Educadores do CCBB Educativo – Lugares de Culturas recebem representantes da Aldeia Maracanã no CCBB Rio

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas recebeu, nesta quarta-feira, dia 20/03, representantes da Aldeia Maracanã para uma visita mediada à exposição ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak’.

A urbana Aldeia Maracanã fica na Zona Norte do Rio, reúne indígenas de diferentes origens desde 2006 e é considerada uma instituição comunitária de resistência. A construção aconteceu no antigo Museu do Índio, ao lado do estádio Maracanã. No espaço funciona, também, a sede da Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Maracanã.

- Publicidade -

A mostra ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak’ reúne 160 fotografias, além de objetos e exibição de vídeos que mostram um pouco do cotidiano das aldeias indígenas. As visitas mediadas mostram o percurso das fotografias do japonês Hiromi Nagakura, que tiveram a curadoria de Aílton Krenak, e apresentam registros de viagens que realizaram juntos entre 1993 e 1998, principalmente pela Amazônia. Como diz Krenak, com “Momentos de intimidade e contentamento entre ‘amigos para sempre’”.

As visitas são gratuitas e a exposição fica em cartaz até 27/05, no primeiro andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio), na Rua Primeiro de Março, 66 no Centro do Rio.

Compartilhe este artigo