Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Edifício no centro de SP será revitalizado e receberá o nome de Tebas

Publicado

em

© Cadu Pinotti/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo homenageia Joaquim Pinto de Oliveira (1721–1811), conhecido como Tebas, primeiro arquiteto negro paulista, dando o nome Tebas ao Edifício Misericórdia, localizado no centro da capital paulista.

Joaquim era um escravizado que atuava em diversos projetos de construção nas últimas décadas do século 18, na cidade de São Paulo. Ele usava técnicas aprendidas com o seu dono, o mestre pedreiro português Bento de Oliveira Lima.

Na obra do Chafariz da Misericórdia, localizado no terreno do prédio que será revitalizado, Joaquim atuou como engenheiro hidráulico. Em decorrência desta obra recebeu o apelido de Tebas, que significa algo como “homem que tudo faz”, em kimbundu, língua africana.

São Paulo (SP), 21/05/2025 – Joaquim Pinto de Oliveira, Tebas, foi autor do primeiro chafariz público da cidade, construído justamente ali, no Largo da Misericórdia. Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil

Com o novo nome, o Edifício Tebas será destinado a moradias, com 43 apartamentos. A prefeitura arcará com o financiamento de 15% da obra, com uma das unidades destinada ao aluguel social.

Além das moradias, o prédio também contará com um restaurante com foco em alimentos orgânicos e um espaço multiuso com deck aberto ao público, voltado para o calçadão do centro.

Apesar de sua importância, com décadas atuando em obras na capital, o reconhecimento oficial como arquiteto só veio mais de dois séculos depois, em 2018, após documentos localizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comprovarem a autoria de suas obras.

Em 2020 a Prefeitura de São Paulo inaugurou uma escultura em sua homenagem na Praça Clóvis Bevilácqua, na região da Sé, parte de um programa de valorização e reconhecimento da presença negra na cidade.

Programa de revitalização

São Paulo (SP), 21/05/2025 – A prefeitura autorizou as obras de retrofit do antigo Edifício Misericórdia, que será transformado em moradia e rebatizado como Edifício Tebas, em homenagem a Joaquim Pinto de Oliveira, o primeiro arquiteto negro do Brasil. Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil

O programa municipal de retrofits tem hoje 23 projetos aprovados, totalizando 2.112 unidades habitacionais. Parte dos empreendimentos será destinada ao uso residencial, sendo um deles para habitação de interesse social) e quatro para uso comercial.

Ao todo, cinco edifícios receberam certificado de Conclusão de Requalificação, documento que atesta a conclusão de obras de retrofits. Existem outros 33 processos em análise. A medida já foi alvo de críticas na Câmara Municipal por ser mais cara que outros projetos anteriores, como os de aluguel social.

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Hoje é Dia: combate ao tráfico de pessoas e primeira infância em foco

Publicado

em

© Wilson Dias/Agência Brasil

Começamos esta edição com uma efeméride de especial importância, dada a gravidade do tema. A data de 30 de julho marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela ONU em 2013. Trata-se de um dos piores crimes que existem, porque está relacionado à exploração sexual, ao trabalho escravo, à remoção de órgãos, à adoção ilegal e outras práticas ilícitas. O Relatório Global Sobre Tráfico de Pessoas 2024 revela que o problema aumentou 25% após a pandemia de covid-19. Foram mais de 202 mil pessoas traficadas entre 2020 e 2023, e mulheres e meninas foram as maiores vítimas. Este foi o foco desta reportagem da Agência Brasil. Falando especificamente do problema no território brasileiro, aqui os homens negros são os mais afetados, sendo vítimas de trabalhos análogos à escravidão, como mostra essa reportagem da Radiogência Nacional, de 2024. E a TV Brasil exibiu uma série de reportagens mostrando que o tráfico de pessoas é a terceira maior atividade ilícita do mundo e que alimenta o mercado internacional da exploração sexual. Material que pode ser conferido no Repórter Brasil. 

Julho Amarelo 

O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate à Hepatite. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o ápice da campanha Julho Amarelo, de prevenção das hepatites virais, doenças que podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado. A OMS alerta que as hepatites matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo (cerca de 1,3 milhão por ano), como mostra esta reportagem da Agência Brasil, de 2024. Neste outro texto, a Agência explica que no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente vacinas para as hepatites A e B, além de tratamento para as todas as formas da doença. Aliás, os tipos e tratamentos foram abordados no Tema Livre, da Rádio Nacional, em 2015. Já a TV Brasil falou sobre a importância do diagnóstico precoce nesta edição do Repórter Brasil Tarde, exibida em 2022.

Primeira infância

O Agosto Verde – Mês da Primeira Infância, começa no dia 1º. A campanha foi criada no Brasil por lei específica em 2023, como explica a Agência Brasil nesta reportagem. A chamada primeira infância vai dos zero aos seis anos e é considerada um dos momentos mais importantes do desenvolvimento humano. Por este motivo, especialistas alertam que o período deve ser prioridade na destinação de recursos públicos. Nesse sentido, o Brasil criou em 2016 o Marco Legal da Primeira Infância. Mas, passados oito anos, a lei ainda enfrenta grandes desafios para garantir a construção de políticas prioritárias destinadas aos pequenos, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional, de 2024. A boa notícia é que o programa Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para menos de 7%, desde a sua criação. Notícia que ganhou destaque nesta edição de 2024 do Repórter Brasil, da TV Brasil.

Ainda no âmbito da primeira infância temos também o Agosto Dourado, que começa no dia 1º com o Dia Mundial da Amamentação. A campanha incentiva e ressalta os benefícios do leite materno para bebês de até dois anos de idade. A mobilização envolve mais de 120 países, como explicou a Agência Gov em 2023 e a Radioagência Nacional, em 2024. No Brasil, estudos realizados no ano passado mostram que a prevalência do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses era de 45,8%, índice considerado baixo. A meta do governo brasileiro com as campanhas de incentivo é chegar a 70% até 2030, como detalhou a Agência Brasil. Os benefícios do aleitamento materno foram destacados pela TV Brasil no Notícia DF, em 2018, e pela Rádio Nacional no Tarde Nacional, em 2023.

Cultura

Em 1º de agosto temos o Dia do Poeta de Literatura de Cordel, uma das mais conhecidas expressões da cultura nordestina, disseminada em todo o país. O gênero mistura tradições orais e escritas para trazer contos e poesia cantada e declamada. A arte é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, e foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como mostra esta reportagem da Agência Brasil e esta edição do Fique Ligado, da TV Brasil, ambas de 2018. O país conta até com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, que existe há mais de 30 anos, como mostra esta reportagem da Radioagência Nacional, veiculada em 2023. O cordel surgiu no século 19, e, no início, era terreno exclusivo dos homens, mas hoje as mulheres ganham cada vez mais espaço como cordelistas. Este foi o tema desta edição do Caminhos da Reportagem, exibido pela TV Brasil em 2020.

E já que estamos falando de tradições nordestinas, outra manifestação cultural de destaque também é homenageada em 1º de agosto, com o Dia Nacional do Maracatu. A efeméride é recente. Foi criada no ano passado, como mostrou a Radioagência Nacional. A expressão artística tem Pernambuco como seu berço. O maracatu nação (ou do baque-virado) é considerado o mais antigo ritmo afro-brasileiro, e está presente principalmente na Região Metropolitana do Recife. Já o maracatu rural (ou do baque-solto) está  associado ao ciclo canavieiro da zona da mata pernambucana. Este ano, o Brasil apresentou à Unesco a candidatura para que o maracatu nação se torne Patrimônio Cultural da Humanidade, como noticiou a Agência Gov, a Agência Brasil e o Repórter Brasil, da TV Brasil. A emissora, inclusive, dedicou uma edição do programa Expedições ao ritmo.

Esporte

No dia 2 de agosto de 1920, há 105 anos, o Brasil conquistava suas três primeiras medalhas em uma olímpiada, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica. A delegação brasileira, composta por 21 atletas, todos homens, marcou presença em cinco modalidades: tiro esportivo, natação, polo aquático, remo e saltos ornamentais. E foi no tiro que o país ganhou seu primeiro ouro, além de uma prata e um bronze, como lembra esta reportagem da Agência Brasil e o especial A Caminho dos Jogos, veiculado em 2016 pela Rádio Nacional, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Paixão nacional 

Sextou! A gíria que se popularizou como sinônimo de empolgação pela chegada do final de semana se aplica ao Dia Internacional da Cerveja, que é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto. Neste ano, a data cai no dia 1º do mês. A efeméride foi criada em 2007 na cidade norte-americana de Santa Cruz, na Califórnia, como forma de homenagear um bar local, e se expandiu para outros países. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, e a produção artesanal tem se destacado no cenário nacional, como mostra esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, de 2022, e esta da Agência Brasil, de 2017. E você sabe como a cerveja é feita? O processo foi explicado nesta reportagem da Radioagência Nacional, veiculada em 2020.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 27 de Julho a 2 de Agosto de 2025.

*/

Julho / Agosto de 2025

27/7

O personagem “Pernalonga” aparece na televisão pela primeira vez (85 anos)

28/7

Morte do jornalista esportivo, músico e escritor fluminense Rodrigo Rodrigues (5 anos)

Morte do músico fluminense Renato Barros (5 anos) – fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps

Dia Mundial de Combate à Hepatite – data instituída pela Organização Mundial de Saúde

Dia do Agricultor – a data foi criada em 1966 – em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura – pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek

Morte do compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico Johann Sebastian Bach (275 anos)

Morte do futebolista fluminense Jair Rosa Pinto (20 anos)

29/7

Nascimento do cantor e compositor baiano do estilo romântico bolero Anísio Silva (105 anos)

Lançamento do filme “Help!” pelo grupo “The Beatles” (60 anos)

Morte do cantor, compositor e ator capixaba Paulo Sérgio de Macedo (45 anos)

Fundação do jornal “O Globo” (100 anos)

30/7

Dia Internacional da Amizade – em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – instituído pela ONU

Criação do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (AACPG) (40 anos)

Nascimento do compositor e passista fluminense Aquiles Medeiros (100 anos)

Morte do compositor sergipano José Prudente de Carvalho, o Carvalhinho (55 anos)

Rubens Barichello conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 (25 anos)

Lançamento da missão Perseverance da NASA para estudar Marte (5 anos)

31/7

Morte do cineasta britânico Alan Parker (5 anos) – realizou uma série de filmes relacionados com a música, entre os quais, “Fame”, em 1980; “Pink Floyd – The Wall”, em 1982; “The Commitments”, em 1991; e “Evita”, em 1996

Morte do compositor fluminense Francisco da Silva Fárrea Júnior, o Paquito (50 anos) – lançou grandes sucessos de carnaval e algumas de suas marchas e sambas tornaram-se clássicos de nossa música

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e AstraZeneca assinam acordo de parceria em vacina contra a Covid-19 (05 anos)

1/8

Nascimento do sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu (95 anos)

Agosto Verde – Mês da Primeira Infância

Dia do Poeta de Literatura de Cordel

Dia Mundial da Amamentação – comemoração internacional criada em 1992 pela Aliança de Ação Mundial pró-amamentação, para ser festejada na data da abertura da “Semana Mundial do Aleitamento Materno”. Promove o exercício da amamentação natural para bebês de até 2 anos de idade e combate a desnutrição infantil

Dia Nacional do Selo – dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro

Dia Nacional do Maracatu

Dia Internacional da Cerveja – comemorada na primeira sexta-feira de Agosto, a data foi lançada em 2007 na cidade norte-americana de Santa Cruz na Califórnia, como uma forma de homenagear um bar local, e se expandiu para outros países

Primeira irradiação do Programa Calendário Kolynos, na Rádio Nacional (70 anos)

2/8

Morte do jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista baiano Adonias Aguiar Filho (35 anos). Ele ocupou a Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras

O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, conquistando suas primeiras medalhas (105 anos)

Lançamento do jornal fluminense “Gazeta de Notícias” (150 anos). O periódico introduziu uma série de inovações na imprensa brasileira, como o emprego do clichê, das caricaturas e da técnica de entrevistas, chegando a ser um dos principais jornais da capital federal durante a República Velha

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

 

Fonte

Continue Lendo

Outras

Sobe para 16 número de galinhas-d’angola mortas no BioParque do Rio

Publicado

em

© Beth Santos/Secretaria da PR

O BioParque do Rio confirmou, por meio de nota, novos óbitos de animais na área da Savana Africana, totalizando 16 galinhas-d’angola e dois pavões. Os animais foram contaminados pelo vírus H5N1, causador da gripe aviária.

Conforme protocolos internacionais de biossegurança, o parque informa que a área permanece interditada por 14 dias como medida preventiva. Segundo a nota, “o caso segue sendo acompanhado por meio de monitoramento contínuo realizado pela equipe técnica, com apoio das autoridades sanitárias competentes”.

O BioParque informou ainda que as demais áreas permanecem abertas ao público, com todas as medidas de segurança adotadas.

As visitações haviam sido  temporariamente suspensas para avaliação de risco. A equipe técnica do local, composta por médicos-veterinários, biólogos e zootecnistas, realiza monitoramento contínuo dos animais para identificação precoce de sinais clínicos da doença.

Casos de transmissão do vírus H5N1 para humanos são raros. Porém, se nesse período de monitoramento uma dessas pessoas apresentar algum sintoma respiratório, será aberto um protocolo de caso suspeito humano, e a pessoa orientada a ficar em isolamento em sua própria residência.

Fonte

Continue Lendo

Outras

Mulheres negras promovem ato político por justiça social em Copacabana

Publicado

em

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro será palco neste domingo, (27), a partir das 10h, de um ato político-cultural por justiça e  bem-estar social, na Praça do Lido, em Copacabana. A mobilização terá como foco principal “Mulheres negras rumo à Brasília: contra o racismo, por justiça e o bem viver”.

O encontro contará com mulheres da Baixada Fluminense, zona oeste, litoral, sul fluminense e região serrana. Ao todo, 15 caravanas confirmaram presença, envolvendo lideranças de favelas, quilombos, comunidades de terreiro, movimentos sociais, coletivos culturais e redes de juventude.

A caminhada seguirá até a Praça Almirante Júlio de Noronha, no Lido. A programação prevê apresentações culturais, manifestações artísticas afro-brasileiras, pintura facial e recepção das caravanas. A estação do metrô mais próxima é a Cardeal Arcoverde, a cerca de dois minutos a pé do local de concentração.

“Sair às ruas no dia do aniversário da Marielle é reafirmar que sua luta permanece. A Marcha é um espaço de resistência, mas também de construção de futuro. Nós, mulheres negras, queremos viver e não sobreviver. Viver com segurança, com saúde, com direitos, com bem viver”, afirma Clátia Vieira, coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro.

Durante o ato, será divulgado um manifesto político com as principais reivindicações das mulheres negras brasileiras.

Fonte

Continue Lendo