Esporte
Em remissão completa de câncer, ciclista festeja volta ao L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank

Ciclista amador de 52 anos, Rodrigo Evangelho foi campeão da prova em 2022, encara o percurso de 59 km do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank após tratamento contra mieloma múltiplo
Há três anos, Rodrigo Evangelho cruzava a linha de chegada do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank como campeão da sua categoria, de 50 a 54 anos. Em 2025, ele voltará ao mesmo evento com um objetivo diferente: completar os 59 quilômetros do percurso curto e celebrar a vida.
Aos 52 anos, prestes a completar 53 em 12 de junho, Rodrigo está em fase de manutenção após enfrentar um câncer na medula óssea — o mieloma múltiplo — diagnosticado no ano passado.
Após passar por todo o tratamento e alcançar a remissão completa, ele agora segue com medicação por 24 meses, transformando o que antes era um desafio esportivo em símbolo de superação pessoal.
O retorno acontece no L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank, que será realizado entre os dias 27 e 29 de junho de 2025, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A prova principal, com largada às 6h da manhã de domingo (29), reunirá cerca de dois mil ciclistas amadores em dois percursos: o curto, com 59 km e 720 metros de elevação; e o longo, com 102 km e 980 metros de altimetria.
Rodrigo já foi atleta competitivo e costumava buscar o pódio nas provas que disputava. Mas tudo mudou no ano passado, quando veio o diagnóstico do mieloma.
“Até abril do ano passado, meu foco sempre foi brigar pela vitória. Depois da descoberta do câncer, passei por todo o tratamento, entrei em remissão e agora estou em manutenção, com medicação por 24 meses”, explicou.
Mesmo durante o tratamento, não abandonou as pedaladas. Com acompanhamento médico e orientação do treinador Walter Tuche, manteve os treinos em rolo, com intensidade e duração adaptadas à sua condição.
“Voltei para a rua com a liberação da minha hematologista. Desde então, venho progredindo aos poucos e com muita paciência”, celebrou.
Desta vez, o atleta contou que o objetivo não é a velocidade: “Ainda não determinei meu ritmo médio, mas sei que será um grande desafio. Maior do que brigar pelo pódio. Além de querer ir rápido, preciso controlar a intensidade para não ultrapassar meus limites. A performance já não faz parte da minha vida. E está tudo bem! Essa época passou”, disse o ciclista.
Inspirado na maior competição do ciclismo mundial, o Tour de France, o evento oferece aos amadores uma estrutura de alto padrão e um circuito técnico e desafiador, passando por paisagens icônicas como a orla de Copacabana, a Vista Chinesa e o Parque Nacional da Tijuca.
A organização inclui cerca de 15 mil grades de proteção e um planejamento semelhante ao dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Rodrigo destacou o valor do evento para atletas de todos os perfis:
“Acho o L’Étape importante para quem quer vivenciar uma prova com excelente estrutura. Não importa se o objetivo é vencer, atingir uma meta pessoal ou apenas cruzar a linha de chegada. Estar ali, novamente, já é uma vitória.”
O L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank 2025 ainda contará com o Village, espaço montado na Marina da Glória dos dias 27 a 29 de junho, com entrada gratuita ao público. O local reunirá grandes marcas do mercado, experiências tecnológicas, retirada de kits e celebrações com amigos, famílias e fãs do ciclismo.
Depois da etapa no Rio de Janeiro, o circuito do L’Étape by Tour de France presented by Nubank no Brasil seguirá para Campos do Jordão (SP), no dia 28 de setembro, fechando o calendário da maior competição de ciclismo amador de estrada do país.
Informações para a Imprensa: L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank
Esporte
Brasil pode garantir vaga nas semifinais da Copa América Feminina

A seleção feminina de futebol entra em campo nesta terça-feira (22) podendo garantir vaga antecipada às semifinais da Copa América, no Equador.
As brasileiras terão pela frente o Paraguai no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, a partir de 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Brasil.
O Brasil venceu os dois jogos que disputou (2 a 0 na Venezuela, 6 a 0 na Bolívia) e lidera o Grupo B com seis pontos. O embate com as bolivianas foi na última quarta-feira (16), ou seja, a equipe teve cinco dias de intervalo.
Em caso de novo triunfo, a seleção de Arthur Elias já assegura um lugar na semifinal. Se a partida terminar empatada, a classificação antecipada ocorre apenas se a Colômbia não ganhar da Bolívia no duelo que antecede o das brasileiras, às 18h, no mesmo local.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Com certeza, os treinos de sábado e domingo foram os melhores que a gente fez. O grupo já adaptado à altitude e, principalmente, pelo intervalo grande [entre os jogos] que a gente aproveitou bastante para esse novo ciclo. Tivemos dois jogos de características diferentes. Esses dois [Paraguai e Colômbia], agora, para definirmos classificação e colocação. Depois, mais duas partidas: semifinal e final, assim esperamos”, disse o treinador, em entrevista coletiva.
A equipe verde e amarela tem dois desfalques para o compromisso: Fê Palermo e Gabi Portilho, que receberam dois cartões amarelos – um em cada jogo – e estão suspensas. Antônia deve ocupar a lateral direita, enquanto Luany, autora de dois gols sobre a Bolívia, deve formar o ataque com Kerolin e Gio Garbelini ou Amanda Gutierres.
Com três gols diante das bolivianas, Kerolin se isolou como maior goleadora do Brasil com Arthur Elias. São sete bolas na rede em 13 jogos comandada pelo ex-técnico do Corinthians. De quebra, a atacante do Manchester City, da Inglaterra, entrou na briga pela artilharia da Copa América, que é liderada por Cláudia Martínez, que defende justamente o Paraguai.
Martínez tem 17 anos e já fez quatro gols na competição, sendo três na goleada por 4 a 0 sobre a Bolívia, na estreia paraguaia. Meses antes, a jogadora foi decisiva ao liderar a seleção conhecida como Albiroja ao inédito título do Campeonato Sul-Americano sub-17, com dez gols em nove partidas.
“Acho que é muito bom estar disputando pela artilharia, acho que as coisas acontecem naturalmente. É muito bom poder fazer um hat-trick [expressão usada quando se marca três gols em uma partida], também. Acredito que tenho que pensar em um jogo de cada vez, ajudar da melhor forma a seleção em si, sendo com gol, assistência ou dando o meu melhor ali também defendendo”, projetou Kerolin, em depoimento à CBF TV.
“Ela [Cláudia Martínez] joga muito mesmo. Assisti ao Sul-Americano, assisti vídeos antes também. Está indo superbem. Surpreendeu ao entrar como titular e já fazer a maioria dos gols. Tem talento, é oportunista. A gente fica feliz de ver jogadoras jovens fazerem diferença na Copa América. Mas confio mais nas minhas. Sei que estão muito bem preparadas”, comentou Arthur.
O Paraguai, comandado pelo brasileiro Fábio Fukumoto, foi superado na rodada passada pela Colômbia, por 4 a 1. Com três pontos, aparece na quarta posição do Grupo B, atrás de Brasil (nove), Venezuela (quatro) e das colombianas (quatro). Se vencer nesta terça, a Albiroja ultrapassaria as brasileiras, já que o confronto direto é o primeiro critério de desempate.
Os dois primeiros colocados avançam às semifinais. Os dois finalistas da Copa América garantem vaga na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
O Brasil venceu os cinco duelos que fez com o Paraguai na história do futebol de mulheres. São 19 gols marcados e apenas dois sofridos. O último embate foi pelas semifinais da Copa América de 2022, na Colômbia. As brasileiras ganharam por 2 a 0, gols de Ary Borges (que está no elenco desta edição) e Bia Zaneratto no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.
Esporte
Jogos Mundiais Universitários: Brasil é prata, o 4º pódio no taekwondo

O taekwondo garantiu mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de 2025 na cidade de Essen, no oeste da Alemanha. Vinícius Matos conquistou a prata na categoria até 74 quilos após ser superado na final pelo georgiano Zurab Kintsurashvili por 2 a 0 (10/10 e 16/3), no complexo esportivo de Messe Essen. Foi a quarta medalha do Brasil na competição, sendo três na modalidade (um bronze, uma prata e um ouro). Apesar da decepção inicial ao perder a luta pelo título, Vinícius reapareceu orgulhoso durante a cerimônia de premiação e reconheceu a grande campanha feita.
“Eu sou vice-campeão do mundo. É uma trajetória que vem de muito tempo, quando eu era criança, aos nove anos de idade e fui faixa preta em 2016. Sempre com o mesmo técnico, com ajuda da minha família, apoio e sacrifício dos meus pais. Quando eu vi que poderia fazer diferença na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor com o esporte, foi uma virada de chave pra mim. Eu decidi que aquilo ali era para eu ser e fazer a diferença”, disse o estudante.
Vinícius fez questão de dividir a conquista da medalha com seu primeiro e único técnico até hoje.
Vinícius Matos enfrentou na final dos 74 quilos o georgiano Zurab Kintsurashvil no complexo esportivo de Messe Essen. O brasileiro foi prata ao ser superado por 2 a 0 (10/10 e 16/3)- Célio Júnior/CBDU/Direitos Reservados
“Eu fui acolhido como um filho pelo meu mestre, meu técnico. Ele que estava na cadeira hoje. Eu tenho a honra de ter meu técnico como o da seleção brasileira universitária e principal. Ele acreditou em mim, eu acreditei nele. Ele me fez acreditar no meu sonho”.
Agora, o vice-campeão mundial universitário vai atrás do sonho de uma medalha olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028, e do ouro no próximo mundial universitário. Ele lembra o caminho que trilhou até chegar à elite do taekwondo.
“O esporte brasileiro é escasso em questão de apoio financeiro. As competições de alto rendimento são de muito gasto financeiro, para você chegar em um campeonato de nível alto. Mas eu sempre pensei grande, mesmo sendo de família muito humilde. Meus pais sempre acreditaram. Minha mãe já me levou em competição em Minas Gerais, deixando de almoçar para eu poder viajar e comer na competição. Meu pai já fez empréstimos, sujou o nome para realizar meu sonho. Não posso deixar de mencionar minha família e tudo o que fizeram por mim. Eu luto todo o dia para conseguir retribuir o que eles fizeram por mim”, completou.
No último quarto da partida, o time masculino do Brasil virou o placar contra a República Tcheca e assegurou presença nas quartas de final dos Jogos Mundiais Universitários – Célio Júnior/CBDU/Direitos Reservados
Brasil avança às quartas no basquete
Ainda pela primeira fase, o Brasil fez uma partida emocionante contra a República Tcheca, também em Essen. Foi a reedição da final dos últimos Jogos Mundiais Universitários, disputados em Chengdu, na China, em 2023. Na ocasião, os tchecos levaram a melhor e ficaram com o ouro.
Na noite desta segunda-feira (21), a seleção brasileira ficou praticamente toda a partida atrás do placar, mas com um último período perfeito, o Brasil virou, venceu por 74 a 70 e garantiu classificação para as quartas de final.
Boas estreias no vôlei de praia
No vôlei feminino, em Berlim, a equipe brasileira perdeu a semifinal contra o Japão por 3 set a 2 (29/31, 25/17, 20/25, 25/16, 15/10). O Brasil agora enfrenta a Alemanha na disputa pelo bronze. As anfitriãs perderam para a Itália por 3 sets a 0.
No vôlei de praia, duas boas estreias do Brasil. No masculino, Denilson e Wesley derrotaram a dupla neozelandesa formada por McManaway e Sadlier por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19). No feminino, vitória de Mafe e Luiza por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) sobre as espanholas Marta Carro e Sofía Izuzquiza.
* Maurício Costa viajgou à Alemanha a convite da CBDU.
Esporte
Medalhista olímpica Poliana Okimoto é presença confirmada no TS Summit 2025

A medalhista olímpica Poliana Okimoto está confirmada no TS Summit 2025, evento promovido pela Ticket Sports, plataforma que conecta organizadores esportivos e atletas. A edição deste ano será realizada nos dias 2 e 3 de setembro, na emblemática Sala São Paulo, e promete reunir grandes nomes do esporte para dois dias de debates e trocas sobre os bastidores da indústria esportiva.
Bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Poliana integra atualmente a Vega Sports, agência de marketing esportivo que atua para transformar e profissionalizar o esporte no Brasil e na América Latina. No TS Summit, ela subirá ao palco para mediar um painel especial que contará com: Erick Castelhero, Marcos Yano e Maria Zeferina, em comemoração aos 100 anos da Corrida Internacional de São Silvestre, uma das provas mais tradicionais do país, organizada pela própria Vega.
“Estou superanimada para mediar esse painel especial sobre os 100 anos da São Silvestre! É uma prova que vai muito além da corrida — ela mexe com o coração dos atletas e do público. Vai ser incrível ouvir histórias, relembrar momentos marcantes e falar sobre o futuro de um evento tão icônico do nosso esporte”, comentou Poliana.
![]() |
Com o tema “Criação e Criatividade”, o TS Summit 2025 propõe uma imersão completa no universo de quem dá vida a um evento esportivo: da ideia inicial à execução. A programação contará com nomes que transformam ideias em experiências marcantes, como o navegador Amyr Klink e o ator e diretor Márcio Ballas, pioneiro do improviso no Brasil.
“Durante os dois dias de evento, especialistas reconhecidos por criar ativações e eventos que conectam com o público compartilharão suas visões sobre as principais tendências do setor e oferecerão insights valiosos para quem busca inovação, propósito e relevância no mercado esportivo. Vai ser memorável”, comentou Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports.
Com uma curadoria diversa e inspiradora, o TS Summit 2025 se consolida como um espaço essencial para quem atua ou deseja atuar nos bastidores do esporte brasileiro. As vagas são limitadas e os ingressos já estão disponíveis para o público. Clientes organizadores exclusivos da Ticket Sports contam com 50% de desconto nos valores. Na primeira fase de vendas, os ingressos custam R$ 399 para clientes e R$ 499 para o público geral (acesso ao dia 2 de setembro), e R$ 549 e R$ 649, respectivamente, para os dois dias de evento. Em todos os pacotes, o participante tem direito a kit de recepção, coffee break, acesso à feira de negócios e happy hour ao final do dia.
As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento: https://tssummit.com.br