contemporânea.
Fábio Leal
Fábio Leal começou os estudos aos 14 anos de idade e desde o começo teve como inspiração o jazz e a música brasileira. Em 2000, forma o grupo Mente Clara, que é conhecido pelas suas composições ricas em ritmos e harmonias e no decorrer da sua carreira gravou sete álbuns.
Atualmente, além de tocar e gravar com grandes nomes da música brasileira, desenvolve um trabalho como compositor/arranjador e guitarrista com seu grupo Brazú Quintê. É graduado em pedagogia e foi professor do Conservatório de Tatuí por 17 anos, além de lecionar aulas particulares, workshops e participar de importantes festivais do Brasil, como Oficina de Curitiba, Festival de Ourinhos, Festival de Maringá, Festival de Londrina e Festival de Itajaí.
Tocou em importantes festivais de Jazz da América Latina, como o Jazz a la calle, no Uruguai, o Havana Jazz Festival, em Cuba, e o Jazz Sudaca, no Paraguai. Em 2018, grava com Hermeto Pascoal o CD “Hermeto Pascoal & Big Band”, álbum que ganhou o Grammy Latino 2019. Recentemente, apresentou-se com a SP Big Band na sala Berliner Philarmonie, em Berlim.
Ficha técnica do EP:
Fábio Leal – guitarra, composições e arranjos (Zélig e Repicado do Norte)
Carol Panesi – violino, composição e arranjo (Sol da Castanha)
Thiago Faria (Faria e Friends Estúdio) – gravação e mixagem
Homero Lotito – masterização
Renan Mansur – direção, câmera e finalização
Flora Pak – câmera e edição
Gabriel Marcondes – arte gráfica
Uly Nogueira – fotos
Alice Martins – maquiagem
Carlos Pinho – assessoria de imprensa
Redes sociais:
Carol Panesi – https://www.instagram.com/carolpanesi/
Fábio Leal – https://www.instagram.com/fabiolealguitar/
Cultura
Tradição e solidariedade se encontram no Arraiá do Lar 2025, em Guarulhos

Festa junina do Lar Madre Regina acontece no próximo sábado com música ao vivo, atrações culturais e arrecadação em prol dos idosos da instituição
O Lar Madre Regina realiza no dia 07 de junho, sábado, mais uma edição do seu tradicional Arraiá junino, em Guarulhos, marcado por alegria contagiante, manifestações da cultura popular e um forte espírito de solidariedade. O evento será realizado na própria Instituição, no bairro Ponte Grande, e promete reunir famílias, amigos e toda a comunidade em um evento especial de confraternização, alegria e diversão.
Aberto ao público e voltado para todas as idades, o Arraiá contará com apresentações musicais, atrações culturais e humorísticas, brincadeiras típicas e um espaço kids com atividades pensadas especialmente para as crianças. O cardápio também não decepciona: haverá uma grande variedade de comidas e bebidas típicas das festas juninas.
Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Coração da Viola, o grupo de Capoeira Abadá com o Mestre Barriga, o show de stand-up com “O Amorista” e a apresentação do cantor Léo Santtos. A programação foi pensada para oferecer entretenimento de qualidade e valorizar talentos da região.
Mais do que uma celebração junina, o Arraiá do Lar é uma oportunidade concreta de apoiar a causa da instituição. Toda a renda arrecadada será revertida em benefícios diretos aos idosos acolhidos, garantindo a dignidade humana e promovendo um envelhecimento ativo e feliz para os 85 residentes da Casa.
Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Lar Madre Regina.
Serviço
Evento: Arraiá do Lar 2025
Data: Sábado, 07 de junho de 2025
Horário: Das 15h às 20h
Local: Rua Cabo João Teruel Fregoni, 115 – Ponte Grande, Guarulhos/SP
Entrada: Contribuição solidária no local
Cultura
Festival Ilumina ZO celebra o Rio como Capital Mundial do Livro com programação literária na Zona Oeste

Em 2025, o Rio de Janeiro foi nomeado Capital Mundial do Livro pela Unesco, e a Zona Oeste ganha destaque nessa celebração com o Festival Ilumina. Com uma programação intensa e gratuita, nos dias 30 de maio e 8 de junho, o evento vai movimentar escolas, bibliotecas e equipamentos culturais da região, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e valorizar a produção cultural local. Para isso, também serão oferecidos recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição.
Durante os meses do festival, diversas ações itinerantes vão levar a magia dos livros para escolas públicas e bibliotecas da Zona Oeste. Entre as iniciativas, o projeto Escritores nas Escolas vai aproximar estudantes de autoras e autores convidados, promovendo encontros diretos com quem cria as histórias que leem — ou que ainda vão descobrir. Serão momentos de troca, escuta e estímulo à leitura e à escrita entre jovens leitores.
No dia 30 de maio, as atividades seguem na Biblioteca Sulacap, com a leitura de “As Coisas Simples da Vida, de Elaine Marcelina, e a reapresentação do espetáculo de dança. Os eventos são exclusivos para alunos da rede pública de ensino.
O encerramento do Festival Ilumina Zona Oeste – 8ª edição, no dia 8 de junho, na Areninha Jacob do Bandolim, no Pechincha, será marcado por um grande evento gratuito e aberto ao público, reunindo diversas expressões artísticas que dialogam com os livros, a oralidade e a cultura local. A programação gratuita, das 11h às 19:30h, inclui a Feira de Economia Criativa, Oficina de Cordel, Encontro de Escritores da Zona Oeste, Batalha de Barbeiros, apresentação “Passinho vs Mágico de Oz”, Batalha do Conhecimento: Glacial X CDD, leitura dramatizada de “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna, apresentação do Quinteto da Cia Fino de Música e apresentação teatral.
O Festival integra o projeto Ilumina Zona Oeste e reforça o compromisso com o fortalecimento das redes culturais do território. A iniciativa investe na formação de leitores, no acesso ao conhecimento e na valorização da identidade local.