Downtown une jogos medievais ao St. Patrick’s Day

Com feira de artesanato e jogos que remontam aos vikings e à Idade Média em geral, o Downtown incorpora o espírito medieval à edição 2024 de seu já tradicional St. Patrick’ Day. Nosso festival de São Patrício é o maior do Rio, com dois fins de semana seguidos, em seis tardes de festa, shows e cerveja artesanal. O ambiente é pet friendly e a entrada é franca.

Mais tradicional data festiva irlandesa, o Dia de São Patrício, 17 de março, fecha os festejos no Downtown, que começa a brindar chope verde já no final desta semana, começando no dia 8 (sexta-feira). O St. Patrick’s Day Downtown Medieval ocorre na Praça Central e espaços anexos, sextas, sábados e domingos, nos  dias  9, 10, 15, 16 e 17/03.

- Publicidade -

Como não poderia ser diferente, St. Patrick’s Day Downtown Medieval reúne mais de dez das melhores cervejarias artesanais do Rio e até de outras cidades, como Odin, Kumpel, Denker Brewing Co., Pakas, Mistura Clássica, Farra Bier, Brewteco, Máfia, Three Monkeys, Old School, Noi e Hocus Pocus.

A festa também tem os drinks do 021 Batidas Premium e do Drink Car, além de comida variada de primeira, como os hambúrgueres da Vulcano, as batatas Gusto Fritas, Pão De Alho Da Cálidus, Crepes Bon Profit, Delici Art e os bolinhos da Tasquinha Do Portuga.

 
 
Está na História

Sincronias históricas unem a celebração ao espírito medieval – São Patrício morreu em 17 de março de 461 d.C., e seu legado cresceu durante a Idade Média europeia, iniciada 15 anos depois, perdurando por quase um milênio.

Nessa vibração, o interesse histórico se une à diversão na Feira Medieval Nove Mundos, que, neste ano, se une à festa, fazendo o St. Patrick’s Day Downtown Medieval.

Esportes e artesanato

Usando equipamentos típicos da Idade Média, artesãos confeccionam peças de vestuário e utilitários em estilo medieval nas tendas da feira, que ainda traz jogos de ação e de tabuleiro tradicionais em diferentes períodos na era que durou dos anos 476 a 1453.

- Publicidade -

Além do xadrez, popular até hoje, nomes exóticos como Senet, Real de Ur, Hnefatafl, Xii Scripta e Fidchell estarão nos tabuleiros do St. Patrick’s Day Downtown Medieval.

A ação vai do duelo de espadas (de espuma, para ninguém se machucar) ao kubb, em que os times tentam derrubar blocos de madeira do adversário, com gravetos.

Também tem arco e flecha – em versão infantil, também em espuma, e adulta, com ponta, em espaço devidamente seguro e reservado. “Sempre fazemos essa diferenciação, para evitar quaisquer acidentes. E ninguém lança a flecha sozinho, sem noção, só com os instrutores orientando”, adianta Philippe Méier, produtor da Feira Medieval Nove Mundos, que traz a área de atividades inspiradas na Idade Média ao Downtown.

“A programação combinada com a Feira Medieval faz parte do espírito de inovação que sempre imprimimos nos eventos, desde que começamos a promovê-los, em 2015 – então, trazendo chefs consagrados para o Downtown Gourmet. Em seguida, passamos a reunir os principais produtores de cervejas artesanais”, ressalta Paulo Oscar Santos, síndico do Downtown e idealizador dos festivais.

“Além de nos consolidarmos como um point de diversão e entretenimento, temos orgulho de fazer parte do ciclo da economia criativa carioca. Só de festivais fixos de cervejas artesanais, temos três, com o nosso Downtown Beer Festival e as duas maiores festas cervejeiras do mundo, que são a Oktoberfest e o St, Patrick’s, agora,combinado com tradições medievais, em todo o contexto histórico em que se cruzam”, enumera.

- Publicidade -

 Rock’n’roll e muito mais

Além das atividades lúdicas e de diversas cervejarias artesanais, em torno da Praça Central, o St. Patrick’s Day Downtown Medieval também volta a reunir shows em estilos que vão do rock à música tradicional irlandesa, com destaque para Jimmy & Rats, de Jimmy London, vocalista fundador do Matanza.

Compartilhe este artigo