Esporte
Eiki Leôncio disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior com foco no pódio

O ciclista de mountain bike Eiki Leoncio, da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, foi convocado para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, que acontece em Assunção, no Paraguai, entre os dias 9 de agosto e 23 de agosto. A competição reunirá os principais atletas do Continente na categoria Sub-23, em diversas modalidades, e é considerada um dos maiores eventos esportivos das Américas para jovens talentos.
Com a vaga conquistada ainda durante o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo, realizado no primeiro semestre, Eiki se juntará às atletas Juliana Morgan e Luisa Cocuzzi na delegação brasileira. A participação na competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o que confere ao evento uma atmosfera semelhante à dos Jogos Olímpicos.
“É uma corrida que acontece a cada quatro anos. É uma oportunidade única de ganhar experiência, mas também quero estar no pódio. As expectativas são boas, estão altas”, afirma o ciclista.
Segundo Eiki, o evento tem grande peso simbólico e esportivo para os jovens atletas. “O atleta corre pelo COB e não pela CBC, é um órgão diferente. Estão reunidas várias modalidades e atletas de todos os países do continente americano. Já sabia da minha vaga desde o Pan-Americano, então tive bastante tempo para me preparar e chegar bem”, destaca.
Após um calendário intenso de provas no Campeonato Brasileiro e na Continental Series, Eiki direcionou seus treinos para alcançar o melhor desempenho possível nesta competição. “Fiz um volume bem grande depois dessa sequência de provas-alvo, reconstruí minha base e agora estou resgatando as intensidades. Estou em pico, em grande forma. Me preparei bastante para essa prova e para as próximas, como o Campeonato Mundial, mas especialmente para esse Jogos Pan-Americanos.”
Reconhecido por sua consistência e evolução na temporada, Eiki leva consigo o espírito competitivo e a vontade de representar o Brasil no mais alto nível. “O Comitê faz um superesforço para esse evento. É um campeonato importante e vai ser muito especial participar”, completa o atleta.
Esporte
João Fonseca estreia com vitória de virada sobre chinês em Cincinnati

O tenista carioca João Fonseca, número 49 do ranking, avançou à segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati (Estados Unidos), ao vencer de virada o chinês Bu Yunchaokete (76º no ranking). Após um início complicado que lhe custou o primeiro set, o brasileiro retomou o domínio da partida e levou a melhor sobre o asiático por 2 sets a 1, com parciais de parciais de 4/6, 6/2 e 7/5. Fonseca volta à quadra o próximo sábado (9), em horário ainda a ser definido pelos organizadores. O adversário será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (19º), cabeça de chave número 17.
“Na primeira rodada, sempre fico um pouco mais nervoso. Hoje, no primeiro set, não consegui colocar tantas bolas. Estava com um pouco de dificuldade. Mas depois, me recuperei. Quebrei o saque dele no início do segundo set, comecei a me sentir um pouco melhor. No terceiro set, encontrei a oportunidade em 5 a 5 e agarrei. Estou muito feliz com a forma como acreditei do início ao fim da partida”, relatou Fonseca durante entrevista em quadra logo após a vitória.
Joy for Joao 🇧🇷 pic.twitter.com/HqvuLIH93S
— Cincinnati Open (@CincyTennis) August 7, 2025
Com a estreia exitosa em Cincinnati, Fonseca deixa para trás o tropeço na semana passada, com a eliminação na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, que abriu a temporada de torneios em quadra dura nos Estados Unidos. Esta é a sexta vez nesta temporada que o jovem tenista brasileiro disputa torneios Masters 1000. A melhor performance foi no Masters de Miami, quando Fonseca parou na terceira rodada, ao ser superado pelo australiano Alex de Minaur.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Bia Haddad estreia sábado (9)
Cabeça de chave 18 na chave de simples feminina, a paulista Beatriz Haddad Maia, de 29 anos, estreará direto na segunda rodada, no próximo sábado (9), ainda sem horário definido. Número 21 do mundo, Bia terá pela frente a alemã Greet Minnen (87ª), de 19 anos. A adversária soma dois títulos este ano (WTA 250 de Rabat e WTA 250 de Eastbourne) e já surpreendeu tenistas renomadas como a britânica Emma Raducanu e a tunisiana Ons Jabeur.
Bia Haddad, de 29 anos, estreia sábado (9) na chave de simples feminina do Masters de Cincinnati contra a alemã Greet Minnen (87ª), de 19 anos – WTA/Divulgação
A atuação de Bia tem oscilado na temporada. Na semana passada, a paulista foi eliminada na estreia do WTA 100 de Montreal, ao ser surpreendida pela holandesa Susan Lamens (64ª). Antes, no Torneio de Wimbledon, ela se despediu do da grama londrina na segunda rodada. Já na disputa de duplas, a brasileira foi campeã do WTA 250 de Nottingham (Reino Unido), ao lado da alemã Laura Siegemund.
Duplas com brasileiros
As chaves de duplas ainda serão sorteadas, mas já é certa a participação da paulista Luisa Stefani e do mineiro Marcelo Melo. Stefani jogará ao lado da húngara Timea Babos, com quem já faturou os títulos de duplas do WTA 500 de Estrasburgo (França) e do WTA 500 de Linz (Áustria).
Já Marcelo Melo competirá ao lado do alemão Alexander Zverev. Em 2016, Melo foi campeão de duplas em Cincinnati quando jogava em parceria com o croata Ivan Dodig.
Esporte
Poker é patrocinadora oficial da Liga Nacional de Futevôlei pelo quarto ano consecutivo

A temporada 2025 da Liga Nacional de Futevôlei (LNF) começou na última sexta-feira (1/8), em Mesquita (RJ), marcando também o início de mais um ano da parceria entre a marca esportiva Poker e a principal competição da modalidade no país. Pelo quarto ano consecutivo, a Poker é a patrocinadora oficial da bola Rio Poker, modelo exclusivo desenvolvido para garantir alto desempenho técnico nas areias.
A bola será utilizada por todas as 12 equipes participantes ao longo das 11 rodadas classificatórias e também na fase final. A competição reúne clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Corinthians, São Paulo, Vasco, Santos, Grêmio e Botafogo, cada um representado por um ex-jogador profissional e atletas de elite do futevôlei.
Com nomes como Diego Souza (Sport), Dagoberto (São Paulo), Maicon (Grêmio), Alecsandro (Vasco) e Felipe Adão (Botafogo) em quadra, a edição 2025 já começou com disputas acirradas e jogadas de alto nível — com a qualidade da bola Rio Poker como aliada do espetáculo.
A parceria entre a Poker e a Liga Nacional de Futevôlei teve início em 2022 e já está renovada até 2026, reforçando o compromisso da marca com o desenvolvimento e a profissionalização do futevôlei brasileiro.
“O futevôlei vive um momento de expansão e protagonismo no Brasil, e a Liga Nacional tem um papel fundamental nesse crescimento. Estar presente pelo quarto ano consecutivo reforça a confiança da Poker na modalidade e nos atletas que movimentam o esporte. Para a marca, é uma oportunidade valiosa de visibilidade e conexão com um público cada vez mais engajado. A Bola Rio foi pensada para atender ao alto nível da competição, e é um orgulho ver nosso produto fazendo parte desse cenário”, afirma Carolina Filereno, gerente de marketing da Poker.
Além da etapa inaugural em Mesquita, o circuito seguirá por cidades como Cuiabá (MT), Nova Lima (MG), Rio de Janeiro (RJ), Guapimirim (RJ), Saquarema (RJ) e Salvador (BA). As finais estão marcadas para o dia 20 de dezembro, na capital baiana.
As etapas estão sendo transmitidas pelo canal SporTV e também pelo YouTube oficial da Liga:
https://www.youtube.com/@LigafutevoleiTV.
Esporte
Raphinha e Vinicius Júnior são indicados ao prêmio Bola de Ouro

Quatro atacantes brasileiros estão na lista de indicados ao prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, que contempla os melhores atletas na última temporada (2024/25) na Europa. Raphinha (atualmente no Barcelona) e Vinicius Júnior (Real Madrid) aparecem entre os 30 indicados na categoria masculina. Já entre as 30 mulheres relacionadas, o Brasil conta com Marta (Orlando Pride) e Amanda Gutierres (Palmeiras) na disputa. As indicações foram anunciadas nesta quinta-feira (7) em 10 categorias da premiação. A cerimônia de entrega está programada para 22 de setembro, no Teatro du Châtelet, em Paris.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ballon d’Or (@ballondorofficial)
Outros quatro brasileiros também concorrem à premiação da France Football. Prestes a estrear pelo Chelsea (Inglaterra), o jovem Estêvão é um dos 10 finalistas ao Troféu Kopa, que contempla o melhor jogador sub-21. Ex-Palmeiras, o atacante de 19 anos foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro no ano passado.
Outro representante brasileiro é o gaúcho Alisson Becker, goleiro do Liverpool, campeão da Premier League. Ele foi indicado ao Troféu Yashin, concedido ao melhor goleiro da temporada.
Na categoria melhor técnico de futebol feminino, Arthur Elias é um dos cinco finalistas ao Troféu Johan Cruyff. Recém-campeão da Copa América Feminina com a seleção brasileira, Elias também conduziu a amarelinha à medalha de prata olímpica nos Jogos de Paris.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Na disputa do troféu do Time do ano está o Botafogo, que concorre com outros quatro clubes europeus (Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG). No ano passado, o Alvinegro Carioca faturou os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ballon d’Or (@ballondorofficial)
Histórico
O último jogador brasileiro contemplado com o Bola de Ouro foi Kaká, em 2007. Também receberam o prêmio Ronaldinho (2005), Ronaldo (1997 e 2002) e Rivaldo (1999).
O argentino Lionel Messi é, de longe, o maior vencedor, com oito prêmios (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023).
Indicações ao Bola de Ouro
FUTEBOL MASCULINO
Jude Bellingham (ENG) – Real Madrid
Gianluigi Donnarumma (ITA) – PSG
Ousmane Dembele (FRA) – PSG
Serhou Guirassy (GUI) – Borussia Dortmund
Denzel Dumfries (NED) – Inter de Milão
Desire Doue (FRA) – PSG
Viktor Gyokeres (SWE) – Sporting/Arsenal
Erling Haaland (NOR) – Manchester City
Achraf Hakimi (MAR) – PSG
Harry Kane (ENG) – Bayern de Munique
Khvicha Kvaratskhelia (GEO) – Napoli/PSG
Robert Lewandowski (POL) – Barcelona
Alexis Mac Allister (ARG) – Liverpool
Lautaro Martinez (ARG) – Inter de Milão
Kylian Mbappe (FRA) – Real Madrid
Scott McTominay (SCO) – Napoli
Nuno Mendes (POR) – PSG
João Neves (POR) – PSG
Michael Olise (FRA) – Bayern de Munique
Cole Palmer (ENG) – Chelsea
Pedri (ESP) – Barcelona
Raphinha (BRA) – Barcelona
Declan Rice (ENG) – Arsenal
Fabian Ruiz (ESP) – PSG
Mohamed Salah (EGY) – Liverpool
Virgil Van Dijk (NED) – Liverpool
VinIcius Júnior (BRA) – Real Madrid
Vitinha (POR) – PSG
Florian Wirtz (GER) – Bayer Leverkusen/Liverpool
Lamine Yamal (ESP) – Barcelona
FUTEBOL FEMININO
Barbra Banda (ZAM) – Orlando Pride
Sandy Baltimore (FRA) – Chelsea
Aitana Bonmatí (ESP) – Barcelona
Lucy Bronze (ENG) – Chelsea
Mariona Caldentey (ESP) – Arsenal
Klara Buhl (GER) – Bayern de Munique
Steph Catley (AUS) – Arsenal
Sofia Cantore (ITA) – Juventus/Washington Spirit
Melchie Dumornay (HAI) – OL Lyonnes
Temwa Chawinga (MAW) – Kansas City Current
Emily Fox (USA) – Arsenal
Cristiana Girelli (ITA) – Juventus
Esther Gonzalez (ESP) – Gotham FC
Caroline Graham Hansen (NOR) – Barcelona
Patri Guijarro (ESP) – Barcelona
Amanda Gutierres (BRA) – Palmeiras
Hannah Hampton (ENG) – Chelsea
Pernille Harder (DEN) – Bayern de Munique
Lindsey Heaps (USA) – OL Lyonnes
Chloe Kelly (ENG) – Manchester City/Arsenal
Frida Leonhardsen Maanum (NOR) – Arsenal
Marta (BRA) – Orlando Pride
Clara Mateo (FRA) – Paris FC
Ewa Pajor (POL) – Barcelona
Claudia Pina (ESP) – Barcelona
Alexia Putellas (ESP) – Barcelona
Johanna Rytting Kaneryd (SWE) – Chelsea
Alessia Russo (ENG) – Arsenal
Caroline Weir (SCO) – Real Madrid
Leah Williamson (ENG) – Arsenal
Demais indicações
Técnico do time masculino do ano: Antonio Conte, Luis Enrique, Hansi Flick, Enzo Maresca, Arne Slot
Técnico do time feminino do ano: Sonia Bompastor, Arthur Elias, Justine Madugu, Renee Slegers, Sarina Wiegman
Clube masculino do ano: Barcelona, Botafogo, Chelsea, Liverpool, Paris St Germain
Clube feminino do ano: Arsenal, Barcelona, Chelsea, OL Lyonnes, Orlando Pride
Troféu Yashin masculino: Alisson Becker, Yassine Bounou, Lucas Chevalier, Thibaut Courtois, Gianluigi Donnarumma, Emi Martinez, Jan Oblak, David Raya, Matz Sels, Yann Sommer
Troféu Yashin feminino: Ann-Katrin Berger, Cata Coll, Hannah Hampton, Chiamaka Nnadozie, Daphne van Domselaar
Troféu Kopa masculino: Ayyoub Bouaddi, Pau Cubarsi, Désiré Doué, Estêvão, Dean Huijsen, Myles Lewis-Skelly, Rodrigo Mora, João Neves, Lamine Yamal, Kenan Yildiz
Troféu Kopa feminino: Michelle Agyemang, Linda Caicedo, Wieke Kaptein, Vicky Lopez, Claudia Martinez Ovando.
* Com iniformações da Agência Reuters.