Esporte
Em remissão completa de câncer, ciclista festeja volta ao L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank
Ciclista amador de 52 anos, Rodrigo Evangelho foi campeão da prova em 2022, encara o percurso de 59 km do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank após tratamento contra mieloma múltiplo
Há três anos, Rodrigo Evangelho cruzava a linha de chegada do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank como campeão da sua categoria, de 50 a 54 anos. Em 2025, ele voltará ao mesmo evento com um objetivo diferente: completar os 59 quilômetros do percurso curto e celebrar a vida.
Aos 52 anos, prestes a completar 53 em 12 de junho, Rodrigo está em fase de manutenção após enfrentar um câncer na medula óssea — o mieloma múltiplo — diagnosticado no ano passado.
Após passar por todo o tratamento e alcançar a remissão completa, ele agora segue com medicação por 24 meses, transformando o que antes era um desafio esportivo em símbolo de superação pessoal.
O retorno acontece no L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank, que será realizado entre os dias 27 e 29 de junho de 2025, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A prova principal, com largada às 6h da manhã de domingo (29), reunirá cerca de dois mil ciclistas amadores em dois percursos: o curto, com 59 km e 720 metros de elevação; e o longo, com 102 km e 980 metros de altimetria.
Rodrigo já foi atleta competitivo e costumava buscar o pódio nas provas que disputava. Mas tudo mudou no ano passado, quando veio o diagnóstico do mieloma.
“Até abril do ano passado, meu foco sempre foi brigar pela vitória. Depois da descoberta do câncer, passei por todo o tratamento, entrei em remissão e agora estou em manutenção, com medicação por 24 meses”, explicou.
Mesmo durante o tratamento, não abandonou as pedaladas. Com acompanhamento médico e orientação do treinador Walter Tuche, manteve os treinos em rolo, com intensidade e duração adaptadas à sua condição.
“Voltei para a rua com a liberação da minha hematologista. Desde então, venho progredindo aos poucos e com muita paciência”, celebrou.
Desta vez, o atleta contou que o objetivo não é a velocidade: “Ainda não determinei meu ritmo médio, mas sei que será um grande desafio. Maior do que brigar pelo pódio. Além de querer ir rápido, preciso controlar a intensidade para não ultrapassar meus limites. A performance já não faz parte da minha vida. E está tudo bem! Essa época passou”, disse o ciclista.
Inspirado na maior competição do ciclismo mundial, o Tour de France, o evento oferece aos amadores uma estrutura de alto padrão e um circuito técnico e desafiador, passando por paisagens icônicas como a orla de Copacabana, a Vista Chinesa e o Parque Nacional da Tijuca.
A organização inclui cerca de 15 mil grades de proteção e um planejamento semelhante ao dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Rodrigo destacou o valor do evento para atletas de todos os perfis:
“Acho o L’Étape importante para quem quer vivenciar uma prova com excelente estrutura. Não importa se o objetivo é vencer, atingir uma meta pessoal ou apenas cruzar a linha de chegada. Estar ali, novamente, já é uma vitória.”
O L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank 2025 ainda contará com o Village, espaço montado na Marina da Glória dos dias 27 a 29 de junho, com entrada gratuita ao público. O local reunirá grandes marcas do mercado, experiências tecnológicas, retirada de kits e celebrações com amigos, famílias e fãs do ciclismo.
Depois da etapa no Rio de Janeiro, o circuito do L’Étape by Tour de France presented by Nubank no Brasil seguirá para Campos do Jordão (SP), no dia 28 de setembro, fechando o calendário da maior competição de ciclismo amador de estrada do país.
Informações para a Imprensa: L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank
Esporte
SESP renova parceria com a SLS e garante realização do Super Crown Championship 2025 em São Paulo
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SESP) e a SLS renovam sua parceria para a realização do SLS Super Crown World Championship 2025, a grande final do Championship Tour. O circuito internacional é composto por sete etapas disputadas em diferentes países e, pelo terceiro ano consecutivo, a decisão mundial será realizada em São Paulo, no Brasil.
A cidade receberá a grande final, consagrando os campeões da temporada, reunindo os melhores skatistas do mundo e se consolidando como referência internacional no esporte. Essa posição ganha ainda mais força com a edição de 2025, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, e contará com transmissão global, ampliando a projeção de São Paulo no cenário esportivo e levando o nome da cidade a milhões de fãs de skate street em todo o mundo.
A relevância do Super Crown vai além do aspecto esportivo. O evento também movimenta a economia local e impulsiona setores estratégicos. Em 2024, a competição reuniu 16,5 mil pessoas ao longo do fim de semana, sendo 9,5 mil apenas no domingo da grande final e mais de 14 milhões de pessoas foram alcançadas pelas transmissões ao vivo da Globo e YouTube. Hotéis, restaurantes, serviços de transporte e o comércio em geral sentiram diretamente os efeitos da mobilização, evidenciando o potencial de São Paulo como destino não apenas esportivo, mas também turístico e cultural, e o impacto econômico foi de mais de 23 milhões de reais somente no final de semana do evento, no ano de 2024.
Esse impacto positivo reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da SESP, em apoiar iniciativas que unem esporte, lazer e desenvolvimento econômico. Ao sediar novamente a grande final da SLS, São Paulo reafirma sua posição de destaque no calendário internacional de grandes eventos, fortalecendo o skate e ampliando as oportunidades para skatistas, fãs e para toda a cadeia envolvida.
“É uma grande satisfação receber novamente a final do SLS Super Crown aqui no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Este é o maior evento de skate street do mundo, que movimenta a economia, atrai turistas e inspira nossos jovens atletas. O Estado de São Paulo está preparado para, mais uma vez, ser palco dessa celebração do esporte e da cultura urbana”, disse a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
O SLS Super Crown World Championship 2025 é apresentado pela BB Seguros, com patrocínios de Stake, Monster Energy, Samsung Galaxy, Dios Azul Tequila, Skate., 10x Health, Banco do Brasil, Heineken 0.0, Vivo, Brawl Stars, Vale, G-Shock, Wolfpak, True Skate. Conta com o apoio de Seven Boys, Royal Enfield, Baw, SanDisk e New Era, além do apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. O evento tem ainda JCDecaux, SporTV, 89 FM e o Shopping Light como parceiros de mídia oficiais e é realizado pela AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.
Esporte
Prata da casa vence a etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA, única prova noturna da temporada
Marco Tulio Silva Gonçalves foi o mais veloz na categoria Elite 10km na quente noite deste sábado (29), na cidade do Triângulo Mineiro
Novembro, 2025 – A noite quente deste sábado (29), na casa dos 30 graus e lua crescente em Uberlândia, viu a temperatura subir com a empolgação dos mais de 1.350 atletas que participaram do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series. Entre eles, o prata da casa Marco Tulio Silva Gonçalves foi o mais veloz para vencer na categoria Elite 10km.
“Essa foi minha primeira vez nesta prova tão famosa. Várias pessoas, amigos meus, até dos antigos, já haviam corrido e agora tive o privilégio de também correr e até ganhar. Foi uma corrida muito boa, com percurso desafiador, com subidas e descida. E estava muito quente. Mas deu para conseguir uma boa performance e sair daqui com esse gostinho especial de ser campeão”, disse Marco Tulio.
Marco Tulio Silva Gonçalves cruzou a linha de chegada com o tempo de 33min24, seguido por Flávio de Oliveira Silva Soares (33min46) e Kauê Orvalho de Almeida Domingues (33min53). No feminino, Marilene de Jesus Ferreira foi a campeã, com a marca de 42min02. ”Também foi a primeira vez e meu intuito era homenagear meu irmão, que já correu diversas vezes o Circuito CAIXA e ficou paraplégico. Então, corri por ele e foi muito bom. A organização está de parabéns”, afirmou Marilene.
Única etapa noturna da mais tradicional série de corridas de rua do País, a etapa de Uberlândia teve largada às 17h, em frente ao Ginásio Sabiazinho. A prova marcou o retorno do Circuito de Corridas CAIXA depois de uma interrupção em função da pandemia. A última vez que a cidade mineira havia recebido o evento foi em 2018. Assim como em todas as corridas da temporada 2025, a cidade mineira contou com percursos de 5km e 10km e caminhada de 5km.
RESULTADOS
10km Masculino
1- Marco Tulio Silva Gonçalves – 33min24
2 -Flávio de Oliveira Silva Soares – 33min46
3- Kauê Orvalho de Almeida Domingues – 33min53
10km Feminino
1- Marilene de Jesus Ferreira – 42min02
5km Masculino
1- Lucas Rafael Lopes Resende – 16min53
2- João Victor de Oliveira – 18min04
3- Lucas Freitas Gomes – 18min19
5km Feminino
1- Lauara Ribeiro Maria – 18min49
2- Isadora Pereira dos Santos – 19min48
3- Victoria Nique Borges – 21min35
Pegada do Bem – Os corredores inscritos para a prova de Uberlândia mostraram, além de muita disposição, altas doses de solidariedade durante o Circuito CAIXA. Na entrega dos kits e na arena, muitos atletas fizeram a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. O total arrecadado foi entregue para o Projeto de Jovens Atletas da Futel da Prefeitura de Uberlândia.
A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Vamos fechar a temporada 2025 com a marca de 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA e o Governo Federal apoiam o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE) – realizada
09/11 – Vitória (ES) – realizada
16/11 – São Paulo (SP) – realizada
29/11 – Uberlândia (MG) – realizada
07/12 – Itajaí (SC)
14/12 – Belo Horizonte (MG)
14/12 – Rio de Janeiro (RJ)
21/12 – Brasília (DF)
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
Corinthians e Botafogo empatam e estacionam na tabela do Brasileirão
Um empate que não deixou ninguém satisfeito na Neo Química Arena. Neste domingo (30), Corinthians e Botafogo ficaram no 2 a 2 no encerramento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo transmitido ao vivo pela Rádio Nacional.

Os sete primeiros do Brasileirão se garantem na Libertadores, sendo que os dois últimos desse bloco terão que disputar a fase preliminar do torneio continental. O Glorioso, em sexto com 59 pontos, está classificado à competição sul-americana, mas ainda busca um lugar direto à fase de grupos. O Timão, com 46 pontos, está em nono e depende que seja aberta uma oitava vaga, o que acontece se Cruzeiro (terceiro) ou Fluminense (sexto) vencerem a Copa do Brasil. Mas o clube paulista também pode garantir a vaga se vencer essa competição, na qual é semifinalista.
Uma desatenção do sistema defensivo do Botafogo, aproveitada com eficiência pelo Corinthians, foi a síntese do primeiro tempo e tirou o zero do placar em São Paulo. Aos sete minutos, Léo Linck saiu jogando com Newton na entrada da área, mas o volante acabou desarmado pelo meia Raniele, que entrou na área, recebeu do atacante Dieguinho e bateu na saída do goleiro.
Mais ligado, o Botafogo passou a controlar as ações de ataque na volta do intervalo e conseguiu a virada em um intervalo de seis minutos, com participação importante de Álvaro Montoro. Aos 14, o argentino – que entrou na etapa inicial, no lugar do também meia Jefferson Savarino, contundido – abriu na esquerda para o lateral Cuiabano, que invadiu a área e finalizou sem chances para o goleiro Hugo Souza.
Alerta de Golaço
Depois, aos 20, Montoro rolou para o volante Allan aparecer pela direita e cruzar rasteiro na área. A zaga do Corinthians não afastou e a bola subiu o suficiente para o meia Jordan Barrera dar um lindo voleio. Um autêntico golaço que colocou o Glorioso à frente na Neo Química Arena.
A vantagem, porém, durou até os 36 minutos, quando o atacante Vitinho fez ótima jogada, escapou pela direita e tocou na área para o zagueiro Gustavo Henrique mandar para as redes e deixar tudo igual. Ainda deu tempo para, em uma confusão entre jogadores de ambas as equipes, o atacante Jeffinho, reserva do Botafogo, ser expulso.



