Empresas & Negócios
Empresas podem fazer o pagamento do 13º em parcela única?
O período para o pagamento da primeira parcela do 13º salário encerra no dia 30 de novembro e, aquelas empresas que optarem por fazer o pagamento integral da gratificação, em parcela única, devem fazer a quitação até está data. “É proibido, por lei, que uma empresa faça o pagamento da parcela única na data de 20 de dezembro, quando deve ser feito o pagamento da segunda parcela”, explica Glauco Marchezin, especialista trabalhista da IOB.
Confira outras principais dúvidas sobre o pagamento de parcela única do 13º salário:
- As empresas podem fazer o pagamento do 13º em parcela única?
A legislação trabalhista não autoriza, mas também não há uma proibição específica de pagamento em parcela única. Mas, se a empresa optar por esta forma de pagamento, não pode realizar em dezembro, mas, sim, seguir a data-limite do pagamento da primeira parcela, que é determinada no dia 30 de novembro. - O valor do 13º deve ser igual ao salário que o colaborador tem em dezembro?
Correto. A base do valor que a empresa tem de observar para pagar o 13º é a remuneração do mês de dezembro e, caso faça a opção pela parcela única, terá que fazer uma complementação no valor, se houver alguma alteração salarial no mês de dezembro e outras variáveis como horas extras e adicionais noturnos. - Como fica o recolhimento de IRRF na DCTFWeb, em caso de 13º em parcela única?
A partir de 05/2023, a DCTFWeb passou a apurar o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) decorrente das relações de trabalho, então os valores de INSS e IRRF referente ao 13º salário serão enviadas para recolhimento. Sendo assim, mesmo se o 13º salário for pago em parcela única, o INSS (DCTFWeb Anual) deve ser recolhido até 20 de dezembro de 2023 e o IRRF deve ser recolhido até 19 de janeiro de 2024.
Empresas & Negócios
Conceito A no turismo de Rio das Ostras (RJ) impulsiona redes de hotéis e restaurantes
Título atrai novos visitantes e deve impulsionar a economia local
Rio das Ostras, na Região dos Lagos, conquistou o conceito “A” como destino turístico no Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, anunciado na última semana, reforça a posição do município como referência para turistas que buscam praias paradisíacas e serviços de alta qualidade.
Entre os critérios técnicos, Rio das Ostras se destaca pela infraestrutura, suas atrações naturais e a rede de serviços turísticos da cidade. Segundo informações no portal da Prefeitura “de um total de 5.570 cidades brasileiras, apenas 145 estão nesta categoria. Além disso, Rio das Ostras figura em destaque na região turística Costa do Sol, ao lado de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e Macaé”.
Para os empresários do setor, o conceito A é um divisor de águas, com impacto direto na economia local, especialmente na gastronomia e na hotelaria.
Penhamara Araújo Lima, chef e proprietária do Galleria Gastrobar, acredita que a conquista eleva o município a outro patamar. “Alcançar o conceito A significa que Rio das Ostras está sendo reconhecida não apenas por suas praias, mas também pelo conjunto da experiência turística que oferece. Para o setor gastronômico, isso representa maior visibilidade e um aumento significativo na procura pelos nossos serviços, fortalecendo toda a cadeia turística”, afirmou.
O conceito A também beneficia diretamente pequenos e médios negócios. Segundo Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio, o título consolida o município como referência em turismo e abre novas perspectivas econômicas. “Para nós que articulamos eventos e ações do Sesc na cidade durante o ano é uma notícia ótima. Este reconhecimento é resultado de um trabalho conjunto entre empresários, por meio das entidades, e poder público. A visibilidade conquistada atrairá novos visitantes e, consequentemente, aumentará o movimento em restaurantes, hotéis e no comércio em geral, fortalecendo toda a nossa economia local”, destacou.
RIO DAS OSTRAS
Com 28 quilômetros de litoral, Rio das Ostras oferece praias para todos os perfis, desde as tranquilas, como a Praia da Tartaruga, até as mais badaladas, como a Praia de Costazul, que também é palco de eventos esportivos e culturais.
A conquista do conceito A coloca o município em um novo patamar no turismo fluminense, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo e consolidando sua posição como um dos destinos mais completos e encantadores do Estado.
Empresas & Negócios
Empreendedor Anderson Franco recebe convite para instalar Allp Fit na Itália
Encontro com empreendedores e investidores projetam expansão nacional e internacional em 2025
O empreendedor Anderson Franco, CEO e fundador da Allp Fit, recebeu um seleto grupo de investidores, prefeitos e empresários em um evento que discutiu as perspectivas para o setor de saúde e fitness. Entre os participantes, estavam investidores europeus, incluindo o italiano Andrea Portolloni e seu sócio do sócio Marcus Siqueira.
Além do anúncio de novas franquias no país, como Campina Grande, no Nordeste, Anderson Franco recebeu o convite para abrir a primeira unidade da Allp Fit na Itália. O empresário italiano, Andrea Portolloni, que conheceu o fundador da Allp Fit em Portugal, durante o lançamento de um livro sobre empreendedorismo, em que Anderson Franco é coautor, destacou o papel transformador e social da empresa de impactar positivamente a qualidade de vida onde está inserida.
Para Andrea Portolloni, que está à frente de uma empresa de desenvolvimento de projetos na Itália, trata-se de uma oportunidade única de alinhar o modelo disruptivo da academia com as necessidades sociais e culturais locais. Dessa forma, democratizar o acesso a serviços de saúde e fitness, tornando-os acessíveis a diversos públicos e contribuindo para o bem-estar da comunidade.
Anderson Franco destacou que a Allp Fit nasceu no Vale do Aço e hoje está presente em várias partes do país, ganhando dimensão internacional com o convite para expansão na Itália. “Estou imensamente feliz por tudo que estamos construindo. No mês de fevereiro pretendo ir à Itália para dar continuidade às tratativas referentes à empresa. Serão analisados todos os detalhes”, informou o CEO, acrescentando que a Allp Fit já está expandindo suas operações físicas e investindo em inovações tecnológicas, integrando inteligência artificial em seus programas de alimentação e utilizando aplicativos para aprimorar a experiência de seus clientes.
Anderson ainda compartilhou os planos da empresa para 2025, destacando o lançamento do programa Allp Fit Viva Mais, voltado para pessoas com hipertensão, gestantes e outros públicos com necessidades especiais. Ele reafirmou o compromisso da Allp Fit com um crescimento sustentável e transformador, destacando que a empresa já conta com 41 unidades em operação, 140 franquias vendidas em 17 estados, e a expectativa é expandir ainda mais sua presença tanto no Brasil quanto no exterior.
Durante o encontro, o empresário Eduardo Rezende, sócio da Allp Fit em Caratinga, revelou suas expectativas para a abertura de novas academias, com destaque para o próximo investimento na cidade de Campina Grande, no Nordeste. A cidade, com mais de 400 mil habitantes, oferece grande potencial de crescimento, e Eduardo fez uma comparação com a cidade de Caratinga, que tem cerca de 90 mil habitantes, onde a unidade da Allp Fit obteve rápida adesão e sucesso.
Ele atribui esse sucesso aos diferenciais da academia, que se destaca pelo foco no bem-estar e saúde integral, oferecendo benefícios como bioimpedância, acompanhamento nutricional, suporte psicológico, sala VIP, sauna, espaço kids, Allp Spa e spinning.
Desenvolvimento regional
A reunião também contou com a presença dos prefeitos de Santana do Paraíso, Bruno Morato, e Caratinga, médico Dr. Giovanni Correia da Silva, que abordaram as oportunidades de desenvolvimento para suas cidades, destacando o potencial da Allp Fit para impulsionar a economia e melhorar a saúde e qualidade de vida da população.
O prefeito Dr. Giovanni enfatizou a importância de parcerias público-privadas (PPP) para a melhoria da saúde, educação e mobilidade urbana, elogiando o investimento da Allp Fit na cidade de Caratinga, que já conta com resultados positivos, como o crescimento exponencial no número de alunos na academia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local.
O prefeito Bruno Morato, de Santana do Paraíso também expressou satisfação em participar do evento, destacando o crescente ciclo de desenvolvimento da cidade e o interesse em atrair investimentos, como o da Matrix, fabricante de equipamentos de ginástica que está analisando a possibilidade de se instalar no Brasil.
Com a expansão nacional e internacional prevista para 2025, a Allp Fit se fortalece como uma das empresas mais promissoras no setor de saúde e bem-estar, impactando a vida de milhares de pessoas e trazendo inovação para o mercado fitness.
Empresas & Negócios
Maia Santos planeja meta de 12 milhões de faturamento para Wonder Company; confira 5 estratégias da especialista
Durante uma semana, as lideranças da Wonder Company, um ecossistema de soluções e experiências para empreendedoras e negócios digitais, se reuniram para planejar o melhor ano da empresa. Com uma meta ambiciosa de 12 milhões de reais em faturamento e uma margem de lucro de 60%, a empresa visiona ocupar diferentes espaços e estar presente de forma 360 graus na vida de suas clientes.
Segundo a especialista Maia Santos, a construção de um ótimo planejamento passa por cinco fases essenciais:
Big Dream do Negócio
Definir o grande objetivo da empresa para o próximo ano, analisando o desempenho do ano anterior, incluindo erros, acertos, melhorias e demissões.
Roadmap de Negócio
Construir um mapa que mostre o caminho a ser seguido, destacando as principais métricas como volume de faturamento e clientes.
Roadmap de Produto
Analisar cada produto, identificando os que precisam ser criados, melhorados ou eliminados.
Budget
Planejamento financeiro detalhado, incluindo metas de vendas, custos de produtos e despesas operacionais. Crescer com maturidade e solidez é essencial para a empresa.
OKRs e KPIs
Desmembrar o objetivo maior em pequenas ações e metas diárias, garantindo que todos na equipe saibam o que deve ser alcançado diariamente.
Maia Santos enfatiza que a liberdade é o que move a Wonder Company. “Juntos, vamos transformar as maiores ambições de nossas clientes em realidade. A excelência não é apenas um valor, mas uma promessa”, destaca a especialista.
Divulgação
A Wonder Company se diferencia por unir a herança tradicional com a inovação. “Não somos um ecossistema para qualquer empreendedora. Quando você escolhe nossa marca, não está apenas comprando um produto, mas vivenciando um privilégio. Aqui, a exclusividade e a comunidade são prioridades”, reforça Maia Santos.
Durante os últimos cinco dias de planejamento, a Wonder Company criou algo único, que promete ser amplamente comentado nos próximos meses. Maia Santos finaliza destacando que a empresa começou em uma mansão, ao contrário da famosa história da Apple que iniciou em uma garagem.
A Wonder Company está moldando o futuro, redefinindo o significado de entrega e criando um legado onde o extraordinário é o mínimo que se pode esperar.