Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Educadores tem até 30 de abril para se inscrever no concurso cultural “Humanizar para se entender”

Publicado

em

Luciano Zanollo
Luciano Zanollo

Podem participar professores da rede pública de educação infantil e ensino fundamental com projetos que visem produzir um ambiente humanizado e propício ao desenvolvimento integral dos alunos

Termina no dia 30 de abril o prazo para as inscrições no Concurso Cultural “Humanizar para se entender”, realizado pelo Instituto EP dentro da programação do 4º. Fórum Diálogos na Educação. O concurso busca reconhecer e premiar iniciativas de educadores e escolas da rede pública de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que promovam um ambiente acolhedor e humanizado. O objetivo é favorecer o desenvolvimento integral dos alunos, tornando a escola um verdadeiro espaço de crescimento, aprendizado e transformação.

“Os projetos a serem inscritos têm como desafio mostrar que, por trás de cada interação, processo e tecnologia, existem pessoas com sentimentos, histórias e significados. A proposta é humanizar as relações, promovendo um ambiente mais empático e inclusivo. As iniciativas devem valorizar os alunos como pessoas dotadas de singularidade e valor, com capacidade para sentir, acolher e transformar”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.

O projeto vencedor será anunciado durante o Fórum Diálogos na Educação e receberá um prêmio de R$ 6 mil, mesmo valor a ser entregue à escola onde o projeto é realizado. A quarta edição do Fórum será realizada de forma presencial, com transmissão ao vivo, no dia 22 de maio.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente por meio do site www.dialogosnaeducacao.com.br/2025/regulamento/, seguindo as orientações de preenchimento do formulário de inscrição descritas no regulamento, até às 23h59 do próximo dia 30. Podem se inscrever entre 1 e até 4 participantes para cada projeto, moradores da área de cobertura do Grupo EP do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, detalhando os objetivos, número de alunos participantes e resultados alcançados.

No ano passado, o projeto “Mala da Diversidade: A construção da identidade ética e o respeito às diferenças” foi o vencedor do concurso. A professora Ana Lydia Costa Gouveia, da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (foto), em Piracicaba, concebeu o projeto que reforça o combate ao racismo estrutural e promove valores essenciais como a ética e o respeito pelas diferenças, levando os alunos a decorarem bonecos feitos em EVA como se fossem representações deles mesmos.

Projetos aptos a participar do Concurso Cultural devem ter, no mínimo, 6 meses de realização antes do concurso. Além disso é necessário que apresentem resultados como:

. maior engajamento e interesse dos alunos pelo aprendizado,

. redução do estresse e da ansiedade por meio de um ambiente menos competitivo e mais compreensivo,

. fortalecimento da autoestima e autonomia dos alunos,

. melhoria nos relacionamentos interpessoais, prevenindo casos de bullying e exclusão,

. e fortalecimento do vínculo entre professores e alunos.

O estreito relacionamento com a mídia tradicional e a expertise em agroeconomia são os diferenciais da Carol Silveira Assessoria de Comunicação. Temos uma estrutura otimizada que garante respostas rápidas e eficientes. Somos jornalistas profissionais aptas a construir a presença do cliente na mídia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Alunos da Escola Canadense vivem experiência gastronômica no Gurumê

Publicado

em

João Macedo/Agência MiThi
João Macedo/Agência MiThi

Legenda: Alunos da Escola Canadense de Brasília participam de oficina de gastronomia japonesa no restaurante Gurumê, sob orientação do chef Lucas Sena, em celebração ao Dia das Crianças.

No início do mês de outubro, alunos da Escola Canadense de Brasília participaram de uma experiência exclusiva no restaurante Gurumê, no ParkShopping. A ação de Dia das Crianças teve como objetivo unir aprendizado e cultura gastronômica, permitindo que os estudantes conhecessem de perto ingredientes da culinária japonesa e preparassem seus próprios pratos sob a orientação do chef Lucas Sena.

Promovido em parceria entre o Gurumê e a Escola Canadense de Brasília, o evento foi voltado exclusivamente a um grupo selecionado de alunos, com idades entre 6 e 11 anos, que vivenciaram uma tarde de descobertas e prática culinária. A proposta pedagógica da atividade integrou-se ao currículo internacional da escola, que valoriza experiências sensoriais e o aprendizado ativo fora da sala de aula.

Segundo Carolina Oliveira, supervisora de Marketing da Escola Canadense de Brasília, que acompanhou o grupo de alunos  a iniciativa reforça o compromisso da instituição com uma formação multicultural e dinâmica. “Foi uma experiência incrível. As crianças exploraram, de forma prática e divertida, a cultura japonesa por meio da gastronomia. Para muitos, foi o primeiro contato com ingredientes como o salmão, o que despertou curiosidade e encantamento”, afirma.

Durante a oficina, os alunos participaram de todas as etapas do preparo, da montagem dos pratos à degustação final. O encontro também promoveu valores como cooperação, respeito e apreciação de diferentes tradições, alinhados à proposta educacional da escola.

Alunos das unidades Águas Claras e Sudoeste participaram, em conjunto, dessa ação.

O evento reforçou a sinergia entre gastronomia e educação. Caso novas atividades ocorram, o Gurumê divulgará as informações em seus canais oficiais.

Serviço:

Restaurante Gurumê – ParkShopping Brasília

📍 St. de Habitações Individuais Sul Q. 7 – Guará, Brasília – DF

🌐 www.gurume.com.br

📸 Instagram: @gurume_oficial / @escolacanadensedebrasilia

Sobre a Escola Canadense de Brasília:

A Escola Canadense de Brasília é uma instituição educacional que oferece um currículo bilíngue, que utiliza uma metodologia internacional de excelência, com uma mentalidade global e uma abordagem pedagógica voltada para a formação integral dos alunos. Com foco no desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, a escola prepara seus alunos para serem cidadãos globais. https://www.escolacanadensedebrasilia.com.br/.

 

Unidade SIG

SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F • Brasília – DF

Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957

 

Unidade Águas Claras

QS 05 Av. Areal, Lote 04 • Águas Claras – DF

Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957

Continue Lendo

Cultura

Governo do Estado e Sesc RJ celebram o Dia do Professor com grande encontro cultural e formativo no Teatro da Ilha

Publicado

em

Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita
Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita

Ação da Secretaria de Cultura contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita

Em mais uma iniciativa que reforça seu compromisso conjunto com a valorização da educação e da cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) e o Sesc RJ realizam, no dia 9 de outubro, às 19h, no Teatro da Ilha, o encontro Cultura do Saber. O evento marca as comemorações do Dia do Professor e homenageia educadores de todo o estado, reunindo grandes nomes do pensamento brasileiro em uma noite de reflexão, troca de ideias e reconhecimento à importância do magistério. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente na página do Teatro da Ilha no Instagram: https://instagram.com/teatrodailha

A programação contará com palestras de Mario Sergio Cortella e Gabriel Chalita, dois expoentes do cenário intelectual e educacional brasileiro. A expectativa é reunir cerca de 700 professores de diferentes municípios fluminenses, que participarão gratuitamente da atividade, com transporte assegurado pelo programa Passaporte Cultural RJ, iniciativa da SececRJ voltada à democratização do acesso à cultura em todas as regiões do estado.

“Ao promover este encontro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Essa ação conjunta com o Sesc RJ fortalece a visão de que cultura e ensino são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e transformadora”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A ação é resultado de uma parceria sólida entre a SececRJ e o Sesc RJ, que chega ao segundo ano com foco na formação continuada e na valorização dos educadores. Professores de diversas unidades do Sesc RJ também participarão do evento, fortalecendo o intercâmbio entre educação formal e ações culturais de impacto social.

“O professor é o elo fundamental entre o conhecimento e a vida em sociedade. Valorizar esse profissional é investir no futuro do país. Para o Sesc RJ, que tem na educação uma de suas vocações centrais, participar dessa homenagem é reafirmar nossa convicção de que cultura e ensino caminham juntos na construção de uma sociedade mais consciente e plural”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.

Sobre os palestrantes

Gabriel Chalita – Escritor e educador, é doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito, com mestrado em Sociologia Política e Filosofia do Direito. Foi Secretário da Educação no Estado e no Município de São Paulo, além de ter exercido mandatos como vereador e deputado federal. É autor de mais de 90 livros e membro de importantes academias culturais e educacionais do país.

Mario Sergio Cortella – Filósofo e educador, com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor por mais de três décadas. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, é autor de 54 livros e um dos pensadores mais influentes do país, com forte presença em mídias tradicionais e digitais.

Serviço:

Data: 9/10 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro da Ilha – Estrada do Galeão – Galeão, Ilha do Governador – RJ (ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha)

Entrada: gratuita, com ingressos disponíveis exclusivamente no link: https://www.instagram.com/teatrodailha/p/DPj5XMXEYII/

Continue Lendo

Educação

Cia Athletica promove aulas especiais em apoio ao Outubro Rosa com arrecadação de lenços para pacientes do Hospital Pio XII

Publicado

em

Em apoio à campanha Outubro Rosa, a CIA Athletica de São José dos Campos realiza ao longo do mês de outubro uma série de aulas especiais com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama e promover a solidariedade com as pacientes em tratamento. A iniciativa convida os alunos a participarem das atividades especiais mediante a doação de lenços, que serão destinados às pacientes em tratamento no Hospital Pio XII. 

A ação une saúde, bem-estar e empatia, reforçando o compromisso da academia com causas sociais e com a promoção de hábitos saudáveis, bem como, reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. A participação nas aulas é aberta aos alunos e está condicionada à doação de pelo menos um lenço.  

“Mais do que uma programação especial, queremos que cada aula seja um momento de conexão, conscientização e solidariedade. Os lenços representam carinho, autoestima e apoio às mulheres que estão enfrentando uma fase delicada”, afirma a diretora técnica e proprietária da Companhia Athletica, Mônica Marques. 

Confira a programação das aulas especiais do Outubro Rosa 

10/10 – 15h:  Desafio nas Alturas – com Thaís  

13/10 – 8h10:  HidroRosa – Mexa-se pela vida – com Lualina  

14/10 – 9h30Prana Balls Rosa – com Mariana Zaitune  

14/10 – 10h15Ritmos Rosa – com Mariana Zaitune  

15/10Hidro Jump Rosa – com Cinthia  

15/10 – 17hDouble Pink Pilates – com Ana e Dani  

17/10 – 9h45 e 17h: Yoga e Saúde – com Giselle  

22/10 – 6h15Yoga e Cuidados Diários – com Danubia  

24/10 – 9hSh’Bam Rosa – com Marcelo Vinicyus  

Continue Lendo