Reunindo os bares mais consagrados do Rio no mesmo espaço, o Quintal dos Botecos aporta no Downtown durante toda a Semana Santa. De 28 a 31 de março, serão quatro dias com o melhor da culinária botequeira e duas atrações musicais diárias, sempre pet friendly e com entrada franca. A festa começa ao meio-dia e não termina antes das 22h.
Em torno da Praça Central, mais de dez barraquinhas trazem ao Downtown dos petiscos mais tradicionais a inovações com a criatividade que é marca carioca. Todas as regiões da cidade e da Região Metropolitana estão bem representadas, assim como os estilos culinários.
Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, oficializado pela prefeitura em 2021, o tradicionalíssimo Bar da Portuguesa, vem direto de Ramos, com aqueles bolinhos de bacalhau que tão bem combinam com a Sexta-Feira da Paixão.
Mais um representante dos subúrbios da Zona Norte, o premiado Pescados na Brasa, do Riachuelo, foi escolhido, no ano passado, nada menos do que o melhor restaurante de comida brasileira do Rio, pelo prêmio Rio Show de Gastronomia.
Também premiado, como campeão do Comida Di Buteco, em 2015, o Santo Remédio vem direto do Grajaú e o Buteco Ovo Frito, com sua “comida afetiva”, da vizinha Vila Isabel. A Baixada Fluminense marca presença com o Churrasco do Seu Jão e a hamburgueria Vila 182, ambos de Duque de Caxias, e com Jeitão da Baiana, tradição de Nova Iguaçu com seus bobós e acarajés.
O Matuto Nordestino reforça a cozinha do Nordeste, enquanto os toques internacionais vêm com a inspiração peruana do Ceviche da Fabi e as técnicas francesas do Botecô. O Quintal dos Botecos no Downtown ainda tem as batatas fritas McCain e os Doces Portugueses Barcellos.