Emoção e técnica marcam o segundo dia do Norte Nordeste de Optimist 2024

O Yacht Clube da Bahia (YCB) recebeu mais um dia de disputas emocionantes no Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024, realizado nesta quinta-feira (2). Com a realização de mais provas para a nova geração da vela brasileira na Baía de Todos-os-Santos, os jovens velejadores demonstraram grande habilidade e técnica em suas regatas.

Novos talentos despontam na categoria Veteranos

- Publicidade -

Na classe Veteranos, após seis regatas, o novo líder é o velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Backheuser abriu uma vantagem de sete pontos sobre seus adversários, consolidando-se como um dos principais favoritos ao título. Seguindo o líder, seus companheiros de clube Henrique Lucena, Joana Freitas e Marcos Soares também se destacam na competição, demonstrando o domínio do Iate Clube do Rio de Janeiro até o momento.

Apesar da liderança do ICRJ, o campeonato segue equilibrado, com a expectativa de que as próximas regatas, que acontecerão até domingo (5) no Yacht Clube da Bahia, tragam reviravoltas e mais emoções. “Hoje consegui dar largadas melhores, principalmente na primeira e na última, isso fez com que meu resultado fosse bom no campeonato”, disse Henrique Lucena, demonstrando confiança e foco nas próximas provas.

Arthur Elpídio sobe para terceiro entre os Estreantes

Entre os Estreantes, o destaque do dia foi o velejador baiano Arthur Elpídio de Almeida Alves, do YCB, que subiu para a terceira colocação na classificação geral. Mesmo tímido, o jovem atleta explicou como as condições climáticas interferiram nas regatas. “A regata teve maré tocando pra esquerda, e veio uma nuvem à direita. Isso interferiu bastante, mas tivemos uma boa regata”, destacou Elpídio, reconhecendo os desafios e celebrando a boa performance.

Na liderança da classe Estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube, segue firme em busca do título. A velejadora baiana Rafaela Gagno ocupa a segunda posição, completando o pódio da categoria.

- Publicidade -

Divisão por flotilhas a partir de amanhã

A partir de amanhã, sexta-feira (3), a organização dividirá os competidores em duas flotilhas: ouro para os líderes e prata para os menos experientes. Essa medida visa equilibrar as regatas e dar mais oportunidades para todos os velejadores.

Parcerias e expectativa para os próximos dias

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2024 conta com a parceria do CBC – Comitê Brasileiro de Clubes e da Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist. As disputas acirradas e o talento dos jovens atletas prometem mais um dia de grandes emoções no Yacht Clube da Bahia.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.