Educação
Escolas municipais do Rio terão Semana de Combate à Dengue

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) do Rio de Janeiro deram início, nesta segunda-feira (24), à Semana de Mobilização de Combate à Dengue, que leva a escolas municipais ações de promoção de saúde para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. A campanha, que vai até a quinta-feira (27), é promovida pelo Programa Saúde na Escola Carioca..
O cronograma inclui atividades de conscientização e orientação sobre o combate à dengue para todos os segmentos da rede municipal de educação (educação infantil e ensinos fundamentais I e II), como apresentações teatrais, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversas e exposições. A programação especial conta ainda com apresentações da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, projeto de promoção da saúde da SMS com foco nas novas gerações e nas áreas de maior vulnerabilidade social. As atividades também terão a participação dos pais e responsáveis.
“A conscientização sobre a dengue é fundamental, por isso a importância da mobilização nas escolas. As crianças levam a informação para casa e incentivam a família a separar dez minutos por semana para eliminar focos e a conscientizar a comunidade. Temos uma potência enorme para disseminar informação a partir dos nossos equipamentos de educação”, disse Renato Cony, subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio, que acompanhou a abertura das atividades no Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Suíça, na Penha Circular, na zona norte do Rio.
Ao todo, 15 escolas distribuídas por todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação sediarão as atividades. Durante a semana, a rede de Atenção Primária da SMS (clínicas da família e centros municipais de saúde) também realizarão ações de promoção de saúde bucal para os alunos da rede municipal de educação.
“O combate à dengue passa pela conscientização, e nada melhor do que trazer as crianças para esse processo. Elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para casa essas informações, ajudando a defender toda a comunidade. Durante a Semana de Mobilização, trabalharemos de forma lúdica e participativa, permitindo que os alunos compreendam a importância da prevenção e sejam protagonistas na luta contra o mosquito Aedes aegypti”, explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Educação
Lula assina decreto que cria Prêmio Nacional da Educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (23) um decreto que cria o Prêmio Nacional da Educação para reconhecer os esforços das redes municipais para melhorar a qualidade da educação básica. O anúncio foi feito durante reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto.
“O objetivo é premiar as cidades e estados que atingirem as metas de creches, alfabetização de crianças, escolas em tempo integral e ensino técnico profissionalizante”, escreveu o presidente em postagem nas redes sociais.
“Acreditamos que uma educação pública de qualidade exige atuação conjunta do governo federal, estados e municípios. E é para isso que estamos trabalhando”, acrescentou Lula.
Os detalhes sobre o prêmio não foram informados, mas, segundo Camilo Santana, deve ser concedido a estudantes, professores, gestores, prefeitos e outras autoridades responsáveis por projetos educacionais. O decreto ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU). A data da premiação está prevista para o dia 11 de agosto, Dia Nacional do Estudante.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Educação
Unidades de aplicação do Encceja PPL devem ser indicadas até o dia 4

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado interessados em aplicar o Encceja deste ano devem aderir ao exame e indicar as unidades de aplicação das provas e os responsáveis pedagógicos em cada unidade prisional e socioeducativa até 4 de julho.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade é uma oportunidade para que aqueles que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino obtenham a certificação dos níveis fundamental e médio de ensino.
A idades mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos completos para o ensino médio na data de realização do exame.
A participação no Encceja Nacional PPL 2025 é voluntária e gratuita.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Adesão
A indicação das unidades onde será aplicado o exame e dos responsáveis pedagógicos deve ser formalizada por ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela logística do exame.
O responsável pedagógico, necessariamente, deverá ser funcionário do órgão de administração prisional ou socioeducativa ou da respectiva unidade prisional socioeducativa.
O documento que firma a adesão ao exame precisa ser enviado para este email, com o assunto da mensagem Adesão Encceja Nacional PPL 2025″.
O Inep analisará os dados das novas unidades cadastradas e informará se foram aprovada no Sistema PPL .
O período de inscrições dos participantes no Encceja Nacional PPL 2025 começa nesta segunda-feira (23) e se estende até 23h59 do dia 11 de julho.
A inscrição deverá ser feita por intermédio do responsável pedagógico neste endereço, que também deve manter, sob sua guarda e sigilo, a senha de acesso ao sistema e os números de inscrição e de Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos participantes, dados necessários para o acompanhamento do processo de inscrição e para a obtenção dos resultados individuais.
O Inep aplicará as provas nos dias 23 e 24 de setembro.
Educação
Enem: começa prazo para recorrer de negativa de atendimento especial

Quem teve a solicitação negada para atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 pode apresentar recurso a partir desta segunda-feira (23) até sexta (27).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados na Página do Participante.
Para solicitar nova análise quanto aos atendimentos especializados, é necessário enviar documentação que comprove a condição alegada.
O participante deverá prestar informações exatas e verdadeiras no sistema de inscrição quanto à condição que motiva a solicitação de atendimento especializado e/ou de recurso de acessibilidade, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame a qualquer tempo.
O Inep tem o direito de exigir, a qualquer momento, documentos que atestem a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado.
Se o participante necessitar de recurso de acessibilidade não previsto no edital ou de atendimento especializado devido a acidentes ou casos de força maior, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo por meio do Fala.BR, com o envio de documento que comprove a situação, até dez dias antes da aplicação do exame, em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Somente nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será aplicado, excepcionalmente, em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Taxa de inscrição
Quem não é isento da taxa de inscrição deve pagar o valor de R$ 85 até sexta-feira (27).
O candidato pode quitar o boleto gerado na Página do Participante por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.
Os estudantes que vão concluir o ensino médio de escolas públicas em 2025 são isentos da taxa e, por isso, não terão os boletos gerados.